• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
GabrielF1

Fonte queimando sem fazer nada!

5 posts neste tópico

Oi! Nessas férias tenho utilizado meu PC bastante. Ele fica praticamente o dia todo ligado. Ontem usei de uma da tarde até umas 5, 6 da manhã, alternando navegação e jogos. Nenhum problema, tudo normal. Fui dormir e deixei o BitComet fazendo um download, e deixei rodando o Virus Scan. Quando acordei, o PC estava desligado, mas o LED da frente (o verde) estava aceso. Desliguei o estabilizador, e liguei de novo, e o PC não ligava. Abri, e vi que quando eu apertava o botão para ligar o PC as ventoinhas giravam um pouco e paravam. Ah, e a fonte estava quente...

Troquei a fonte, ele ligou certinho. Deixei o PC ligado sem fazer nada, apenas ligado e fui assistir um filme. Voltei e estava tudo certo. Então saí pra tomar açaí e quando voltei, puf, a mesma coisa: PC desligado e LED aceso.

Como uma fonte fica normal em 18 horas de uso, com jogos, placa de vídeo sendo exigida, etc, e quando está sem fazer nada ela queima do nada???

Meu PC é um Athlon XP 3000, 512 MB RAM e uma Radeon 9800 SE. A fonte era uma "MEGA" de supostamente 500 Watts de potência, dois coolers... modelo 500ATX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com fonte de qualidade duvidosa, tudo pode acontecer. Qual a sua placa mãe? Não é uma A7V8X por acaso é?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@03 fev 2005, 00:06

Com fonte de qualidade duvidosa, tudo pode acontecer. Qual a sua placa mãe? Não é uma A7V8X por acaso é?!

putz.... a minha é a famosa A7vx-x .... nunca tinha me largado na mão ...já tenho ela faz 2 anos.... e agora aconteceu o problema citado acima .... eu vou tentar trocar a fonte.... alguém sugere alguma outra coisa sobre o problema ????

valeu desde já.

Marcelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GabrielF1, acontece que as A7V8X-X da Asus são conhecidas entre nós como as "devoradouras de fontes" :P . Elas por alguma falha de projeto ou algo assim queimam fontes com uma facilidade incrivel, mas esse não é seu caso.

Vendo sua configuração, realmente não há muita surpresa que as fontes estão queimando. Um Athlon XP 3000 e uma Radeon 9800 consomem muito, e uma fonte genérica qualquer não da conta do recado. Essas fontes que você utilizou são de 500W nominais, e não reais. Isso quer dizer, a carga maxima que elas aguentam é 500W por um periodo curtissimo de tempo, normalmente quanto você liga o PC que é quando o consumo é grande pois todos os componentes estão ligando, os motores estão acelerando e coisas assim. A potencia real de uma fonte dessas que você comprou pode não passar dos 200W, pra você ter ideia de como o barato sai caro.

Fontes de qualidade custam mais e elas tem um bom motivo pra tal. A potencia (watts) de fontes de qualidade que mostra na carcaça da mesma, é sempre real. Ou seja, em fontes de "marca" elas são feitas pra dar aquilo que está escrito nelas. Uma fonte de 400W reais consegue fornecer 400W sem extressar os componentes além do seu limite, evitando que queimem como está acontecendo ai.

Pra sua configuração, o recomendado aqui do pessoal do fórum é uma fonte de 350W reais, uma de 400W não seria de todo ruim também pois deixa uma "folga" pra upgrades futuros ou overclock. Dentre as marcas que recomendamos aqui, estão a Seventeam, Thermaltake, SuperFlower ( mais conhecida como TTGI, e alguns modelos como Atlas), Coolermaster, Enermax, Antec. As 3 ultimas são difíceis de encontrar e mais caras que as outras, sendo a Antec considerada a melhor no mundo inteiro. Aqui no forum a mais recomendada pra você seria a Seventeam 350W ou a Thermaltake 420W, mas seria bom saber onde você mora pra ver a disponibilidade dessa fonte ou de alguma outra marca. A faixa de preço dessas fontes normalmente está entre R$200,00 e R$300,00, mas com uma configuração igual a sua economizar em fonte seria igual a dar um tiro no pé :ahh: .

Outra coisa também é que nessa época de calor, componentes eletronicos como um todo sofrem um pouco mais. Se sua fonte estava muito quente como você disse, isso é sinal que ela estava sendo forçada demais. O normal é que ela fique no maximo morna, não a ponto de fritar sua mão quando você toca.

Resumindo então, procura uma fonte da Seventeam, Thermaltake ou Superflower (TTGI/Atlas) de 350W/400W/420W que uma fonte genérica não vai dar conta do recado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0