Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Toner colorido?


Posts recomendados

:muro: ...Bem, acabo de ser dispensado por um técnico de minha cidade pelo fato de eu ter feito uma pergunta boba e, pela reação do técnico :tantan:, maluca. Então, resolvi apelar para o fórum do Clube do Hardware... lá vai: Considerando o princípio de funcionamento das impressoras laser, e o fato de que acredito que a diferença entre um toner preto e um toner de cor, desde que desenvolvidos por uma mesma empresa, (ainda que para modelos diferentes de impressoras), seria apenas a existência da cor do toner colorido, seria possível eu imprimir com um toner de cor com a minha HP que até agora só conheceu o toner preto? Se alguém puder me sanar tal dúvida, ficarei imensamente grato.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os pigmentos seriam realmente diferentes, para a sua impressora HP, mas lembre-se, que mudar um toner de preto para colorido, se a impressora for monocromática, quer dizer, que o filtro dela também é para monocromática, principalmente no caso da HP, que são impressoras de maiores qualidades... você colocando um tonner lá, colorido, mesmo tendo a mesma granulação, o sensor poderia não aquecer o tonner o suficiente, para que você consiga imprimir de uma cor qualquer, digamos apenas azul, ou vermelho, ou qualquer, outra, já que para isso são necessário uma mistura de cores... entendeu, além, de você correr o risco de entupir o filtro e forçar o aquecimento para impressão, e aí, resultado, só assistência técnica, pode funcionar a príncipio, mas depois.... por ter forçado a impressora, ela pode te dar alguns probleminhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correta sua explicação Dj Rayke mas ele só vai ter como usar essa máquina como monocromática. Ou só azul, ou só verde. Para mistura de cores não rola.

E esse toner colorido, tem que ser igual em suas caracteristicas físicas ao preto. Já que o toner preto para máquinas laser coloridas é diferente do de máquinas monocromáticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, pessoal, agradeço a todos que já responderam este tópico, e gostaria de acrecenstar, justamento por causa das informações aqui postadas, e também devido a outras recebidas de outros meios, :-BEER , mais alguns pontos a serem discutidos. Para começar, quais as propriedades eu devo tomar como relevantes na comparação de toners? Como determiná-las para o meu toner? É verdade que para cada modelo de impressora existe um tipo de toner cujas propriedades são exclusivas? (Tudo bem que para a minha HP não faça sentido usar um toner da Xerox, mas um toner exclusivo só para o meu modelo de impressora?!!) Bem, caros amigos... novamente muito obrigado pela atenção.

Cirrael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mano, tonner, é quase igual a cartucho, cada impressora, tem seu tonner característico, e o modelo também, porque tem tonner de vários modelos e marcas, então, realmente, cada uma utiliza um de um jeito... são diferentes sim...

E lembre-se da sugestão que o CAVALINI, postou para você, lembre-se cara, se sua impressora é a laser e é monocromática, utilize-a assim, não vale a pena forçar as impressoras, principalmente como estas, que as peças e mão de obra especializadas, não são nem um pouco baratas... beleza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega, pode usar na boa, eu ja prestei servico para uma empresa que usa esse processo, porém não use o tonner da hp, use da xerox ou do genérico mesmo.

Os tonners coloridos da hp são bem diferentes, você ja deve ter reparado que as impressões feitas em uma laser hp colorida são lustrosas,enquanto as outras costumam ser foscas. Esse material que torna a impressão lustrosa pode estragar a sua impressora (mesmo sendo uma HP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que havíamos chegado a uma conclusão definitiva.

Vamos lá então.

Existe duas maneiras de fazer o mesmo processo em uma impressão laser colorida. Estamos cientes que precisamos das cores primárias (ciano, magenta e amarelo) mais o preto, para a mistura das cores.

O processo das primeiras máquinas coloridas era o seguinte: Existe um modulo xerográfico. Que faz o mesmo trabalho do fotorreceptor. Esse modulo xerográfico, era carregado quatro vezes para receber as cores, uma de cada vez. Cada com em seu próprio cartucho e com seu próprio revelador. Isso quer dizer que o processo xerográfico ocorre quatro vezes. Carregamento do fio de corotron, a transferência para o módulo xerografico, passagem para o papel e limpeza do módulo. Para aí sim passar pelo fusor. Pergunta: Como adaptar seu cartucho para receber as quatro cores? Como fazer seu fotoreceptor girar quatro vezes no mesmo processo antes de passar as cores para o papel? Lembre-se a máquina é monocromatica = uma cor.

As máquina mais novas trabalham da seguinte maneira: Existem os quatro cartuchos de toner. E quatro fotorreceptores cada um destinado a uma cor, quatro fios de corotron um para cada fotorreceptor e quatro unidades ROS (laser) respectivamente para cada foto. Isso significa que o processo xerográfico ocorre também quatro. Só que agora ao mesmo tempo. Depois o toner é passado para uma Belt intermediária. Um fotorreceptor em forma de esteira é ali que a imagem é formada. Para depois ser passada para o papel, que vai passar pelo fusor no final. Mais perguntas? Como encaixar quatro fotorreceptores na máquina, mais uma Belt com 50cm de comprimento? E mais quantro lasers?

Só por aí já tem como perceber que não há como. A não ser que se consiga adaptar tudo isso.

Ah! O material que deixa a impressão lustrosa é nada menos que o óleo do fusor (óleo de silicone) que tem SÓ a finalidade de lubrificar o rolo fusor para não ressecá-lo. Isso porque o fusor de uma máquina colorida chega a uma temperatura muito maior em relação a monocromática. Porque o toner colorido e o preto das máquina coloridas são diferentes pois precisam fazer a mistura para obter outras cores. No caso das monocromáticas não a necessidade pois isso ele não precisa de uma temperatura tão alta.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

hum, sobre essa parte do silicone no fusor, então de tempos eu tempos tem q comprar esse silicone e lubrificar o fusor por ele ressecar com o tempo. é isso mesmo? se for o caso, você tem alguma recomendacao d onde eu posso encontrar esse lubrificante. e indo mais longe ainda, você tem alguma recomendacao d ond eu encontro o po para os toners da hp 3500 colorida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...