Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma Dúvida Sobre Bancos de Memória!


ferjor

Posts recomendados

Bancos de memória não são sinônimos de módulos e nem presença de chips nos lados das memória(Single Sided ou Double Sided.)! E, ainda, estes "Bancos" de memória que me refiro, não são os "Bancos de Memória", que são os conjuntos de módulos que satisfazem a necessadidade em Bits do processadoR! :tantan:

Por isso, eu simplesmente não sei o que são bancos de memória!

Acredito que tenha alguma relação com os chips nos módulos, com densidade, mas desconheço o que seja!

Se você também está confunso... :-BEER

Explicarei como minha dúvida começou! Peguei alguns manuais... e eles diziam:

Para PC3200 somente dois "banks"! Para PC2700 até 4 "banks"!

E neste caso, porque Banks não é sinônimo de módulo?! Por que a placa tinha apenas 3Slots!

Mas então porque Banks não é sinônimo de Dois Módulos com Chips do dois lado (Double Sided)?!

Porque eu coloquei um Módulo DDR-266 no meu pc, e ne AIDA deu

"4Banks!" :cry:

e por isso, peço ajuda de vocês!

Alguem pode me esclarecer?! :looka:

É isso! Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque eu coloquei um Módulo DDR-266 no meu pc, e ne AIDA deu

"4Banks!" 

O AIDA deve estar errado um módulo com pentes dos dois lados ocupa 2banks.

Chips de memória de um lado 1 bank.

Chips de memória dos dois lados 2 banks.

quanto a descrição de banco de memória os sites de hardware são meio confusos quanto a isso.

O banco de memória é a quantidade de bits necessária para trabalhar em conjunto com o barramento de dados processador.

Os processadores atualmente trabalham lendo a memória 64 bits então um módulo dimm completa um banco de memória.

Se ele tiver chips memória dos dois lados ele completa dois bancos de memória.

Essa parte cinza eu deduzi, não sei se estou certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pereira13,

Quase...

Para um Duron, por exemplo, Um Módulo de Memória DIMM já forma um banco de memória!

Mas para um Penthium com memórias SIMM-72 são necessários dois módulos para a formação de um banco! :-BEER

O AIDA deve estar errado um módulo com pentes dos dois lados ocupa 2banks.

Chips de memória de um lado 1 bank.

Chips de memória dos dois lados 2 banks.

(...)

O banco de memória é a quantidade de bits necessária para trabalhar em conjunto com o barramento de dados processador.

Os processadores atualmente trabalham lendo a memória 64 bits então um módulo dimm completa um banco de memória.

Se ele tiver chips memória dos dois lados ele completa dois bancos de memória.

Ora, e memória Double Sided continua fornecendo 64bits de informação! Não acredito que sua conclusão esteja correta!

Este sentido de banco de memória(Single Sided/Double Sided) não é ao que me referi no início! Não é esta a minha dúvida! Mas, pela sua recomendação... irei testar outros programas de memória!

Ricochete, como expliquei para o Pereira13, banco não é sinônimo de módulo!

No momento, é isso! Obrigado! Continuarei pesquisando! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase...

Para um Duron, por exemplo, Um Módulo de Memória DIMM já forma um banco de memória!

Mas para um Penthium com memórias SIMM-72 são necessários dois módulos para a formação de um banco!

<_<

Foi o que eu falei...

Um módulo DIMM qualquer que seja completa um banco pois são lidos a 64 bits.

Mas a ideia é essa mesmo Ferjor.

Se fosse módulos SIMM precisaria de dois pentes para completar um banco de memória de pentium...

Ora, e memória Double Sided continua fornecendo 64bits de informação! Não acredito que sua conclusão esteja correta!

Eu sei mas apesar dela ser lida a 64 bits ela completa dois bancos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

Mas eu me referi a sua conclusão:

Os processadores atualmente trabalham lendo a memória 64 bits então um módulo dimm completa um banco de memória.

Se ele tiver chips memória dos dois lados ele completa dois bancos de memória.

Essa parte cinza eu deduzi, não sei se estou certo.

Hehehe, Assim!

Olhas as definições de Banco de Memória:

1º - Banco de Memória é quantidade de Módulos necessárias para satisfazer em bits o processador!

2º - Banco de Memória é uma referência ao Módulo Single Sided ou Double Sided!

3º - Banco de Memória é aquilo que ainda não sei, e o Aida diz meu único módulo deter 4, e alguns manuais me deixam confuso!

Perceba, que são 3 idéias completamente diferentes!

Um módulo Double Sided no sentido 1 é apenas um banco de memória!

No sentido 2, são dois bancos de memória!

e no sentido 3, eu preciso do Aida para saber! :tantan:

Agora, Acredito que sua conclusão seja em relação ao sentido 2!

Eu estava pensando no Sentido1 e3!

É isso! :bandeira:

Re-Editei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabou minha dedução foi 100% amigo Ferjor.

