Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte c/ PFC - Discussão


Skater17

Posts recomendados

Galera,

Eu já li o artigo nesse tópico de fórum sobre a discussão de fontes com PFC ativo ou passivo e tal...ok. Mas, e como fica a situação, depois que o Gabriel Torres colocou no ar o artigo sobre fontes com PFC?

Ele mencionou que a correção no fator de potência não está relacionado com a eficiência. Mas, se não está relacionada, então...

Eficiência sim, mexe com a temperatura da fonte. "Isso significa que fontes com um índice de eficiência maior irão gerar menos calor no interior do gabinete do que fontes com um índice de eficiência inferior. "

Eu pensei que com o PFC, a fonte iria dissipar menos calor possível, mas acho que estou enganado, pois de acordo com o artigo do CDH...

Alguém sabe como ficou essa história toda?

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário, uma fonte com PFC esquenta mais! Afinal, são MAIS circuitos por onde passa corrente, submetidos a uma tensão (P=VxI)...

O que o PFC faz é o que o artigo do CDH disse, é um bom negócio para a concessionária de energia. Será para NÓS o dia que os mortos de fome das eletros...etc cobrarem pelos reativos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuito de PFC não é ventilador... ao contrário, como disse o colega acima, a fonte esquenta até mais.

Se corrigir potência aparente gerasse menos calor, então teríamos chuveiros elétricos que funcionassem com potência aparente, com um circuito que piorasse o fator de potência ou consumisse a potência aparente, pois ela não é taxada para consumidores residenciais e assim todos teriam água quente sem pagar por isso...

Fontes com PFC são uma boa pedida, porque tudo indica que futuramente consumidores residenciais serão taxados da mesma forma que os europeus, mas a diferença de preços ainda mata qualquer vontade de adquirir uma fonte dessas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, aquece mais. No circuito do PFC, na parte de força bruta, são incluídos componentes de alta potência, tais como, transistores(não observei a função nem o tipo), que por trabalharem com alta potência, dissipam bastante calor.

Estou pensando em refazer um teste simples que já fiz, para confirmar uma suspeita já anunciada. Pretendo medir o consumo do PC no circuito de entrada, antes da fonte, usando a ST400WAP e uma Sattélite 500W LCB 500E modificada. É um teste bem simples e não muito técnico, mas muito prático, pois medirei a corrente que sai da tomada e vai para todos os componentes que estiverem conectados nela. O detalhe dessa medição é que apenas a fonte será trocada. Todos os demais ítens serão os mesmos. Veremos!

PS.

Pronto pessoal. Fiz o que havia prometido e o resultado é esse.

O PC é o mesmo e com os mesmos componentes ligados.

Com a SevenTeam400WAP:

V = 210.4V

I = 1.11A

P = V x I = 233.54W

Com a Sattélite LCB 500E(modificada):

V = 209.0V

I = 0.97A

P = V x I =202.73W

* Houve uma insignificante diferença no hardware. Um pequeno fan da PV permaneceu desligado e o fan da fonte ST é de 120mm. Pode-se aceitar, e isso tenho condição de garantir, que a carga representada era a mesma.

Conclusão!

Apesar dos resultados terem ido contra minha teoria ou suspeita anterior, tá ai o resultado que considero o mais próximo possível da realidade.

A diferença considerável deve ter suas razões. Como foi usado o mesmo multímetro em ambas as medições, o hardware era quase que perfeitamente idêntico(vide *) e assim, desconsiderarei que uma ST com PFC "consuma" menos que uma Sattélite, como acreditava anteriormente.

Seguem screen com detalhes das voltagens em IDLE das duas fontes:

Sattélite

%7Boption%7Dhttp://img85.exs.cx/img85/699/sattlite8xd.jpg' border='0' alt='' />

SevenTeam

%7Boption%7Dhttp://img85.exs.cx/img85/9697/seventeam8dc.jpg' border='0' alt='' />

Com isso, encerro qual quer dúvida minha, quanto ao fato da fonte PFC consumir menos que uma não PFC. Fica apenas a questão da diferença de modelos.

Lembro que esse tipo de medição depende do instante em que são capturadas as leituras! Mesmo assim, atribuo a diferença ao conteúdo de cada circuito.

PS. Pessoal. Para uma coisa essa medição serviu! A potência calculada acima, apesar de não ser considerada de alta precisão, mostra o que de fato consome o PC, lembrando ainda que o monitor de 17 pol está incluído nos valores. A medição de corrente foi feita com o PC em idle(apenas mostrando a área de trabalho). Já as voltagens, foram tomadas na tomada(PC desligado) e podem trazer alguma pequena variação normal em circuitos residenciais.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...