Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravação de som em estúdio caseiro...


Posts recomendados

salve galera!

quando digo caseiro, é realmente caseiro...

tenho aqui em casa uma mesa de 16 canais e um amplificador, então eu e uns amigos que também gostam de fazer um barulho de vez em quando, resolvemos gravar nossas seções de som...

daí pergunto a vocês... como devo proceder para gravar o "ruído" que produzimos no micro em formato MP3 ou WAV para posteriormente passar para um cd???

atualmente estamos usando um esquema bem tosco (e assim deveremos continuar, pois não queremos gastar dinheiro, é apenas diversão). temos ligados a mesa de 16 canais alguns microfones que ficam escutando o som de alguns instrumentos(gaita, percursão, etc) e voz, estando esta mesa ligada ao amplificador, no amplificador plugamos também um violão elétrico. o micro está ligado ao amplificador por um plug daqueles P2 estéreo x RCA na LINE INPUT do amplificador através da LINE OUT da placa de som.

se eu ligar este plug (P2 x RCA) na LINE OUTPUT do amplificador e na LINE IN da placa de som posso efetuar a gravação do que estamos tocando???

que programas devo usar???

desde já agradeço a atenção dispensada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Isso não é "caseiro": pelo menos, vocês tentam ser profissionais!

Uso o Adobe Audition (versão mais recente do CoolEdit) e, com certeza, dá prá fazer miséria com ele... meu equipamento? Um violão, um baixo, um microfone e muita paciência, além de sobreutilizar o maldito do programa. Isso mesmo, sem mesa nem nada... uma gravação de cada vez. E o programa é o bicho!!! Fácil fácil de usar.

Tenta dar uma espiada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Bom, qualquer uma das dicas te satisfaram.... obviamente, cada um dos programas citados, tem suas caracteristicas, qualidades e pontos fracos..... Escolha o que você achar mais fácil de utilizar, já que lhe informaram, os que você pode usar, não é mesmo... nada também impeça, que você teste todos eles, e o que achar melhor, pronto... falou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

recentemente fiz uam gravação caseira para a banda de uns amigos meus e ficou mt boa.

usamos uam mesa de 8 canais

microfonamos a bateria e gravamos toda batera em uam trilha do programa home estudio da cakewalk.

depois microfonamos a guitarra e gravamos ela

obaixo foi gravado ligando em linha mesmo ou seja ele foi lgiado direto na mesa.

a saida master da mesa estava ligada na entrada de linah da placa de som.

como tudo é gravado separado da um certo trabalho pois é gravad o uam trilha de metronomo e enquanto o batera toca por exemplo pra não gravav fora do tempo ele esacuta o metronomo.

depois de gravadas todas as trilhas tem a parte da masterização pra equalizar as trilhas e ajustar o volume de cada uam delas. nos gravamos num quarto com as paredes forradas com colchoes e não tivemos problemas com reflexoes.

para o vocal usamos doi microfones come spuma antipuf (mics todos sm58 da leson) sendo q o vocal cantava entre os dois formando um traingulo. para monitorar a gravação usamos um miny system que achamos q dava uma boa resposta.logico que não é nada como bons monitores de referencia mas deu pra nso virarmos. de quebra colocamos até um trompete na musica f iko mt bom

quanto ao programa , o cakewalk home studio é excelente

espero que tenha ajudado e boas gravaçoes pra você amigo

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por rogerwaters@24 de janeiro de 2005, 02:22

Isso não é "caseiro": pelo menos, vocês tentam ser profissionais!

  Uso o Adobe Audition (versão mais recente do CoolEdit) e, com certeza, dá prá fazer miséria com ele... meu equipamento? Um violão, um baixo, um microfone e muita paciência, além de sobreutilizar o maldito do programa. Isso mesmo, sem mesa nem nada... uma gravação de cada vez. E o programa é o bicho!!! Fácil fácil de usar.

  Tenta dar uma espiada...

é verdade ...eu tambem faço isso. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Galera é tanta coisa que pode causar ruído na gravação...

