Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar uma bancada ?


-Cacilias

Posts recomendados

Uma coisa importante, mas não muito barata, é uma manta anti-estática.

Evite cobrir com borracha.

Faça também um bom locar para colocar as ferramentas, e um local para os cds.

Evite deixar as ferramentas espalhadas, pois pode te atrapalhar na hora de fazer uma manutenção.

Além disso, um local bem arejado é importante!!

Belê?

Até;

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai -Cacilias, tudo certo. Então, a mesa de bancada pode ser aquelas com a estrutura de ferro, mas com tampos de madeira. Uma boa mesa de bancada tem "2 níveis", o primeiro, que é o mais baixo, tem o tampo maior e é propriamente a mesa onde você vai colocar o computador a ser reparado.

O nivel superior (2 nível, mais alto) e usado para você colocar os instrumentos de medida muito importantes, como fontes, frequencimetros....etc.

Essa mesa também deve ter gavetas, para você guardar cd's de instacão, antivirus, programas de reparo em Hd's...alem ded poder guardar ferramentas pequenas, como chaves de fendas, parafusos, conectores, cabos etc.

você pode adquirir uma mesa dessas em lojas que vendem móveis para escritório. Se você não quiser comprar...se você deseja "fazer" essa mesa, você deve ir em lojas do tipo "PEGUE E FAÇA" e adquirir os materiais. Lá você tem projetos de mesa. você compra o kit e monta em casa. Se for montar mesmo, não escolha madeiras muito duras (madeiras de lei), porque são muito duras, dificeis de cortar/furar, muito caras e extremamente pesadas, dificultando o deslocamento da mesa, que pode ocorrer para limpeza do chão etc.

Bom quanto aos materiais, se você usar pulseiras anti-estáticas, uma BOA FONTE com muitas conexões, um multimetro, um osciloscópio (ele é muito importante, pois através dele você pode testar o funcionamento de CI's, chips de memória, chipsets), um injetor de sinais (pode ser muito util se você precisar consertar setores de audio entre outros) , um ferro de solda com potencia variavel (você pode conseguir isso montando um "dimmer" caseiro, controlando a potencia do soldador) e com "diferentes" pontas, alem de um bom "estanho" para você evitar soldas frias. Um adicional muito bom em sua bancada seria a aquisição de aparelhos de diagnóstico de placas-mãe. Essas placas são conectadas nos slots PCI e fazem os testes na placa-mãe.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Ferreira, tudo bem e com voce ?

Eu adorei essas ideias, será que voce poederia dar os nomes dos tipos das madeiras que eu poderia utilizar na montagem da bancada ? Como fixar uma nas outras, e qual esquema usar para que não desabe quando eu botar um peso em cima dele ?

abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos aproveitando deixa do topico do nosso colega, bom sou tecnico em informatica tenho pouca base em eletrônica (estudei sozinho) e estou querendo e vou trabalhar com Manutenção de Pcs.

E para um começo este equipamentos dão conta:

Placa de video(baixo custo),plca de rede,modem,memória, fonte já é o suficiente certo?

Nada que seja para area de eletrônica pois não sei manusear, a não ser multimetro que creio que seja fácil , e pretendo comprar um!

Aproveitando pessoal, tem alguem aqui que trabalha como autonomo ?

Se tem como começou ? É so para ter uma base !

Ah aproveitando que estou na área de Eletrônica que curso na área seria ideal para aprender consertar placas-mae etcc....

Valeu pessoal!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Cacilias, então se você for a essas lojas "PEGUE E FAÇA", nos kits ja vem as instruções de montagem. De uma maneira geral, o tampo da mesa é fixada por parafusos, por baixo, que atravessam a armação de ferro. O tipo de madedira, são vários que você pode usar. Nessas lojas, você deve perguntar pro vendedor, qual é a madeira que ele indica para o serviço em qual você esta pensando. Por exemplo, o maior gabinete que eu conheço seria o de servidores de 7 baias. Esses gabinetes são de ferro, portanto mais pesados que o aluminio. Ele pesa 9 kilos. Se estiver totalmente equipado, totalmente cheio, pode chegar a uns 18..20 kilos no máximo. Então você deve pedir uma madeira que suporte um pouco mais que isso, porque a gente sempre acaba se apoiando um pouco sobre a bancada....Chapas de compensado mesmo, aquelas bem simples de 20mm (2cm) ja servem.

