Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriando o processador com o Badong


Brum RJ

Posts recomendados

Olá Amigos,

Depois de 2 dias de teste com o duto para cooler de CPU Dadong S-60, notei q realmente ele da conta do recado. Através dele o cooler de meu Athlon está puxando o ar frio de fora do gabinete, o que me permitiu diminuir de 72º sem o duto para 52º (vide nota no fim do topico) com o duto:

Badong.jpg

Já havia experimentado um Volcano de um amigo, mas apesa de todo o fluxo de ar do Volcano o ar dentro de meu gabinete era muito quente ainda, e resolvi arriscar comprando o Badong. E vejo q realmente ele funciona...

Existe uma chaminé ("B" na figura abaixo) q é fixada nos 2 parafusos q seguram a fonte. Ela permite jogar o ar quente para cima, deixando o ar frio entrar sem problemas pelo cooler de 80x80 q é fixado no gabinete na parte de trás. Eu já o possuia, apenas inverti a posição dele para sugar o ar de fora ao invés de soprar o ar de dentro...

amds60.GIF

Comprei ele na Atera, sempre compro as coisas q n acho no Rio de Janeiro lá e nunca tive problemas.

O único incoveniente é o ruido q aumentou um pouco devido a turbulência dentro do duto, q é sanfonado, mas se compara ao ruído de um cooler mais potente...

Fica aí a dica...

Grande Abraço,

Brum

------------------------------------------------

NOTAS ADICIONAIS:

Depois de pesquisar na web descobri q a abertura no gabinete precisava ser aberta para poder melhorar o fluxo de ar do cooler invertido na boca do duto. A maioria dos gabinetes q possuem furos para fixação de coolers trazeiros n possuem abertura suficiente para o cooler trabalhar a 100%, por isso se faz necessário fazer a abertura total para a passagem do ar.

Cortei com uma serra copo em uma furadeira elétrica facilmente. Depois istalei o cooler acoplado ao duto com uma grade cromada por fora, dando acabamento com borracha "U". Depois destas modificações no projeto citado anteriormente obtive uma redução de 72º (sem o duto e sem cortar o gabinete) para 52º. Uma redução considerável, sem precisar ainda trocar o cooler do processador.

Abraços,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a maquina aqui é um forno. A saída da chaminé serve agora para secar roupas... Rssss ;)

Mas falando serio, depois de colocar o duto (n parece um dos braços do Robô do "Perdidos no Espaço"? Aquele do Perigo! Perigo! Rssss ) deu para perceber o q esquenta na maquina, e a fonte foi o q notei de cara. Ainda vou trocá-la por uma melhor, é o tipo de investimento q vale a pena. E também vou procurar outro cooler de CPU para tentar sugar mais ar ainda pro processador, se n der vou ter q comprar outro Badong, isso se a fonte e o cooler q irei procurar n resolverem a quastão do calor no gabinete...

Se tudo isso n resolver, quando instalar o ar condicionado aqui vou puxar um duto da saída de ar frio direto para a entrada do cooler traseiro... Aí eu quero ver essa temperatura cair pra 40º... Rssss ;)

Abração,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@10 jan 2005, 16:46

fico legal o uso do duto e se diminuiu 6ºC melhor ainda, mas qual cooler você utiliza no processador?

Uso um genérico. Desconfio q ele n é para o clock do meu processadpr, pois acho ele muito "fininho" e os q vejo para athlon 2600+ são grossos, com as pás da hélice quase em 45º de inclinação... Já estou procurando um para trocar.

Ah, resolvi desmontar o conjunto q estava com muita poeira, aproveitei e limpei o processador e o dissipador com cuidado sem deixar gordura antes de aplicar a camada de pasta termica. Bom, agora está em 62º depois da limpesa. Acredito q com um bom cooler (estou de olho num coolermaster) e o Badong eu consiga baixar o processador para a casa dos 54º... Tomara...

Abraços,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

"Cortei com uma serra copo em uma furadeira elétrica facilmente. Depois istalei o cooler acoplado ao duto com uma grade cromada por fora, dando acabamento com borracha "U". Depois destas modificações no projeto citado anteriormente obtive uma redução de 72º (sem o duto e sem cortar o gabinete) para 52º. Uma redução considerável, sem precisar ainda trocar o cooler do processador."

você fez o corte em casa mesmo??? sem suportes???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

É melhor instalar o badong na parte lateral, e deixa um exaustor no fundo da CPU, ou o badong no fundo da cpu, com um exaustor na lateral?

Minha CPU cabe um fan de 80 na lateral, e de 92 no fundo. Qual seria a melhor forma de aproveitá-lo?

Outra coisa, precisa de um cooler ligado na outra ponta do badong (sem ser a que fica no cooler do processador), ou liga ele direto na lateral/fundo da cpu??

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...