PPode ser cabos velhos, de má qualidade, pode ser configuração do comp que ´ebaixa. Pra gravar uma banda inteira ao vivo, somente stereo (você pode lotar seus 16 canais da mesa analogica, mas vai gravar só em dois canais- q é stereo), até rola um processador de 2.0 GHz sem ruído, com pelo menos 256 de RAM, cabos bons, com sorte não haverá ruídos. Mas é incrivel como isso varia. Tenho um pentium III 1.6 Ghz, com 160 RAM, (config ao meu ver baixíssima para áudio), às vezes grava sem ruído, e quase sempre com, fazendo o mesmo procedimento. Percebi que até a temperatura do quarto faz diferença. Parece at´ementira, mas em dias mais quentes a situação piora, isso porque o processador esquenta mais. O negócio é arrumar uma mesinha boa, se pegar essas staner da vida sinceramente não rola, mantenha tudo novo e com qualidade. As mesas da behringer tem preços acessíveis e são ótimas com sistema de eliminação de ruído proprio da mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai galera,

eu tenho uma duvida cara... aqui em casa eu tenho um studio e uns instrumentos legais q dao pra gravah. Mas eu não sei direito como. da pra eu liga uma guita ou um baixo direto no computer? talvez na entrada d microfone ou na line in?

outra coisa também é q eu tô usando pra grava o vegas 4.0, porque ate agora é o unico q eu tenho. Ele é bom pra isso? Qual outro cs recomendariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

1o.) Grave o som sem nenhum instrumento (apenas uma pequena amostra). Ligue tudo e grave, mas sem tocar nada, deixe apenas passar o sinal. Acho que 2 segundos é o suficiente.

2o.) Faça a gravação normal (com os componentes da banda).

3o.) Por último, utilize o Cool Edit ou SoundForge (opção NOISE REDUCTION ou algo parecido) para aplicar a pequena amostra que você gravou no passo 1.

Essa amostragem do sinal será removida da gravação ficando a mesma quase perfeita.

Espero ter ajudado, já passei muito aperreio por conta disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos me ajudem!!

Quando gravo a voz no Cakewalk Music Creator, está acontecendo algo muito curioso "e ruim", gravo primeiro o playback, até ai tudo bem. mas quando vou gravar a voz em ourto track, a voz fica sempre mais rápida que o playback.

A própósito, esse problema começou quando troquei a minha placa onboard pela Sound Blaster.

O que fazer pra resolver o problema?

configuração do PC:

Duron 950

HD 20

256 memória

placa som Creative Sound Blaster 24bits

Grato Mr. Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Henriquest@29 de junho de 2005, 13:54

1o.) Grave o som sem nenhum instrumento (apenas uma pequena amostra). Ligue tudo e grave, mas sem tocar nada, deixe apenas passar o sinal. Acho que 2 segundos é o suficiente.

2o.) Faça a gravação normal (com os componentes da banda).

3o.) Por último, utilize o Cool Edit ou SoundForge (opção NOISE REDUCTION ou algo parecido) para aplicar a pequena amostra que você gravou no passo 1.

Essa amostragem do sinal será removida da gravação ficando a mesma quase perfeita.

Espero ter ajudado, já passei muito aperreio por conta disso.

Cara muito boa essa tua dica... não tinha pensado nisso antes... Tenho os 2 programas... mas particularmente prefiro o Cool Edit... e com essa tua dica reduzi e muito os ruídos das minhas gravações!!!! Valeu!!!

falou!!! :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Bom Galera!!

Eu sou da opnião que gravar com ruido e depois ter que passar Noise reduction é trabalho dobrado, não é? :chicote:

Além do mais, não é a mesma coisa que uma boa captura cristalina... já que se tem uma mesa de som, é melhor investir numa plaquinha profissional com ASIO, 24bits, para rodar programas profissionais com Pro Tools, Cubase, Sonar, etc... não é tão cara assim... confira no site www.nextaudio.com.br.

Abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Computer Music,

O mal é que prá se conseguir uma gravação "cristalina" (como você falou) é difícil paca, principalmente em estúdio caseiro.