Mas em todo caso, tire todas as suas dúvidas com quem vende. Ele sabe o que vende (na maioria das vezes...). Se ainda estiver em dúvida, vá em outra loja e faça as mesmas perguntas ou se tiver um amigo que seja marceneiro, pergunte a ele.

OK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead God@25 de março de 2005, 00:11

Amigos aproveitando deixa do topico do nosso colega, bom sou tecnico em informatica tenho pouca base em eletrônica (estudei sozinho) e  estou querendo e vou trabalhar com Manutenção de Pcs.

E para um começo este equipamentos dão conta:

Placa de video(baixo custo),plca de rede,modem,memória, fonte já é o suficiente certo?

Nada que seja para area de eletrônica pois não sei manusear, a não ser multimetro que creio que seja fácil , e pretendo comprar um!

Aproveitando pessoal, tem alguem aqui que trabalha como autonomo ?

Se tem como  começou ? É so para ter uma base !

Ah aproveitando que estou na área de Eletrônica que curso na área seria ideal para aprender consertar placas-mae etcc....

Valeu pessoal!! :joia:

Dead God, os materiais estão bons, para o inicio. Mais tarde você deve acrescentar a seus "instrumentos" uma placa AGP(básica), um Hd (pequeno e básico), e cabos de ligação, pois alguns problemas sao resolvidos com a substituicao de cabos.

Então se você não sabe manusear aparelhos de eletrônica. Isso não é problema. Existem no mercado publicações que ensinam a mexer nessas "maravilhas". Essas publicações são muito boas, e ate ensinam truques de "PRÁTICAS DE SERVICE"...

A outra dúvida...curso nenhum de ELETRÔNICA "simples" vai te ensinar como você conserta placa-mãe. Isso é mais especifico. você deve fazer cursos de MANUTENÇÃO DE MICROS. O duro, é que esses cursos de uma certa forma, precisam que você tenha conhecimentos anteriores em eletrônica para que você possa TIRAR PROVEITO MAXIMO.

você pode começar pegando livros ou publicações de eletrônica para suprir essa deficiência. De inicio você não precisa vazer um estudo APROFUNDADO. Só pegar conhecimentos básicos como Leis de Ohm, Leis de Kirchhoff, Teorema de Thevenin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Ferreira tudo beleza :joia:

Então caro amigo , bom como voce mesmo disse tenho apenas base teorica de Eletrônica .

Agora pergunto aqueles cursos de Eletrônica digital ajudaria alguma coisa pois não vejo muito serventia(visão de leigo), e eletrônica Analógica então menos ainda pois o sistema dos Pcs como sabemos é Digital a não na hora de identificar componentes como capacitores, resistores, transitores ,diodos problematicos e substitui-los !

Mas Ferreira compensa um conserto da placa mãe a nivel de eletrônica, pois todos casos que ouvi , a placa-mãe sempre "pifava" certo tempo depois , seria mais uma solução "quebra-galho" ?

Valeu :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Dead God, o que poucas pessoas sabem é que a eletrônica analógica é a BASE da eletrônica digital!!! Sem ela, não existiriam sistemas digitais. Teoremas, diagramas de Karnaugh, leis de DeMorgan...tudo funciona em cima de componentes analógicos.

você para ser um bom tecnico, tem que saber pelo menos um pouco das duas. Com a analogica, você resolveria problemas de componentes queimados, trilhas defeituosas, problemas na alimentação e som, problemas nos cabos dentre outros.

Com a eletrônica digital, você verifica problemas de CI's, chipsets e demais componentes "fechados". Além disso CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS.

Quanto a sua outra pergunta, depende. Um conserto "LIMPO" pode ser possivel, se a causa for por problemas em componentes "comuns", se houver um rompimento de trilha EM CAMADAS SUPERFICIAIS (MUITO IMPORTANTE ESSE DETALHE!), soldas frias em componentes etc.

