Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma Dúvida Sobre Bancos de Memória!


ferjor

Posts recomendados

Fiquei com algumas dúvidas após ler todo o tópico.

Primeiro? eu tenho 512MB de ram divididos em dois pentes de 256, um de 8 chips e outro de 16 chips. Então como configurar o Bank Interleave, ou melhor não mexer pela diferença dos pentes?

Depois, a quantidade de chips de cada lado não seriam os ranks? Isso pois o Everest mostra, no pente de 8 chips, que ele tem 1 rank e 4 banks. E no de 16 que tem 2 ranks e 4 banks.

Depois, essa qtde de chips parece afetar alguma coisa no desempenho, olhem só a deferença entre o primeiro pente:

E o segundo pente:

Dá pra ver que a taxa de atualização do pente com menos chips é menor, isso significa que ele tem um desempenho melhor?

post-20871-13884912132056_thumb.jpg

post-20871-13884912133391_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos,

Me desculpem a demora. Não recebi notificação de mensagens desse tópico... :(

Evandro Xita

Mas agora não sei porque os DS são mais lentos.. mesmo se manter o comand rate.

E os DS serem 128 bits é só em tese né ? São 2 de 64 e não um de 128 certo ?

Memórias Double Sided não são mais lentas...

No passado, eu já disse isso! Mas estava errado. E não me lembro de ter dito isso neste tópico...

Se disse, você lembra onde foi?! Realmente estava errado!

Memória DS tem dois bancos de 64! Isso não tem nada a ver com desempenho! simplesmente, possuem dois bancos! E como se fossem duas memórias SS em uma só! Mas isso em nada altera o desempenho!

Quando falamos que elas são 128bits é simplesmente por que elas ocupam dois bancos, mas isso não tem qualquer relação com desempenho! :D

Primeiro? eu tenho 512MB de ram divididos em dois pentes de 256, um de 8 chips e outro de 16 chips.

Então como configurar o Bank Interleave, ou melhor não mexer pela diferença dos pentes?

Regra do gargalo!

Você sempre configura na velocidade da mais lenta!

O mínimo de bancos que suas memos podem ser é 2bancos por chip!

Se assim for: bank interleave 2!

Você precisa ler o datasheet de sua memória, se não encontrar em algum programa essa informação! :D

Depois, a quantidade de chips de cada lado não seriam os ranks? Isso pois o Everest mostra, no pente de 8 chips, que ele tem 1 rank e 4 banks. E no de 16 que tem 2 ranks e 4 banks.

Sinceramente, eu não sei o que são ranks! :D

Pelas imagens e pela informações que você nos deus, dá para entender que são os bancos. Mas eu nunca pesquisei sobre o termpo para lhe dar certeza!

Perceba, Você tem um módulo que forma um banco! e com chips divididos em 4 bancos!

O outro, é um módulo com dois bancos e com chips divididos em 4 bancos!

A opção de Bank interleave para você é 4!

Depois, essa qtde de chips parece afetar alguma coisa no desempenho.

Dá pra ver que a taxa de atualização do pente com menos chips é menor, isso significa que ele tem um desempenho melhor?

Desempenho por quantidade de bancos por módulos, não altera em nada ao desempenho!

Já disse o contrário no passado, mas estava errado!

Já, quantos mais bancos os chips forem divididos internamente e foram seguidos de configurações em CMOS/Setup coerentes, maior será o desempenho! Pelos resultados dos testes que postei, podemos perceber que a melhoria é modesta. Mas existe!

Sobre a taxa de atualização não sei lhe responder, também nunca estudei!

A priore tenho uma dúvida: taxa de atualização será o tempo de refresh ou o tempo entre os refresh?!

Não sei lhe responder, se ele atualizar mais vezes.... isso pode diminuir um pouco o desempenho.

Ou se ele demorar mais tempo no refresh, isso também pode diminuiir um pouco o desempenho.

Num dos links em inglês, me lembro dele começar com a seguinte afirmação:

"Os maior problema das memórias dinâmicas não são as taxas de refresh, mas sim as altas latências!"

O refresh é muito rápido, milhares de vezes mais rápido que a latência!

:D

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não lembro ferjor..

Mas é por causa delas serem piores pra over :joia:

Refresh pode ser o ROW cycle num pode?

já perguntei isso antes em algum canto, mas ainda não vi resposta.

porque não usar memorias de 128 bits ou mais, assim como tem em placas de vídeo ?