Existe interferências mil, do tipo aterramento mal-feito, microfone de baixa qualidade, fiação ruim, conexões gastas ou corroídas, ambiente anti-acústico... até dá prá reduzir tudo isso - com equipamentos, programas e tal -. Entretanto, se chegar ao ponto de aniquilar tudo isso que eu te falei, já não é mais "Estúdio em casa", e sim uma "Casa que é estúdio"!

Estamos tentando minimizar o que o estúdio profissional faz com qualidade. Só que em casa! No quarto, na garagem, sei lá...

E isso é difícil paca...

Um abra! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal.

Achei interessante o que o amigo disse:

Citação
Estamos tentando minimizar o que o estúdio profissional faz com qualidade. Só que em casa! No quarto, na garagem, sei lá...

E isso é difícil paca...

Eu tenho uma parceria com um estúdio profissional, e tenho um home studio.

Tenho um PC razoavel, e gravo em casa com -70 DB de ruído, no estúdio consigo chegar há -78 DB, devido ao aterramento, cabos de melhor qualidade, e ao pré da Makie 32.

O Problema com o ruido é que as placas principalmente as on-board foram projetadas para usuários domésticos, que apenas escutam música. Essas placas tem um alto nível de ruido... Que fazendo o que o nosso amigo falou:

Citação
Além do mais, não é a mesma coisa que uma boa captura cristalina... já que se tem uma mesa de som, é melhor investir numa plaquinha profissional com ASIO, 24bits, para rodar programas profissionais com Pro Tools, Cubase, Sonar, etc... não é tão cara assim....

Concordo PLENAMENTE.

Agora discordo dessa opinião:

Citação
até rola um processador de 2.0 GHz sem ruído, com pelo menos 256 de RAM, cabos bons, com sorte não haverá ruídos. Mas é incrivel como isso varia. Tenho um pentium III 1.6 GHz, com 160 RAM, (config ao meu ver baixíssima para áudio),

Gravei bandas inteiras com uma plaquina ISIS MAX PRO de 8 canais, no windows 98, com um DURON 1.0, HD ATA 5.200 20GB e 128 de memória no Samplitude, um software muito bom que se bem configurado roda com maquinas modestas...

O que gera ruido é o conversor da placa e não o processador... Existem várias placas de dois canais a partir de R$ 300 reais que tem um ruido bem baixo.

Deem uma passada na minha loja virtual...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por wilsonjamm@13 de fevereiro de 2005, 23:09

Alguém sabe me dizer como captar som direto do microfone sem ruídos e com qualidade? Eu tentei fazer isso, mas o som tem muita interferência... Será que eu tenho que comprar um microfone profissional? Mas os profissionais são encaixe P-10, né? Se alguém puder dar uma dica sobre um bom microfone para a placa de som, eu agradeço!  :help:

compra um microfone com um plug p-10 e compra tambem um adaptador q diminue de p-10 para p-2 ,deve custar uns 5 reais no maximo...e um microfone de boa qualidade ajuda tirar os ruidos tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rogerwaters@24 de janeiro de 2005, 02:22

Isso não é "caseiro": pelo menos, vocês tentam ser profissionais!

  Uso o Adobe Audition (versão mais recente do CoolEdit) e, com certeza, dá prá fazer miséria com ele... meu equipamento? Um violão, um baixo, um microfone e muita paciência, além de sobreutilizar o maldito do programa. Isso mesmo, sem mesa nem nada... uma gravação de cada vez. E o programa é o bicho!!! Fácil fácil de usar.

  Tenta dar uma espiada...

Ola ... Boa Noite ...

Poderia me ajudar ???

Eu gostaria de usar um programa parecido com ProTools, que permita gravar em varios canais, so que o ProTools precisa de uma placa especifica ...

você sabe de algum programa nesse estilo que não necessita de placa especifica ??

Tenho uma placa simples NVidia

Poderia me ajudar ??

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação
Gravei bandas inteiras com uma plaquinha ISIS MAX PRO de 8 canais, no windows 98, com um DURON 1.0, HD ATA 5.200 20GB e 128 de memória no Samplitude,  um software muito bom que se bem configurado roda com maquinas modestas...

O que gera ruido é o conversor da placa e não o processador... Existem várias placas de dois canais a partir de R$ 300 reais que tem um ruido bem baixo.