O AIDA deve estar errado um módulo com pentes dos dois lados ocupa 2banks.

Chips de memória de um lado 1 bank.

Chips de memória dos dois lados 2 banks.

O AIDA esta errado...

quanto a descrição de banco de memória os sites de hardware são meio confusos quanto a isso.

O banco de memória é a quantidade de bits necessária para trabalhar em conjunto com o barramento de dados processador.

Que foi o que você falou na sua conclusão 1º

1º - Banco de Memória é quantidade de Módulos necessárias para satisfazer o processador!

Apenas a minha conclusão esta mais detalhada, porque não é quantidade de módulos e sim a quantidade de bits para satisfazer um banco lógico que precisa de 64 bits para ser formado.

Os processadores atualmente trabalham lendo a memória 64 bits então um módulo dimm completa um banco de memória.

Se ele tiver chips memória dos dois lados ele completa dois bancos de memória.

Essa parte cinza eu deduzi, não sei se estou certo.

Os módulos com chips em apenas um dos lados do pente possuem um total de 8 chips (4 em alguns casos raros onde o módulo usa chips de 16 bits), o que dá 64 bits de dados, o equivalente a um banco de memória. No caso de módulos com chips dos dois lados temos um total de 16 chips de memória, o que dá 128 bits, ou dois bancos de memória.

Realmente se o pente tem chips de um lado ele completa um banco lógico de 64 bits(este suporta 4 páginas de memória aberta simutaneamente) , se tem chips dos dois lados completa dois bancos logicos e pode abrir ate 8 págias de memória simutaneamente o dobro.

Seu post

Olhas as definições de Banco de Memória:

1º - Banco de Memória é quantidade de Módulos necessárias para satisfazer o processador!(quantidade de bits para satisfazer um banco lógico)

2º - Banco de Memória é uma referência ao Módulo Single Sided ou Double Sided!

3º - Banco de Memória é aquilo que ainda não sei, e o Aida diz meu único módulo deter 4, e alguns manuais me deixam confuso!

Perceba, que são 3 idéias completamente diferentes!

Um módulo Double Sided no sentido 1 é apenas um banco de memória!

No sentido 2, são dois bancos de memória!

e no sentido 3, eu preciso do Aida para saber! 

Agora, Acredito que sua conclusão seja em relação ao sentido 2!

Eu estava pensando no Sentido1 e3!

Ou seja o conceito de banco de memória é o mesmo. Só o conceito do AIDA(3ºconceito) que está errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De onde foi tirado?

Guia do hardware.net

http://downloads-guiadohardware.net/faq/04-ram_e_cache.asp

:. Por quê só 2 GB de RAM? (20.12.2001)

"Carlos, li o seu mini review sobre a Asus P4B266, mas fiquei com uma dúvida. Se a placa suporta módulos DDR de até 1 GB e suporta três pentes de memória, então por que a capacidade máxima é de 2 GB e não 3 GB?"

Esse problema não é da placa em sí, mas sim do chipset i845D da Intel. O modelo anterior, o i845 suportava apenas memórias SDRAM, mas em compensação suportava até 24 páginas de memória abertas simultâneamente e um total de 6 bancos de memória. Para incluir o suporte a memórias DDR no i845D, os projetistas da Intel acabaram reduzindo o número de páginas de memória suportadas para apenas 16 e o número de bancos para apenas 4. é aí que surgiu o problema.

Existem dois tipos de módulos de memória, os com chips de apenas um lado (single sided) e os módulos com chips dos dois lados (double sided). A diferença entre os dois tipos não é apenas estética. Apesar de ocuparem um único encaixe, os módulos double sided também ocupam dois bancos lógicos e permitem que o chipset abra o dobro de páginas de memória. é só fazer as contas: cada chip de memória fornece 8 bits de dados por ciclo. Os módulos com chips em apenas um dos lados do pente possuem um total de 8 chips (4 em alguns casos raros onde o módulo usa chips de 16 bits), o que dá 64 bits de dados, o equivalente a um banco de memória. No caso de módulos com chips dos dois lados temos um total de 16 chips de memória, o que dá 128 bits, ou dois bancos de memória.

Um módulo single sided ocupa apenas um banco de memória e permite o uso de 4 páginas de memória. Os módulos double-sided por sua vez ocupam dois bancos lógicos e permitem o uso de 8 páginas de memória.

No i845 antigo não havia problema, pois como o chipset suportava 6 bancos e 24 páginas, havia endereços suficientes para usar 3 módulos double sided simultâneamente. As únicas possíveis limitações ficam à cargo da placa mãe, já que por limitações elétricas é muito difícil para os projetistas conseguirem construir placas que se mantenham estáveis com 3 módulos double sided usados simultâneamente sem apelar para os módulos registrados, que são mais caros e não são suportados pelo i845. De qualquer forma, quando existia alguma limitação quanto a isto o problema era da placa mãe e não do chipset.

