• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
robertomax

Questão de temperatura

5 posts neste tópico

robertomax    0

Amigos

Gostaria de saber se a única precaução que se deve ter ao fazer overclock é a temperatura?? ou seja: desde que a temperatura permaneça em níveis aceitáveis pode-se fazer OC indeterminadamente?? ou há algum outro efeito colateral??

Deixe-me dar meu exemplo:

Tenho um AthlonXP T-Bred 2000+ (1.667Mhz original) destravado, uma A7V600-X e um CoolerMaster Aero 7+ (todo cobre)

as configurações originais para meu proc seriam 133*12,5 mas como minha memoria é 333, fiz oc para 166*12 (1992Mhz).

Resultado: A máquina está um foguete e a temperatura do processador está em 35° idle e 42° full com o aero a 2000rpm. se eu aumento o aero para 3500rpm esses valores caem para 32 e 40 graus. o processador fica 2 graus abaixo da placa mãe. pode isso???

será que eu dei sorte com meu processador "cuca fria" ou esses valores são normais???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, há outro fator importante, que são as voltagens, elas tem que estar em níveis aceitáveis e sem muita variação durante o uso do computador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eduardo    193

você tem que levar em consideração para um belo overclock pelas seguintes coisas

fonte de marca ( WAtts reais)

memória de marcas corsair ou kingston e outras.. não genéricas..

placa mãe de qualidade.. asus a7n8x-x a7n8x-e deluxe.. abit nf7-s, abit an7 e outras..

cooler bom de preferência que deixe seu processador abaixo de 48 graus..

ventilação no gabinete..

cooler na frente para puxar o ar pra dentro.. e cooler atras para levar o ar pra fora..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nacastro    0

Acho que a pergunta dele é a seguinte: A única causa da diminuição da vida útil de um processador em overclock é a temperatura do DIE?

Existe uma certa confusão entre diferenciar as causas dos efeitos. As principais variáveis de funcionamento de um processador são: VCORE, FSB (clock externo) e clock interno (multiplicador). O efeito do aumento dessas variáveis é o aumento da dissipação de energia em calor. Como normalmente a parte que degrada mais rapidamente com o aumento da temp é o diodo, acho que mantendo a temperatura abaixo dos 55ºC não haverá problemas. Não sei se o aumento da frequência pode reduzir a vida útil do processador, mas se a freqüência é maior, a dissipação de calor também é maior, logo as temperaturas são elevadas. Mas se o cooler está conseguindo dissipar esse calor gerado e mantendo a temperatura nessa faixa, acho que não tem problema... Como aumentando-se o FSB estamos fazendo overclock das memórias, placas PCI e AGP indiretamente, logo é importante ficar atento para o aquecimento de perifericos como placa de vídeo e memórias. Se estiverem trabalhando a temperaturas altas poderão ter a vida útil abreviada. Acho que é isso.

Por favor, corrijam-me se estiver errado.

:bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso