• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
knaack

Operacao com dois HD no XP. Ajuda por favor

12 posts neste tópico

Salve a todos.

Amigos, estou com precisando de uma ajuda para operar com dois HD no mesmo micro. Minha duvida é como colocar essa encrenca toda para funcionar de sorte a escolher na hora do boot, com qual disco - e conseqüente aplicativos, formatação de dados, drives e etc e tal vou operar,dependendo é claro de qual HD.

Por hora minha situação é a seguinte. Já estou com os dois discos instalados no micro. Um deles esta configurado como máster e o outro como slave. O slave veio de outro micro. Qual o próximo passo? Meu sistema é o XP.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano, tipo, não estou entendendo bem sua pergunta... <_<

O que você está querendo??? :help:

Tipo, você vai suar dois sistemas operacionais?

Ou você quer é utilizar só um sistema, mas quer armazenar arquivos em outro HD?

:bored:

O que realmente você está pretendendo fazer?? Seja mais claro.... :tantan:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom acho que na config original da bios o Boot será dado no Master... então deixa td instalado nele, Win, drives, etc... Mais acho que dá para setar o boot no slave!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por Dj Rayke@18 jan 2005, 11:07

Mano, tipo, não estou entendendo bem sua pergunta...  <_<

O que você está querendo???  :help:

Tipo, você vai suar dois sistemas operacionais?

Ou você quer é utilizar só um sistema, mas quer armazenar arquivos em outro HD?

:bored:

O que realmente você está pretendendo fazer?? Seja mais claro....  :tantan:

Meu amigo, não é nada muito complexo! Pretendo colocar o XP em dois discos diferentes, duas instalações diferentes, sofwares adicionais diferentes e etc e tal, porém habitando o o mesmo micro – placa mãe, vídeo, memória.... A duvida é: poderei escolher na hora do boot com qual HD irei iniciar o sistema? Se sim , como configurar os HD e demais opções para conseguir este efeito?

O problema não é a criação de espaço adicional, mas sim da escolha de boot e aplicativos. Porque? Simples novamente; quando se tem crianças em casa e elas querem operar o seu micro e você não tem dinheiro para compara dois micros, me disseram que esta poderia ser uma boa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, agora eu entendi...

Tipo, se for o mesmo sistema operacional, ele não vai instalar não...

tem que ser sistemas operacionais diferentes, mesmo que você tente instalar em HDS diferentes, o mesmo sistema operacional, principalmente XP, não vai permitir você executar essa instalação...

Porque ele preenche a MBA do HD e quando identifica o mesmo SO ele substitui a MBA não deixando um dos SO bootar

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por knaack@18 jan 2005, 11:25

Meu amigo, não é nada muito complexo! Pretendo colocar o XP em dois discos diferentes, duas instalações diferentes, sofwares adicionais diferentes e etc e tal, porém habitando o o mesmo micro – placa mãe, vídeo, memória.... A duvida é: poderei escolher na hora do boot com qual HD irei iniciar o sistema? Se sim , como configurar os HD e demais opções para conseguir este efeito?

O problema não é a criação de espaço adicional, mas sim da escolha de boot e aplicativos. Porque? Simples novamente; quando se tem crianças em casa e elas querem operar o seu micro e você não tem dinheiro para compara dois micros, me disseram que esta poderia ser uma boa opção.

joga os dois HDs como master..... e faz a instalacao do zero... vai demorar um pouco mais a instalacao.. mas vai ficar beleza....

na instalacao... você escolhe o HD de menor tamanho.... e se um hd tiver 20 GB e outro de 40..... o de 40 vai ficar com 20 de particao.. e o resto vai ficar como não alocado...

ou você pode instalar o xp e as atualizacoes num HD.... depois usar o ghost para fazer a copia....

depois de tudo OK nos dois HDs.. e colocar o segundo hd como slave... você precisa criar o boot.ini na raiz do C: do hd primario....

tudo vai ficar beleza...

Até.

Joao Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

depois usar o ghost para fazer a copia....

Realmente, um ótimo programa para clonar HD.

Sempre utilizo ele, quando hpa necessidade de instalações similares.

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Hum.. ok.

Já sei que terei que formatar um dos HD;

Depois jamper e instalar ambos em IDE diferentes e como Master.

Mas continuo a perguntar: vou poder escolher qual dos HD´s utilizarei para dar o boot? se sim (meu objetivo) como o faço? terie que entar na BIOS sempre antes de dar o Boot?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Knaack:

Vou discordar do colega acima (Dj Rayke). É possível sim instalar dois sistemas operacionais em uma mesma máquina. Principalmente se forem os dois Win XP!!! Coloque o disco de instalação do Win XP e, ao instalar, você será informado que já existe um sistema operacional ativo na máquina (normalmente no drive c:). Então selecione uma outra partição (no outro disco) e faça a instalação normalmente (SEM MEXER NO HD QUE CONTÉM O PRIMEIRO SISTEMA). O processo de instalação será normal. Agora a sua dúvida: o próprio Win XP gerencia o BOOT. Ele vai reconhecer que existe mais de um sistema instalado e perguntará, logo após a tela do setup da placa-mãe, com qual sistema você quer trabalhar. Note que, se forem os dois sistemas idênticos (por exemplo WIN XP PRO), aparecerão dois nomes IDNTICOS DO SISTEMA OPERACIONAL. Basta lembrar que a primeira linha se refere ao último sistema que foi instalado. você terá normalmente 30 segundos para escolher com qual sistema dar o BOOT. Caso contrário o último será escolhido por defaut. Note que, se um dos sistemas for o Win 98, esse deve ser instalado PRIMEIRO (o WINXP VEM SEMPRE POR ÚLTIMO POIS É ELE QUE VAI GERENCIAR O BOOT!!!).

Te cuida e poste se funcionou.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para ter certeza: Estamos falando de dois HD diferentes, certo? :D O que muda do tradicionalmente utilizado que andei pesquisando é que sempre darei boot com o XP, mas, é claro, com um disco por vez ( ou por boot, como queira ).

Minha duvida, adicional, é como instalar os dois na placa mãe. Há a necessidade de colocar 1 como IDE 1 MASTER e o outro como IDE 2 MASTER, ou dá para colocar os dois na mesma IDE- um como master e o outro como slave ? Pode parecer meio ***** esta pergunta, mas apenas o faeri caso seja muito melhor separá-los em IDE diferentes. Acho que vai ficar complicado o cabeamento dentro da máquina. Ainda tenho uma leitora de CD e uma COMBO - na parte superior do gabinete e os discos na parte inferior, separados por uma leitora de disquete . Já viu né .. tá uma zona só ! :tantan:

Compartilhar este post

Link para o post

você não precisa colocar os dois como master(apesar de ter como: basta fazer os jumpers corretamente) faça um master e um slave e faça o que o colega "oha" falou que tudo dará certo!!

quando se tem crianças em casa e elas querem operar o seu micro e você não tem dinheiro para compara dois micros, me disseram que esta poderia ser uma boa opção.

você não precisa de dois hds pra isto!! basta colocar senha pra você e criar uma nova conta pra suas crianças!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o colega fabio.barroso. Também tenho dois HD´s e dois drives. A instalação fica muito boa assim:

coloca os dois HD´s na IDE primária(um como master e outro como slave) e os drives de CD/DVD na secundária(um como master e outro como slave). Depois instala só UM XP e cria uma conta de usuário para você e outra para as crianças.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0