Um conserto "SUJO", como você pode estar se referindo, se trata de um quebra-galho. E se for um quebra-galho, NUNCA FOI CONSERTADO. Isso que você ouviu, de que depois de reparada a placa apresentava problemas, é que ela não foi COMPLETAMENTE REPARADA! Muitos problemas na informatica são INTERMITENTES. Um defeito pode aparecer na sua casa, mas quando você manda pro conserto, aparece outro problema, ou no caso um novo problema ocasionado pelo PROBLEMA INTERMITENTE. Aí o tecnico conserta o "novo problema". Quando você chega em casa, o "novo problema" ja foi consertado. Aí aparece novamente o PROBLEMA INTERMITENTE. Aí você pensa que o conserto não compensa. Acha complicado. Vou dar um exemplo real.

Em placas PCCHIPS, um problema comum é com a BIOS. Quando alguns usuários desligam a máquina, suas alteração na BIOS são APAGADAS. Aí eles pensam que o problema é na BIOS. Mandam pro tecnico, ele troca a bateria...ou depois troca a BIOS...ou regrava a BIOS...e depois devolve ao cliente, dizendo que já foi reparado. Quando o usuário liga o micro em sua casa, o problema acontece novamente. E aí o cliente pensa...consertou e já quebrou...era melhor eu ter comprado outra!!!

O real defeito dessas placas eram um transistor que fazia a função de chaveamento de energia que vai pra BIOS. O problema era INTERMITENTE, por causa de solda fria. Só que o tecnico nem percebeu isso, pois quando ele testou a placa, tudo estava funcionando. Moral da história: ele trocou componentes que estavam funcionando perfeitamente e não trocou o defeituoso. Portanto ele NÃO CONSERTOU!!!

OK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoremas, diagramas de Karnaugh, leis de DeMorgan...tudo funciona em cima de componentes analógicos

Discordo de você quanto a este ponto. A eletrônica digital realmente tem base na analógica, mas apenas na parte de implementaçào, afinal, td é feito com transistores. Agora, a parte lógica(teoria, etc) não tem base em eletrônica digital, e sim em matemática. Mas pra mexer em eletrônica digital, não necessariamete precisa-se entender de eletrônica analógica(é verdade que ajuda, mas não é necessário).

Se você for pensar, que pra mexer em algo é necessário saber os princípios básicos de funcionamento dos componentes(nesse caso, como o transistor se comporta na região de saturação, triodo, etc), seria melhor ter um amplo entendimento das Leis de Maxwell e eletromagnetismo...que é muito mais básico do que eletrônica, e tem aplicação muito mais ampla, e nos computadores, em especial pra projeto de placas, onde é necessário usar princípios de linhas de transmissão pra projetar as placas e processadores, devido à altíssima freqüência com que se trabalha hoje em dia.

De qualquer forma, no caso do dead god, que deseja trabalhar com conserto, é bom conhecer a eletrônica analógica sim, por ser importante no entendimento do pra que servem os capacitores, resistores, etc em uma placa. Mas não porque a eletrônica digital(entenda-se a parte lógica, e não física) necessite dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira,sviola pessoal bom dia hehe ! :-BEER

Então Ferreira eu quero ser um tecnico Generalista ja sei a manutenção e montagem de PCs , Redes tenho base teorica, agora pretendo fazer um curso de Redes para ter uma certificação e aprender mais pouco com a pratica , depois queria fazer um curso de Eletrônica Analógica ,aproveito e ja pergunto, sera que uns daqueles cursos de conserto de aparelhos eletronicos serve como base?(não tecnico)!

Pois quero ter uma base e saber lidar com mais diferentes problemas , voce acha que estou certo ?

Ou eu deveria aperfeiçoar mais em Hardware , exemplo treinar e conseguir um certificação A+ da CompTia?

Pois minha pretensão e ser autonômo e não empregado !

sviola não posso ainda entrar no mérito da conversa de vocês ainda de eletrônica rss por isso deixo vocês debaterem aí! rs :joia:

Valeu pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sviola, ok, você está certo! Mas não foi essa a colocação que eu fiz. Eu "ataquei" a parte fisica. Minha enfase "NÃO" foi a logica. Seria, se a conversa tendense para o lado de desenvolvimento de projetos....

