Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Sombra" de cores no Philips 107S


7013d0

Posts recomendados

aí galera!

Não sei bem como explicar o problema :blink: , mas é o seguinte...

Não conheco o funcionamento do monitor, como exatamente as imagens são geradas, mas aparentemente nesse problema, é como se fossem geradas as imagens nas cores básicas que combinadas formariam a imagem :goff: . O problema é que por exemplo, na metade inferior do monitor, no lado direito dos objetos desenhados na tela, a imagem gerada em vermelho, está desalinhada com o restante da tela, ficando um borrão vermelho. Já no lado esquerdo das imagens, o borrão é azul.

Isso se inverte na metade superior da tela

To colocando uma foto pra tentar ajudar no entendimento...

monitor.jpg

Abraço a todos!

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Fernando...

A figura mostrada indica um erro de convergência. Isso ocorre quando as cores(na verdade feixes eletrônicos correspondentes as 3 cores) não "convergem" para um ponto comum. você compreendeu bem esse efeito quando referiu-se às "imagens nas 3 cores básicas".

Para qualquer monitor colorido, há um procedimento de manutenção chamado "Ajuste de Convergência" que destina-se a corrigir esse sintoma.

Para esse modelo em especial, há um elemento físico(bobina) envolvendo o pescoço do tubo após o Yoke(defletoras) que quando se desprende e desloca-se causa esse sintoma. Quando criteriosamente reposto à posição correta também corrige.

Para executar qualquer um dos procedimentos acima, é preciso habilidade e conhecimento de causa. Portanto se seu contato com monitor resume-se a olhar prá tela dele, consulte um técnico especializado e de sua confiança. Monitor possui área letal

PS - Original a descrição do sintoma.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Jota Pe!!

Obrigado pela resposta, foi de grande ajuda! :D

Mais uma duvida... Esse erro de convergencia pode ser ocasionado por interferencia magnetica? Pergunto isso porque comecei a notar este problema apos a aquisicao de um conjunto de caixas de som sem blindagem magnetica... Apesar das caixas de som não causarem distorcao visivel (como quando as encosto no monitor), não sei se poderiam causar esse ou outros defeitos a longo prazo.

Mais uma vez obrigado pela ajuda! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...