Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito + agua


dowsley

Posts recomendados

Caros amigos. Esta semana aconteceu algo muito inesperado com o meu HT VHF Yaesu. Seguinte: Minha adoravel filhinha tacou o bicho (desligado) dentro de uma bacia com agua. Ai eu imediatamente coloquei o rádio para secar e depois de uns dois dias no sol o bicho não ligou de jeito nehum. Ai eu desmontei o danado e notei que haviam alguns pontos de oxidação na entrada de alimentação da placa principal (poucos mesmo, dois ou tres). Limpei os mesmos com uma escovinha limpa e nada. A pergunta e a seguinte:

Posso dar um banho de oleo (whitelub) nesta placa para ver se esta oxidação desapareçe? Existe algum produto especifico? Será que uma placa (com varios ci's smd) desligada pode queimar so em contato com agua?

Agradeço qualquer ajuda para não ter que comprar um HT novo custando R$ 780,00

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

shiiiiiiiiii , olha so por levar agua e mio difícil ela para de funcionar , o que pode ter acontecido e oxidacao nas pernas de alum componente SMD ou um minisculo CI e você não viu , qunato a por white lub , não tem pro ja fiz isso ate em celular , so lembre-se q o white lub ataca plasticos ou seja se na placa ou por perto tiver algum componente de plastico cuidado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dowsley@12 jan 2005, 11:01

Caros amigos. Esta semana aconteceu algo muito inesperado com o meu HT VHF Yaesu. Seguinte: Minha adoravel filhinha tacou o bicho (desligado) dentro de uma bacia com agua. Ai eu imediatamente coloquei o rádio para secar e depois de uns dois dias no sol o bicho não ligou de jeito nehum. Ai eu desmontei o danado e notei que haviam alguns pontos de oxidação na entrada de alimentação da placa principal (poucos mesmo, dois ou tres). Limpei os mesmos com uma escovinha limpa e nada. A pergunta e a seguinte:

Posso dar um banho de oleo (whitelub) nesta placa para ver se esta oxidação desapareçe? Existe algum produto especifico? Será que uma placa (com varios ci's smd) desligada pode queimar so em contato com agua?

Agradeço qualquer ajuda para não ter que comprar um HT novo custando R$ 780,00

Abraços

Bom o indicado para limpeza é o álcool isopropilico, e uma escovinha de dentes, use uma lupa e procure por pontos de oxidação nos componentes SMD e nos CI's. Caso encontre algum ponto de oxidação pingue algumas gotas de álcool e escove, note para ver se alguma perna de algum componente se deteriorou com a oxidação. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o melhor q devia fazer era quando foi molhado era pegar e abrir e secar bem,usava um secador de cabelos e depois deixava no sol,eu trabalho com eletrônica,e vejo que em algum cirquitos,eu lavo em baixo da tornera,calma não so doido não,so q eu uso secador de cabelo e a ajuda do sol,e adianta muito

para disoxidar disserto você deva ter q raspar algumas trilha e testa os componentes,isso é bem fácil de fazer com um multimetro,se não tiver ou não souber pessa pra algum amigo ou leve em uma loja de eletrônica,o problema era a umidade,se quando você ligo e tinha umidade pode ter dado curto e pode ter pifado algo

mas ve todas as trilhas,pegue um multimetro emprestado,e coloquei pra resistencia e teste as trilhas é bem fácil de faze

bem agora so espera pra ve,mas boa sorte ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...