• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
spek

Instalando o Linux pela 1º vez

4 posts neste tópico

e aí galera irada bere ..

seguinte comprei o Linux Connectiva 10

como eu só usava XP e anteriores , então fiquei limitado a certas coisas , tipo Boot ser quase todos iguais , etc

Agora to pra instalar o Linux , vou aproveita o carnaval ( 5 dias em casa ), e estudar o Linux , mas eu não sei muita coisa tipo o que preciso saber antes de instalar o mesmo .. nem tenho apostilas imprimidas .. nada .

Como funciona o Boot e tal ... se da pra fazer disco de Boot ...

Minha placa é uma Asus Cuv-X , antiga e ela não tem opção de dar boot pelo CD ... essas coisinhas basicas de maquina velha , mas funciona q é uma beleza ..

O HD , q veio nela 1 Quantum .. ta fufando até hoje ... ele ja tem uns 4 anos rodados ....

Só que agora eu comprei 1 HD de 80 gb da Seagate ... e pretendo ter nele os 2 Sistemas .. XP e Linux ....

poderiam me ajudar ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho, seguinte, instalei o linux esses dias aqui em casa (Mandrake 10.1) e não tive problemas, mas em outras instalações de linux confesso que fiz umas bobagens... Mas enfim, vou te dar uma trilha "segura"' pra instalar o linux:

- Primeiro, seria legal você instalar o programa PARTITION MAGIC 8.0 (mas tem que ser o 8.0; nem por um decreto use a versão 7.0 que está cheia de bugs) e com esse programa criar uma partição do tipo EXT3 (arquivos de linux) de uns 20 giga e uma partição do tipo SWAP de uns 256 mega. O Linux deverá ser instalado nessa partição de 20 giga. É claro que o CD do seu linux possui utilitário para particionar o HD durante a instalação, mas EU particularmente tenho muito medo de perda de dados das minhas partições do Windows, e por isso costumo deixar as partições do linux preparadas antes com o Partition Magic para que o particionador do linux já faça uso das mesmas.

- Depois, é só instalar o linux nessas partições. O que ele vai fazer também é instalar um gerenciador de boot na MBR do seu HD, e através desse gerenciador você vai poder escolher, sempre ao iniciar o PC, qual sistema operacional você quer carregar (Windows ou Linux). Mas saiba que se você for reinstalar o Windows, a MBR do HD será sobrescrita e o gerenciador de BOOT do linux (o aplicativo que permitia você escolher entre windows e linux) ira pro beleléu... daí pra acessar o linux novamente só usando um disquete de boot de linux (que você deverá fazer provavelmente durante a instalação do linux).

Acho que é só isso... pode instalar sem medo!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só retificando um pouco o que nosso colega nilsonsmj disse:

Assim como o windows sobrescreve a MBR, o Linux também. Cuidado e boa sorte. :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com um problema relacionado...

A um tempo atrás, eu usava o Kurumin e o Win98SE. Daí instalei o XP, e o Lilo (gerenciador de boot do Kurumim) e pro beleléu (como foi dito), mas disso eu sabia e não me preocupei porque ia dar um tempo do Kurumin para fazer uns filmes no XP.

Só que o espaço da partição do XP tava quaz acabando e fui deletar a partição linux e swap... só q agora, o XP num sobe... já instalei o 98SE de novo pensando q ele ia muda a MBR... mas nenhum windows q instalo agora num sobe, so o kurumin.

_Quando instalo o Win98se, na ora de dar o boot do HD, ele simplesmente para, não sobe, como q se não tivesse nada pra bootar... e só da pra dar boot pelo disquete de boot do 98, so q quando digito WIN na pasta do windows pra ele subi e continua a install, ele acusa alguma coisa com o VFAT! o que é isso? como resolvo?

_Queria perguntar tb, como faço o diskete de boot do kurumin? eu tentei pela instalação dele, recusando o Lilo.... mas nada apareceu! tem outro jeito de faze-lo q não pela install?!

Me ajudem! valeu!

Falws!

:sne:BigBoss®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0