Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica Para ganhar desempenho no HD....


trindadedavi

Posts recomendados

NTFSxFAT-32

Informação sobre tipos de formatos e no final uma dica para aumento de desempenho....

Quando você formata um hard-disk ou quando vai instalar o Windows em um hard-disk que ainda não foi formatado (para isso você deve bootar o micro diretamente no CD do Windows para que a instalação inicie), a primeira informação que você deve saber é o tipo de partição que será utilizada: FAT32 ou NTFS. Cada uma tem as suas características, vantagens e desvantagens:

Formatação:-------------------------- FAT-32 ---------------------------- NTFS

->DOS -------------------> Suporta (MS-DOS 7 ou superior) -------------> Não

->Windows 98 ----------------------> Suporta ---------------------------> Não

->Windows Me ----------------------> Suporta ---------------------------> Não

->Windows NT -----------------------> Não -----------------------------> Não

->Windows 2000 ---------------------> Suporta -------------------------> Suporta

->Windows XP -----------------------> Suporta -------------------------> Suporta

->Suporte a segurança

de dados -----------------------------> Não ------------------------------> Suporta

->Suporte a compressão

de dados ------------------------------> Não -----------------------------> Suporta

->Suporta arquivos

individuais com mais

de 4 Gb ---------------------------------> Não ---------------------------> Suporta

->Auditoria ---------------------------> Não ----------------------------> Suporta

->Journaling ---------------------------> Não ----------------------------> Suporta

DOS, Win98, WinMe, WinNT, Win2000 e WinXP

Nem todos os sistemas operacionais suportam os dois tipos de partição: a partição NTFS, por exemplo, é reconhecida apenas pelo WinNT, Win2000 e WinXP - enquanto a partição FAT32 é reconhecida por todos, exceto o WinNT e versões antigas do DOS. Isso significa que se você fizer um dual-boot Win98 e WinNT, por exemplo, nenhum dos dois sistemas operacionais conseguirá enxergar o outro, o que pode causar problemas.

É muito importante você entender que a incompatibilidade de partições só existe quando elas estão em um mesmo computador: em rede local todas as partições "se enxergam". Em rede local uma estação Win98 com FAT32 enxergará normalmente a partição NTFS de outra estação que tenha WinNT em NTFS e vice-versa ...

1. A única partição que é suportada por TODAS as versões do Windows e DOS é a antiga FAT16, que tem um limite de tamanho de 2 Gb

2. A incompatibilidade entre partições pode ser solucionada utilizando-se aplicativos de terceiros, como os da Sysinternals:

- NTFSDOS (que permite acessar partições NTFS em DOS): Download

- NTFS for Windows 98 (que permite acessar partições NTFS em Win98): Download

- FAT32 for Windows NT 4 (que permite acessar partições FAT32 sob WinNT): Download

(há versões freeware dos três aplicativos acima, embora elas permitam apenas ler os arquivos, não permitindo que você salve arquivos nas partições)

3. O Win2000 tem um limite de 32 Gb na criação de partições FAT32; embora você não consiga criar uma nova partição FAT32 com mais de 32 Gb, ele aceita normalmente partições FAT32 com mais de 32 Gb já existentes (criadas pelo Win98, por exemplo)...

Suporte a segurança de dados

Uma das principais vantagens da partição NTFS é o seu suporte à segurança de dados: você pode por exemplo impedir que um usuário acesse determinados arquivos, pastas ou até mesmo partições nos seus próprios computadores. Para isso você deve ter o WinNT, Win2000 ou WinXP Professional (o WinXP Home não permite isso).

O exemplo abaixo mostra como fazer isso em um computador aonde existem dois usuários: Dexter (administrador) e Al Bundy (usuário). Você verá como é simples Dexter configurar o WinXP para impedir que Al Bundy acesse a pasta "C:\Projetos Secretos" desde que a partição aonde se encontra a pasta seja NTFS (o exemplo pode ser aplicado da mesma maneira no WinNT ou Win2000):

1. Inicie o WinXP como Dexter

2. Configure o Windows Explorer para permitir modificações nas definições de Segurança de pastas e arquivos: vá em Iniciar > Meu Computador > clique a opção Ferramentas no menu > Opções de pasta > clique no tab Modo de Exibição > desclique a penúltima opção "Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendável)"> e clique em OK

3. Localize a pasta que você quer impedir que o usuário tenha acesso (Projetos Secretos, no nosso exemplo) > clique com o botão da direita do mouse nela > clique na opção Compartilhamento e Segurança

4. Clique no tab Segurança na parte superior há a lista com os grupos de usuários e na parte de baixo as suas permissões. Ali você poderá alterar as permissões de um único usuário ou de todos os usuários de um grupo.