No caso do i845D podemos utilizar três módulos de memória simultâneamente apenas caso nenhum, ou apenas um dos módulos seja double sided. Não existe mistério aqui, com 4 bancos de memória temos espaço apenas para dois módulos double sided ou para um double sided e dois single sided.

O chipset suporta módulos de 1 GB, mas apenas casa eles sejam double sided. No caso dos módulos single sided o limite cai para apenas 512 MB, daí o suporte a apenas 2 GB.

é um caso parecido com o que tínhamos nas placas soquete 7 antigas, que suportavam módulos DIMM, mas só eram capazes de acessar 2 MB em cada chip do módulo de memória. Se o módulo fosse double sided, com 16 chips, a placa reconheceria módulos de até 32 MB, mas no caso dos módulos single sided, que possuem apenas 4 ou 8 chips, a placa reconheceria apenas 8 ou 16 MB, independentemente da capacidade real do módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito!

Você está certo...

Banco de memória, no sentido 1, é a quantidade de bits necessária para trabalhar em conjunto com o barramento de dados processador.

Ou como eu falei, no primeiro post: que são os conjuntos de módulos que satisfazem a necessadidade em Bits do processadoR!

Eu vou dar uma estudada e qualquer dúvida eu posto aqui! ehehe :bandeira:

Ora, Mais um probleminha: O Everest também informa a minha memo como sendo "4banks"!

Hehhe, qual programa eu posso testar?! Alguem me indique!

Obrigado!

mensagem Editada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encotrei o manual da minha memória: :palmas:

Características

• Outline DIMM de 184 pinos, unbuffered

• Arquitetura DDR (double data rate) interna do tipo pipeline,

com dois acessos de dados por ciclo de clock

• Utiliza DDR-SDRAMs de 32Mx8 com 200/266/333/400 Mb/s

• Quatro bancos internos para uma operação simultânea

• Entradas de clock diferenciais

• Burst programável: 2, 4 ou 8

• Latência de CAS# programável: 2 / 2,5 / 3

• Detecção de presença (PD) com EEPROM

• Strobe de dados bidirecional; Opção de auto-precarga

• Intervalo de refresh periódico médio: 7,8125 ms

• Modos de Auto-refresh e Self-refresh

• I/O de 2,5 V (compatível com SSTL_2)

• VDD = VDDQ = 2,5 V ± 0,2 V / VDDSPD = +2,2 V a +5,5 V

Ora, viram?!

• Quatro bancos internos para uma operação simultânea

Olha o bicho pegando aí!!! :chicote::devil:

Hehehe, espero ansioso por explicações! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em "Advanced Setup" tem a opção "Bank interleave" e posso alternar entre: 2way, 4way ou none...

qual o melhor? :huh:

meu pc é esse aí na minha assinatura...

minha memória é uma elixir 256mb q tá rodando 2-2-2-5 a 200mhz (não dá pra rodar a 266 por causa da placa-mãe q vem com o jump soldado).

depois q formatei meu pc e re-instalei td (inclusive os drives td bunitinho) ele tem apresentado um desempenho muito ruim no jogo BattleField 1942 quando jogo online com cerca de 20 pessoas... antes não era assim e tô catando o que posso fazer pra pelo menos ele voltar a ter o desempenho q tinha antes de formatar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo-19-BA, Sua dúvida era a pergunta que faltava para a minha resposta!

Primeiro, Muito obrigado! e Parabéns!!!!!

Agora, acredito, entender melhor esta definação de bancos de memória! E sua correta configuração!

Estes bancos são referências à sub-divisões dos chips, ou seja, à nova tecnologia destes. Os antigos módulos de memória DIMM tinha chips divididos em dois bancos, enquanto os atuais são divididos em quatro! Segundo minhas pesquisas, módulos com densidade maior ou iqual à 64Mbits são divididos em 4 bancos! Enquanto que módulos de 16Mbits são dividos em 2 bancos! Os chips de 32Mbits são encontrado em 2 e 4 bancos, porém, os novos são todos de 4 bancos! Sendo assim, você deve respeitar a quantidade correta de bancos para otimizar sua configuração! Ao que tudo indica, esta opção, Bank Interleave, melhora o gerenciamento do refresh das memórias, sincronizando-o com o acesso da UCP! Algumas fontes dizem que esta opção é fundamental para um bom overclock! E funciona assim: enquando o processador acessa à um banco, o Bank Interleave faz o refresh nos bancos não acessados! Outros sites dizem que o Bank Interleave é uma espécie de Burst-Mode mais desenvolvido!(Em geral, são fórums e traduções em português!)

Informação retirada deste Link

:. SDRAM Bank Interleave

Esta opção não tem a ver com a estabilidade, mas sendo corretamente configurada permite melhorar um pouco o acesso à memória RAM.

A moral da história é a seguinte, existem dois tipos de módulos de memória DIMM SDRAM, módulos de 2 bancos e módulos de 4 bancos. O processador pode acessar dados a partir dos vários bancos em seqüência, melhorando o desempenho.

