• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Skater17

Fonte c/ PFC - Discussão

6 posts neste tópico

Galera,

Eu já li o artigo nesse tópico de fórum sobre a discussão de fontes com PFC ativo ou passivo e tal...ok. Mas, e como fica a situação, depois que o Gabriel Torres colocou no ar o artigo sobre fontes com PFC?

Ele mencionou que a correção no fator de potência não está relacionado com a eficiência. Mas, se não está relacionada, então...

Eficiência sim, mexe com a temperatura da fonte. "Isso significa que fontes com um índice de eficiência maior irão gerar menos calor no interior do gabinete do que fontes com um índice de eficiência inferior. "

Eu pensei que com o PFC, a fonte iria dissipar menos calor possível, mas acho que estou enganado, pois de acordo com o artigo do CDH...

Alguém sabe como ficou essa história toda?

Abraços :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário, uma fonte com PFC esquenta mais! Afinal, são MAIS circuitos por onde passa corrente, submetidos a uma tensão (P=VxI)...

O que o PFC faz é o que o artigo do CDH disse, é um bom negócio para a concessionária de energia. Será para NÓS o dia que os mortos de fome das eletros...etc cobrarem pelos reativos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão é simples de resolver. Quem achar que o PFC de nada serve, compra sem PFC. Eu, e muitos outros, iremos de PFC....então....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Circuito de PFC não é ventilador... ao contrário, como disse o colega acima, a fonte esquenta até mais.

Se corrigir potência aparente gerasse menos calor, então teríamos chuveiros elétricos que funcionassem com potência aparente, com um circuito que piorasse o fator de potência ou consumisse a potência aparente, pois ela não é taxada para consumidores residenciais e assim todos teriam água quente sem pagar por isso...

Fontes com PFC são uma boa pedida, porque tudo indica que futuramente consumidores residenciais serão taxados da mesma forma que os europeus, mas a diferença de preços ainda mata qualquer vontade de adquirir uma fonte dessas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Satoru,

Realmente, o preço é um negócio bem delicado...

E outra coisa... eu não sabia que com PFC a fonte esquentava mais...nossa!! :blink:

MAs bacana trocar informações aqui... :bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, aquece mais. No circuito do PFC, na parte de força bruta, são incluídos componentes de alta potência, tais como, transistores(não observei a função nem o tipo), que por trabalharem com alta potência, dissipam bastante calor.

Estou pensando em refazer um teste simples que já fiz, para confirmar uma suspeita já anunciada. Pretendo medir o consumo do PC no circuito de entrada, antes da fonte, usando a ST400WAP e uma Sattélite 500W LCB 500E modificada. É um teste bem simples e não muito técnico, mas muito prático, pois medirei a corrente que sai da tomada e vai para todos os componentes que estiverem conectados nela. O detalhe dessa medição é que apenas a fonte será trocada. Todos os demais ítens serão os mesmos. Veremos!

PS.

Pronto pessoal. Fiz o que havia prometido e o resultado é esse.

O PC é o mesmo e com os mesmos componentes ligados.

Com a SevenTeam400WAP:

V = 210.4V

I = 1.11A

P = V x I = 233.54W

Com a Sattélite LCB 500E(modificada):

V = 209.0V

I = 0.97A

P = V x I =202.73W

* Houve uma insignificante diferença no hardware. Um pequeno fan da PV permaneceu desligado e o fan da fonte ST é de 120mm. Pode-se aceitar, e isso tenho condição de garantir, que a carga representada era a mesma.

Conclusão!

Apesar dos resultados terem ido contra minha teoria ou suspeita anterior, tá ai o resultado que considero o mais próximo possível da realidade.

A diferença considerável deve ter suas razões. Como foi usado o mesmo multímetro em ambas as medições, o hardware era quase que perfeitamente idêntico(vide *) e assim, desconsiderarei que uma ST com PFC "consuma" menos que uma Sattélite, como acreditava anteriormente.

Seguem screen com detalhes das voltagens em IDLE das duas fontes:

Sattélite

%7Boption%7Dhttp://img85.exs.cx/img85/699/sattlite8xd.jpg' border='0' alt='' />

SevenTeam

%7Boption%7Dhttp://img85.exs.cx/img85/9697/seventeam8dc.jpg' border='0' alt='' />

Com isso, encerro qual quer dúvida minha, quanto ao fato da fonte PFC consumir menos que uma não PFC. Fica apenas a questão da diferença de modelos.

Lembro que esse tipo de medição depende do instante em que são capturadas as leituras! Mesmo assim, atribuo a diferença ao conteúdo de cada circuito.

PS. Pessoal. Para uma coisa essa medição serviu! A potência calculada acima, apesar de não ser considerada de alta precisão, mostra o que de fato consome o PC, lembrando ainda que o monitor de 17 pol está incluído nos valores. A medição de corrente foi feita com o PC em idle(apenas mostrando a área de trabalho). Já as voltagens, foram tomadas na tomada(PC desligado) e podem trazer alguma pequena variação normal em circuitos residenciais.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0