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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

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9 posts neste tópico

A x800 e a radeon 9800Xt tem suporte para o shader 2.0 O Far Cry é um jogo baseado no modelo Shader 3.0 (DirectX 9.0C) e a geforce 6800ULTRA tem suporte para esse shader (o 3.0). Por que no Far cry as ATI se sairam melhor ja que como foi dito em outro topico ( não por min) elas tem uma tecnologia ''ultrapassada''?

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Até onde o Shader 2.0 ou o shader 3.0 fazem diferenca? Já que pelo que eu vi num fez nenhuma vantagem ter o suporte pro shader 3.0 e apanhar de uma VGA que tem suporte pro shader 2.0 no FAR CRY

:help:

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acho que talvez não faça diferença em desempenho, mas a qualidade de imagem deve ser superior e futuramente pode ter algum efeito que nos shader 2.0 não seja possível visualizar... o ruim é você pagar mais de 1000 reais em uma placa e sair algum jogo que você não pode ver tal coisa porque ela não possui tecnologia para isso...

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Postado Originalmente por fcontato@18 jan 2005, 22:11

acho que talvez não faça diferença em desempenho, mas a qualidade de imagem deve ser superior e futuramente pode ter algum efeito que nos shader 2.0 não seja possível visualizar... o ruim é você pagar mais de 1000 reais em uma placa e sair algum jogo que você não pode ver tal coisa porque ela não possui tecnologia para isso...

e essa tecnologia que a X800 tem num ajuda em nada?

Em compensação, o Radeon X800 traz um recurso que não existe no GeForce 6800, que é o mapeamento normal (normal map). Os mapas normais são texturas especiais usadas para adicionar mais detalhes às superfícies tridimensionais, em especial superfícies que precisam ser desenhadas com imperfeições, como os lábios ou a pele. O mapeamento normal é implementado nos chips da série Radeon X800 usando a tecnologia de compressão 3Dc, gerando maior realismo na imagem, como você pode ver na Figura 3.

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se eu não me engano o Farcry não da suporte total ao Ps 3.0 , somente alguns efeitos. O game Stalker q vai ser lançado no meio desse ano vai rodar na API Direct3d e terá suporte total ao Ps 3.0 , o jogo tem o patrocinio da nvidia e possivelmente vai rodar melhor nas Geforce 6.

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Acho que a tendência agora é o uso do Shader 3.0... não acredito que o normal map vai ter tanto uso quanto ele...

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Postado Originalmente por fcontato@18 jan 2005, 22:19

Acho que a tendência agora é o uso do Shader 3.0... não acredito que o normal map vai ter tanto uso quanto ele...

sim , sem duvida o Ps 3.0 será bem mais utilizado. Segundo a ATI a utilização dos recursos do pixel shader 3.0 fazem o desempenho da placa cair muito , a firma quer fazer um chip no qual possua o Ps 3.0 e q não tenha queda no desempenho quando ele é usado.

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as placas da ATI se dao bem nesse jogo porque ele foi desenvolvido com uma ajuda ($$$$$) da valve...se voce ler na area de jogos vai até ver como transformar sua geforce numa ati pra rodar o jogo melhor

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Bom, Far Cry usa pouquíssimas funções em SM2.0 e SM3.0, a maioria dos efeitos pode ser obtida usando Pixel Shader 1.1.

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