Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maquina de fumaça


kunstnh

Posts recomendados

Ola pessoal!

sou estudante de eletrônica e nas horas vagas arrumo pcs e as vezes em finais de semana faço sonorização de pequenos eventos.

como muitos devem saber, para se ter uma iluminação legal nas festas, é indispensavel o usa de maquina de fumaça ´para se destacar bem o foco das luzes. Esses tempos tive a oportunidade de consertar uma maquiand e fumaça e constatei q ela era bastante simples e por isso quero compartilhar com vocês sobre ela.

Bom o q na verdade faze a maquina de fumaça?

de um modo geral ela evapora o um fluido a base de um alcool ,aroma e glicerina(não entendo anda de quimica, isso eu retirei de um rotulo de fluido pra maquina de fumaça).

Mas e como ela faz isso e como se consegue a pressão para que a fumaça seja lançada.

temos um pequeno reservatorio onde o liquido é colocado e atraves de uma pequena bombinha de 12 volts o liquido é sugado.depois de sugado o liquido agora com uma certa pressao vai atraves de uam mangueira até uam serpentina de cobre de mais ou menos uns 5 mm e diametro que está mt aqucida(uns 300 º). essa serpentina é enrolada em uma resistencia de alta potencia e é resisencia do tipo cartucho mt usada em maquina industriais. o diametro do cartucho é de 3/4 ".

a serpentina é chumbada a resistencia formando um unico bloco. ao redor desse bloco coloca-se uam manta de uam especie de gesso(na verdade amianto) para que não se perda calor dissipado.então o liquido é sugado entra com pressao na serpentina quente e sai no bico o vapor do liquido (fumaça e com pressao fazendo com a fumaça seja lançada. há uam fonte de 12 volts para alimentar a bomba e um termostato que a habilita o acionamento da bomba depois q a serpentina atina certa temperatura.

pode se dizer q isso parece ser bastante fácil de montar e entoa ter sua maquina de fumaça.

para o reservatorio e a bomba, pode se usar o reservatorio de agua aqueles de carro que já tem a bomba acoplada a ele. isso pode ser cosneguido em ferro velho a um preço baixo.esse reservatorio é o da agua q é esguiçada no vidro e tal.

precisamo tambem de uam mangueira de borracha trançada resistente a alta temperatura, tambem pode se conseguir no ferro velho , ps ela é usada nos carros. enta vem aí a parte mais critica que é a parte do aquecimento.

A resistencia pro ser de alta potencia pode sair um pouco cara, mas procurando no ferro velho novamente podemos achar algo parecido.

use no minimo uns 400 watts para ter uam boa temperatura.

o a serpentina usada é de cano de cobre com uns 5 mm de diametro que pode ser encontrada nesses lugares onde se conserta geladeira.

a fonte de 12 volts pode ser aquelas do paraguai mesmo para alimentar a bombinha.

ainda não montei essa "maquina de fumaça" mas acredito que funciona.

se alguem quiser se habiltia a monta monte e depois nos diga se funcionou.

contato pro email ou msn: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha:

Disso eu entendo!

Trabalho há 8 anos com eventos e sou autodidata nas técnicas de som e iluminação. Já trabalhei com bandas tipo Cidade Negra, Bruno e Marrone e tal.

A base do funcionamento você explicou bem mas existem muitas marcas e modelos.

Usei muito tempo a Martin Pró 2000 que é excelente! Ela funciona em 220 e a tal bombinha que você mencionou é alimentada por 220 direto, com acionamento através de uma placa controladora. Uma vez essa placa deu pau, passou tres meses na eletrônica e não teve jeito, tive que mandar importar uma original. A resistência é de 3000W.

Já tive problema com tudo nela devido ao tempo e periodicidade no uso. Já troquei o termostato e as mangueiras também.

Não sei se te interessa muito esse papo mas é uma contibuição para o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Bom, este projeto não me parece ser tão complicado assim. mas esta meio confusa esta parte do aquecimento do tubo por onde vai passar o liquido.

O nosso amigo 'kunstnh' fala em uma resistencia de 400W ja o 'r2oweb' fala em uma resistencia de 3000W a diferença entre elas é grande. Ja pesquisei na internet para ver se acho o ponto de ebulição deste liquido mas não encontrei, alguem ai não saberia nos dizer a quantos graus o tubo precisa estar para causar o efeito da fumaça??

Tenho um grande interesse em fazer uma maquina dessa a algum tempo, se alguem poder dar uma dica construtiva a respeito do da resistencia e o termostato.

respondendo nosso amigo 'rreimao' acho que seria bem mais interessante montar do que comprar, pelo aprendizado e pela satisfação de ver seu projeto funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Bom, este projeto não me parece ser tão complicado assim. mas esta meio confusa esta parte do aquecimento do tubo por onde vai passar o liquido.

O nosso amigo 'kunstnh' fala em uma resistencia de 400W ja o 'r2oweb' fala em uma resistencia de 3000W a diferença entre elas é grande. Ja pesquisei na internet para ver se acho o ponto de ebulição deste liquido mas não encontrei, alguem ai não saberia nos dizer a quantos graus o tubo precisa estar para causar o efeito da fumaça??

Tenho um grande interesse em fazer uma maquina dessa a algum tempo, se alguem poder dar uma dica construtiva a respeito do da resistencia e o termostato.

respondendo nosso amigo 'rreimao' acho que seria bem mais interessante montar do que comprar, pelo aprendizado e pela satisfação de ver seu projeto funcionando.

Normalmente pro fluido de fumaça virar fumaça é necessário estar em torno de 290 a 300 graus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos primeiramente, eu já montei uma inclusive tenho fotos e videos .. eu fiz o seguinte para resistência, comprei um ferro de solda de 100w e fiz um espiral com cano de cobre, e coloquei uma mangueira peba mesmo da pra brincar, mais é bom aquelas mangueiras de injeção eletrônica, que é bem rígida e aguenta o rojão da temperatura .. dai coloco o ferro dentro do espiral, aqui funcionou na boa, qualquer coisa eu posto o vídeo no youtube!

Abrass (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...