• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
jaymessmith

Distribuições para Athlon 64

15 posts neste tópico

Estou comprando um novo computador e ele utilizará um AMD Athlon 64 3500+.

Pesquisei e vi que boa parte das distribuições de Linux não é compatível com Athlon, especialmente 64. Então gostaria de saber quais as distribuições que existe para esta CPU, e qual a melhor pra mim?

[Meu próximo novo computador...em breve...]

Chaintech VNF4 Ultra, chipset nForce4 Ultra da nVidia, socket 939;

AMD Athlon 64 3500+ com Cache L2 de 512K, pinagem 939;

Memória Geil Ultra Series Dual Channel de 1 Gb (2x512) DDR PC3200;

2 HDs Seagate Barracuda de 80Gb, 7200 rpm, SATA2 com NCQ;

DVD+-RW da NEC dupla camada, modelo ND-3520A;

Chaintech GeForce 6600GT de 128 Mb, 128 bits, PCI Express x16;

Internet: Wi-Fi composta de um Roteador WRT54G da Linksys dividindo a conexão para 4 clientes. No meu caso, eu uso na porta USB 2.0 um Adaptador USB compacto wireless WUSB12, também da Linksys. Nota: quando eu tentei e testei o Red Hat 9, não consegui suporte nenhum da distribuição para Wi-Fi via porta USB. Tive muitos problemas e acabei que não resolveu, e não consegui conexão à internet.

[-----------------------------------------]

Obs.: Eu sei que tem informação aí que não tem nada a ver com a distribuição...ou seja, tanto faz.

Obs.2: Eu quero um que já dê suporte a porta USB 2.0, e também a sistemas Wi-Fi, 802.11b. Essa questão é primordial.

Obs.3: Gostaria que dissessem o que a distribuição tem de especial, tipo, explicar a maior diferença para a minha escolha entre R.H. Enterprise Linux ou Fedora Project, e porque escolher um e não o outro no meu caso. Sei lá, me dão um HELP, POR FAVOR! ;)

Obs.4: E por último, gostaria de saber se 10 Gb dá pra eu instalar o pacote completo dessa sua distribuição? Se me der um valor, me dê o mais preciso possível...

Agradeço toda e qualquer ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca vi nenhum tipo de incompatibilidade com Athlons......

(eu mesmo uso athlons..)

Todas vão instalar, e depois você ainda poderá otimizar o sistema (recompilando o kernel) pra instruções 64bits....

Eu recomendo o Slackware ou Debian.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Hey Marshall!@28 jan 2005, 10:55

(eu mesmo uso athlons..)

Todas vão instalar, e depois você ainda poderá otimizar o sistema (recompilando o kernel) pra instruções 64bits....

eu tb uso o athhlon e nunca tive prob de imcompatibilidade nele bom eu uso o slack

mas eu recomendo p você a q você mais se adaptar depois de testar a maioria......eu recomendo q você pegue um e instale não curtiu por qualquer coisa, remove e poe outra até achar uma q se adapte. o immportante q ser linux user de resto você escolhe qual distro você ker

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer distribuição roda bem em 32 bits, 64 bits ainda nem compenssa, têm muita coisa ainda que não foi portado como apm, audio...

Eu gosto muito de Gentoo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre gostei da Red Hat.

Mas o problema que eu tinha era porque não era compatível na época (começo do ano passado) com USB 2.0 e não tinha nenhum suporte a redes 802.11b! Aí lascou, como vocês viram como eu uso o meu sistema de internet lá no primeiro post: Adaptador de rede 802.11b na porta USB 2.0 - uniu o inútil ao desagradável! hehehehehehe........mas agora acredito que consertaram isso nessas novas versões do kernel e tudo mais, neah? Precisa ser, se não nem adianta pegar Linux pra não usar internet =/

Obs.: eu usava o Red Hat 9 (antes da divisão entre Enterprise e Fedora).

Então, se alguém souber onde achar o Red Hat Enterprise Linux........

Detalhe: Já tentei Conectiva, Kurumin e Red Hat, e RH foi o meu predileto. Mas acho que a ideia de tentar outras bem conhecidas como Mandrake e Gentoo é válida sim. O problema vai ser fazer CD pra tudo! =) Ou então arranjar com alguém aqui...........

Compartilhar este post

Link para o post

Ta explicado, o RH 9.0 é Kernel 2.4.18 se não me engano, nesse Kernel não têm suporte a USB2.0 ou 802.11b!, mais você pode adicionar compilando o Kernel 2.6 nele.

Sobre o Gentoo não precisa de cd para instalar, ou basta apenas 1 cd.

Ele é instalado da internet.

