Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ADSL 300kbs devia ser 30 R$


Pareja

Posts recomendados

Pessoal :-BEER deêm sua opinião:

Para nossos computadores acessarem a internet através do ADSL, só é preciso um modem de adsl, uma linha telefônica, e que a central telefõnica a qual nossa linha telefonica esteja ligada seja digital.

A nossa linha telefonica está ligada a uma central digital quando é possível o funcionamento nesta linha de um dos serviços digitais abaixo por exemplo:

chamada em espera;

identificação de chamadas;

chamadas a três;

ou qualquer um outro serviços digitais que as empresas de telefonia oferecem. Quando um destes serviços é possível todos os outros digitais também são.

Para acessar internet pela banda larga não é necessário uma linha diferente especial, que venha através de um cabo especial do poste da rua, um cabo diferente dos outros de telefone não é assim. É usado o mesmo cabo do telefone o sistema de funcionamento é que é diferente.

No telefone convencional é usada uma faixa de frequência de voz que permita o entendimento da voz humana, sem que seja uma cópia fiel do som produzido pela voz ou sons ao redor, uma vez que o telefone é uma invenção de décadas atrás e não havia tecnologia para transmissão da voz/sons com perfeição.

Esta frequência usada é muito lenta se comparada com a frequência usada nas linhas telefonicas pelo ADSL, é aí que está o "X" da questão. Quanto mais rápida for a frequência usada, mais rápida será a conexão (downloads e uploads 300kbps, 600kbps,1 Mb, etc) a velocidade depende da frequência utilizada na conexão e também do protocolo de transmissão que consegue utilizar estas altas frequências (rápidas).

O protocolo ADSL consegue utilizar frequências muito mais rápidas ao contrário do protocolo dial-up (internet discada) que usa a mesma velocidade de frequência utilizada pelo telefone para simples transmissão de voz no modelo de décadas atrás.

Há muito tempo que a maioria das centrais foi mudada de analógica para digital. Houve um investimento nessa mudança isto é lógico, mas creio que este investimento não foi tão grande que justifique os preços abusivos cobrados para banda larga, pelo menos no estado de SP, porque sei que em outros estados os preços são bem menores por velocidades bem maiores até.

Aqui no Brasil tudo sempre funcionou assim, vende-se pouco e cobra-se muito para se ter lucro 2 vezes. Se tem lucro no preço alto cobrado de poucos e não no baixo cobrado de muitos e lucro também ao se fazer poucos produtos ou na prestação de poucos serviços. Por exemplo uma loja de roupas que fabrique suas próprias roupas para vender, irá ter menos gastos com tecidos se vender 5 camisas a 30 R$ cada do que se vender 10 unidades das mesmas camisas a 15 R$ cada, porque terá que comprar metade do tecido que teria que comprar se fosse vender a 15 R$ cada para ter o mesmo lucro. O mesmo ocorre na área de serviços, quanto menos serviços executados menos gastos e menos gastos com manutenção também.

O único gasto real que as empresas de telefonia têm hoje em dia é a manutenção dos cabos e manutenção das centrais digitais, não é pouco serviço, mais é muito menos do que poderiam alegar para cobrar o que cobram. Isso sem dizer que já pagamos a manutenção destes todos os meses na conta telefônica, taxa descontada com o nome de "assinatura mensal".

Podem alegar que se baixassem os preços haveria muita procura e com isso a rede ficaria muito lenta. Mas não sei qual a velocidade total dos backbones da telefonica por exemplo e como ficaria sua divisão para todos os que usariam sua banda larga para tentar calcular se ficaria mesmo lenta ou não. Talvez até ficasse lenta visto que somos um país de terceiro mundo e talvez não tenhamos conexões muito "grandes" (muito rápidas) com o resto do mundo e internamente, mas não tenho como com dizer se isso seria uma desculpa verdadeira por parte das empresas de telecomunicações.

Isto tudo aprendi na internet pesquisando, se estiver errado ou viajando na maionese me corrijam, mas creio que tudo que disse é a mais pura verdade. Não estou querendo aparecer, só quero dizer que acho uma facada o que cobram pelo ADSL no Brasil sendo que este serviço não precisa de altos gastos para ser instalado em nossas casas e nem para sua manutenção.

Valeu pessoal :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

E aí pessoal :-BEER deêm suas opiniões !!!

Quero saber se concordam comigo ou se estou errado em algum ponto ou na ideia toda :P

Se eu estiver errado, por favor me esclareçam sobre o quê :joia: nós estamos em um fórum e todos têm o direito de expor suas opiniões e eu me interesso em aprender corretamente o que possa ter assimilado errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo você esta completamente com a razao, a tecnologia do Brasil esta no minimo 5 anos atrasada em relaçao aos paises do primeiro mundo, por exemplo, tenho parentes que estão no japao que a adsl deles é de 12Mbits, onde aqui no Brasil um usuario comum teria esta conexao?

E o preço para este serviço não é estão cara comparando estes 12Mbits com os 300Kbits não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por morihideki@26 de fevereiro de 2005, 17:45

Meu amigo você esta completamente com a razao, a tecnologia do Brasil esta no minimo 5 anos atrasada em relaçao aos paises do primeiro mundo, por exemplo, tenho parentes que estão no japao que a adsl deles é de 12Mbits, onde aqui no Brasil um usuario comum teria esta conexao?

E o preço para este serviço não é estão cara comparando estes 12Mbits com os 300Kbits não.