Se não souber também de boa :joia:

Valeu pela ajuda :-BEER

Abrass :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, deve ser mesmo 4. A bios configurou automaticamente pra 4, então deve ser mesmo que ter chips de uma lado apenas não altera o númro de banks.

Mas se taxa de atualização baixa for pior então agora em diante só compro memórias com chips em ambos os lados, pra isso a placa mãe vai ter que ser bem generosa hehe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é por causa delas serem piores pra over :joia:

Você tá falando que memória Double Sided é pior para faze OC?!

OC de processador ou de memória?!

Nunca li nada sobre isso... nenhuma diferença desempenho...

Memória é uma matriz de capacitores, como se fossem apartamentos!

O processador é a portaria!

Se tem 10 andares... ou se tem 4... para interfonar demora o mesmo tando de tempo...

As informações são enderaçadas!

Em C, você pode brincar com ponteiros, e descobrir o enderço das variáveis que está guardando!

Na verdade, você pode endereçar para qualquer lugar... e até travar o sistema! :D:P

OC de processador... não vejo por que possa haver problemas...

Porém, em OC de memórias, as DS devem esquentar mais... talvez, seja isso!

Mas em desempenho, não há diferença!

:D

Refresh pode ser o ROW cycle num pode?

Não sei o que é isso! E ando numa preguiça de estudar! ... :D

porque não usar memorias de 128 bits ou mais, assim como tem em placas de vídeo ?

Muito simples!

Em computação, tudo é casado!

Memórias enviado mais informação, precisam que aquele que recebe, aceite mais informação!

Ou seja, a placa-mãe tem que suportar, o chipset e o processador!

Seria uma alteração em todas essas arquiteturas, e não apenas nas memórias!

Memórias DS forma dois bancos, mas ENVIAM 64bits da mesma forma que as SS!

Os processadores já aceitam 256bits por pulso de clock(efetivo!)! :D

4 de 64! ( P4 QDR ) ou 2 de 128 ( Dual Channel! )

:D

então deve ser mesmo que ter chips de uma lado apenas não altera o númro de banks.

Mas se taxa de atualização baixa for pior então agora em diante só compro memórias com chips em ambos os lados, pra isso a placa mãe vai ter que ser bem generosa hehe..

Veja bem!

São DUAS definições de BANCOS de memória completamente distintos!

Um diz respeito aos Módulos e outro diz respeito aos chips!

Um módulo pode formar apenas dois bancos!

Chips até quando estudava podiam ter até 8 bancos!

Não repetir as definições... estão lá trás... mas lembre-se um não tem nada a ver com o outro!

Mas se taxa de atualização baixa for pior então agora em diante só compro memórias com chips em ambos os lados, pra isso a placa mãe vai ter que ser bem generosa hehe..

Veja bem,

Você está usando um caso específico para supor uma verdade universal!

Não acredito que tenha relação entre módulos por banco e refresh!

E uma placa que aceite em número de bancos o dobro de números de slots é completamente normal!

Número limitado de bancos... eu via mais no passado, pelo menos nas máquinas que já trabalhei...

O que eu mais vi na vida foi problema de densidade e de vez em quando um limite de bancos!

Existem muitas dúvidas que eu tenho ainda... desta época que estudei para responder a este tópico, mas desempenho e quantidade de memória é uma coisa comprovada que não diminiu o desempenho!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ferjor, mais uma vez, obrigado ! :-BEER

As DS são piores pra over de memória segundo toda a galera da sessão de overclock hehehe

Sei la porque.. aquecimento pode ser, mas isso não tem a ver com dissipação e tensão ?

Não sei como são as DDR+que400, nos reviews que li elas esquentam muito, mas com "altas" vontagens.

Ótima analogia do prédio !!!

Da pra fazer isso programando ? Naassa ! :zoio:

Achei que quem soubesse isso era a controladora..

Agora entendi porque o duall-channel funciona muito bem e com comand rate 1 nos AMD 64 :joia:

valeu !!

Abrass :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A7V8X-X

Esta série foi o que destruiu o nome da ASUS!

O que deu problema... dor de cabeça... não está no gibi.

Depois dela, eu nunca mais recomendei ASUS para ninguém.

Nos meus últimos dias de trabalhos em loja... Vi que a ASUS volta a ter bons produtos! :D

Mas continuo com um pé atrás.

MSI e Soyo eu vi dar muito pau também!

Discutir marcas hoje... está cada vez mais difícil! :(

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...