A minha primeira instalação eu segui este link.

http://www.gentoobr.org/modules.php?op=mod...&artid=2&page=1

http://www.gentoobr.org/

Na terceira tentativa eu consegui.

você pode usar o manual oficial tb http://www.gentoo.org/doc/pt_br/handbook/

Da até para instalar ele em 64bits, mais o Gnome não ta pronto e o som não funcionou no meu sistema K8 Pro. Mais KDE, e 70% do que se usa já foi portado.

Se pode olhar aqui o que já é 64 bits http://packages.gentoo.org/

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Hey Marshall!@28 jan 2005, 10:55

(eu mesmo uso athlons..)

acho q é bem esse o espirito da coisa

usar tudo em 64 é ###### q tem coisa q num roda ainda

ai instala um pra ia32 mesmo, recompila o kernel q ja fica uma beleuza!!

pega o slack, pega o kernel mais novo, recompila com tudo built in q roda q é uma beleuza

Compartilhar este post

Link para o post

recompila o kernel q ja fica uma beleuza!!

O Kernel 64 bits so funciona em distribuição 64 bits, têm coisas que são ativas também no Kernel com a distribuição em 64 bits.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde viu essa história do Linux não rodar bem em AMD? Aqui roda com um desempenho excelente sem problema algum... Tanto que acho que a maioria do pessoal aqui que usa Linux tem AMD. Nunca vi alguém reclamando...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Mr Burns@29 jan 2005, 14:23

Onde viu essa história do Linux não rodar bem em AMD? Aqui roda com um desempenho excelente sem problema algum... Tanto que acho que a maioria do pessoal aqui que usa Linux tem AMD. Nunca vi alguém reclamando...

É que eu estava pesquisando algumas distribuições, e vi umas que na lista de 'Pré-Requisitos' para o sistema exigia um Pentium 4, arquitetura 386, 486, e tal...essas arquiteturas não são da Intel? Tá, aí eu pensei: "Se tiver sistema pra Athlon, só pode ser o XP." ... Aí finalmente pesquisei e achei o Red Hat Enterprise Linux que, segundo o site, suporta normalmente AMD64. Passei a ficar tranquilo.

Eu queria um que utilizasse o recurso de 64 bits por completo, mas parece que isso vai levar um tempo, já que ainda não existe distribuição 100% 64 bits neah ou estou errado? Então fico com um de 32 mesmo...

Eu queria muito Red Hat, mas quero testar outras distribuições......

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por jaymessmith@29 jan 2005, 16:35

É que eu estava pesquisando algumas distribuições, e vi umas que na lista de 'Pré-Requisitos' para o sistema exigia um Pentium 4, arquitetura 386, 486, e tal...essas arquiteturas não são da Intel? Tá, aí eu pensei: "Se tiver sistema pra Athlon, só pode ser o XP." ... Aí finalmente pesquisei e achei o Red Hat Enterprise Linux que, segundo o site, suporta normalmente AMD64. Passei a ficar tranquilo.

Eu queria um que utilizasse o recurso de 64 bits por completo, mas parece que isso vai levar um tempo, já que ainda não existe distribuição 100% 64 bits neah ou estou errado? Então fico com um de 32 mesmo...

Eu queria muito Red Hat, mas quero testar outras distribuições......

Ah, esquece isso. É que o pessoal às vezes acha que no mundo só tem Intel... Mas deixa pra lá, pois aqui não é parte de processadores.

Acho que você pode tentar pegar a versão que disseram aí. Só não sei se você vai encontrar o Red Hat Enterprise tão fácil... Talvez tenha o Fedora otimizado para AMD 64.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez tenha o Fedora otimizado para AMD 64

Nem é, hoje que vi isso direito, ele é x86_64 ou seja generico, quando é pra AMD64 é K8...

Uma coisa que percebi, aumenta em 15% o desempenho da VGA.

Fazia 933 FPS , faço agora 1180 FPS

so usar glxgears no console como user.

Compartilhar este post

Link para o post

Só alguns detalhes sobre arquiteturas de processadores:

- Os Athlon XP e os P4 seguem a arquitetura i386, i486, i586, i686. Isso significa que eles tem a instrução (MMX, SSE, entre outras) de todos estes processadores.

Qualquer pacote que pegar para alguma destas arquiteturas vai funcionar bem com estes processadores.

O que não pode ser feito é pegar um pacote para i686 e colocar em um Pentium para rodar. Ai deve dar erro.

- Parece que estão chamando os processadores de 64 bits de arquitetura x86-64. Que seria uma arquitetura compativel com a serie dos 86 mas com instruções de 64 bits. Estes seriam indicados para os Athlons de 64 bits e para os pentium 4 com instrução de 64bits.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0