Os módulos de 2 bancos são os módulos de menor capacidade, geralmente 16 ou 32 MB que usando chips de 16 Mbits. Os módulos de 4 bancos por sua vez são os módulos mais atuais, de 32 MB ou mais, que utilizam chis de 64 Mbits. Para saber se seus módulos são de 2 ou 4 bancos, basta fazer as contas: divida a capacidade do módulo pela quantidade de chips e multiplique por 8, assim você terá a capacidade de cada chip em bits. Como disse, chips de 16 Mbits possuem 2 bancos, enquanto chips de 64 Mbits possuem 4 bancos.

Por exemplo, num módulo de memória de 32 MB, composto por 16 chips, cada chip possui 2 MB, que equivalem a 16 Mbits.

Caso você esteja usando módulos de 2 bancos, configure esta opção com o valor "2-Bank". Caso você esteja utilizando módulos de 4 bancos configure com o valor "4-Bank".

Veja os resultados do teste realizado por este site:Aqui!

SOYO 6VCA - SiSandra Memory Benchmarks

Bus Speed| No Interleave | 2-way Interleave |

100 MHz  |    243/273    |    264/303      |

133 MHz  |    318/363    |    353/402      |

*Benchmarks shown are highest readings after multiple runs; SDRAM is PC133 7.5ns.

DevHardware!

Teste Retirado Deste Link!

3DMark2001

DRAM Bank Interleave set to 2-Way

Normal Configuration - Quake3 Scores - Normal

Frames Per Second

1600x1200 - 69

1280x1024 - 97

1024x768  - 135

800x600  - 149

640x480  - 152

512x348  - 152

Max Configuration    - Quake3 Scores - High

Frames Per Second

1600x1200 - 41

1280x1024 - 61

1024x768  - 99

800x600  - 134

640x480  - 146

512x348  - 146

DRAM Bank Interleave set to 4-Way

Normal Configuration - Quake3 Scores - Normal

Frames Per Second

1600x1200 - 69

1280x1024 - 97

1024x768  - 136

800x600  - 150

640x480  - 154

512x348  - 154

Max Configuration    - Quake3 Scores - High

Frames Per Second

1600x1200 - 41

1280x1024 - 61

1024x768  - 99

800x600  - 135

640x480  - 147

512x348  - 150

Sisoft

DRAM Bank Interleave set to 2-Way

.CPU:

ALU 3706 MIPS

FPU 1835 MFLOPS

.CPU Multi-Media:

Integer MMX 7232

FP 3DNow! 9075

.Memory:

ALU 497

FPU 530

DRAM Bank Interleave set to 4-Way

.CPU:

ALU 3706 MIPS

FPU 1835 MFLOPS

.CPU Multi-Media:

Integer MMX 7232

FP 3DNow! 9075

.Memory:

ALU 546

FPU 601

Digital-Daily!

Teste muito interessante! Para vê-lo na integra clique aqui!

FSB\Memory clock speed = 133MHz\133MHz

Tests under default settings

Bank Interleave = Disable

Test Score

Sandra (Int) 1907

Sandra (Float) 1776

Quake3 (Fastest) 218,1 fps

Bank Interleave - 2 Bank

We change the parameter 'Bank Interleave' and set the value to '2 Bank'. This parameter is meant to control access to open memory banks. The admissible values are None, 2 Bank, 4 Bank (sometimes 2-Way/4-Way). 4 Bank is the most efficient.

Test Score

Sandra (Int) 1911

Sandra (Float) 1791

Quake3 (Fastest) 222.9 fps

Bank Interleave -4 Bank

We change the parameter 'Bank Interleave' and set the value to '4 Bank'.

Test Score

Sandra (Int) 1925

Sandra (Float) 1806

Quake3 (Fastest) 227.3 fps

O Site fez esta tabela bem interessante!

Summary

For a better idea of the data we summed them up into the following table:

No| FSB\MEM |          Timings          |  Sandra    |Quake3(fps)|Gain in Q3(%)| CPU Clock

1 | 133\133 | diz, 2T, 2.5T-3T-6T-3T    | 1907 / 1776 |  218,1  |    -      | XP 1600+

2 | 133\133 | 2 Bank, 2T, 2.5T-3T-6T-3T | 1911 / 1791 |  222,9  |    2,2    | XP 1600+

3 | 133\133 | 4 Bank, 2T, 2.5T-3T-6T-3T | 1925 / 1806 |  227,3  |    4,2    | XP 1600+

4 | 133\133 | 4 Bank, 2T, 2.5T-3T-6T-3T | 1965 / 1864 |  235,0  |    7,7    | XP 1600+

5 | 133\133 | 4 Bank, 1T, 2T-3T-6T-3T  | 2024 / 1901 |  239,7  |    9,9    | XP 1600+

6 | 133\133 | 4 Bank, 1T, 2T-2T-5T-2T  | 2039 / 1906 |  245,0  |    12,3    | XP 1600+

7 | 133\166 | 4 Bank, 1T, 2T-3T-6T-3T  | 2052 / 1932 |  255,1  |    16,9    | XP 1600+

8 | 166\166 | 4 Bank, 1T, 2T-3T-6T-3T  | 2426 / 2272 |  307,2  |    40,8    | XP 2100+

Conclusions

These settings were standard:

Bank Interleave = 4 Bank

*E é, ainda, interessante notar que neste teste as memos em assincronia com o FSB apresentaram desempenho melhor!!!

