Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de proteção em transformador


Dead Overlord

Posts recomendados

Tenho um transformador 220v-110V de 500W (comprado em HyperMercado mesmo) e cometi o erro de ligar um lava-jato de 1600W nele!

É um trafo de uma entrada e duas saidas, uma de 110V e outra de 220V.

Ele parou de funcionar imediatamente após eu ter ligado ele. Ao abrir a caixa de plástico que protege o trafo pude ver que tem um circuito muito simples na sua entrada. Este circuito tem um relé, alguns diodos, resistores, um CI NE555P e um componente que parece um capacitor cerâmico mas bem maior (na placa diz V1 no lugar deste componente).

Alguém aqui sabe o que é este componente que parece um capacitor cerâmico?

É que acho que este é um circuito de proteção para o trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal eu achei o datasheet do componente que falei, ele é um Varistor.

%7Boption%7Dhttp://us.100y.com.tw/product_jpg_big/A002029.jpg' border='0' alt='' />

Mas eu não sei para que serve este tipo de componente.

Clique aqui para ver a página que tem o datasheet desse componente.

Alguém aqui sabe para que serve um Varistor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead Overlord@21 jan 2005, 22:39

aí pessoal eu achei o datasheet do componente que falei, ele é um Varistor.

%7Boption%7Dhttp://us.100y.com.tw/product_jpg_big/A002029.jpg' border='0' alt='' />

Mas eu não sei para que serve este tipo de componente.

Clique aqui para ver a página que tem o datasheet desse componente.

Alguém aqui sabe para que serve um Varistor?

Ele estava na entrada? Então é um NTC e não um varistor, varistor fica na saida! O varistor tem a função de entrar em curto quanto a tensão da saida sobe muito para forçar a queima do fusivel ou desarmar o sistema dependendo do aparelho. O NTC tem a função de evitar picos de correntes repentinos na entrada, fazendo com que a sua resistencia diminua conforme sua temperatura aumente, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@21 jan 2005, 23:22

Ele estava na entrada? Então é um NTC e não um varistor, varistor fica na saida! O varistor tem a função de entrar em curto quanto a tensão da saida sobe muito para forçar a queima do fusivel ou desarmar o sistema dependendo do aparelho. O NTC tem a função de evitar picos de correntes repentinos na entrada, fazendo com que a sua resistencia diminua conforme sua temperatura aumente, ok?

entendi obrigado.

Agora eu não sei se estava na entrada... Vou ter de olhar o circuito melhor.

O que importa é que é um varistor sim e acho que, segundo o que você disse, se eu trocar ele o trafo vai voltar a funcionar, levando em consideração a forma como eu estraguei o trafo. Estou certo ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@22 jan 2005, 11:49

O varistor pode ser colocado também na entrada. Se o trafo não liga mais, pode ter queimado o primário. Já verificou se esses componentes não são para retificação? Se forem, a tensão de saída seria DC. Analise bem o circuito e veja se a saida é AC ou DC!

Mas o varistor na entrada não seria para proteger do sobrealimentação na entrada? É que o ocorrido que ele discreveu foi sobrecarga na saida, muito parecido com o meu problema da fonte satellite que fez o NTC ir pro espaço. Mas uma coisa da para ter certeza, o varistor vai estar ligado em paralelo e o NTC em série. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações,

Se num NTC a resistência diminui na medida em que a temperatura aumenta, a corrente seria cada vez maior. ;-)

Acredito que o Varistor, estando ligado na saída, não queimaria, porque, até que fosse atingida uma corrente suficiente para queimá-lo, o trafo já estaria arriado. E fora que, nos varistores queimados que já observei, a avaria fica bastante aparente.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O NTC diminue a resistência com o aumento da temperatura, mas não esqueça que não é ele que é a carga! Apenas está instalado em série com a carga para "frenar" o aumento brusco da corrente que a carga consome instantaneamente no momento da ligação do circuito.

O varistor, tanto pode ser usado na entrada quanto na saída, mas na entrada, protegerá todo o circuito, inclusive a saída!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...