Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como exatamente funcionam as licenças OEM e FULL


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

A tempos que eu queria fazer o que fiz ontem. Graças a DEUS, eu pude comprar o Windows XP. Optei pela versão HOME EDITION, já que irei instalar no meu PC ASUS, que é para uso mesmo pessoal, então nada como uma licença HOME. Meu outro PC (meu laboratório), uma L7VTA ficará com o Windows Me (também original) e o WinXP Pro (infelizmente, ainda "alternativo"; também não tenho tanto dinheiro assim, né?), este último para estudos de administração do Windows, o que não dá para fazer com o Home.

Esta licença me custou pesados R$ 380,00 (OEM), enquanto que a Professional saia por R$580,00 (pena que estou apertado, pois a minha preferência, assim como de quase todos os usuários é a Professional). A versão Full do Home (caixa) está na faixa dos R$700,00. Dá para imaginar quanto está saindo a versão caixa do Professional, né?

No momento da compra eu perguntei para a vendedora (muito simpática, diga-se de passagem) porque as versões "caixa" do Windows XP (de das outras versões) é quase o dobro do preço de uma versão OEM. Ela me explicou que as versões OEM são destinadas para venda em um PC novo (como vem descrito no livrinho do XP) e SÓ para este PC, enquanto que a FULL te dá mais liberdade para instalar em outros PCs, e não se prendendo ao PC novo. Pelo que entendi, a versão "caixa" te dá a alternativa de instalar a mesma versão do XP em outro computador (não é instalar a mesma licença em dois ou mais PCs), ou seja, se você vier a trocar o seu PC, a licença continua válida, bastando apenas importá-la para este novo PC. Já a OEM só é permitida para a instalação em um ÚNICO computador, ou seja, se você vier a trocar o seu micro será necessário adquirir outra licença, caso a licença anterior seja do tipo OEM.

Eu pensei que as versões OEM já viessem pré-instaladas com um PC novo. Pelo que entendi, eu decidindo instalar esta versão OEM no meu PC ASUS, ela só será válida neste PC, não podendo instalá-la em outro micro, mesmo apagando o sistema deste PC. É assim mesmo que funciona a versão OEM? É por isso que o manual indica colar o selo de autenticidade e licenciamento no gabinete? E isso funciona na prática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

cara até onde eu conheço é assim mesmo o termo da microsoft segundo algumas palestras que participei é que a licença OEm começa na placa mãe e termina na mesma, segundo eles se você trocar de placa mãe o certo seria trocar de licença também, mas funciona dessa maneira ele é vendido com um micro novo ou com um upgrade, segundo o pessoal da microsoft pode até ser comprado com um cabo de força pois é um acessório requisitado para o funcionamento do micro, na pratica o pessoal normalmente vende com uma memória e tau, o produto vem atrelado ao componente na nota fiscal, já o uso do FULL te permite após você parar de usar este micro e comprar um novo usar o mesmo, mas deixando o mesmo desativado, ou seja o velho tem que morrer, não pode mais ser usado, formatar hd ou coisa do genero, enquanto o OEM se você comprar um micro novo você deve comprar uma licença de OEM nova atrelada ao seu produto novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...