• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Skater17

Clock inferior, porém com mais desempenho

6 posts neste tópico

Galera,

Sabemos que os processadores da AMD, desde os athlons xp, mesmo com clocks inferiores ao do concorrente, possui performance equivalente ou superior. OK. O ponto não é discutir quem é melhor e tal... não! Chega disso.

Gostaria de saber qual arquitetura a AMD utiliza? Como consegue, com pouco clock (baixa frequência), um bom nivel de performance? Conheço + ou - os processadores da AMD, e tal, mas alguém teria uma luz ai?

Abraços :bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De uma olhadinha pra cima quando você entrar no fórum e você verá tópicos fixos. Ali tem um com as respostas que você busca.

Fischer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simplificando...

A diferença entre o desempenho do Athlon com clock menor é o Pentium 4 com clock maior é devido ao numero de pontes (estágios, pipes) que tem a mais no Pentium 4 em relação ao Athlon...

É como se o P4 tivesse umas 20 pontes desta interna e o Athlon umas 13. Ai para realizar uma instrução tem que passar por todas estas pontes.

Se você tiver 40 instruções sem uma depender da outra ai o desempenho do P4 deve ser bem maior, já que o clock dele é maior. Neste caso na hora que a primeira instrução tá na terceira ponte a segunda já está na segunda e a terceira na primeira...

Se você tiver as mesmas 40 instruções, mas a segunda depende da primeira, a terceira da segunda, a quarta da terceira,... Ai o athlon deve ser mais rápido pois ele leva menos tempo para executar cada uma das instruções e tem que esperar a primeira instrução terminar para a segunda começar. Ai o clock mais alto do P4 é prejudicado pelo número maior de estágios do processador.

A velocidade de uma instrução é +- o clock do processador vezes o número de estágios.

Ps.: Não sei exato quantos estágios tem no P4 e no Athlon.

Ps2.: Provavelmente é este o motivo do Pentium M ter desempenho parecido com o do P4 mesmo tendo quase metade do clock do P4.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O P4 tem um pipeline de 31 estágios e o Athlon de 7 estágios. O P4 só tem o clock que ele tem por causa do tamanho do pipeline, senão ele não conseguiria funcionar com tamanho clock.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pipeline do Athlon XP é divido em 10 estágios, o do Athlon 64 é dividido em 12.

Se eu não me engano, O Pentium 4 anterior ao Prescott é divido em 20 estágios e o Prescott em 30 estágios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0