Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as vantagens do Linux?


pisicohtico

Posts recomendados

Bom pessoal eu usei o windows durante toda a minha vida, mais ja ouvi vários elogios sobre o SO Linux, eu sei que pelo fato dele possuir um ótimo firewall e também é totalmente imune a virus ele ganha do windows. Mais e em termos de velocidade??? ouvi dizer que ele aumenta a capacidade da placa de vídeo e da memória. Isso é verdade???

Onde eu quero chegar: Gostaria de saber se esses boatos são verdades e tb quais são as vantagens e desvantagens do lunux? será que ele rodaria bem em minha máquina? (Athlon XP 2000+, Placa mãe PC-Chips M810DLU v7.5a). Como eu sou um total leigo gostaria que me ajudassem a tirar está duvida fatal.

Muito obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou especialista em Linux, mas entre Linux e Windows, eu ando preferindo Linux. Acabei de instalar o Slackware, e embora ele seja mais complicado que o conectiva, pro que eu preciso de imediato ele já está configurado.

Ele utiliza melhor o hardware que o Windows, mas não melhora o que o Hardware não permitir. Nas conexões com Internet tem, geralmente, taxas melhores que o Windows, mas não é regra, isso depende de configuração.

Simbora nóis: Em relação as vantagens, a primeira é ser código aberto, embora eu não saiba, se adquirir conhecimento dá pra saber exatamente o que é o Linux, saber como ele é feito, como é programado, como funciona. Coisa que não dá pra saber com o Windows, porque o Windows é de código fechado. Linux Funciona por lógica, Windows por mágica.

As maiores desvantagens do Linux são os jogos, o suporte de grandes empresas e a configuração. Fora isso, com um sistema configurado, ele é melhor que o Windows. Os jogos, embora algumas empresas estejam, timidamente, começando a desenvolver grandes jogos (doom 3, Ret. to Castle Wolfenstein, unreal tournament, entre outros), a maioria esmagadora de lançamentos ainda é PC (Windows).

As grandes empresas não dão suporte ao Linux, embora isso não seja um problema tão grande. A Nvidia já tem drive pra Linux(placa de vídeo), Netodragon oferece drive pra Linux (modem), entre tantas outras, Java, Real player, Acrobat reader, Winamp já desenvolvem programas/plugins/extensões pra Linux. Uso o firefox e slack e não tenho problema pra entrar em página nenhuma, nem acessar vídeos (embora uns só em Windows mesmo) nem rodar nada. Algumas dessas empresas nem são tão grandes, mas empresas como EA, Lucent, e outras "desconhecem" a existência do Linux.

Configurar o Linux é mais complicado, mas não é um bicho de sete cabeças, basta vontade e tempo pra aprender.

Passando por esses "pequenos" problemas (podem ser problemas impeditivos para uns) e principalmente, tendo vontade de aprender, o Linux é uma boa opção de sistema operacional. E você não precisa abandonar de Windows de vez, basta instalar os dois no computador, que eles trabalham direitinho.

Mas não ache que o Linux é a solução pra todos os teus problemas, ele é bom, é rápido, mas pra algumas coisas o windows permanece melhor. Religião é religião, Linux é Linux.

PS. Tem muito a mais pra dizer, mas o tópico ia virar um livro, e eu não sou exatamente um especialista nesse assunto, sou só um ex-usuário Windows que trocou pra Linux e não se arrependeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara, fico muito feliz po você se interessar pelo Linux! Ele é um sistema muito legal em todos os aspectos.. Desde o seu funcionamento, passando por todos os jeitos que pode usá-lo (de micro, palms e até em chaveiros USB que bootam!!) e indo até ao que mais gosto: Como ele evolui rapidamente!! Correções de erros e falhas de segurança, são feitas e disponibilizadas em minutos... Na pior das hipóteses em horas. É muito legal e apaixonante para o verdadeiro profissional da informática (não é aquele que chega em casa, olha pro computador e diz: NÃO QUERO VER ESSA MEr... tão cedo!!)...

Mas como todo sistema tem suas alegrias, mas também "pontos fracos". O principal, não sei considero ponto fraco, mas como todos dizem vamos considerar, ser muito diferente de Windows. Isso, para quem está tento o primeiro contato, pode ser frustrante, MAS SE ELA QUISER! Tipo, usários "experts" em informática, mas só em plataforma MS, mas quando tem o primeiro contato com Linux, acham que já vão saber mexer em tudo como se já fossem do ramo. Aí no primeiro erro (erro não de falha, mas sim alerta de manipulação errada), já metem a ripa no sistema, chamam de porcaria e de falso... NÃO PENSE ASSIM!!! Por acaso já nascemos com curso de Win embutido no cérebro? Ao menos pelo que sei, a M$ não pensou nisso (OPS!!! Agora podem pensar!!!). O mesmo se aplica ao Linux. Recomendo, como primeiro contato, não pegar uma distribuição acadêmica como Sackware e Debian. A não ser que você queira. Mas para ir se acostumado, pega o excelente kurumin do brasileiro Morimoto. É muito bom, facilitado e com uma documentação de Linux invejosa!! Depois, quando já estiver acostumado em dizer hda1 ao invés de C: e outras coisas do gênero (o básico do básico de Linux), vai pra um Fedora ou Mandrake. Aí, se quiser se aprofundar mesmo, pega o Slackware ou Debian. Não que sejam dificeis... Pelo contrário!! Só que, na minha opnião, são Linux para quem já sabe o que é Linux, como mexer basicamente e quer estudar mas afundo.