Informações Em Inglês:

Retirado de um Manual da PC-Chips:

DRAM Bank Interleave

Enable this item to increase SDRAM memory speed. When enabled, separate memory banks are set for odd and even addresses, and upcoming byte of memory is accessible while refreshing the current byte.

Links em Português:

Como sempre, mais um excelente trabalho do sítio Baboo

Dicionário de OC

Ele fez pesquisa nos mesmos sítios que eu!

Links Em Inglês:

Assombroso!!!Ace´s Hardware

Os Próximos 3Links são deste site! Rojak Pot

Excelente 1!

Excelente 2!

Excelente 3!

Próximo Link foram retirados do Adrian´s Rojak Pot!

Excelente também!

RealWorldTech!

Ars Technica

Teste das configurações de RAM! TESTE ESTABANADO!! - http://www.techwarelabs.com/*Quando entrei hoje, o site estava fora do ar!

Ora, Eu não posso me responsabilizar pela utilização do seguinte patch! Mas também não podia me permitir omitir este link!

Aqui vai um patch para habilitar a opção Bank Interleave para Via Chipsets!

É isso!! Muito Obrigado à todos! Mas principalmente ao Pereira13 e ao Ricardo-19-BA que sem eles não teria aprendido tanto! Realmente, muitíssimo obrigado!! O Fórum tá excelente!!!!!!! :palmas: :palmas:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

pereira13,

Pô! Muito obrigado! Mas sem os seus comentários e do Ricardo-19-BA, não teria conseguido! Suas intervenções foram fundamentais!

Aprendi muito sobre memos nesta pesquisa! E estes links em inglês são excelentes!!!

Realmente, Muito obrigado pela força!

Felicidades e Sucesso!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

E aeee beleza pessoal!!!! :joia:

Então seguinte tava dando uma pesquisada aqui sobre memórias double sided e single sided vi o post e todos links porém to com pequena duvida!

Densidade seria quantidade de Bits por chip de memoria ?

Bando de memoria é quantidade de memorias para satisfazer o barramento de dados do processador

E que tem as memorias double sided e single sided uma que tem 16 chips x 8 bits que permite que o chipset abra ate 8 paginas de memoria é a Double , e a outra 8chips x 8 bits que é a Single que permite que o chipset abra ate 4 paginas de memoria!

E depois outra definição que voce postou sobre memorias de 2 bancos e de 4 bancos que esta ligada a tecnologia de fabricação e que modulos acima de 64MB ou Mb teriam 4 bancos !

Ué este ultimo fico um pouco vago .

Ele se refere o modo como circuito de refresh e controlador de memória atua nos módulos certo?

Então porque chamar de banco ? era mais fácil chamar esta tecnologia de outro nome pois ja tem mts definições para Banco de memórias uhauahahuah :devil:

Ah aquela conta para verificar se é de 2 ou 4 banks ta certo assim :

Pc 133 mhz 128 MB / 8 chips = 16 Mb/chip * 8 = 128 Mb

É isso mesmo ?

Vamos supor outro EX:

Pc 133 mhz 128 MB / 16 chips = 8Mb/chip * 8 = 64 Mb

Então quer dizer que os dois módulos são de 4 bancos certo?

Ah e tal de Pagina de memória seria o que?

Eu entendi porém não gosto de ficar com duvida , mesmo ela sendo 0,1% hehehhe

Valeu Ferjor , pereira13 todos aí falou fui :joia: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Pelo contrário do que lhe disse - mas nem tanto - na minha mensagem... eu irei tentar lhe responder agora! Porém, conforme minha mensagem para você ainda vou estudar mais e para poder fazer deste um grande tópico!

Postado Originalmente por Dead God@18 de março de 2005, 01:34

Densidade seria quantidade de Bits por chip de memoria ?

Banco de memoria é quantidade de memorias para satisfazer o barramento de dados do processador.

E que tem as memorias double sided e single sided  uma que tem 16 chips x 8 bits que permite que o chipset abra ate 8 paginas de memoria é a Double , e a outra 8chips x 8 bits que é a Single  que permite que o chipset abra ate 4 paginas de memoria!

E depois outra definição que voce postou sobre memorias de 2 bancos e de 4 bancos  que esta ligada a tecnologia de fabricação e que modulos acima de 64MB ou Mb teriam 4 bancos !