Para alterar as permissões de um único usuário (Al Bundy, no nosso exemplo), você deve clicar no botão Adicionar e digitar o nome Al Bundy no campo e clicar no botão OK - (você pode incluir vários usuários, separando os seus nomes por um ponto-e-vírgula (; )).

(você pode clicar no botão Verificar nomes para confirmar que estão corretos pois se você digitar algum nome errado, aparecerá uma mensagem de erro informando-o que um ou mais usuários não existem)

5. Se você seguiu à risca os passos acima, o nome Al Bundy aparecerá na lista superior - e você poderá enfim configurá-lo para que ele esteja proibido de acessar a pasta Projetos Secretos: clique no nome Al Bundy e clique nas opções Negar na lista de baixo....

É muito importante você checar se o nome do usuário clicado na lista superior é aquele que você deseja modificar as suas permissões, para evitar que permissões de outros usuários (ou pior, de Administradores) sejam modificadas.

SE POR ENGANO VOC NEGAR A PERMISSÃO DE ACESSO DE ADMINISTRADORES E USUÁRIOS A ALGUMA PASTA, ESTA PASTA FICARÁ DEFINITIVAMENTE INACESSÍVEL - E OS SEUS DADOS NÃO PODERÃO MAIS SEREM ACESSADOS. É MUITO IMPORTANTE QUE VOC SE CERTIFIQUE QUE ESTÁ FAZENDO A COISA CERTA PARA NÃO TER PROBLEMAS.

Assim que você clicar OK, aparecerá uma mensagem de confirmação das alterações efetuadas.

6. A partir de agora o usuário Al Bundy não poderá mais acessar a pasta Projetos Secretos: ao tentar fazer isso, aparecerá uma mensagem de Acesso negado

OBSERVAÇÕES:

1. Para você converter uma partição FAT32 para NTFS, você deve digitar "convert <partição>: /fs:NTFS" (sem as aspas).Exemplo: convert c: /fs:NTFS.Em geral a conversão será realizada no próximo boot do Windows e leva poucos minutos para ser realizada. Lembre-se que após a conversão para NTFS, a partição não será acessível via DOS, Win9x ou WinMe (isso é importante caso você tenha um dual-boot no seu computador) e não há como convertê-la novamente para FAT32 (somente com o uso de um programa para isso, como o Partition Magic)...

2. Se você tiver vários usuários que utilizam o computador e quiser modificar a permissão de todos eles, você pode escolher a opção Usuários na lista superior ao invés de digitar o nome deles. Dessa maneira você irá configurar a permissão de todos eles ao mesmo tempo e não precisará reconfigurar as permissões dos novos usuários que forem cadastrados...

3. Os passos mostrados acima devem ser seguidos sempre que você queira alterar as permissões de qualquer arquivo, pasta ou partição. Se você quiser proibir o acesso a um arquivo importante.doc, por exemplo, você deve clicar com o botão da direita nele e seguir os passos acima. O mesmo se aplica a partições (C:, D: ...)

4. Se você for um usuário avançado, saberá como configurar corretamente as permissões dos arquivos e pastas sem danificar o Windows; se não for, evite alterar as permissões sem necessidade para evitar problemas e situações desesperadoras à toa ...

Suporte à compressão de dados

Partições NTFS têm um avançado sistema de compressão de arquivos que permite economizar espaço em disco quando necessário. A compressão é realizada em tempo real e o usuário não nota diferença alguma após a conversão ser finalizada.

Para ativar a compressão de dados (que pode ser feita em arquivos, pastas ou partições), você deve clicar com o botão da direita do mouse e escolher a opção Propriedades. Clique na opção Compactar disco para economizar espaço (quando for compactar uma partição) ou clique no botão Avançados > Compactar o conteúdo para economizar espaço e clique em OK. O processo terá início e o tempo que ele levará depende de diversos fatores (número de arquivos, tamanho dos arquivos, velocidade do hard-disk, processos em andamento ...).

Após a finalização da compressão, os arquivos e pastas compactados aparecerão na cor azul e você poderá utilizá-los normalmente. A compressão dos arquivos não afeta a sua cópia para outros sistemas operacionais ou disquete: quando você copia um arquivo compactado, este é automaticamente descompactado durante o processo de cópia.

Para você saber a taxa de compressão dos arquivos, você deve abrir uma janela de prompt de comando e digitar compact. Com isso, aparecerá a lista de arquivos com o seu tamanho original e o tamanho compactado.