A única coisa que eu achei errado é você dizer que para você mexer na eletrônica digital, você não precisa saber a analogica. Na teoria, é verdade. Ahhhh....mas na pratica....que pecado. Vou dar um exemplo, pra que as pessoas que estão lendo este tópico possam acompanhar.

Supomos que eu quero fazer um sistema de controle de um motor trifásico. Para melhor controle, vou usar um cirduito digital. Pode ser CMOS ou TTL. Alimento o circuito e....NADA!!!!! NADA ACONTECE! Mas por que? Eu sei bases binárias, octais, hexadecimais...compreendo o teorema da absorção...

Resposta: nesse acionamento, você precisa de no minimo um resistor de base, um transistor, um diodo e um rele (porque 380V não é uma tensão "aceitavel" a entrada de um circuito digital comum). Isso por acaso não seria ANALÓGICA? Que pena...no mundo real, não precisamos de motores trifasicos...

Gente, esse é o grande problema. Na teoria, eu concordo PLENAMENTE com você sviola, mas na prática (principalmente no trabalho de reparo de pc's), tudo muda. Por maior lógica, por maior conhecimento matemático, sem a analogica, você vai ficar LIMITADO a usar um CI's de portas lógicas, fazendo as tabelinhas...se der 0 não acontece nada....se der 1, acende o led. Neste caso, de um modo ESTRITAMENTE PRÁTICO, a matemática é a ferramenta e NÃO O CAMINHO! Então, agora, ele ficou SUBORDINADA aos componentes físicos. Totalmente dependente. A lógica, sozinha, NÃO PERCORRE O CAMINHO. E mais. Se um dia, um profissional qualquer precisar reparar um CIRCUITO DIGITAL SIMPLES, mas não tem CI's (CMOS ou TTL), ele pode improvisar, fazendo com a utilização resistores, capacitores e transistores, pois ele conhece BEM ANALOGICAS E DIGITAIS. Na mesma situação, outro profissional, que munca estudou analogicas, mas sabe algebra booleana, sabe de cor e saltiado as funções AND, OR, NAND, NOR, NOT, XOR XNOR/NXOR, sabe todos os flip-flops, não vai conseguir reparar esse circuito usando os componentes primitivos. Eu REAFIRMO QUE ELA É ESSENCIAL. É UM PRÉ-REQUISITO. Mas isso é a minha opinião. Se você não concorda...tudo bem.

No mais....Leis de Maxwell....princípios de linhas de transmissão...queeee issooo...Isso nunca é básico. Nenhum tecnico tem esse tipo de conhecimento. Se tiver, é no campo teórico e bem básico. As Leis de Maxwell, se eu não me engano, com suas 4 equaçoes (Gauss - eletricidade, Gauss - magnetismo, Faraday/Lens e Ampere), e os Modelos de Linha de Transmissão com suas duas equações...elas envolvem noções matemáticas avançadas, como limites, derivas e integrais para SEU COMPLETO ENTENDIMENTO. E isso não é função de um tecnico. Poderia ser de um projetista. E mesmo hoje em dia, o conceito de linhas de transmissão em informatica anda esquecido, porque o projeto de trilhas e feito por software (que é logico, obedecem ao modelo de linhas de trasmissão) que fazem o auto roteamento de trilhas e posicionamento de componentes...

Na faculdade, essas matérias são ministradas no 4 semestre...bem depois da lei de Ohm e kirchoff (1 semestre) e dos circuito digitais básicos como registradores, Flip-flops (3 semestre). Ou seja...você esta pensando muito alto. Leis de Ohm e Kirchopp continuam valendo...Afinal, ele não vai fazer placas mãe ou desenvolver periféricos. E muito menos, modificar uma placa-mãe!