Na sua máquina, qualquer Linux irá rodar muito bem!! Só que em alguns hardwares, não sei se é seu caso, alguns fabricantes não disponibilizam drivers para Linux, ou por falta de interesse ou de sacanagem mesmo. Mas hoje isso está ficando cada vez mais raro. :bandeira:

Recomento pegar o Guia Foca Linux para ir se familiarizando, participar do fórum que tem muito nego bom e não ficar irritado quando não conseguir fazer algo. Poste aí que agente vai te ajudar. E aproveite bem quando conseguir fazer o que você quer!

BEM VINDO AO MUNDO LIVRE!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estou muito mais aliviado sabendo que vocês amigos do fórum poderão me ajudar. esqueci de mencionar que tenho somente 128mb de memória DDR, por isso a pergunta se ele iria rodar bem em minha maquina. Bom acabei de baixar o Kurumin (aquele que roda direto do cd) so para ir me familiarizando, meu primeiro problema:

Meu mouse não se mexe, ele é um DR.Hank óptico e usa a porta PS/2. Existe algum comando de teclado para configurar o mouse.

Dúvida: Como eu faço para instalar o windows e linux juntos? Ja possuo o Windows Xp na minha maquina e não gostaria de formata-lo. Se alguém souber o link para algum tuto por favor poste ai.

Dúvida 2: aqui em casa tem 2 pcs ligados em rede, como o meu vai passar a usar o linux, existe alguma maneira da rede funcionar entre os dois Sistemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Linux é mais confiável em ambientes de missão crítica, ou seja, grandes servidores que não podem parar, o Windows 2000 e 2003 Server as vezes deixam o administrador na mão o que não ocorre no Linux, nas estações o Windows acaba levando vantagem por ser um SO que quase todo mundo sabe mexer e não precisa de um treinamento específico o que acaba saindo bem caro para as empresas por isso o Linux ainda não foi adotado na estações por empresas, o fato do Windows ser mais usado nas estações de uma empresa e por usuários domésticos não quer dizer que seja melhor que o Linux, muito pelo contrário o Linux é infinitamente superior ao Windows em relação a travamentos, perfomance do SO, acesso a internet, e o melhor existem muitos programas freeware para Linux que fazem o mesmo trabalho de programas pagos para Windows, bom acho que deu para perceber que o Linux é superior ao Windows, se você é iniciante eu aconselho você utilizar o Kurumin que tem uma interface bem amigável utilizando o KDE eu já utilizo o Linux há muito tempo e gosto do kurumin por facilitar a quem está começando, só preciso ver uma versão do Linux para instalar no meu pc porque se instalar vai ficar por muito tempo por enquanto estou usando o Slackware bootável e de vez em quando o Kurumin, e depois de você utilizar por bom tempo e se ambientar ao SO migrar para o Slackware ou Debian que para mim são as melhores versões de Linux do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pisicohtico

Meu mouse não se mexe, ele é um DR.Hank óptico e usa a porta PS/2. Existe algum comando de teclado para configurar o mouse.

tem milhares de tópicos falando sobre este problema no fórum pesquise.

pisicohtico

Dúvida: Como eu faço para instalar o windows e linux juntos? Ja possuo o Windows Xp na minha maquina e não gostaria de formata-lo. Se alguém souber o link para algum tuto por favor poste ai.

crie uma partição no seu hd, instale o Linux indicando esta partição, após a instalação o Grub será o gerenciador de boot do seu pc, mostrará uma tela para você selecionar qual SO você deseja iniciar Windows XP ou Linux.

pisicohtico

Dúvida 2: aqui em casa tem 2 pcs ligados em rede, como o meu vai passar a usar o linux, existe alguma maneira da rede funcionar entre os dois Sistemas?

sim você pode conectar o Linux ao Windows em rede mas você terá que configurar o Samba no Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom até agora está tudo muito bem (estou usando o krumin através do cd só pra me acostumar). Aprendi a usar o mouse através do teclado. Me disseram q utilizando o comando "knoppix nousb" o meu mouse irá funcionar direirinho. descobri q é so em placas Asus q esse problema ocorre.

Dúvida 3: Onde eu digito esse comando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...