Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa só usar Porta Serial mas meu NB não tem


Calíope

Posts recomendados

Estou com um Notebook TOSHIBA Satellite modelo A60-1591. Este produto não tem porta serial, mas eu utilizo um programa que só pode se comunicar por esta porta(é a única opção). Gostaria de saber se eu devo comprar uma "Placa PCMCIA com entrada Serial" ou se um "adaptador Serial/USB" resolveria ou será que nenhum dos dois serve.

Eu estou achando que não vai funcionar, mesmo eu comprando qualquer um dos dois itens, pois se este programa foi feito para se comunicar exclusivamente pela "Porta Serial" então na programação do programa foi especificado o "Endereço da Serial" (Ex. 03F8-03FF), por isso quando eu instalar a "Placa PCMCIA com entrada Serial", que tem outro endereço, não vai funcionar. :angry:

Isso é o que eu estou pensando, mas não tenho certeza. Gostaria de saber se realmente vai acontecer isso, e o que devo fazer pra fazer meu programa ter essa comunicação externa? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ter uma saida, com a placa PCI (o adaptador não sei como funciona, as vezes tem jeito tambem)

você vai ter que instalar o dispositivo e depois mudar o endereçamento dele no windows (gerenciamento de Hardware). Não é certeza que funcione (dependendo da configuração não é possivel alterar este tipo de parâmentro), mas a chance é boa.

Outra coisa que pode acontecer é no momento que você instalar um destes dispositivos o endereçamento dele ir direto para 03F8-03FF ou algum outro parecido (3e8, 2e8, 2f8) já que estes são endereços padrões para porta serial.

Tem uma solução segura... Tenho um note da toshiba com Celeron 600, 192MB RAM, HD 6GB, tela matriz passiva, PORTA SERIAL,... Quer trocar?? Tem o que você precisa e você nem precisa pagar mais por isso, é só trocar um note pelo outro... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por carvalhoso@18 jan 2005, 00:09

Pode ter uma saida, com a placa PCI (o adaptador não sei como funciona, as vezes tem jeito tambem)

você vai ter que instalar o dispositivo e depois mudar o endereçamento dele no windows (gerenciamento de Hardware). Não é certeza que funcione (dependendo da configuração não é possivel alterar este tipo de parâmentro), mas a chance é boa.

Outra coisa que pode acontecer é no momento que você instalar um destes dispositivos o endereçamento dele ir direto para 03F8-03FF ou algum outro parecido (3e8, 2e8, 2f8) já que estes são endereços padrões para porta serial.

Tem uma solução segura... Tenho um note da toshiba com Celeron 600, 192MB RAM, HD 6GB, tela matriz passiva, PORTA SERIAL,... Quer trocar?? Tem o que você precisa e você nem precisa pagar mais por isso, é só trocar um note pelo outro... :rolleyes:

Carvalhoso, brigado pela sua atenção. Porém como o cara vai trocar um notebook de uns 4000 reais por um de 1500?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por psYco@23 jan 2005, 19:24

Carvalhoso, brigado pela sua atenção. Porém como o cara vai trocar um notebook de uns 4000 reais por um de 1500?!

Hehe, lógico que isso foi uma brincadeira...

Se fosse serio nem teria postado aqui já que é proibido vendas e trocas nesta seção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Luciano A. Stertz@27 Jan 2005, 14:11

Desde que o teu notebook tenha uma porta USB (imagino que tenha), um conversor USB <-> Serial resolve o teu problema.

Mas será que vai funcionar mesmo? Pois quando se usa um USB como esse adaptador USB Serial que você tá falando, o software pode se referir a uma porta serial, mas ai ele vai ter que referir a porta USB para poder usar esse adaptador.

Será que esses adaptadores são uma emulação de porta serial ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

então pessoal to com este problema também! Tenho um notebook sem porta serial, e tenho um software para controle de um forno de proteses dentarias, este software só trabalha com portas seriais, e o meu cliente comprou um cabo serial-to-usb para tentar resolver o problema, porém não esta adiantando, e o suporte do software disse que o melhor é comprar uma plca serial PCMCIA. Conversando com alguns amigos eles disseram que estes cabos não são bons pois criam umas porta serial lógica e se o software foi desenvolvido para conversação direta com a porta serial fisica isto é meio impossivel. Realmente é impossivel ou existe alguma possibilidade de fazer esta conversação USB TO SERIAL sem comprar a placa PCMCIA, li as respostas o rapaz citou este conversor da IBM mas não citou como ele é?

Tks pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de usar canal serial eu já levei tanto na cabeça que aprendi um bocado, e lhes digo, até agora não descobri algo que funcione para todos, porém é o seguinte:

Eu programo PLCs, vários, e todos eles tem cada um sua própria ferramenta de programação e todos usam canal serial...

O que eu uso são adaptador usb>serial, só que alguns funcionam em uns e outros em outros, tenho três adaptadores, mas o que funciona com quase todos é o da Belkin.....

Outro dia um amigo que também já apanhou bastante disso, disse que o adaptador usb>serial da Clone é o melhor que ele encontrou, mas eu ainda não testei. Era isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...