Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Radeon 9800 Pro


Burdelis

Posts recomendados

Fala Galera!

Eu tenho uma Ati Radeon 9800 Pro da GeCube. Em qualquer jogo 3D que eu jogo (Doom 3, Half Life 2 e até no Age Of Mythology) às vezes aparecem na tela uns pequenos poligonos pretos. Não são muitos, eles não aparecem sempre e não chegam a incomodar, mas como eu paguei um boa $$$ na placa eu queria saber se isso é normal.

Meu sistema é:

AMD Athlon 64 2800+ (Newcastle) - Family 15 Model 12 Step 0 Revision DH7-CG

MSI K8N NEO Platinum (BIOS ver 1.4)

Fonte SevenTeam ST-350BKV 350W

512MB Corsair Value PC3200 RAM CL2.5, Timing 2.5-3-3-8

GeCube Radeon 9800pro - 128MB

Windows Xp Sp2

Driver's instalados: nForce drivers ver 5.03 (versão da própria MSI)

Catalyst 5.1 com RADEON display driver 8.09

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Burdelis@02 fev 2005, 15:53

Fala Galera!

Eu tenho uma Ati Radeon 9800 Pro da GeCube. Em qualquer jogo 3D que eu jogo (Doom 3, Half Life 2 e até no Age Of Mythology) às vezes aparecem na tela uns pequenos poligonos pretos. Não são muitos, eles não aparecem sempre e não chegam a incomodar, mas como eu paguei um boa $$$ na placa eu queria saber se isso é normal.

Meu sistema é:

AMD Athlon 64 2800+ (Newcastle) - Family 15 Model 12 Step 0 Revision DH7-CG

MSI K8N NEO Platinum (BIOS ver 1.4)

Fonte SevenTeam ST-350BKV 350W

512MB Corsair Value PC3200 RAM CL2.5, Timing 2.5-3-3-8

GeCube Radeon 9800pro - 128MB

Windows Xp Sp2

Driver's instalados: nForce drivers ver 5.03 (versão da própria MSI)

Catalyst 5.1 com RADEON display driver 8.09

valeu

sera que num seria aquela historia de super aquecimento das Radeon 9800PRO em DOOM 3, que chegou a queimar varias VGas desse tipo?

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcelo C Souza@02 fev 2005, 16:18

Amigo, acho que você acaba de entrar para este clube

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=230680

Se não adiantar botar uma fonte de marca e melhorar a ventilação do teu gabinete e sem over ela continuar a dar problemas você é mais um feliz proprietario de 9800PRO MORTA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Burdelis@02 fev 2005, 16:57

Então, eu não fiz over nela ainda.

O cooler é o original da ATI e a placa é bem nova (tem uns 2 meses e meio).

Se não for a fonte, pode ser que seja pau da placa mãe?

não, c não for a fonte sua PV esta queimando!!!!

tente colocar dissipasores para ver c melhora, c não vende ela antes q ela queime e compre uma 6600gt!!

valeu!!! :bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Burdelis@02 fev 2005, 16:57

Então, eu não fiz over nela ainda.

O cooler é o original da ATI e a placa é bem nova (tem uns 2 meses e meio).

Se não for a fonte, pode ser que seja pau da placa mãe?

Amigo, sua fonte é uma ST350, é uma boa fonte, acho que tua placa foi para caixa do prego, assim como muitas que eu já vi, a minha morreu com 3 meses de uso, aproveita que esta na garantia e troque ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcelo C Souza@02 fev 2005, 17:09

Amigo, sua fonte é uma ST350, é uma boa fonte, acho que tua placa foi para caixa do prego, assim como muitas que eu já vi, a minha morreu com 3 meses de uso, aproveita que esta na garantia e troque ela.

Realmente concordo com o Marcelo...

Nesse caso, é melhor trocar do que ver seu dinheiro queimando, junto com a placa :muro::wacko:

Agora eu fique na dúvida: o problema dele é bem parecido com o que eu tive na 9800PRO e foi por conta de um downclock que fiz na placa. Será que a minha estava querendo morrer também?? :blink:

Se foi, ainda bem que mandei logo pra RMA... :looka:

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcelo C Souza@02 fev 2005, 17:09

Amigo, sua fonte é uma ST350, é uma boa fonte, acho que tua placa foi para caixa do prego, assim como muitas que eu já vi, a minha morreu com 3 meses de uso, aproveita que esta na garantia e troque ela.

Faz uma ultima tentativa... deixa aberto a gabinete e se não adiantar ja vai na loja e troca antes que a garantia acabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Burdelis@02 fev 2005, 19:16

A garantia é de 3 meses só, vou na loja trocar!  VALEU!!!!!!!!!

Fora isso minha máquina anda um pouco instável ultimamente. Fiz uns testes com o Prime95 e ele encontrou um erro depois de umas 4 horas ligado.

Será que a fonte também foi pro saco???

Pode ser...