Bom Produlz,você tem toda a razão quanto às placas de som.O importante mesmo é verificar ANTES de comprá-la se a Relação Sinal-Ruído é inferior a -pelo menos-70 dB!Já que acrescentando uma mesa,periféricos e um microfone este ruído residual ficará em níveis "aceitáveis".Quanto a ruído produzido pelo processador,eu realmente nunca tinha tido conhecimento;eu particularmente duvido muito...!Produzi muitas trilhas por três anos em um Pentium 233 MMX com 128 de memória e uma Sound Blaster AWE 16,slot ISA.Todo a trilha do Curta "BACURI" que está no Festival da Cultura foi produzida nele,com a ajuda do ACID 3.0!

Aqui no meu Home-Studio trabalho agora com uma placa Live Platinum da S. Blaster;é uma placa que lá fora acompanha um dispositivo chamado LIVE DRIVE!Como eu adquiri a placa aqui mesmo tive que engenhar este dispositivo com paciência e um pouco de espírito científico.Com todos os periféricos ligados(mesa,compressor,microfones,processador de efeitos e uma guitarra tenho conseguido níveis de -69 dB,o que acho bastante razoável...!

Ainda não experimentei este Samplitude,mas vou tentar,já que programas de multipista tem basicamente a mesma engenharia;é só uma questão de costume e gosto pessoal.Diferente do Sound Forge que é quase uma unanimidade...

Abraços Sonoros...! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola ... Boa Noite ...

Poderia me ajudar ???

Eu gostaria de usar um programa parecido com ProTools, que permita gravar em varios canais, so que o ProTools precisa de uma placa especifica ...

você sabe de algum programa nesse estilo que não necessita de placa especifica ??

Tenho uma placa simples NVidia

Poderia me ajudar ??

Obrigada

Olha patriciahs,o problema com o Protools é que o programa disponível para download aberto é que ele está disponível para a plataforma Windows 98 e eu,particularmente,acho ele um pouco confuso.Por razões obvias,o software virá de graça se você adquirir qualquer placa ou dispositivo da DigiDesign(uma plaquinha sem-vergonha deles custa,no mínimo R$ 900,00).Prá começar a mexer com multipista o mais intuitivo é o AUDITION 1.5-programa desenvolvido pela Adobe para substituir o Cool Edit,incorporado pela mesma Adobe .Só tenho reservas mesmo quanto a qualidade desta sua placa NVidia...!

Abraços Sonoros B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rickords@09 de outubro de 2005, 01:42

Olha patriciahs,o problema com o Protools é que o programa disponível para download aberto é que ele está disponível para a plataforma Windows 98 e eu,particularmente,acho ele um pouco confuso.Por razões obvias,o software virá de graça se você adquirir qualquer placa ou dispositivo da DigiDesign(uma plaquinha sem-vergonha deles custa,no mínimo R$ 900,00).Prá começar a mexer com multipista o mais intuitivo é o AUDITION 1.5-programa desenvolvido pela Adobe para substituir o Cool Edit,incorporado pela mesma Adobe .Só tenho reservas mesmo quanto a qualidade desta sua placa NVidia...!

Abraços Sonoros B)

Muito obrigada pela ajuda ... vou tentar fazer alguns "milagres" com essa placa usando o Audition ...

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por patriciahs@09 de outubro de 2005, 22:46

... vou tentar fazer alguns "milagres"  com essa placa usando o Audition ...

Patriciahs,

O termo "milagre" tende a soar como "impossível", mas nesse caso específico não é.

Quando for iniciar a usar o Cool Edit ou o Adobe Audition, veja qual é a taxa de ruído gerada (é só deixar gravando sem fazer barulho). Acho que vai ficar entre -40Db a -25Db.

Com o mesmo programa dá prá tirar 100% desse ruído. O único empecilho é que parte do som gravado vai ser removida também. Quanto menor a taxa de ruído gerado menor serão os cortes da sua música. Entretanto, no seu caso, o resultado será razoável, não será nada ruim...

Eu gravo aqui em casa a -48Db... estou buscando a perfeição, mas não deixo de gravar por isso!

Qualquer dúvida, posta aí.

Um abra! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...