Peraí, não vamos comparar com o Japão, né? Não há como, o nível de tecnologia lá é muito mais alto do que aqui.

Pareja, o que eu posso te dizer é o seguinte: enquanto não houver concorrência, não dá pra saber quais são os preços que deveriam ser cobrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara... eu concordo plenamente e assino embaixo 5 vezes... eu acho q a banda larga no país é um absurdo.. não existe concorrência (tá, na minha cidade tem a GVT e a BRT... mas a 256k da GVT é o mesmo preço da 300k da BRT), não existe uma política de investimentos das empresas.. o que existe é uma obsessão por lucros exorbitantes... e ainda algumas cias telefonicas tem a ousadia de chamar os usuários que desfrutam plenamente dos serviços pagos e (mal-e-porcamente) prestados de HEAVY USERS.. tenha dó! É mais viável subir os preços, limitar o acesso do que fazer investimentos na busca de um servço de melhor qualidade e de maior satisfação dos usuários.. não é a toa que as cias telefonicas sao as campeãs de reclamações nos PROCONS de norte a sul.

Era isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@02 de março de 2005, 03:29

Concordo com o que falaram, todos. Tá certo! Mas, alguém ainda não sabia que isso ocorria aqui? :P

É você está com toda razão foi até besteira abrir este assunto.

Aqui de 12 meses trabalhados por ano entregamos ao governo 3 destes meses em forma de impostos para não termos direito à saúde, segurança, educação, direito à quase nada, é até besteira se discutir sobre acesso banda larga nesta "Terra Tupiniquim" :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, não acho que é besteira discutir isso, outros paises só são melhores porque o povo pressiona, exemplo é o aumento abusivo que o severino propos, a opinião publica caiu de pau e ele recuou, boa parte da culpa é nossa por nos acomodarmos e ter a memória curta, ex: antonio carlos magalhães se elegeu nas ultimas eleições, alguém lembra o que ele fez ou do que foi acusado no seu ultimo mandato? pois é.

No caso das operadoras é o mesmo, não existe concorrência, se você for analisar, estas são empresas S.A, os donos da embratel, têm ações da Intelig e gvt e os da gvt e intelig também têm ações da embratel etc.., onde está a concorrência? e porque será que os canais de midia como a globo não tocam no assunto? adivinha... essa palhaçada só vai terminar quando TODOS NÓS CONSUMIDORES DIVULGARMOS COISAS DESTE TIPO.

viva o Brasil a 30 anos sendo o pais do amanhã :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esses tempos eu li uma reportagem em um site especializa do em "banda larga" que dizia que não seria necessário provedores de acesso para adsl (terra brt etc...) que eles tinham como rastrear o "caminho percorrido pelo IP" ou coisa assim e este nunca passa pelo provedor e isso, segundo eles, prova que todo o serviço é feito pela empresa telefonica e os provedores são só mais uma forma de nos tirar dinheiro fácil, alguém leu ou sabe alguma coisa a respeito?

:ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hartmann@06 de março de 2005, 11:23

Cara esses tempos eu li uma reportagem em um site especializa do em "banda larga" que dizia que  não seria necessário provedores de acesso para adsl (terra brt etc...) que eles tinham como rastrear o "caminho percorrido pelo IP" ou coisa assim e este nunca passa pelo provedor e isso, segundo eles, prova que todo o serviço é feito pela empresa telefonica e os provedores são só mais uma forma de nos tirar dinheiro fácil, alguém leu ou sabe alguma coisa a respeito? 

:ahh:

Pode parecer e é inacreditavel, ma a nossa "queridinha" (p/ não falar outra coisa) ANATEL, ogão que regulamenta as leis de telefonia no pais, criou uma lei que simplesmente OBRIGA a utilização de um provedor de AUTENTICAÇÃO, tudo isso, porque segunda a agência, os provedores iriam falir e as telecons iriam tomar todo o mercado... ######!!!! Isso é um completo absurdo, algo simplesmente RIDICULO!

Ps.: A lei não fala quem tem que pagar por isso, pode ser tanto o usuário quanto o a telecom... mas cá entre nós.. vocês acham mesmo que alguma telecom vai querer pagar provedor p/ alguém usar os serviços ADSL!? ...mesmo as telecons sendo as empresas que mais lucram em todo território nacional, elas simplesmente não fazem nada de bom com o dinheiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no brasil e ###### pois como ja falaram acima eu concordo também com tudo e assino se for preciso, nosso pais massacra o povo de todos os lados e por isso que mais que o brasil tente ele nunca vai se desenvolver por completo se alguem aqui pensa que o preço vai mudar esta enganado ao contrario vai aumentar pois e a 10 % aqui que tem dinheiro de verdade e mais de 90 % passa nessecidade

E isso aí :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... vai eu tentar pagar uma conta um pouco menos no banco pra ver se eles recebem..., onde não existe concorrência, deveria existir um preço tabelado pelo governo, telecomunicações por exemplo, ver quanto os caras gastam e colocar digamos uns 20% de lucro e já era, outra m... é as passagems de ônibus, vão aumentar aqui em Porto Alegre em 18%, sabe porque? para dar um aumento de 6% para os funcionários, são um bando de sem vergonha, só fazem isso porque não têm concorrência e sabem que têm mt gente que depende do onibus para ir trabalhar!!!!!!!!!!!!!!!!! :crazy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...