Realmente usar fonte genérica com placa sugadora de energia não é uma boa. Sorte sua não ter prejudicado mais nada no teu PC, no caso, queimar :wacko: Já no seu caso, isso não acontece porque você tem uma fonte boa e eu creio que a sua configuração não ultrapasse a potência fornecida com ela.

Se depois que a 9800PRO for embora e o resultado do prime95 der a mesma coisa, pode ter certeza que tem algo errado ai e eu creio que seja a fonte (ela pode ter vindo com defeito, nunca se sabe), mas pode ser algum outro componente do micro, como memória por exemplo.

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_@02 fev 2005, 23:34

Pode ser...

Realmente usar fonte genérica com placa sugadora de energia não é uma boa. Sorte sua não ter prejudicado mais nada no teu PC, no caso, queimar :wacko:

Se depois que a 9800PRO for embora e o resultado do prime95 der a mesma coisa, pode ter certeza que tem algo errado ai e eu creio que seja realmente a fonte, que foi muito forçada pela VGA e agora não está mais suportando mais nada hehe :D

Falouws :-BEER

cara, desculpa aí, mas o cara postou a configuração dele no primeiro post.

que é essa:

Meu sistema é:

AMD Athlon 64 2800+ (Newcastle) - Family 15 Model 12 Step 0 Revision DH7-CG

MSI K8N NEO Platinum (BIOS ver 1.4)

Fonte SevenTeam ST-350BKV 350W

512MB Corsair Value PC3200 RAM CL2.5, Timing 2.5-3-3-8

GeCube Radeon 9800pro - 128MB

Windows Xp Sp2

Driver's instalados: nForce drivers ver 5.03 (versão da própria MSI)

Catalyst 5.1 com RADEON display driver 8.09

ao me ver não tem nada de fonte generica, e sim uma ST350W BKV que é mais do que suficiente para esse sistema acima..

agora quando a instabilidade, de possivel defeito na VGA, começe por analisar duas coisas, teste a VGA em outro PC e veja se apresenta os mesmos problemas, caso sim, ela está com defeito, caso não, o problema está em outro componente do seu PC, possivelmente a fonte, sua fonte é otima, mas nada impede de estar com defeito.... então se a VGA estiver boa em outro pc o proximo passo é testar outra fonte no seu PC..

ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi :blink:

Eu tinha cofundindo com outro tópico que eu estava monitorando, pisei na bola mesmo :wacko:

Realmente a fonte é boa e creio eu que segura bem a configuração dele, mas ele pode ter pego alguma Seventeam defeituosa, nunca se sabe, ou então o próprio A64, o que acho meio difícil de ser.

No Torture test, as memórias influenciam nele? :unsure:

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias influenciam no Torture Test sim.

Pelo que me disseram um erro no Torture Test pode indicar problemas no processador, placa mãe, memória ou fonte..

Esqueci de colocar nas especificações do meu sistema o meu hd e meus drives de cd.

Aí vai a minha config completa:

AMD Athlon 64 2800+ (Newcastle) - Family 15 Model 12 Step 0 Revision DH7-CG

MSI K8N NEO Platinum (BIOS ver 1.4)

Fonte SevenTeam ST-350BKV 350W

512MB Corsair Value PC3200 RAM CL2.5, Timing 2.5-3-3-8

GeCube Radeon 9800pro - 128MB

Maxtor Diamond Plus 9 - 120gb IDE

Leitor de DVD LG 8160

CD/RW Pré-histórico HP 8200i

Windows Xp Sp2

Contando com os Hd's e os drives vocês acham que minha fonte aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que o Torture Test tem 3 opções...

Uma delas, a que exige mais da máquina (testa a máxima dissipação de calor e consumo de energia do processador), me parece que não testa muito a memória RAM. Tem outro teste que faz isso, mas o mais importante deles é esse que citei acima.

Não sei dizer se foi a RAM ou outra coisa que causou esse erro do Prime95, mas por via das dúvidas, baixe o memtes86, grave a imagem dele em CD e depois reinicie o PC com o CD no drive. Ele vai bootar por ele e vai iniciar o teste das memórias. Deixe rodando pelo menos 1h até ter certeza que as memórias não estão apresentando defeito.

Se surgir algum erro, pode ter certeza que o problema que ocorreu no prime95 foi causado por elas.

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burdelis

Já citei antes que as placas 9800pro tem cooler e dissipador vergonhosos para está placa e nem tem dissipadores nas memos, acho o seguinte como você mesmo citou os pontos pretos só aparencem de vez enquando, quais são as condições desse de vez enquando.

Quando você fica muitas horas jogando direto, seu case é bem ventilado, o local onde fica seu case tem ar cond. ou é igual lá em casa um forno.

Pra mim isso tem cara de superaquecimento, faz como o amigo acima citou tira a tampa lateral do case liga a máquina e coloca um ventilador na direção da VGA e do processador.

