• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Dead Overlord

Circuito de proteção em transformador

8 posts neste tópico

Tenho um transformador 220v-110V de 500W (comprado em HyperMercado mesmo) e cometi o erro de ligar um lava-jato de 1600W nele!

É um trafo de uma entrada e duas saidas, uma de 110V e outra de 220V.

Ele parou de funcionar imediatamente após eu ter ligado ele. Ao abrir a caixa de plástico que protege o trafo pude ver que tem um circuito muito simples na sua entrada. Este circuito tem um relé, alguns diodos, resistores, um CI NE555P e um componente que parece um capacitor cerâmico mas bem maior (na placa diz V1 no lugar deste componente).

Alguém aqui sabe o que é este componente que parece um capacitor cerâmico?

É que acho que este é um circuito de proteção para o trafo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aí pessoal eu achei o datasheet do componente que falei, ele é um Varistor.

%7Boption%7Dhttp://us.100y.com.tw/product_jpg_big/A002029.jpg' border='0' alt='' />

Mas eu não sei para que serve este tipo de componente.

Clique aqui para ver a página que tem o datasheet desse componente.

Alguém aqui sabe para que serve um Varistor?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Dead Overlord@21 jan 2005, 22:39

aí pessoal eu achei o datasheet do componente que falei, ele é um Varistor.

%7Boption%7Dhttp://us.100y.com.tw/product_jpg_big/A002029.jpg' border='0' alt='' />

Mas eu não sei para que serve este tipo de componente.

Clique aqui para ver a página que tem o datasheet desse componente.

Alguém aqui sabe para que serve um Varistor?

Ele estava na entrada? Então é um NTC e não um varistor, varistor fica na saida! O varistor tem a função de entrar em curto quanto a tensão da saida sobe muito para forçar a queima do fusivel ou desarmar o sistema dependendo do aparelho. O NTC tem a função de evitar picos de correntes repentinos na entrada, fazendo com que a sua resistencia diminua conforme sua temperatura aumente, ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por Hellmind@21 jan 2005, 23:22

Ele estava na entrada? Então é um NTC e não um varistor, varistor fica na saida! O varistor tem a função de entrar em curto quanto a tensão da saida sobe muito para forçar a queima do fusivel ou desarmar o sistema dependendo do aparelho. O NTC tem a função de evitar picos de correntes repentinos na entrada, fazendo com que a sua resistencia diminua conforme sua temperatura aumente, ok?

entendi obrigado.

Agora eu não sei se estava na entrada... Vou ter de olhar o circuito melhor.

O que importa é que é um varistor sim e acho que, segundo o que você disse, se eu trocar ele o trafo vai voltar a funcionar, levando em consideração a forma como eu estraguei o trafo. Estou certo ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

O varistor pode ser colocado também na entrada. Se o trafo não liga mais, pode ter queimado o primário. Já verificou se esses componentes não são para retificação? Se forem, a tensão de saída seria DC. Analise bem o circuito e veja se a saida é AC ou DC!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por MEIRANETO@22 jan 2005, 11:49

O varistor pode ser colocado também na entrada. Se o trafo não liga mais, pode ter queimado o primário. Já verificou se esses componentes não são para retificação? Se forem, a tensão de saída seria DC. Analise bem o circuito e veja se a saida é AC ou DC!

Mas o varistor na entrada não seria para proteger do sobrealimentação na entrada? É que o ocorrido que ele discreveu foi sobrecarga na saida, muito parecido com o meu problema da fonte satellite que fez o NTC ir pro espaço. Mas uma coisa da para ter certeza, o varistor vai estar ligado em paralelo e o NTC em série. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações,

Se num NTC a resistência diminui na medida em que a temperatura aumenta, a corrente seria cada vez maior. ;-)

Acredito que o Varistor, estando ligado na saída, não queimaria, porque, até que fosse atingida uma corrente suficiente para queimá-lo, o trafo já estaria arriado. E fora que, nos varistores queimados que já observei, a avaria fica bastante aparente.

Tranzorb.

Compartilhar este post

Link para o post

O NTC diminue a resistência com o aumento da temperatura, mas não esqueça que não é ele que é a carga! Apenas está instalado em série com a carga para "frenar" o aumento brusco da corrente que a carga consome instantaneamente no momento da ligação do circuito.

O varistor, tanto pode ser usado na entrada quanto na saída, mas na entrada, protegerá todo o circuito, inclusive a saída!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0