• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
suetam

Tensões fantasmas em CIs

3 posts neste tópico

Estou desenvolvendo um escravo MODBUS.

No momento estou construindo o protótipo.

É minha primeira experiência com placas de circuito impressos.

Antes de fazer a montagem testei o circuito numa protoboard e obtive sucesso.

Após desenhar a placa e colocar os componentes passei a observar que alguns CIs estão funcionando de forma indevida.

Utilizo um Flip-Flop 7474 e, quando não aplico sinal na entrada de clock, a mesma fica com 1,63V. Ao aplicar sinal de 5V para ativar o clock o mesmo não considera o sinal pois já "se considerava" ativo. Tenho certeza que o "erro" é no CI 7474, pois ao retirá-lo do circuito este erro sai.

Também uso um multiplexador analógico 4067 que deveria simplesmente chavear um canal comum para n canais endereçaveis. Entretanto o sinal do canal comum que é de 5V é multiplexado e obtem-se 3,2V no canal escolhido. Já tentei utilizar resistores de 220 a 1k nos pinos do 7474, mas não obtive sucesso.

Peço aos senhores, mais experientes, que me orientem para depurar este erro e corrigí-lo.

Grato,

suetam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples:

NUNCA, NUNCA DEIXE PINOS FLUTUANDO

SEMPRE coloque um resistor (algo como 10k, mesmo 1k) ou ligando pro terra ou ligando pro VCC nas ENTRADAS do CI, dependendo do sinal "normal"

Por exemplo, no teu caso, o sinal na entrada do 7474 é pra estar "normalmente desligado" , então ligue um resistor no pino de entrada ligando pro terra. (qualquer coisa como 1k, 10k já tá bom, o valor não é crítico)

Essas entradas são muito sensíveis, qualquer coisa já é suficiente pra acionar a entrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei com resistores de 1K e as tensões de 1,7 passaram para 0,66V. O sinal só é considerado falso se a tensão for abaixo de 0,8V. Assim fica suficiente.

entretanto este 7474 é controlado por um PIC16F877. Este PIC tem limitação de corrente.

Meu projeto, resumindo, usa um PIC para endereçar um módulo (a 4 bits), um ponto (entrada ou saída) deste módulo (mais 4 bits). Uso um 4067 para endereçar um ponto e um 7485 para endereçar um módulo (se o endereço conferir libera o 4067 para dar clock num 7474 definido pelo 4067). Além destes 8 fios uso mais um para carregar/receber a informação do ponto (de entrada ou saída).

Meu projeto é de módulos encadeáveis, gostaria de poder crescer a revelia (até 15 módulos). Mas para níveis de corrente altos (muitos 7485 com resistores para elminar flutuação causam isto), o PIC queima.

Na próxima etapa do projeto vou desenhar o circuito do PIC para que este forneça sinais de tensão sem preocupação com corrente, utilizando acionamento com transistores. Naturalmente aceito sugestões.

Valeu a força.

suetam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0