Ué este ultimo fico um pouco vago .

Ele se refere o modo como circuito de refresh e  controlador de memória atua nos módulos certo?

Então porque chamar de banco ? era mais fácil  chamar esta tecnologia de outro nome pois ja tem mts definições para Banco de memórias uhauahahuah :devil:

Ah aquela conta para verificar se é de 2 ou 4 banks ta certo assim :

Pc 133 mhz 128 MB / 8 chips = 16 Mb/chip * 8 = 128 Mb

É isso mesmo ?

Vamos supor outro EX:

Pc 133 mhz 128 MB / 16 chips = 8Mb/chip * 8 = 64 Mb

Então quer dizer que os dois módulos são de 4 bancos certo?

Ah e tal de Pagina de memória seria o que?

Valeu Ferjor , pereira13 todos aí  falou fui  :joia:  :palmas:

Caro Amigo, Dead God!

Como muito bem aprendi com nosso amigo Pereira13!

Existem apenas duas definições para Banco de Memória!

Ora, todo termo deve conter apenas uma definição, certo?! E seus complementos dão corpo aos CONCEITOS! Porém, neste caso, temos de FATO dois objetos completamente distintos que recebem o MESMO NOME!

Eu me chamo Fernando, porque assim meu pai quis! E conheço inúmeras pessoas que têm o mesmo nome que eu, porém, são completamente diferentes de mim!

Tenho um tio que se chama Edurado de Oliveira... que teve problemas na justiça por existir outro Eduardo de Oliveira com o nome sujo!

No caso do meu o número de CPF foi a solução!

Mas no nosso caso, não há muito o que fazer!

Ou melhor, é só aprendermos as duas definições que saberemos reconhecer o objeto com facilidade!

E ao que me parece, você está confundindo um termo com DENSIDADE!

Por isso, ao que me parece, preciso responder sobre:

1º - O Que é DENSIDADE?

2º - O Que é Banco de Memória? ( Em seu sentido clássico )

3º - O Que é Banco de Memória? ( Em mais um NOVO sentido e que foi este que descobrimos )

Mas acredito que devo também responder a está dúvida:

O que é, e como funciona Paginação de Memória?

Mas infelizmente, ainda não sou capaz de responder! Preciso estudar mais! Mas ao mesmo tempo devo alertar, que me refiro às páginas de memórias criadas pelo Chipset Norte para gerenciamento de DADOS! E não à Paginação de memória que é como a MicroSoft chama seu recurso de Memória Virtual!

Mais um exemplo de nomes coincidentes para objetos distintos!

E antes de começar, devo alertar que a técnica de Bank Interleave se refere a segunda definição.

Vamos Começar:

1º - O Que é DENSIDADE?

Definição:

Densidade é apenas a quantidade de informação suportada por cada chip de memória! E ela é medida em Megabits - Mb ou Mbits são duas formas aceitas para representar o termo Megabits.

Conceituação:

Um exemplo:

Se você possui um módulo de 1GB com 16 chips!

Então, sua memória tem uma densidade de 512Mb de densidade! ( Atenção bits são grafados com "b"s minúsculos e Bytes com "B"s MAIÚSCULOS! )

A conta é simples!

1GB são 1024MB! Para saber a capacidade de cada chip, é só dividir a quantidade de memória máxima, 1024MB, pela quantidade de chips!

Logo, 1024MB/16 = 64MB.

Mas densidade é medida em bits e não em Bytes! Por isso, multiplicamos o valor por 8.

64MB*8=512Mb.

Simples, certo?!

E densidade é um dos maiores responsáveis por incompatilidade entre memos e placas-mãe! E no final da próxima dúvida falarei mais um pouco sobre Densidade suportada pelas placas-mãe e Bancos de memória!

Vamos para a próxima dúvida:

2º - O Que é Banco de Memória? ( Em seu sentido clássico )

Definição:

Banco de Memória é a quantidade de memória em bits necessária para suprir a carência do processador.

Conceituação:

Lembra-se quando dizem: "Ah, mas meu processador é 32bits..."

Isso significa que o processador do nosso amigo entende PALAVRAS de programação de 32bits! ( Mesmo em publicações brasileira, este termo aparece com o nome WORD. ) Por isso, ele precisa receber 32Bits de informação por pulso de clock para poder "compreender" o que está escrito!

A coisa começou a ficar bonita quando a Intel lançou o Penthium que é um processador canalizado! Ele possiu duas Canalizações, por isso, pode receber - não apenas "pode", ele PRECISA - 64bits por pulso de clock!

Assim, é possível compreender também os antigos problemas de PARIDADE de memória! ( Mais um termo com duas definições, uma diz respeito à utilizar memórias aos pares e a outra é uma tecnica de correção de dados! )

Na época de lançamento do Penthium as memórias eram SIMM 72vias, que são memórias de 32bits e que por isso deveriam ser utilizadas aos pares, completando assim UM BANCO DE MEMÓRIA de 64bits!

Hoje utilizamos memórias DIMM, que são de 64 ou 128bits!

Quando utilizamos memórias Single Sided, elas fornecem 64 bits de dados e abrem 4páginas de memória! Por isso, elas ocupam UM Banco de Memória!

E quando utilizamos Memos Double Sided, elas formam DOIS bancos de memórias por abrirem 8 páginas no chipset! Apesar delas também transmitirem 64bits de informação, elas possuem dois BANCOS de 64, por isso, 128bits!

Nossa queridas memórias, independentemente de serem Single ou Double Sided, fornecem 128bits por pulso de clock apenas quando estão formando dois canais idênticos e utilizando-se Dual Channel!

E conforme prometido anteriormente, é preciso compreender que quem controla o acesso às memos é o chipset, por isso, para não haver incompatibilidade entre memos e placa-mãe, é preciso saber QUANTOS SLOTS a placa-mãe possui e quantas páginas/Banco-de-memória o chipset suporta!

Exemplos:

Se sua placa-mãe possui Dois Slots e o chipset suporta 4 bancos de memórias, então, você pode utilizar até dois Módulos Double Sided!

Agora, se sua placa-mãe possui 3slots e seu chipset suporta apenas 4 bancos de memória, você pode utilizar tais configurações:

1º - 3 módulos Single Sided ( Fator Limitante: Quantidade de Slots!)

2º - 2 módulos Double Sided ( Fator Limitante: Quantidade de Bancos de Memória)

3º - 1 módulo Double Sided e 2 Módulos Single Sided ( Fatores Limitantes: Quantidades de Slots disponíveis na placa-mãe e quantidade de bancos de memória suportados pelo chipset!)

Compreendido isso, é importante notar que, em geral, a densidade máxima suportada por uma placa-mãe revelada em seu manual diz respeito à memos Double Sided de 16chips.

Por isso, que em placa-mães que suportam no máximo 512MB e colocarmos um módulo Single Sided de 512MB só são reconhecidos 256MB! Já que o chipset só reconhecerá no máximo 256Mbits de informação em cada chips!

Uma observação: nos novos Atlhons 64 de 939 pinos o controlador de memória está integrado nos mesmo! E por ser uma tecnologia nova... eu sou carente de conhecimentos, e por isso não posso elucidar-lo nesta situação! Pelo que sei, existem duas pinagems 745 e 939, os processadores 939 teram suporte nativo ao Dual Channel, enquanto que os processadores 745 dependem dos chipsets para tal recurso. Mas como disse, NÃO CONFIE nesta informação, ainda tenho muito pouco-conhecimento/leitura!

Certo?

Vamos à última definição!

3º - O Que é Banco de Memória? ( Em mais um NOVO sentido e que foi este que descobrimos )

Definição:

Banco de Memória é a quantidade de sub-divisões internas dos atuais chips de memória!

Conceituação:

Os novos chips com densidade superiores a 64Mbits são dividos internamente em 4 bancos! E com isso, existe a possibilidade de gerenciar o REFRESH de maneira independente, fazendo que quando uma informação é acessa em algum destes bancos, ou outros 3 são recarregados energéticamente - Isto é o Refresh, e só memórias DINÂMICAS têm esta necessidade, e também por isso, que memórias ESTÁTICAS são mais rápidas, menores e mais caras... - e assim tendo um ganho de rendimento, já que durante o Refresh o processador não pode acessar as memos!

E este é o papel do bank interleave, otimizar o refresh das memos!

Se os chips da sua memória são igual ou maiores a 64Mbits, então, eles possuem quarto bancos de memória!

Se os seus chips de memória são igual ou menores a 16Mbis, então, eles possuem 2 bancos de memória!

E no caso de possuirem 32Mbits de densidades, elas tanto podem ser de 2 ou 4 bancos, e só o fabricante das memos ou o AIDA/EVEREST poderam lhe informar!

E claro, você deve respeitar a quantidade de Bancos de cada chip para melhor utilizar Bank Interleave! Se sua memo possui dois bancos, então, "2 banks" ou "2 ways", e se sua memo for de 4: "4Banks" ou "4Ways"!

Mas em memos novas... nem se preocupe, ajuste "4Banks" ou "4Ways" com tranqüilidade!

E assim,

espero ter lhe elucidado! :-BEER

FelicidadeS!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá pessoal, gostaria que ajudasse com esta curiosidade:

Ao testar um módulo de 512 MB DIMM PC 133 16 chips (double-side) meu pc reconheceu somente a metade do módulo. Ao testar um módulo com as mesmas caracteristicas porém de 256 MB e 8 chips (single-side) meu pc reconheceu o módulo completo.