Arquivos que têm uma taxa muito baixa de compactação (muitos arquivos executáveis, imagens jpg, arquivos .zip e outros) são mostrados com taxa de 1,0 indicando que não houve ganho substancial. Pastas também são mostradas com taxa 1,0: você deve digitar compact dentro da pasta em questão para saber qual é a taxa de compressão utilizada ou então digitar compact /s para listar todos os arquivos da pasta atual e das pastas existentes dentro dele. O comando compact também permite compactar e descompactar arquivos; digite compact /? para saber mais.

A única desvantagem real na compressão de dados é que o Windows trabalhará um pouco mais lento...

Suporte a arquivos individuais com mais de 4 Gb

A partição FAT32 tem uma limitação de tamanho de arquivo: 4 Gb (embora isso pareça muito, arquivos de vídeo podem facilmente superar este tamanho). A partição NTFS não tem limite de tamanho de arquivo ...

Auditoria

Partições NTFS tem uma vantagem adicional sobre a FAT32: ela permite a auditoria do usuário. Com isso, pode-se saber a que horas ele se iniciou o seu trabalho no Windows, o que ele fez, quais arquivos foram modificados, que programas foram executados, entre outras informações ... Para habilitar a auditoria (você deve ser um Administrador):

1. Vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Diretiva de segurança local.

2. Dentro de Diretivas Locais, você deve selecionar a opção Diretiva de auditoria e selecionar o que deve ser auditado.

3. Dentro de Opções de segurança há outras opções de auditoria que podem ser úteis.

Você também pode auditar arquivos, pastas e partições e saber quais usuários acessaram esses arquivos. Para fazer isso:

4. Clique com o botão da direita do mouse no arquivo, pasta ou partição que você deseja auditar e clique em Compartilhamento e Segurança > tab Segurança > botão Avançado.

5. Clique no botão Adicionar, e digite o(s) usuário(s) que devem ser auditados seguindo os mesmos passos do item 4 de Suporte a segurança de dados descrito acima. Ao clicar OK você deverá escolher quais tarefas devem ser auditadas e clicar em OK.

OBSERVAÇÕES:

1. Para você verificar as informações auditadas, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Visualizar eventos: ali você poderá ler todos os eventos gerados, de erros no Windows às auditorias selecionadas ... Os eventos estarão em Segurança aparecendo com o tópico Segurança com êxito.

2. Para você auditar qualquer arquivo, pasta ou partição, você deve inicialmente seguir os passos 1. a 3. e no mínimo habilitar a Auditoria de acesso a objetos e Auditoria de eventos de logon para que as auditorias sejam efetivamente realizadas.

Journaling

Journaling é um recurso muito importante para manter a integridade de arquivos quando o sistema operacional falha ou quando algum problema ocorre durante uma operação: com ele o Windows armazena um log aonde são armazenadas todas as modificações realizadas pelo hard-disk. Com isso, em caso de falhas o Windows consegue manter a integridade dos arquivos uma vez que ele tem armazenado todas as informações necessárias para isso.

Com o journaling, o uso de partição NTFS minimiza o problema de arquivos corrompidos quando há algum problema no computador (falta de energia, por exemplo) ...

Foram feitos Testes....

Todos os testes foram realizados em um computador com as seguintes características:

Placa-mãe PCCHIPS M817 (chipset ALiMAGiK 1) com processador AMD Duron 900 Mhz, 128 Mb RAM PC133, HD Quantum Fireball Plus AS 40 Gb 7.200 RPM ATA5 e placa de vídeo Matrox G200

Os testes foram realizados seguindo esta seqüência:

1. Instalamos o Windows XP Professional em uma partição FAT32 recém-criada

2. Instalamos nele todos os updates, patches e atualização de drivers disponíveis

3. Instalamos os programas de teste na mesma partição

4. Realizamos diversas desfragmentações na partição FAT32 (usando o aplicativo do próprio Windows XP) até que o relatório mostrasse que o total de arquivos fragmentados fosse no máximo 2%

5. Realizamos todos os testes de performance na partição FAT32

6. Convertemos a partição FAT32 para NTFS (sem compressão)

7. Realizamos diversas desfragmentações na partição NTFS (usando o aplicativo do próprio Windows XP) até que o relatório mostrasse que o total de arquivos fragmentados fosse no máximo 2%

8. Realizamos todos os testes de performance na partição NTFS

9. Configuramos o Windows para compactar todos os arquivos da partição NTFS

10. Realizamos diversas desfragmentações na partição NTFS compactada (usando o aplicativo do próprio Windows XP) até que o relatório mostrasse que o total de arquivos fragmentados fosse no máximo 2%

11. Realizamos todos os testes de performance na partição NTFS compactado. Os resultados estão abaixo.

Obs: não sei postar figura....

