• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Rock.It

Discussão no trabalho

3 posts neste tópico

<font color='#000000'>Fala galera,

Hoje aqui no escritorio eu e meu colega de trabalho entramos

em discussão sobre memoria usada pelo DOS. Pois na

faculdade, uma professora disse p/ ele q a memoria RAM

participa do processamento (ate ai tudo bem), mas quando ela foi

questionada sobre os problemas de quem programa em clipper

tem com memoria, ela não soube responde. Em uma breve

discussão chegamos a seguinte conclusão: que  memoria

alocada p/ DOS é bem menor.

tá tudo bem, mas programo em delphi e varias vezes

acontece de aparecer a seguinte messagem no delphi quando compilo e executo um programa " memoria insuficiente p/ este operação. Alias: tal" so q mesmo "forçando", todas minhas tableas num dam nem 50 mb. E no win9x se não me engano, renhoce ate 512mb de ram (minha maq tem 128). Então porque acontece este erro?

Por favor, q poder nos explicar nos agradecemos muito!

[]s

rock.it</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#008080'>Bom, a maneira como o DOS acessa a memória é um pouco diferente da maneira como um Win XP da vida o faz.

De modo resumido, o DOS puro não consegue gerenciar uma quantidade de memória superior a 1 MB. Deste 1 MB, uma parte vai ser reservada aos programas e outra será reservada a execução dos arquivos. Este modo de memória é conhecido como modo protegido.

E porque isso? Lembre-se que quando o DOS surgiu, os processadores conseguiam endereçar apenas esta quantidade de memória ou menos. Daí a restrição.

Acontece que a partir do 286 este número aumentou.. foi para 16 MB e no 386 piorou: foi para 4 também (além das limitações físicas e do chipset, é claro... estou me restringindo apenas ao processador). Só que o DOS não conseguia "enxergar" esta memória restante, que ficava reservada ao sistema. Sendo por isso, chamada de "modo protegido". Esta limitação foi superada com uso de um "gatilho" chamado EMM386 (gerenciador de memória avançada) que conseguia alocar dados lá no modo protegido e incorporá-los ao programa rodando em DOS.

Muitas vezes, quando este arquivo está faltando (ou não está habilitado na inicialização), temos o problema de falta de memória. Então um P4 com 128 MB numa sessão de DOS sem o EMM386, você pode se deparar com uma situação de falta de memória.

Espero que isso tenha clareado um pouco as coisas.

Um abraço.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Olá Ricardo,

Obrigado pela resposta, mas c você poder me esclarecer sobre o

erro no windows eu fico grato. Pois (mesmo algumas tabelas minhas sendo grande, todas elas somadas não passam de 50 mb) e o Delphi continua a mandando a messagem de q não memoria suficiente p/ abri-las.

Isto, por acaso acontece pela maneira em q o Win trata a memoria (é o win 9x)</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0