• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
trindadedavi

Sobre Clusters!

8 posts neste tópico

Gente, li em um site q a partição FAT 32 e a melhor pra instalar o asrquivos d programa e o propio win pra quem quer maior desempenho, e não requer muuuita segurança para seus arquivos....

Eu tenho um HD grande (Seagate Barracuda 120GB), e tenho o partition magic, tem jeito d aumentar o tamanho dos clusters na partição NTFS???

E se eu fizer isso ganharei desempenho????

E o espaço do disco diminui muito???

E mais uma coisa, almentando o tamanho dos clusters na partição NTFS, compensa usa esta partição para o win e intalações, em vez da FAT 32, que por ser mais simples e limitada e mais rápida....

Pra concluir qual a melhor repartção para o windows no meu caso????

Vale lembra q eu não faço questão d muita segurança pois meus arquivos importantes estão em uma outra partição ja NTFS.....

Obrigado....

Davi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema operacional Windows NT também possui o seu próprio sistema de arquivos, denominado NTFS (New Technology File System). A vantagem destes sistemas de arquivo é que não há desperdício em disco, pois não há clusters: a menor unidade de alocação é o próprio setor de 512 bytes.

http://geocities.yahoo.com.br/conexaopcpc/...arquivo_fat.htm

trindadedavi, faça uma leitura na Página aí de cima, onde há uma pequena explicação sobre os sistemas de arquivos...

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Fragoso, muito obrigado pela sua explicação cara, e seu link com certeza e muito interessante.....

Mas acho q a culpa foi minha por não ser claro e muito embolado.... :unsure:

Olha, a dúvida real mesmo é, o q é um cluster, e se no tipo d formato NTFS, se aumentado seu tamanho pelo partition magic o q acontecera? :rolleyes:

Uma coisinha concertando o link, o windows XP Pro reconhece o formato FAT32... :D

Mutio Obrigado...

Davi

aí, gente o que me gerou toda essa dúvida é porque eu li no site do baboo (excelente site) que o windows roda com um maior desempenho em unidade q tem formato FAT32 por ser uma partição mais simples e limitada, para aqueles não faz muita questão d segurança para seus dados em, por exemplo, no caso d uma pane no pc.......

Estou pensando em usa o partition magic no meu pc pra colocalo em FAT32, mas surgiu uma duvida, se eu aumentar o tamanho do cluster pelo partition magic no formato NTFS mesmo, eu ganharia desempenho ou espaço??? Já q a partição NTFS e ilimitada......

Por favor, ajudem.....

Já agradeço.....

Editado por Libra
União de posts.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto menor os clusters, mais arquivos fragmentados, menor desempenho...

Maiores clusters, menus arquivos fragmentados, maior desempenho. A concequencia acho que é o desperdicio de espaço.( se tiver arquivos pequenos)

Clusters grandes serve para partições onde será armazenados arquivos grandes ( ex. vídeos) e é um erro colocar clusters grandes onde será armazenados vários arquivos pequenos.... ( ex. arquivos do windows, arquivos de programas, jogos, etc....)

Ou seja, coloque clusters grandes se você for armazenar arquivos grandes nessa partição......

blocos

Ou seja, clusters menores= + blocos , mais demorado pro hd vasculhar

clusters maiores= - blocos , é mais rápido, mas acho que se perde espaço com isso.......

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por z3cU3c4@20 jan 2005, 11:32

Quanto menor os clusters, menor arquivos fragmentados, menor desempenho...

Maiores clusters, mais arquivos fragmentados, maior desempenho.

Clusters grandes serve para partições onde será armazenados arquivos grandes ( ex. vídeos) e é um erro colocar clusters grandes onde será armazenados vários arquivos pequenos.... ( ex. arquivos do windows, arquivos de programas, jogos, etc....)

Ou seja, coloque clusters grandes se você for armazenar arquivos grandes nessa partição

A ta, valeu mesmo cara!

MAs aqui cara...

Cta querendo dizer ai q arquivo fragmentado da desempenho.... :blink:

Se for cara o q você quis dizer ta errado cara......

valeu

Editado por Libra
União de posts.

Compartilhar este post

Link para o post

clusters maiores= - blocos , é mais rápido, mas acho que se perde espaço com isso.......

É verdade.

Infelizmente, existe essa relação, mas cogita-se em uma nova tabela de alocação de arquivos, sucessora da NTFS.

Só não lembro o nome.

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por z3cU3c4@20 jan 2005, 17:27

Hehe, me enganei! editei lá.......

falou

até mais.....

Sem problemas cara...

Muito obrigado pela atenção...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0