HD Tach 2.61

Resultados: FAT-32-> 37.151 NTFS->37.163 NTFS c/ compressão-> 37.163

(maior melhor)

O HD Tach é um dos mais conhecidos programas para teste de performance de hard-disk. O teste realizado mostra a taxa de transferência do hard-disk que independe do sistema operacional utilizado. Nós realizamos um teste visando verificar se há alguma perda de performance no uso de diferentes partições e a resposta foi a esperada: o uso de partição FAT32 ou NTFS não afeta em nada a performance física do hard-disk.

Winbench 99 - Business Disk

Resultados: FAT-32->6.640 NTFS-> 4.180 NTFS c/ compressão-> 3.820

(maior melhor)

O Winbench é um teste geral de hard-disk, mostrando um valor final baseado na taxa de leitura e gravação de diversos arquivos criados e lidos no hard-disk. A partição FAT32 mostrou ser mais rápida do que a partição NTFS ...

Winbench 99 - High-End Disk

Resultados: FAT-32->21.200 NTFS->16.200 NTFS c/ compressão->9.880

(maior melhor)

O Winbench High-End é um teste bastante detalhado: após indicar a partição a ser testada, ele executa diversos scripts em conhecidos programas comerciais (veja a lista na imagem acima), mostrando um valor final baseado na taxa de leitura e gravação de todos eles. Como os programas têm diferentes necessidade de uso do hard-disk, o resultado pode ser bastante variado.

Em geral, o resultado mostrou que a partição FAT32 é mais rápida do que a NTFS - embora o uso da partição NTFS com compressão mostrou ser vantajosa quando há muita leitura de dados (pois a descompressão dos arquivos compactados na memória RAM é mais rápida do que a leitura desses mesmos arquivos sem compactação quando eles estão no hard-disk).

CliBench Mk II Write/CPU

Resultados Write Maximiun: FAT-32->24.380 NTFS->22.500 NTFS c/ compressão->7.745

(maior melhor)

Resultado CPU: FAT-32->4 NTFS->5 NTFS c/ compressão->49

(Menor melhor)

O CliBench é um programa que mede rapidamente a taxa de leitura e gravação de dados em uma determinada partição, mostrando os valores mínimos, médios e máximos de leitura e gravação e a porcentagem de CPU utilizada. Como a partição NTFS é mais lenta na gravação (pois o Windows precisa executar diversas rotinas a mais de segurança nessa operação), nós testamos apenas a velocidade de gravação e a partição FAT32 mostrou ser mais rápida.

Como era de se esperar, a partição NTFS com compressão mostrou-se bastante lenta devido ao tempo necessário para compactar os arquivos antes de salvá-los em disco - mas o pior foi a altíssima porcentagem de CPU utilizada para isso, indicando que se houvessem outros programas funcionando simultaneamente, a lentidão seria ainda maior...

CONCLUSÃO

A conclusão dos testes é óbvia: por ser mais simples e limitada, a partição FAT32 é geralmente mais rápida do que a partição NTFS.

Isso significa que você deve utilizar a partição NTFS apenas se necessitar da implementação de segurança de dados e/ou auditoria e se quiser uma segurança maior em relação aos arquivos armazenados no computador. O uso de partições NTFS com compressão deve estar restrito apenas à necessidade de espaço em disco, uma vez que ela é muito lenta em comparação com partições FAT32 e NTFS.

Abaixo há diversas dicas referente ao uso de partições no seu computador, que podem ajudar você a obter um desempenho melhor do que o atual.

->Cuidado ao converter de FAT32 para NTFS se você utiliza dual-boot:É sempre bom lembrar que se você converter uma partição FAT32 para NTFS, o Win95, Win98 e WinMe não mais reconhecerão essa partição e com isso não poderão acessar os arquivos ali contidos.

->NTFS -> FAT32: só há uma maneira ...

Pense bem antes de converter a sua partição FAT32 para NTFS: o Win2000 e o WinXP não permitem que você converta uma partição NTFS novamente para FAT32 - para isso você deverá utilizar o Partition Magic Comprar, que permite fazer isso sem perder os dados ali contidos. Evite utilizar outros programas para isso pois o Partition Magic é o único programa confiável para fazer isso ...

->Mantenha a sua partição desfragmentada:É impressionante a diferença de performance entre uma partição fragmentada e a mesma desfragmentada ! Na parte final do nosso teste (após a compressão da partição NTFS e antes de desfragmentá-la para a realização dos testes finais), nós realizamos um teste por curiosidade apenas para verificar o desempenho da mesma - e o resultado foi surpreendente.

