Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer link "Comentários" e "Enviar p/ amigo"?


brunces

Posts recomendados

Amigos,

Olá, tudo bem? Sou principiante em linguagens de programação para WEB e estou apanhando muito de algo que, pra quem entende, parece ser muito simples.

Estou montando um site próprio para fazer uma espécie de BLOG para os alunos da escola onde leciono. Esse site terá muitos arquivos para baixar, relacionados com as aulas ministradas. Tentei criá-lo usando bloggers comuns, mas o espaço em disco oferecido pela maioria deles é muito pequeno e, para evitar o uso de "mirrors" para os arquivos, preferi montar um site próprio em um único servidor (que oferece muito espaço), em vez de usar bloggers.

Outro motivo pelo qual optei por isso foi a opção "Comentários" oferecida pelos bloggers. A maioria deles permite que um visitante digite um comentário e, ao clicar em ENVIAR, este é automaticamente postado. Por motivos de segurança quanto a "badernas" e mau uso da opção, pretendo fazer o seguinte...

O visitante digita o comentário dele. Este é enviado para o meu email e, após uma análise do seu conteúdo, eu mesmo posto a mensagem dele. É isso. Sendo assim, minha dúvida é a seguinte...

Exemplo:

(É mais ou menos o mesmo esquema de funcionamento dos fóruns.)

Tenho vários posts na página. Cada post tem 2 links padrão: Comentários (o visitante clica para fazer um comentário) e Enviar para um amigo (o visitante envia o endereço da página e o número do comentário para um email qualquer). Se eu aprender a fazer um, logicamente aprendo a fazer o outro. Portanto, mencionarei apenas sobre o link "Comentários".

http://blogparatestes.bigblogger.com.br/

Este é um site que eu criei para estudar o código fonte dele.

Descobri que ao clicar no link "Comentários", um código de JavaScript envia o número daquele post (id_post) para uma página chamada "comentarios.php".

Eis o código...

Comentários (0)

Essa página é aberta em uma nova janela com um formulário. O número do post (id_post) é carregado automaticamente em uma das linhas do FORM da página que foi aberta (logicamente, para ser enviado junto com o email dos dados do formulário preenchido).

Eis a linha...

<input type="hidden" name="id_post" value="3E059059063076129">

Após o preenchimento do formulário e o clique no botão "Enviar formulário", um código PHP captura os dados de cada INPUT do FORM e os envia para o meu email. Esse código eu já consegui rascunhar mais ou menos.

Eis o rascunho do código...

-----------------

<?php

$id_post = $_GET["id_post"];

$post = $_GET["post"];

$nome = $_GET["nome"];

$mail = $_GET["mail"];

$msgm = $_GET["msgm"];

mail("[email protected]","Fale conosco","ID Post: $id_post

Nome: $nome

Email: $mail

Comentário: $msgm","From: $ed_email\nContent-Type: text/html; charset=us-ascii");

?>

-----------------

Não sei se é assim mesmo que faz, mas em outros testes que fiz, funcionou. :)

Agora o que eu quero saber mesmo é o seguinte...

Como é o código que faz aquele <input type="hidden" name="id_post" value=""> receber o valor do número do post que foi clicado (id_post)? Existe algum código específico só pra isso? Como ele é? Onde ele fica? No próprio arquivo "comentarios.php"?

Outra dúvida... O parâmetro ACTION do FORM chama a própria página, ou seja, um código PHP que está no próprio arquivo "comentarios.php" onde se encontra o FORM. Como é esse código? (O código que eu rascunhei acima eu testei em um arquivo separado, por isso que eu disse que funcionou legal.) Como isso é feito no mesmo arquivo?

Bem, é isso! Se alguém tiver paciência, tempo e a bondade de me explicar com exemplos claros e objetivos, eu agradecerei muito. Muito mesmo!

Já pesquisei em algumas páginas de tutoriais de PHP, mas como eu não entendo muito a linguagem, não consegui achar exatamente o que eu preciso.

Aceito sugestões mais práticas ou fáceis (como outra linguagem, sei lá), caso haja.

Muito obrigado pela atenção de todos. :)

Um abraço.

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...