Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD 64 bits de 478 ou 939


anms

Posts recomendados

:bandeira: Ola :unsure::help:

Estou em certa duvida sobre essas pinagens. Vejo que existe 2 versões do Althon 64 no mercado ( éisso mesmo?) uma com 478 pinos e outra com 939 pinos.

Poxa venho perguntar..

Ha algum problema ou diferenca sobre eu comprar esse atlhon 64 de 478 pinos ate porque é mais barato? Terei a arquitetura correta de 64 bits rodando no meu sistema? Ou ele é so um tipo "simulador" para amba splataformas.

E o de 939 uma coisa mais exata?

Bom, podem ver que eu to boiando nisso.. Queria uma explicacao e uma ajuda se não tem problema na compra.

Apesar, eu tenho um barton (333) 2.8 e esse athon 64 é 2.8 também.

Alhem da arquitetura de um ser 32 bits e de outro ser 64, qual a grande diferenca?

p.s e placa-mãe para 64? vai de MSI, SOyo ou Abit?

falllloowww

Abraços.. :bandeira::help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O socket 478 é utilizado pelos processadores da Intel, como o Celeron e o Pentium 4.

Atualmente o Athlon 64 utiliza o socket 754 e 939.

A principal diferença entre os dois sockets é que apenas os processadores do socket 939 possuem Dual Channel, fora a isso os processadores são iguais, logicamente ambos são de 32/64 bits, sem qualquer tipo de emulação.

Além dos 64 bits, o Athlon 64 possui controlador de memória integrado no próprio processador (on-die), tendo assim um barramento exclusivo de comunicação com a memória. A comunicação com o Chipset é feita através do HyperTransport, que é um barramento de rápida comunicação e possui dois canis, um para emissão e outro para recepção de dados.

Resumindo, o Athlon 64 eliminou um gargalo, presente no Athlon XP e no Pentium 4, onde teoricamente não é possível comunicar-se com a memória e com o resto do sistema ao mesmo tempo, já que ambos são feitos através do Chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas tipo assim, a diferenca entre os 2 tipos de sockets sao absurdas no caso de $.

então, sera realmente vantagem com o socket 478 ?

Seguinte eu tenho um barton (333) 2.8. Eu iria então adquirir um a64 socket 478 sendo tb 2.8.

Isso seria vantagem no teu ponto de vista?

abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro anms,

NÃO EXISTE A64 SOCKET 478!!!! :tantan:

Isso é socket de P4, da INTEL!!! :muro: :chateado:

Agora, se você quer saber se o A64 754 é vantagem em relação ao seu XP, claro que é!! A diferença de desempenho é absurda...

O Dual channel do socket 939 não faz tanta diferença no desempenho. A maior vantagem desse socket mais caro é a capacidade de atualização, já que ele deve durar mais tempo no mercado do que o 754.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anms@02 fev 2005, 09:28

mas tipo assim, a diferenca entre os 2 tipos de sockets sao absurdas no caso de $.

então, sera realmente vantagem com o socket 478 ?

Seguinte eu tenho um barton (333) 2.8. Eu iria então adquirir um a64 socket 478 sendo tb 2.8.

Isso seria vantagem no teu ponto de vista?

Como eu disse no post anterior e o BBianchi reforçou:

O socket 478 é utilizado pelos processadores da Intel, como o Celeron e o Pentium 4.

Atualmente o Athlon 64 utiliza o socket 754 e 939.

O Athlon 64 é superior ao Athlon XP, apenas para efeito de comparação, o Athlon 64 2800+ é mais rápido que o Atlhon XP 3200+ na maioria das aplicações.

O socket 754 perde para o socket 939 em capacidade de upgrade, os principais processadores da AMD serão lançados para o socket 939 (incluindo Dual Core), enquanto o socket 754 ficará com os processadores de baixo-custo (Sempron).

Eu considero a troca válida, principalmente para usar os 64 bits do Athlon 64 no Linux (suponho que você irá fazer isso) ou em qualquer outro Sistema Operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb concordo que você deveria pegar o socket 939.

Além de mais rápido, mais pra frente voce não precisa trocar de placa-mãe, e pode simplesmente colocar um Athlon 64FX so trocando o processador. =]

Se voce não se importa de trocar ano em ano, compra logo uma placa com PCI-E e porta SATA [serial ATA] e socker 939 que estão sedo você troca de PC. [isso pra Athlon 64]

abraços!!

:bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milwalk@02 fev 2005, 11:02

Eu tb concordo que você deveria pegar o socket 939.

Além de mais rápido, mais pra frente voce não precisa trocar de placa-mãe, e pode simplesmente colocar um Athlon 64FX so trocando o processador. =]

Se voce não se importa de trocar ano em ano, compra logo uma placa com PCI-E e porta SATA [serial ATA] e socker 939 que estão sedo você troca de PC. [isso pra Athlon 64]

abraços!!

:bandeira::bandeira:

Tem tudo isso, e também a capacidade de overclock, com o Vcore em 1.5 você poe um winchester em 2.6Ghz pra uso diario, coisa que no s754 você só vai conseguir com um absurdo de cooler e REZA BRABA.

To pra dizer que essa é a principal diferença entre eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe eu escrevia errado.

o problema é a grande diferenca entre os valores dos sockets 754 e 939.

é muito caro o 939, coisa de mil reais e tal. Ja o outro custa 500 a 600.

Po... :naonao: então sera vantagen o a64 de 754, sobre o meu?

Apesar, vou de Abit ou Msi para 64 bits?

Minha an7 aqui é perfeita para meu Barton.

:bandeira:

Falloowwwww...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

O A64 754 possui grande vantagem em relação aos A XP, como o Gregori explicou acima: um A64 2800+ bate num A XP 3200+ em quase todos os testes.

Também tenho sonhado com uma plataforma 939, mas investir no 754 não seria jogar dinheiro fora. Vale muito mais a pena investir nessa plataforma do que nos A XP.

Quanto as placas mãe que você colocou, as duas são ótimas, mas eu iria de MSI.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@02 fev 2005, 13:11

Tem tudo isso, e também a capacidade de overclock, com o Vcore em 1.5 você poe um winchester em 2.6Ghz pra uso diario, coisa que no s754 você só vai conseguir com um absurdo de cooler e REZA BRABA.

To pra dizer que essa é a principal diferença entre eles.

Mas não podemos esquecer que o Winchester é fabricado em 90 nm, dissipa menos calor e trabalha com uma menor tensão, enquanto todos os processadores do socket 754 são fabricados em 130 nm.

Quando os processadores do socket 754 passarem para a fabricação em 90 nm também serão bons para overclock, portanto o socket 754 não é ruim para overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@02 fev 2005, 15:06

Mas não podemos esquecer que o Winchester é fabricado em 90 nm, dissipa menos calor e trabalha com uma menor tensão, enquanto todos os processadores do socket 754 são fabricados em 130 nm.

Quando os processadores do socket 754 passarem para a fabricação em 90 nm também serão bons para overclock, portanto o socket 754 não é ruim para overclock.

Hoje esse socket é ruim sim, hoje, ja que não existe s754 de 90mn.

Ou seja, quem comprar um processador s754 HOJE vai estar comprando um processador RUIM pra overclock.

E outra coisa, ninguém vai deixar de comprar um s939 90mn pra comprar um s754 90mn, creio eu.

E amigo, você ta enganado em relação aos preços, a diferença hoje em dia fica por conta das placas mãe apenas, mais caras que no s754, ja que os processadores são praticamente o mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@03 fev 2005, 01:57

Hoje esse socket é ruim sim, hoje, ja que não existe s754 de 90mn.

Ou seja, quem comprar um processador s754 HOJE vai estar comprando um processador RUIM pra overclock.

E outra coisa, ninguém vai deixar de comprar um s939 90mn pra comprar um s754 90mn, creio eu.

E amigo, você ta enganado em relação aos preços, a diferença hoje em dia fica por conta das placas mãe apenas, mais caras que no s754, ja que os processadores são praticamente o mesmo preço.

Vale a pena pegar o socket 939 e a diferença de preço dos processadores agora esta pequena mesmo.

Mas é melhor investir em athlon 64 socket 754 do que em athlon xp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@03 fev 2005, 01:57

Hoje esse socket é ruim sim, hoje, ja que não existe s754 de 90mn.

Ou seja, quem comprar um processador s754 HOJE vai estar comprando um processador RUIM pra overclock.

Atualmente o socket 754 realmente não é bom para overclock, já que o processo de fabricação em 130 nm está no limite e com o multiplicador travado complica mais ainda.

E outra coisa, ninguém vai deixar de comprar um s939 90mn pra comprar um s754 90mn, creio eu.

Mas quem já tem um sistema com o socket 754 pode ainda ter chance de fazer bons overclocks, esse socket ainda pode se tornar uma boa opção dependendo do preço que os novos Sempron chegarem ao mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb concordo que você deveria pegar o socket 939.

Além de mais rápido, mais pra frente voce não precisa trocar de placa-mãe, e pode simplesmente colocar um Athlon 64FX so trocando o processador. =]

errado ! os processadores socket 754 tem o desempenho superior aos da socket 939 ! a vantagem mesmo da socket 939 é a capacidade de futuros upgrades ! mais nem isso eu acho que vai prestar ! por provavelmente outra socket esta pra ser lancada e nissu a socket 939 ja não seria a top de linha ! a socket 754 realmente não tem um boa capacidade de overclock ! mais mais com um pouco de esforço você consegue um overclock bom sim !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BorNe@03 fev 2005, 15:08

errado ! os processadores socket 754 tem o desempenho superior aos da socket 939 ! a vantagem mesmo da socket 939 é a capacidade de futuros upgrades! A socket 754 realmente não tem um boa capacidade de overclock ! mais mais com um pouco de esforço você consegue um overclock bom sim !