Com uma taxa absurdamente alta de 69% de fragmentação de arquivos (devido à compressão dos mesmos), o resultado do Winbench 99 High-End Disk foi 50% superior (= 50% pior) do que o teste final realizado após quatro desfragmentações realizadas na mesma partição (e necessárias para que a taxa baixasse para 2%). Em um dos testes (Photoshop) o resultado ainda pior: cerca de 100% de diferença, indicando que a partição desfragmentada realiza as mesmas tarefas em metade do tempo do que a mesma estando fragmentada.

->NTFS com compressão: só em emergências:

O uso de partições NTFS com compressão deve ser evitado ao máximo devido à sua lentidão e alto índice de uso da CPU. Embora em alguns testes específicos essa partição mostrou ser mais rápida do que as demais, em geral ela é muito mais lenta do que a FAT32 e NTFS sem compressão. Ela é recomendada APENAS para quem precisa de espaço em disco.

Agora a parte que todos esperavam....

->Configuração ideal para trabalho: FAT16, FAT32 e NTFS !!

Se você usa Win2000 ou WinXP, você pode aproveitar as vantagens das partições FAT32 e NTFS de uma maneira bastante simples: utilizando três partições simultaneamente. Para isso, sugerimos você particionar o seu hard-disk em três:

Partição 1 (C:) - FAT32

Você deve instalar o Win2000 ou WinXP e todos os aplicativos (programas). Como a partição é FAT32, o Windows funcionará mais rapidamente do que se estivesse em uma partição NTFS

Partição 2 (D:) - NTFS

Esta partição você deve reservar para armazenar os trabalhos e arquivos criados. Como a partição NTFS é mais segura, em caso de pane no computador os seus dados estarão mais protegidos ali do que se estivessem em uma partição FAT32 - além de permitir que você controle o acesso à própria partição modificando as permissões da mesma.

Partição 1 (E:) - FAT16

Esta antiga partição tem uma grande vantagem em relação às demais: ela é muito rápida! Com isso ela é ideal para armazenar o arquivo de pagefile (arquivo temporário) do Windows. Crie uma partição de 1 Gb (ou 2 Gb se você utiliza programas de 3D ou imagem) do tipo FAT16 (ou FAT) e configure o Windows indo em Painel de Controle > Sistema > Avançado > botão Configurações em Desempenho > Avançado > Alterar: ali você deve definir que o Windows use a partição FAT16 criada com o seu tamanho mínimo e máximo igual ao espaço disponível.

É importante que você também mantenha um arquivo de pagefile de no mínimo 80 Mb na mesma partição aonde o Windows está instalado (normalmente C:).

OBSERVAÇÃO: se começar a aparecer uma mensagem de "disco cheio" na partição FAT16 utilizada para pagefile, basta você diminuir cerca de 80 Mb no campo Tamanho inicial e Tamanho mínimo para que ela não apareça mais ...

Espero ter ajudado....

Uma pessoa que tenha apredindo qualquer coisa aqui pra mim ja compensou....

Abrassos

Davi

Lembrando que é sempre bom fazer um backup da partição que desejar mexer....

Não me responsabiliso por perda de dados e nem danos ao HD....

Só ultilize o programa se souber...

Fonte de pesquisa

Baboo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mlk18@03 fev 2005, 10:07

Nossa velho, mando bem D+,

esse topico ta nos meus favoritos aqui =D

BRigadao mesmo, me esclareceu muita coisa =D

Dinada ai cara....

So por este post d agradecimento pra mim este trabalho ja valeu a pena....

Eheheheh

Abrassos...

Qualquer duvida poste aqui

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MetalKill@03 fev 2005, 10:19

Cara parabéns!!!

muito bom a sua dica, ou melhor dicas!!!

gostei da ideia de particionar em 3, a c: como fat32, d: ntfs e e: fat16, pra mim não era possível fazer isto, mas vou tentar!

quando o fizer postarei o resultado!

:bandeira:

É possível sim pra quem usa Win 2000 ou XP cara....

Tenta aí...

Vale a pena....

Só não esqueca q na partição do Windows presciz\a ter no mínimo 80MB também pra memoria virtual....

Abrassos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andredasilva@03 fev 2005, 23:28

Olha só, o Rosted virou moderador... :D:P:D

trindadedavi: Cite a fonte de onde você tirou essas informações, o que você está fazendo é uma cópia ilegal do texto do autor deste tutorial

Fonte: http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=3988

Por que ilegal???? :blink:

Eu trouxe informções de um site muito bom e confiável pra galera do clubedohardware... :unsure:

Isso é ilegal???

