• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gustavo-porto alegre

MAC Performa 6300

7 posts neste tópico

Comprei um Performa 6300 de barbada , mas ele está ainda com o lacre de fábrica , nunca foi feito um up-date nem de hardware ou soft...o que posso fazer para tirar o máximo dele?eu só sei fazer manutenção me PCS , não sei nem formatar um mac ... aguardo ajuda.Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, acredito que você possa usar como está já que as peças são caras, pois o firmeware tem que ser próprio pra MAC. O Mac é muito bom, mas estes antigos são fracos e não aceitam o MAC X novo, asssim que tal colocar o LINUX nele? Dá um trabalho, mas roda.

[]s,

Dart

Compartilhar este post

Link para o post

Não espere muito desempenho desse micro. Ele equivale, se muito, a um Pentium 100MHz (o que você faria com um PC desses, hoje em dia?) e é considerado o pior Macintosh de todos os tempos (claro, há Macs muito mais antigos e com menor capacidade, mas quando a linha 6200-6320 foi lançada, já havia Macs bem melhores).

Vamos ao hardware:

1. Memória: Esses Performas vinham de fábrica com 8MB ou 16MB de RAM, razoável para o Mac OS 7.5.3 e para as aplicações que o acompanhavam, mas pouco para sistemas operacionais e aplicações "menos velhas". Essa máquina suporta até 64MB em dois pentes SIMM de 72 vias de 32MB, cada, tanto FPM quanto EDO (este último será usado com FPM);

2. HD: O HD original, de 1GB, pode ser pequeno para as novas aplicações e sistema. Qualquer HD ATA/IDE serve. Realmente não sei o limite de capacidade (seguramente menor que 120GB), mas já vi máquinas desse modelo com HDs de 40GB funcionando sem problemas;

3. Placa de rede: Existem dois slots onde podem ser colocadas as placas de rede nesse modelo: No slot Comm I, normalmente ocupado pelo software-MODEM de 14,4Kbps ou; No slot LC-PDS, em alguns modelos (6230, por exemplo) ocupado pela placa de descompressão MPEG. Em ambos os casos, placas normalmente dispensáveis;

4. Placas de captura de vídeo e recepção de TV: Na placa-mãe há um slot chamado Video-In, onde pode ser colocado uma placa de captura de vídeo e som. Uma vez estando com essa placa, pode-se acrescentar a placa de recepção de TV (existe um modelo com recepção de FM, também, mas nunca a vi pessoalmente). É importante ressaltar que essas placas permitem ver TV no Brasil apenas em preto-e-branco porque usam o sistema de cor americano (NTSC) enquanto que no Brasil a transmissão tem um sistema de codificação de cor próprio (PAL-M);

5. Gravador de CD-R/RW: Normalmente são usados modelos externos, conectados através da porta SCSI;

6. Impressora: Cuidado!!! A porta DB-25 fêmea atrás do Mac é SCSI e NÃO uma paralela. Se ligar uma impressora ali, babau! Queima tudo!!! Os Macs antigos usam impressoras serias, num formato específico deles (RS-422 em conector mini din 8). Algumas impressoras para Mac são apenas seriais (conexão direta com o micro) e outras atendem a uma rede que podem ser montada com essas portas seriais (Appletalk), geralmente impressoras a laser. Existiu um adaptador serial-paralelo para Mac que permitia usar impressoras de PC em Macs, chamado PowerPrint;

7. Scanners: Para esse modelo antigo, necessáriamente tem que ser SCSI e estar atento para saber se existe driver para o scanner ser usado em Mac;

8. MODEM: O MODEM interno de 14,4Kbps não tem como ser substituido por outro mais rápido, mas pode-se usar um MODEM externo de até 28,8Kbps, apenas. É importante ressantar que, se a segunda porta serial for usada (a porta de MODEM), o slot Comm I interno é desabilitado e vice-versa;

9. Monitor: nada maior que um 15" como o original que acompanha a máquina pois a placa de vídeo on-board, de apenas 1MB de VRAM, aceita apenas as resoluções máximas de 640x480x65536 cores ou 832x624x256 cores.

Acho que na parte de hardware é isso. Vamos ao sotware:

1. Mac OS: O Mac OS 7.5.3 que vem com a máquina é leve e rápido e um tanto interessante para quem nunca usou Mac, mas bem feinho para uma época de Win Xp e Mac OS X. O Mac OS 8.1 trás mais recursos técnicos e visuais interessantes sem pesar muuuuito e o Mac OS 8.6 vai permitir rodar meia dúzia de programas menos velhos como versões aceitáveis do ICQ, mas é muuuuito pesado. Mac OS 9.1 (a maior versão suportada) nem pensar! Fica lento que dói. E lógico, memória, sempre coloque o máximo de memória na sua máquina;

2. Linux: Existe uma ou duas versões do Linux que rodam nessa máquina, mas é necessário uma pesquisada pois nem todo Linux pra Mac funciona nessa máquina;

3. Aplicativos: Para o Mac OS 7.5.3 a 7.6 tem o Office 4.2, exatamente o mesmo Office do Windows 3.1 (lembra disso?). Se você estiver com o Mac OS 8.1 ou maior, pode usar o Office 98 ou o 2001. Tem ICQ, Outlook Express (Entourage no pacote Office 2001) e até navegadores de web como o Internet Explorer (a última versão, 5.1.7, fica uma lesma nessa máquina. Opções são o Netscape 4.7, rápido mas muito imcompatível com os sites atuais, ou o iCab, razoável em velocidade e compatibilidade com sites). Aplicações típicas do Mac como Freehand, Ilustrator ou o Photoshop, só em versões antigas (nunca achei utilidade para uma versão mais nova que o Photoshop 4... Mas não uso isso profissionalmente...);

4. Jogos: Poucos famosos... Beeem poucos. Wolf3D, talvez Doom. Nunca consegui rodar o Duke Nukem 3D no Mac. Quake ou TombRaider, nem pensar.

Utilidade:

Quando comprei meu iMac (2000), usei o velho Performa como hub para meus periféricos. Como o iMac não tem porta serial, ADB e SCSI, só USB, vi todos os meus periféricos (Zip drive, gravador de CD, scanner e impressora) ficarem sem uso, por isso usava o Performa como meio de acesso a eles.

Atualmente o Performa é usado como roteador. Instalei duas placas de rede (uma no slot Comm I e outra no slot LC-PDS) e ele se conecta a internet e compartilha a conexão com meus demais micros, sem teclado, mouse ou monitor e é extremamente seguro (quem é que sabe invadir um Mac OS velho?).

Compartilhar este post

Link para o post

Emerson, você tem os programas que você mencionou (MAC/OS 8.6, OFFICE98, PHOTOSOHP e demais)? Eu tenho aqui um performa 6400 que só possui o sistema 7.1. Tem como você passar?

[]s,

Dart

.ps: o linux no MAC roda bem, mas é chato de instalar porque tem q se fazer muito chuncho.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses softares (Mac OS 8.6, Office 98, Photoshop, etc) são todos comerciais e incorreria em pirataria, por isso não posso ajudá-lo com isso. Além de crime, é assunto proibido aqui no fórum.

Mac OS 7.1? A versão 7.1 ainda não tinha esse nome! Se chamava apenas "System". Certamente é alguma versão mais nova, mesmo porque o Performa 6400 roda o Mac OS apenas a partir da versão 7.5.3. Talvez você esteja com a 7.6.1 ou com a 8.1 (considero a mais aconselhável para o seu micro, visto a velocidade dele).

Quanto ao Linux no Mac, sim, roda bem, mas o caso do colega Gustavo é diferente. O seu Performa (6400) tem arquitetura PCI, suportada por todas as versões de Linux e BSD com port PowerPC. O Performa do Gustavo (6300) tem arquitetura proprietária (nem NuBus é), e nem todo Linux PPC dá suporte. Na verdade, apenas algumas poucas versões (uma ou duas, não tenho certeza). Pesquisei isso a uns 2 ou 3 anos e li alguns posts em fóruns por ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Emersonwsm, fiquei interessado no fim q você deu ao seu performa, gostaria de fazer o mesmo com o meu! gostaria de te fazer alguma perguntas mais detalhadas, mais acho q se fizer aqui estarei cometendo erros q em nosso forum não é permetido, gostaria de saber se você poderia me add em seu msn pra conversar-mos melhor...

alexsoneca1@hotmail.com

fico grato pela atenção...

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dica para vocês usuários de performa é limpar monitores e gabinetes com água sanitária, isso consegue retirar o amarelado do tempo que normalmente atingem estes computadores. O mesmo pode ser feito em teclado e mouse.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora