• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Guilherme Paula

Dúvidas sobre o Debian 3.0 r2

10 posts neste tópico

Olá, eu uso o Kalango Linux, e gostaria de aprender mais da "base" do sistema. Mas estou com receio de instala-lo aqui, pois o meu conhecimento no Linux se restringe ao ambiente gráfico, e poucos comandos do console. Me indicaram o Debian CDD, mas ele é meio otimizado para o Gnome, e como eu só gosto do KDE, e que eu precisaria configurá-lo do 0, eu ou instalar o Debian normal mesmo. E a partir disso me surgiram umas dúvidas.

1º) Quais daqueles 7 CD's são necessarios para instalar o sistema ?

2º) Para que serve cada CD ?

3º) É muito difícil de instalar e de mexer como todo mundo diz ?

4º) Quando te espaço em disco é necessário ?

5º) Da pra ir instalando só os pacotes que eu preciso (tipo o instalador do Mandrake), ou instala tudo de uma vez só (como o Kurumin) ?

6º) Precisarei instalar os drivers manualmente ? Ou ele ja reconhece ?

7º) Ele é em português do Brasil ?

8º) Essa versão r2 é a versão estável ?

9º) Caso sim, qual então vem com os pacotes mais atualizados ?

Por enquanto só são essas dúvidas, conforme for eu posto mais.

Quem souber algumas dessas respostas, mesmo que não seja todas, poste por favor.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha o CDD, eu nunca usei.

Atualmente eu uso o SARGE, e aconselho você a usá-lo.

você só precisa do primeiro cd, pega ai o link para fazer o download:

http://cdimage.debian.org/pub/cdimage-test...386-netinst.iso

e pronto.

Ele é em português (e brasileiro), também é bem simples de instalar. Você só precisará instalar o que quiser, use o dselect, ele é bem simples.

Se você quiser, também poderá usar o apt-get, que também é muito simples:

por exemplo para instalar o kde:

apt-get install kde

pronto, ele já vai baixar todas as dependências e vai te entregar instalado.

Quanto ao espaço eu não sei o mínimo, mas tudo depende muito do que você vai instalar.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

uhm, muito obrigado edmafer, estou pegando aqui, e mais tarde tentarei instalá-lo.

Outras coisas.

Ele tem um Qtparted na instalação ?

Ele vem com o KDE ?

Vou ter que configurar a Velox no muque ?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo suas perguntas...

Ele vem com Kde sim, se não me engano

Tem um particionado bem simples na instalação .)

Quanto ao velox, o 'normal' seria só adsl-setup e depois adsl-start

Estou pegando o meu debian sarge pra instalr direto do hd..sem queimar cd....

Aí depois posso te dizer sobre o velox hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Este cd que você está baixando, na verdade somente vem a instalação básica, ou melhor dizendo, somente o que é necessário para o computador funcionar.

Assim que você terminar a instalação, faça a seguinte sequência de comandos para você poder instalar o gráfico:

apt-get update

---

apt-get install x-window-system kde-i18n-ptbr kdm

---

Desta forma ele fará o download e a instalação de todas as dependências para instalar o modo gráfico no seu Debian.

Se você preferir você pode usar o dselect, ele faz a mesma coisa que o apt-get, só que ele mostra uma lista de tudo que é possível instalar.

Comandos para te ajudar com o dselect:

/ - Tecle barra e depois a palavra a ser pesquisada

\ - Repete a última consulta

+ - Marca um pacote para ser instalado

- - Desmarca, ou desinstala um pacote

_ - Desinstala um pacote e todas as suas configurações e dependências

Estes são os básicos, para mais comando dá uma olhada na ajuda do dselect e do apt-get

man dselect

man apt-get ou apt-get --help

Pronto, sobre o qtparted, você pode instalá-lo fácilmente com o dselect, para ver todos os pacotes disponiveis no Debian viste o site www.debian.org e dá um olhada em pacotes.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou baixando a netinst, não me agradou baixar várias coisas para a instalação hehe

To baixando as iso normais e fazendo um process para instalar direto do hd

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por edmafer

Este cd que você está baixando, na verdade somente vem a instalação básica, ou melhor dizendo, somente o que é necessário para o computador funcionar.

Bem, eu peguei o CD do Sarge completo, até porque o link que você me deu está quebrado.

Mesmo esse, eu precisarei instalar o ambiente gráfico ?

-- Editado --

E outra coisa, qual o MD5 desse CD ? No instalador, quando eu pedi para checar a integridade do CD, falou que estava com dados corrompidos. Será que é por causa do CDRW que eu usei ?

Nesse site de um tal de jigdo está dando:

484d6044ac4a220e51e5ea9054042ecc

E o meu está dando:

c66db0c644abc563bf25df2bd93bff37

:tantan:

E agora ? Que Jigdo é esse ?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando você estiver instalando, em uma das etapas ele vai te perguntar o que você quer instalar, ele te dá algumas opções, como por exemplo:

Ambiente gráfico, Servidor WEB e etc.

Eu não sei se ele vai pegar direto do CD, ou se ele vai baixar da internet. Até por que eu sempre preferi baixar a instalação básica, e somente fazer download daquilo que me interessa.

A instalação do Gráfico eu sempre fiz como te explicitei acima.

Quanto ao MD5, eu não vou saber te dizer onde tu vai achar, mas quanto ao jigdo, é uma outra forma de instalação, que também não conheço.

Infelizmente não vou poder ajudá-lo muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0