Se for, por favor moderador apague este topico e mil desculpas.... :wacko:

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mksell@04 fev 2005, 08:21

Tenho uma dúvida:

Tenho uma partição em NTFS com todos os programas intalados. Com o Partition Magic consigo colocar esta partição em FAT32 sem perda de dados?

Como eu coloco esta partição adicional de 80 mb?

Com o programa Partition é o único meio confiável de se passar NTFS para FAT-32 sem perda de dados....

Mas tem que saber ultiliza-lo...

O windows ja cria automaticamente o arquivo de paginação na partição do próprio windows e o tamanho varia de acordo com sua memoria e espaço em disco....

Mas se você deseja alterar isso va em iniciar>configurações>painel de controle>sistema> e clique na aba avançado; ai você vai em desempenho e clica em configurações e va na aba avançado; va em memória virtual e clique em alterare edite lá se quiser.....

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@04 fev 2005, 06:26

Por que ilegal???? :blink:

Eu trouxe informções de um site muito bom e confiável pra galera do clubedohardware... :unsure:

Isso é ilegal???

Se for, por favor moderador apague este topico e mil desculpas.... :wacko:

Abrassos

Davi

Ilegal é se você traz um texto de que não é de sua autoria e não cita a fonte, aqui no fórum você pode trazer textos e artigos de qualquer lugar que seja útil aos demais usuários, portanto não se preocupe, só te dei um toque, apenas edita sua 1ª mensagem e coloca o link de onde você retirou, daí tá 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andredasilva@04 fev 2005, 10:22

Ilegal é se você traz um texto de que não é de sua autoria e não cita a fonte, aqui no fórum você pode trazer textos e artigos de qualquer lugar que seja útil aos demais usuários, portanto não se preocupe, só te dei um toque, apenas edita sua 1ª mensagem e coloca o link de onde você retirou, daí tá 100%

Poooxa cara.... :blink:

Nem sei como te agradecer pelo toque..... :unsure:

Brigadão mesmo....

So queria ajudar a galera daqui.... :cry:

ou, esse link ai ta bom??

Abrassos...

Galera, postem duvidas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma coisa que pode ajudar e muito, é particionar da seguinte forma, a partição C: deverá ser no Final do Espaço Livre, onde a velocidade de acesso é maior, parece que o próprio instalador do windows xp na hora de criar as partições já faz isso por padrão se voce escolher NTFS. Já o Fdisk faz o contrário, cria a primeira partição o C: no início do espaço livre, onde o acesso é mais lento.

no meu caso uma vez eu tinha feito o seguinte, instalei fazendo o C:(SWAP) no final do espaço livre, e daí foi indo o D: (Sistema), e E: (Arquivos). Eu tinha percebido uma melhora, mas não foi muita, acho que por causa do meu hd antigo era um 5400rpm. Esse C: era FAT 16 usando super blocks de 64K, mas eu ficava meio com receio, pois esse tipo de partição corrompe fácil, eu já passei por esse problema, caiu a luz as partições sumiram, portanto não recomendo que usem super blocos de 64K.

Eu não faço mais esse negócio de usar Fat 32, NTFS e FAT 16, ou uma partição de SWAP, pois acho que FAT 32 para NTFS num HD rápido, a diferença não seja tão grande, claro que sempre esteja desfragmentado. Eu uso NTFS em todas as minhas partições, por causa da segurança claro, pois quando instalei o XP no pc do meu irmão, eu tava instalando o soft mod da sb live, e a luz caiu, e tudo o que eu tinha feito, descompactar os arquivos do driver, configurações do windows, itens na area de trabalho, sumiram, passei o scandisk do xp e o que ele me diz, erro irrecuperável nesses arquivos.

Minhas partições sao assim.

C: (Sistema)

D: (Arquivos)

E: (MP3/Videos)

F: (Games)

G:(Downloads)

H: (Variedades)

I: (Backup)

A partição de downloads é de 4gb e arquivos são de 8gb, pois uso elas pequenas pois além de não gostar de usar volumes grandes, ainda a falta de espaço quando ocorrem nelas me lembra do bom e velho BACKUP, a de games tem 20gb e como de tanto jogar e jogar ela se fragmenta, mas não prejudica o sistema, já a variedades não lembro o tamanho dela mas é pra guardar aquele LIXO, ou mesmo coisas que a gente grava rápido, e depois organizo e coloco nos lugares os arquivos de lá. Já a de backup uso para colocar os arquivos que vou gravar em CD ou mesmo backup de outros hds que tem aqui ou de amigos. Mas estou pensando em transformar ela em FAT 32, caso eu vá na casa de algum amigo pegar umas coisas e como muitos ainda usam FAT 32, essa partição me ajudaria e muito, mas o problema é confiar mesmo no FAT 32, por já ter tido problemas como a perda da partiçao inteira quando a luz caiu já 2 vezes, e quando usei super blocos (somente para experimento.).

