Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei o modelo de um cooler que tenho


Slack-User

Posts recomendados

Tenho um cooler aqui da Cooler Master que é todo de cobre e chega a 7300rpm ( é como está agora), ele tem também 2 caninhos (o dono diz que neles tem nitrogênio ?!?), mas nãosabe o modelo ao certo, alguém tem ideia de qual seja ??? infelizmente não tenho como tirar uma foto.

E a temperatura está no momento à 55 graus com meu 2600+ barton sem OC, tá alta ??? normal ???? tenho um Vcom39b que deixa a temperatura nisso também com seus 3000 e alguma coisa.

[ ]´s

Eric Meris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, o problema é esse !!! (não leram ???) Eu não sei o modelo dele, uam amigo meu tava com ele (nem perguntei como conseguiu) ai eu pedi para testar e ele me emprestou, mas ele também não sabe o modelo, só sei que é da Cooler master pois tem a etiqueta na ventoinha...

E sério mesmo, roda a 7300rpm, até tive vontade de por o dedo nas hélices mas deixei quieto, ele tem um tipo de cano igual a um thermal take que vi.

Vou lapidar ele e falar o que aconteceu. Agora me respondam uma coisa... tenho uma pasta vagabunda aqui, é melhor eu pôr ela ou ficar sem pasta com o cooler lapidado (é claro!)

[ ]´

Slack-User

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.....nos comentários está errado (5400rpm) se você ver em infs técnicas mostra o real que é de 6800 +- 10 ou 15 %, o meu está rodando à 7300 isso quem me mostra é a BIOS, Core Center (MSI) e o MBM5.

Com relação ao fluxo de ar, é verdade, ele é muito fraco perto da pontência de seu cooler, e este que eu estou, deve estar com os rolamentos já gastos, porque está fazendo um barulho enorme.

[ ]´s

Slack-User

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tassio@17 jan 2005, 17:12

vocês ficam elogiando a alta rotação da fan, mas na real isso não adianta NADA! Tem ventoinha girando a velocidades bem menores do que essa e movendo muito mais ar que isso... o fluxo dessa ventoinha é muito fraco, e deve ser um barulho dos infernos...

Como você disse, "na real" a rotação da ventoinha adianta SIM! Como é de conhecimento notório, o princípio é basilar: quanto maior a rotação, maior o fluxo de ar (vide um ventilador comum).

Agora, você está correto quando diz que "tem ventoinha girando a velocidades bem menores do que essa e movendo muito mais ar que isso". De fato, atualmente existem ventoinhas projetadas para "empurrar" maior volume de ar com a mesma rotação, ou seja, são mais eficientes.

Eu tenho esse modelo de cooler na minha máquina e realmente ela se parece com uma turbina de avião ao atingir 7000rpm.

Entretanto, normalmente a uso em 4000rpm e ela é tão silenciosa quanto qualquer outro cooler.

Já tive um volcano e um 21b e nenhum deles manteve a temperatura em 35° (cpu) e 34° (mb) como este heat pipe da cooler master (utilizando o termômetro da placa-mãe).

Usando o cpu burn-in, a temperatura chegava a 47° (cpu) e 38° (mb), com a ventoinha a 5700rpm.

Depois de lapidar o dissipador, usando o burn-in a temperatura não passou dos 42° (cpu) e 38° (mb), com a ventoinha a 4500rpm e a 7000rpm a máquina não passou dos 39° (cpu) e 37° (mb).

Desta forma, conclui-se que: lapidar o dissipador realmente faz diminuir a temperatura e a rotação aumenta o fluxo de ar, causando a queda da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a velocidade do cooler não tem tanta influencia...

imagine q a helice do cooler esteja a 5º ( quase inteira deitada) o fluxo vai ser minimo e a velocidade do cooler vai ser enorme.

o q pode se dizer é q o q se deve levar em conta é o fluxo de ar e a dissipação de calor do dissipador.

existem varios cooler de 5000 ou mais rpm q não tem um fluxo de ar decente, como tem cooler de 2.500 ou 3000 rpm com um fluxo de ar enorme.

E claro , outra coiasa a se levar em conta é a qualidade da pasta termica.

qualquer duvida estarei monitorando topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por get_jp@17 jan 2005, 19:17

Como você disse, "na real" a rotação da ventoinha adianta SIM! Como é de conhecimento notório, o princípio é basilar: quanto maior a rotação, maior o fluxo de ar (vide um ventilador comum).

Agora, você está correto quando diz que "tem ventoinha girando a velocidades bem menores do que essa e movendo muito mais ar que isso". De fato, atualmente existem ventoinhas projetadas para "empurrar" maior volume de ar com a mesma rotação, ou seja, são mais eficientes.

Eu tenho esse modelo de cooler na minha máquina e realmente ela se parece com uma turbina de avião ao atingir 7000rpm.

Entretanto, normalmente a uso em 4000rpm e ela é tão silenciosa quanto qualquer outro cooler.

Já tive um volcano e um 21b e nenhum deles manteve a temperatura em 35° (cpu) e 34° (mb) como este heat pipe da cooler master (utilizando o termômetro da placa-mãe).

Usando o cpu burn-in, a temperatura chegava a 47° (cpu) e 38° (mb), com a ventoinha a 5700rpm.

Depois de lapidar o dissipador, usando o burn-in a temperatura não passou dos 42° (cpu) e 38° (mb), com a ventoinha a 4500rpm e a 7000rpm a máquina não passou dos 39° (cpu) e 37° (mb).

Desta forma, conclui-se que: lapidar o dissipador realmente faz diminuir a temperatura e a rotação aumenta o fluxo de ar, causando a queda da temperatura.

A, com certeza, mas como disse o nosso amigo aí em cima, ela pode girar a velocidades exorbitantes e ter desempenho igual a outros fans q fazem a mesma coisa ou até mais fazendo menos barulho... quando forem comprar fans não olhem para a rotação, e sim para o CFM (cubic feets per minute), e para o nível de ruído tb...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan é de 60x60mm, bem menor doq um 80x80mm,esse fan tem praticamente a mesmo fluxo de ar que o meu silent boost rodando a 2600RPM, quanto menor o fan, pode ser maior a rotação mas menor CFM, um exemplo é o Fan Vantec Tornado de 80x80mm e o d 92x92mm, o de 80 roda a uns 5800RPM gerando uns 90CFM, enquando o d 92 gira a uns 4800RPM dando mais de 110CFM.

O seu fan roda originalmente a uns 5400RPM tendo nem 30CFM, olha o vantec tornado de 92x92mm.

Se voc pegar aqueles fans para chipset que tem 40x40mm, alguns rodam a uns 10000RPM.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A, com certeza, mas como disse o nosso amigo aí em cima, ela pode girar a velocidades exorbitantes e ter desempenho igual a outros fans q fazem a mesma coisa ou até mais fazendo menos barulho... quando forem comprar fans não olhem para a rotação, e sim para o CFM (cubic feets per minute), e para o nível de ruído tb...

Abraço.

é isso mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...