Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento pode ser feito no neutro?


z3cU3c4

Posts recomendados

Até pode só que a recomendação é de não ligar o pino terra da tomada do estabilizador ao neutro da rede elétrica. Infelizmente há muitas pessoas que fazem isso. O problema é que algum dia alguém pode equivocadamente inverter o fase e o neutro na caixa de distribuição e o seu micro literalmente explodir.

É por sua conta e risco já que não quer gastar uns poucos tostões com um aterramento de verdade !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê.

O neutro, mesmo aterrado, pode apresentar potencial diferente daquele realmente oferecido pelo aterramento real. Isto, pode possibilitar que este potencial diferente de "zero", seja trazido para o equipamento em algum ponto onde realmente, deveria ser 0V.(terra real)

A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.

Vejam um exemplo:

Tensão de uma tomada aterrada qual quer:

Tensão entre fase + neutro: 220V

Tensão entre fase + terra: 220V

Tensão entre neutro + terra: 0V

Tensão na carcaça ou chassi do PC: 20V com o terra desconectado.

Esta situação demonstra um aterramento adequado.

Na situação em que não temos o aterramento ou encontra-se desconectado(malha ou ponto de terra no solo) e ligamos o fio terra junto ao neutro, teremos:

Tensão fase + neutro: 220V

Tensão entre o neutro e um terra real bem projetado: 0V

Tensão na carcaça ou chassi do PC: 20V(valor didático). Ora, descarregar essa tensão no neutro, irá produzir um aumento no potencial dele e acarretar distúrbios no circuito alimentador. Se, na mesma condição da carcaça, a mesma fosse aterrada no terra real, o neutro não receberia nenhuma descarga que elevasse seu potencial. O sistema não sofreria nenhum distúrbio.

E vejamos mais além, havendo uma elevação do potencial do neutro e estando este, conectado na carcaça do equipamento, podemos facilmente concluir que o potencial da carcaça não foi para 0V em relação à terra, que é o que precisamos ter, para total segurança.

Quando não temos o aterramento, muitas vezes, invertendo-se a posição da tomada, reduz-se a intensidade do choque elétrico, mas não o eliminamos por completo.

E a tensão resultante na carga, sofreu alteração? Claro que sim! A tensão da tomada que alimenta a carga é a diferença de potencial entre fase e neutro: 220V - 0V = 220V. Tendo elevado o potencial do neutro para 5V por exemplo, teríamos: 220 - 5 = 215V.

Lembro aos senhores que esse raciocínio não é baseado em medições reais, mas reflete o que ocorre qualitativamente com o circuito de alimentação como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, valeu mesmo...

Vejo que aqui no forum você que tem as respostas mais detalhadas e bem construidas..

Li pro meu pai, ele num disse nada!( só coçou a cabeça)hehehe

Vou alertar ele

Mas so perguntando, neste exato momento ( quer dizer desde ontem) o terra ta ligado no neutro... Isso tem algum perigo pra minha fonte?? Ou os componentes do PC?

falou

t+-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não de imediato! Não é o tipo de coisa que provoca decisivamente, danos ao equipamento. Um PC pode estourar, literalmente, mesmo tendo um aterramento perfeito! Depende muito do "caminhar da carruagem".

É meio vago? Sim, mas é assim que costumam ocorrer tais problemas, de forma vaga, desapercebida. Quando os caminhos se cruzam, as possibilidades são aumentadas! Assim é o funcionamento de um equipamento.

Veja o exemplo de uma lâmpada incandescente ao queimar....Talvez já tenha visto uma quando queimou. No exato momento em que o interruptor foi acionado para ligar ou desligar, a resistência abriu ou deu início ao processo. Muitas vezes, dá pra ver o clarão que antecede a queima. Isto se deve, ao fato de naquele exato momento, o circuito apresentar característica indutiva ou capacitiva! Como diriam alguns, foi uma casualidade! O filamento da lãmpada, já cansado, encontrou uma condição desfavorável e não suportou o tranco.

A maioria dos equipamentos elétricos, queimam exatamente no momento do ON ou do OFF. Existem explicações para esses fenômenos, mas não é assim, tão fácil de demonstrar.

Uma coisa posso dizer com razoável conhecimento. Não faça aterramento de qual quer equipamento, no neutro da rede elétrica! Prefira deixar sem, a fazer dessa forma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membro VIP

O aterramento pode ser feito ligando-se esse fio de aterramento ao neutro, desde que essa operação seja feita na caixa de entrada de energia, ao pé do relógio medidor, aonde o neutro é ligado ao aterramento ali existente.

Esse aterramento deve caminhar com fio próprio, diâmetro de 2,5 mm, até a tomada de seu PC, aonde é ligado ao borne de aterramento dessa tomada.

Essa topologia de ligação de terra é tecnicamente aceita e é homologada, recebendo o nome de TN-S.

Pode ser vista ai abaixo:

AterramentoTN-S.jpg

Note que isso é muito diferente de se ligar, na própria caixa da tomada um jump de fio entre o neutro e o borne de aterramento.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos

Agradecendo aos que pós responderam, estou fechando o tópico e lembrando que a data de última postagem foi em 2005 e nesses casos, somente devem ser postadas informações do tipo " a solução final é...."

Lembro que caso o autor do tópico tenha interesse, basta solicitar a reabertura do mesmo.

Grato

Meiraneto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...