Bem é isso, acho que também devo explicar porque nas bordas do disco o acesso é mais rápido, é porque nas bordas cabem mais dados por trilha, equanto no centro não, é essa a diferença, pois estando no centro como irao caber menos arquivos, a cabeça de leitura trabalhará mais enquanto nas bordas não. A minha unica duvida que eu ainda procuro é respostas quando o HD tem vários discos, mesmo eu achar que estranho, pois 1 disco, tem 2 faces e essas 2 faces sao usadas, então como determinar o final do espaço livre ou mesmo sobre as particoes em cada face, ou mesmo quando ele tem vários discos? Essa é a minha única duvida que tenho.

Bem, acho que é isso pessoal.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@06 Feb 2005, 15:21

uma coisa que pode ajudar e muito, é particionar da seguinte forma, a partição C: deverá ser no Final do Espaço Livre, onde a velocidade de acesso é maior, parece que o próprio instalador do windows xp na hora de criar as partições já faz isso por padrão se voce escolher NTFS. Já o Fdisk faz o contrário, cria a primeira partição o C: no início do espaço livre, onde o acesso é mais lento.

no meu caso uma vez eu tinha feito o seguinte, instalei fazendo o C:(SWAP) no final do espaço livre, e daí foi indo o D: (Sistema), e E: (Arquivos). Eu tinha percebido uma melhora, mas não foi muita, acho que por causa do meu hd antigo era um 5400rpm. Esse C: era FAT 16 usando super blocks de 64K, mas eu ficava meio com receio, pois esse tipo de partição corrompe fácil, eu já passei por esse problema, caiu a luz as partições sumiram, portanto não recomendo que usem super blocos de 64K.

Eu não faço mais esse negócio de usar Fat 32, NTFS e FAT 16, ou uma partição de SWAP, pois acho que FAT 32 para NTFS num HD rápido, a diferença não seja tão grande, claro que sempre esteja desfragmentado. Eu uso NTFS em todas as minhas partições, por causa da segurança claro, pois quando instalei o XP no pc do meu irmão, eu tava instalando o soft mod da sb live, e a luz caiu, e tudo o que eu tinha feito, descompactar os arquivos do driver, configurações do windows, itens na area de trabalho, sumiram, passei o scandisk do xp e o que ele me diz, erro irrecuperável nesses arquivos.

Minhas partições sao assim.

C: (Sistema)

D: (Arquivos)

E: (MP3/Videos)

F: (Games)

G:(Downloads)

H: (Variedades)

I: (Backup)

A partição de downloads é de 4gb e arquivos são de 8gb, pois uso elas pequenas pois além de não gostar de usar volumes grandes, ainda a falta de espaço quando ocorrem nelas me lembra do bom e velho BACKUP, a de games tem 20gb e como de tanto jogar e jogar ela se fragmenta, mas não prejudica o sistema, já a variedades não lembro o tamanho dela mas é pra guardar aquele LIXO, ou mesmo coisas que a gente grava rápido, e depois organizo e coloco nos lugares os arquivos de lá. Já a de backup uso para colocar os arquivos que vou gravar em CD ou mesmo backup de outros hds que tem aqui ou de amigos. Mas estou pensando em transformar ela em FAT 32, caso eu vá na casa de algum amigo pegar umas coisas e como muitos ainda usam FAT 32, essa partição me ajudaria e muito, mas o problema é confiar mesmo no FAT 32, por já ter tido problemas como a perda da partiçao inteira quando a luz caiu já 2 vezes, e quando usei super blocos (somente para experimento.).

Bem é isso, acho que também devo explicar porque nas bordas do disco o acesso é mais rápido, é porque nas bordas cabem mais dados por trilha, equanto no centro não, é essa a diferença, pois estando no centro como irao caber menos arquivos, a cabeça de leitura trabalhará mais enquanto nas bordas não. A minha unica duvida que eu ainda procuro é respostas quando o HD tem vários discos, mesmo eu achar que estranho, pois 1 disco, tem 2 faces e essas 2 faces sao usadas, então como determinar o final do espaço livre ou mesmo sobre as particoes em cada face, ou mesmo quando ele tem vários discos? Essa é a minha única duvida que tenho.