é isso aí gente, a unica vantagem do socket 939 são os upgrades e o OC, q realmente hoje em dia é a melhor opção em relação ao 774, + os 774 tem performance superior, não muito significante, + tem uma diferença sim

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BorNe@03 fev 2005, 15:08

errado ! os processadores socket 754 tem o desempenho superior aos da socket 939 ! a vantagem mesmo da socket 939 é a capacidade de futuros upgrades ! mais nem isso eu acho que vai prestar ! por provavelmente outra socket esta pra ser lancada e nissu a socket 939 ja não seria a top de linha ! a socket 754 realmente não tem um boa capacidade de overclock ! mais mais com um pouco de esforço você consegue um overclock bom sim !

Sim, o desempenho do s754 é maior que o s939, porém com o overclock no s939 essa diferença desaparece.

Resumidamente falando, com o s939 você usa um 3000+ a 2.6Ghz pra uso diario com vcore em 1.5v, ou seja, não ira esquentar muito.

No s754 o maximo que você pode usar diariamente com air cooler é 2.5Ghz, isso com o melhor air cooler que existe, e mesmo assim sera complicado, principalmente no verão. No s939 o cooler box da conta.

E olhem só, uma A8V DELUXE sai por R$500,00, um Winchester 3000+ sai por R$ 750,00 mais ou menos, total R$ 1250,00.

No s754 a unica diferença é na placa mãe, que você acha até por R$ 350,00, porém essa diferença de R$ 150,00 na placa mãe é altamente recompensada com o overclock, dual channel e acessorios que se encontra no s939...sem falar na possibilidade de upgrades futuros.

Falo isso, mesmo sendo dono de um A64 s754, como ja falei aqui, não me arrependo, até porque na epoca era complicado migrar pra um s939, mas com certeza se eu fosse fazer um upgrade hoje, e tivesse que escolher entre os dois sockets, iria de s939 sem duvida nenhuma.

Mas...ja que vem coisa nova por aí, eu acho que o momento é de GUARDAR dinheiro e esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, quanto a um ser melhor que o outro depende da aplicação usada, tem programas que mais cache da um melhor desempenho e tem aquele que o dual channel da mais desempenho, isso é muito relativo, agora um 754 com 512Kb de cache tem desempenho infeiror ao 939 de mesmo clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o desempenho do s754 é maior que o s939, porém com o overclock no s939 essa diferença desaparece.

Resumidamente falando, com o s939 você usa um 3000+ a 2.6Ghz pra uso diario com vcore em 1.5v, ou seja, não ira esquentar muito.

amigo mas ai voce ja esta falando em usar os processadores socket 939 em overclock ! ai obviamente eles teriam um melhor desempenho aos da socket 754 ! mais eu to falando em stock ! os processadores em stock os da socket 754 leva uma vantagem ! agora eles em over ja é outra historia ! e outra coisa ! eu tambem tenho um athlon 64 socket 754 e não mi arrependo de ter comprado não ! iria ter mi arrependido se não tivesse comprado ! porque o bicho voa !

Em relação aos preços relamente hoje em dia a diferença não esta estão grande não ! mais pense bem ! comprar o athlon socket 939 so por causa de upgrades futuros :zoio: se daqui uns 2 anos provavelmente a amd deve lancar sua nova socket ! e a socket 939 ja não seria a top de linha ! ai eu ti pergunto ! você vai fazer preferir fazer um upgrade de uma socket que ja vai estar obsoleto ! ou ir para uma socket nova com tecnologias mais recenteis e avancadas !! :D

obs : eu que tenho socket 754 não mi preocupo com upgrades ! porque com o desempenho dessa socket ja é estão bom que deve durar uns 2 anos no minimo ! ate la ao invés de eu fazer um upgrade eu mudo de socket e vou ter um desempenho ainda melhor !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anms@02 fev 2005, 13:19

desculpe eu escrevia errado.

o problema é a grande diferenca entre os valores dos sockets 754 e 939.

é muito caro o 939, coisa de mil reais e tal. Ja o outro custa 500 a 600.

Po... :naonao: então sera vantagen o a64 de 754, sobre o meu?

Apesar, vou de Abit ou Msi para 64 bits?

Minha an7 aqui é perfeita para meu Barton.

:bandeira:

Falloowwwww...

no momento compensa comprar socket 939 para upgrades futuros e a diferença é pouca entre os processadores e placas-mãe estão em torno de 600 reais claro que existem modelos de 1000 reais mas tb com SLI,nforce 4 Ultra... em relação a placa-mãe as melhores para A64 são da MSI destaque para a MSI NEO 2 e MSI Diamond.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...