Exemplo de memória testada:

Micro Memory Bank 512MB 16x(64Mx4) SDRAM PC133U-333-542 (CL3 up to 133MHz) (CL2 up to 100MHz)

Conclusão: 64x4=256Mb. Ocupará 4 banks de memória e como as placas soyo (Clique Aqui) só reconhecem chips completos de 8 bits, este é o motivo pelo qual só reconheceu a metade. Certo ? :tantan:

Pergunta-se: Considerando as informações posso concluir que minha placa mãe só aceita módulos single-side para o reconhecimento total ? :chateado:

Informações:

The motherboard has three DIMM sockets. SDRAM can be installed in

one, two, or three sockets. Using the serial presence detect (SPD) data

structure, programmed into an E²PROM on the DIMM, the BIOS can

determine the SDRAM’s size and speed. Minimum DIMM memory size is

8 MB; maximum DIMM memory size is 256/512 MB. Memory size and

speed can vary between sockets.

The motherboard supports the following memory features:

- DRAM interface synchronous with host CPU (66/100/133MHz) or

AGP (66MHz) for most flexible configuration

- Supports FP,EDO, SDRAM, ESDRAM and VCM SDRAM

memory types

- Different DRAM types may be used in mixed combinations

- Different DRAM timing for each bank

- Dynamic Clock Enable (CKE) control for SDRAM power

reduction in high speed system.

- Mixed 1M/2M/4M/8M/16M/32MxN DRAMs

- The 7VBA 133 supports 3 DIMMs or 6 banks at 133MHz for

1.5GB max memory.

- Flexible row and column addresses

- 64-bit data width only

- 3.3V DRAM interface with 5V-tolerant inputs

- Programmable I/O drive capability for MA, command, and MD

signals

- Optional bank-by-bank ECC (single-bit error correction and

multi-bit error detection) or EC(error checking only) for DRAM

integrity

- 3x 168-pin SDRAM DIMM sockets support up to 1.5GB (512MB modules with 32Mx8 chips only and 256MB modules with 16Mx8 chips only)

- Two-bank interleaving for 16Mbit SDRAM support

- Two-bank and four bank interleaving for 64Mbit SDRAM support

- Independent SDRAM control for each bank

- Seamless DRAM command scheduling for maximum DRAM bus

utilization (e.g., precharge other banks while accessing the current

bank)

Aguardo ajuda... :help:

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

scooty aí o problema recai na maneira como os chips trabalham , não tenho certeza e não estou com tempo para pesquisar , mas minha lógica seguinte é que os 16 chips trabalham aos quádruplos , formando 4 grupo e cada Grupo trabalhando com 64 Mbit assim sendo 4 * 64=256 mbit e sua placa suporta até 256 Mbit , porém o que pega e a forma de trabalhar dos Chips já que a sua necessita "512MB modules with 32Mx8 chips only", ou seja eles trabalhando aos pares e a conta ficaria assim : 8 grupos trabalhando a 32Mbits * quantidade de grupos = 256Mbit do jeito que sua placa necessita!

Relembrando ,meu post não foi baseado nenhum texto só da minha lógica ,por isso que se eu estiver errado corrijam-me pois estou sem tempo pra tudo uahau f.... falou galera! :joia::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo,

A sua colocação não procede para o meu caso, pois minha placa soyo 7vba133 (antiga) trabalha com módulos de memória independentes. Se você verificar o link do site da soyo que coloquei na mensagem anterior, verá que minha placa não trabalha com 4 bits (alta densidade).

De qualquer forma, obrigado pela tentativa. Aguardo mais ajuda e respostas das perguntas... :help:

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por scooty@30 de julho de 2005, 21:37

Olá Rodrigo,

A sua colocação não procede para o meu caso, pois minha placa soyo 7vba133 (antiga) trabalha com módulos de memória independentes. Se você verificar o link do site da soyo que coloquei na mensagem anterior, verá que minha placa não trabalha com 4 bits (alta densidade).

De qualquer forma, obrigado pela tentativa. Aguardo mais ajuda e respostas das perguntas...  :help:

Obrigado.

Acho que não soube explicar , vamos la:

Quando disse que os chips trabalham em grupos , disse os chips do mesmo módulo !

Seu módulo de 512 tem seguinte configurações:

Micro Memory Bank 512MB 16x(64Mx4)

16 = chips

4 = paginas de memória que se abrem na Chipset

64Mbit = tamanho dos dados que cada pagina trabalha

E o que sua placa-mão necessita:

Micro Memory Bank 512MB 16x(32Mx8)

16 = chips

8 = paginas de memória que se abrem na Chipset

32Mbit = tamanho dos dados que cada pagina trabalha

Os dois no final dão 256Mbit de densidade , porém é a forma que eles trabalham que impossibilita o perfeito funcionamento do seun Atual módulo de 512MB na sua placa-mãe!

Acho que agora fui mais claro ! :joia:

Obs : li o link sei la viu me deixou um pouco confuso !

some of the most popular memory types are based on 4 bit, 8 bit, 16 bit, and 32 bit design for the memory modules

Pois os bits se referênciam em que ? em cada Chip ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...