Bem, acho que é isso pessoal.

T+

A cara, valeu pela dica aí....

Mas tipo, eu que uso muito 3D reparei diferença sim cara....

Isto e muito relativo....

Não é obrigatório fazer, é só mais uma dica pra pessoas obssecadas por desempenho como eu.....

Obrigadão aí de verdade cara....

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mlk18@03 de fevereiro de 2005, 10:07

Nossa velho, mando bem D+,

esse topico ta nos meus favoritos aqui =D

BRigadao mesmo, me esclareceu muita coisa =D

to usando a a partição c: como fat32 e a segunda como ntfs, só não fiz a fat16 no fim.

realmente muda algo se fizer a fat16?

se realmente valer a pena eu crio ela!

valeu!!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MetalKill@03 de fevereiro de 2005, 10:19

Cara parabéns!!!

muito bom a sua dica, ou melhor dicas!!!

gostei da ideia de particionar em 3, a c: como fat32, d: ntfs e e: fat16, pra mim não era possível fazer isto, mas vou tentar!

quando o fizer postarei o resultado!

:bandeira:

Formatei o hd e criei a partição c: como fat32 e a segunda como ntfs, só não fiz a fat16 no fim.

realmente muda algo se fizer a fat16?

se realmente valer a pena eu crio ela!

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MetalKill@13 de fevereiro de 2005, 10:23

Formatei o hd e criei a partição c: como fat32 e a segunda como ntfs, só não fiz a fat16 no fim.

realmente muda algo se fizer a fat16?

se realmente valer a pena eu crio ela!

valeu!!

Olha...

No meu caso eu realmente senti diferença em alguns jogos porque tenho apenas 512MB ate agora...

Pra quem tem isto ou menos eu aconselho muito fazer....

Testa ai... Se não reparar diferença você tira....

não custa nada....

Espero ter ajudado...

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera,

atualmente meu hd de 120 gb tá particionado assim

C: 22gb ( FAT 32 )

D: e E: 44gb ( NTFS )

no C estão os sistemas ( WIN XP PRO SP2 ) e demais programas.

entendi, agora D e E tão tudo de arquivos, mp3s, videos, executaveis, drivers e tal.

como posso obter um melhor desempenho? principalmente em jogos :-BEER

se puderem me ajudar, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Coisinha@16 de fevereiro de 2005, 14:54

E aí galera,

atualmente meu hd de 120 gb tá particionado assim

C: 22gb ( FAT 32 )

D: e E: 44gb ( NTFS )

no C estão os sistemas ( WIN XP PRO SP2 ) e demais programas.

entendi, agora D e E tão tudo de arquivos, mp3s, videos, executaveis, drivers e tal.

como posso obter um melhor desempenho? principalmente em jogos  :-BEER

se puderem me ajudar, agradeço

Como vi na sua assinatura, você possui apenas 256MB certo??

Pois então, esta dica de 3 partições vai te ser muito aproveitado por você principalmente em jogos...

Espero ter ajudado...

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criei um tópico uma vez bem prático explicando como não ter disperdício usando apenas FAT32 e FAT16 nas partições, mas ninguém deu muita bola, inclusive fiz várias experiências de como formatar para melhorar desempenho, e a ideia de fat 16 vi no baboo.

Bom o que você devem fazer para ter melhor performance doq a q foi indicada é colocar a partição fat16 para pagefiles em primeiro ou segundo, na partições, eu também colocava em último, mas fica muito melhor em primeiro ou depois da partição Windows.

A melhor formataçôes que fiz foram as seguintes:

1 - Page files 1,8Giga

2 - Windows 6,5Giga

3 - Games 8Giga

4 - Games 8Giga

5 - Games 8Giga

6 - Programas 6,5Giga

e

1 - Windows 6,5Giga

2 - Page files 1,8Giga

3 - Games 8Giga

4 - Games 8Giga

5 - Games 8Giga

6 - Programas 6,5Giga

Porque 3 partições d 8Giga para games ao invé d uma, simples, porque com menos d 8Giga as partições ficam com 4KB o cluster mesmo do NTFS, ou seja, sem disperdicio e melhor performance.

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci d colocar porque ficar em primeiro a pagefiles, bom...

As partições que estão no começo do Hd se tornam mais rápidas, não sei dizer tecnicamente.

Com esta formatação na inicialização apenas passa uma vez a barra para inicializar o windows contra 6 de apenas uma partição NTFS e contra 3 da formatação com Pagefiles em ultimo.

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...