Se o problema continuar pode ser problema na placa mesmo, mais testa antes de levar na loja querendo trocar, poís, os caras vão testar e se não encontrarem defeito não vão trocar só se o cara for muito sangue bom. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei analisando melhor o problema agora. Depende bastante do jogo, no Age of Mythology sempre aparece. No Counter Strike Condition Zero dificilmente aparece alguma coisa (com tudo no max e resolução de 1280 x1024). No Doom 3 não aparece muito. No Half Life 2 aparece bastante.

No 3D mark 2005 não aparece muito no Game demo 1 e no Game demo 2 (aquele que é meio espacial e tem uns caras atirando e no da floresta) ja no Game Demo 3 (o do barco) aparece bastante. Isso acontece mesmo mostrando o game demo 1 e 2 após ter mostrado o Game Demo 3.

Aí vai uma screenshot que consegui tirar com os poligonos aparecendo no Age of Mytholgy

bug9800.JPG

Como eles piscam muito só consegui capturar alguns, eles estão circulados em vermelho.

COMO O FORUM ENCOLHE AS IMAGENS, PRA enxergar MELHOR RECOMENDO QUE vocês SALVEM A FOTO E VEJAM ELA NO HD DE vocês

Pelo que observei os poligonos sempre aparecem em linhas horizontais. Quanto mais quente está mais eles aparecem. Mesmo assim não aparecem mais do que três linhas horizontais de poligonos.

Vou arranjar um ventilador e vou fazer o teste pra ver se com o gabinete aberto melhora.

O meu gabinete parece estar bem ventilado, a montagem foi bem feita e o lugar onde ele fica não tem ar condicionado mas não é um lugar quente. Como uso Cool 'n' Quiet geralmente meu processador fica a 35 graus. O máximo que obtive de temp de processador foi 55 graus com 3 Prime95 abertos simultâneamente no Torture Test. Como a placa de video não tem diodo medidor de temp não consigo saber a temperatura dela.

Se o problema for temperatura, é normal isso acontecer com as Radeons 9800Pro?

EDIT: esqueci de comentar. umas duas vezes aconteceu do half life 2 e do age of mythology travarem, ao sair o Catalyst Control center apareceu com a mensagem:

"Vpu recover has reset your graphics accelerator as it was no longer responding to graphics driver commands"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Burdelis@03 fev 2005, 19:54

Se o problema for temperatura, é normal isso acontecer com as Radeons 9800Pro?

EDIT: esqueci de comentar. umas duas vezes aconteceu do half life 2 e do age of mythology travarem, ao sair o Catalyst Control center apareceu com a mensagem:

"Vpu recover has reset your graphics accelerator as it was no longer responding to graphics driver commands"

Não é normal...

Realmente superaquecimento pode ocasionar esses erros, mas o que me deixou mais intrigado foi o fato de aparecer a mensagem do VPU recover...

Geralmente essa mensagem ocorre quando há conflitos de hardware entre a VGA e a placa-mãe. Quando aparece, na bios da placa-mãe o AGP Fast Write está ativado e o AGP se encontra em 8x...

Tente diminuir o AGP para 4x e desabilitar o AGP Fast Write e veja se alguma coisa muda no tocante à imagem. Se não mudar, então é problema de superaquecimento de memória... Pelo menos a mensagem do VPU recover não irá mais aparecer se o procedimento acima for concretizado.

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AGP fast Writes: O recurso de escrita rápida do AGP não funciona bem em todas as máquinas, notavelmente nos chipsets VIA. A recomendação é deixar o recurso desligado, até mesmo porque o ganho de performance é quase zero, e a estabilidade fica muito comprometida.

FONTE = Tópico acima ( FAQ Leia antes de postar )

Catalyst A.I. = Ajusta automaticamente os niveis de qualidade de texturas e filtragem, permitindo assim uma obtenção de uma performance superior enquanto reduz ligeiramente a qualidade de imagem.

FONTE EU!

FUI!

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer um teste com o gabinete aberto, peguei um ventilador coloquei no máximo e apontei pra placa de video.

Ventilou tanto que a temperatura do meu chipset caiu pra 30 graus (o normal é 48), mas os paus na placa de video continuaram. Como não tenho dissipadores pra colocar nas memos, vou tentar colocar a placa em outro micro pra ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Burdelis@04 fev 2005, 12:46

Acabei de fazer um teste com o gabinete aberto, peguei um ventilador coloquei no máximo e apontei pra placa de video.

Ventilou tanto que a temperatura do meu chipset caiu pra 30 graus (o normal é 48), mas os paus na placa de video continuaram. Como não tenho dissipadores pra colocar nas memos, vou tentar colocar a placa em outro micro pra ver no que dá.

Tá com cara de ser realmente a placa...

Aqui quando a minha ex 9800PRO deu problemas de artefatos (linhas verticais pretas pequenas, formando quadrados com 3 ou 4 delas juntas e varios desses quadrados pela tela), eu a espetei em outra máquina, dando o mesmo problema :cry:

É bom procurar logo a garantia e mandar trocar essa placa o quanto antes.

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...