Ahh, antes que eu me esqueça sviola, isso aqui é um post sobre uma duvida de montagem de bancada. Se quiser debater o assunto, crie um tópico novo, pois você não está ajudando o -Cacilias. Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead God@25 de março de 2005, 04:01

Ferreira,sviola  pessoal bom dia hehe ! :-BEER

Então Ferreira eu quero ser um tecnico Generalista ja sei a manutenção e montagem de PCs , Redes tenho base teorica, agora pretendo fazer um curso de Redes para ter uma certificação e aprender mais pouco com a pratica , depois queria fazer um curso de Eletrônica Analógica ,aproveito e ja pergunto, sera que uns daqueles cursos  de conserto de aparelhos eletronicos serve como base?(não tecnico)!

Pois quero ter uma base e saber lidar com mais diferentes problemas , voce acha que estou certo ?

Ou eu deveria aperfeiçoar mais em Hardware , exemplo treinar e conseguir um certificação A+ da CompTia?

Pois minha pretensão e ser autonômo e não empregado !

sviola não posso ainda entrar no mérito da conversa de vocês ainda de eletrônica rss por isso deixo vocês debaterem aí! rs  :joia:

Valeu pela atenção!

Bom, na minha opinião, acho que você deve investir em redes. Principalmente, por causa do WI-FI, Hotspots...o mercado está carente de BONS (MUITO BONS, TÃO BONS QUE você NÃO DEVE CONHECER NINGUÉM ASSIM...) administradores de rede...As redes podem ser muito promissoras. Pense nisso.

Quanto ao hardware, só se você realmente gostar. Mas no caso do hardware, não acho muita vantagem em trabalhar como autonomo. Numa grande empresa, como INTEL, CISO, 3COM você seria mais util (entenda-se como ganharia muito mais dinheiro...)

Mas é você. A escolha é SUA.

Ahh, Dead God, por favor, se ainda estiver com dúvidas, me mande uma mensagem particular. Não que eu esteja pegando no seu pé...É que o assunto saiu de foco...era um tópico sobre montagem de bancada. Ou você pode criar um tópico. OK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Cacilias, peço desculpas por POLUIR seu tópico. O amigo Dead God aproveitou o ensejo e postou uma dúvida...aí tive que ajudar né...

Também peço desculpas pelo sviola. Isso aqui acabou virando um "mini" post sobre analogicaXdigital. Isso não vai mais acontecer.

Mais uma vez, desculpe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@25 de março de 2005, 06:50

-Cacilias, peço desculpas por POLUIR seu tópico. O amigo Dead God aproveitou o ensejo e postou uma dúvida...aí tive que ajudar né...

Também peço desculpas pelo sviola. Isso aqui acabou virando um "mini" post sobre analogicaXdigital. Isso não vai mais acontecer.

Mais uma vez, desculpe...

Puxa desculpa a todos aí fui que disvirtuei a conversa e peço desculpas a todos rsss

Foi mal Ferreira, Sviola e Cacilas mal mesmo :joia:

Obs: Ferreira voce esta correto , ja adicionei voce aqui como amigos rsss

Valeu pela atençao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@25 de março de 2005, 06:50

-Cacilias, peço desculpas por POLUIR seu tópico. O amigo Dead God aproveitou o ensejo e postou uma dúvida...aí tive que ajudar né...

Também peço desculpas pelo sviola. Isso aqui acabou virando um "mini" post sobre analogicaXdigital. Isso não vai mais acontecer.

Mais uma vez, desculpe...

DESCULPAS????

Caras, esta conversa de vocês foi super instrutiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cidadão X@25 de março de 2005, 20:52

DESCULPAS????

  Caras, esta conversa de vocês foi super instrutiva.

Ele não pediu desculpas por falar besteiras, e sim por mudar o assunto do tópico, mas não tem problema algum ! Isso ate me incentivo a pegar um livro e esturar as leis Maxwell e eletromagnetismo, leis DeMorgan , aeuhaeuh eles falaram de altas paradas ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Cacilias, peço desculpas por POLUIR seu tópico. O amigo Dead God aproveitou o ensejo e postou uma dúvida...aí tive que ajudar né...

Também peço desculpas pelo sviola. Isso aqui acabou virando um "mini" post sobre analogicaXdigital. Isso não vai mais acontecer.

Mais uma vez, desculpe...

Ferreira, não precisa se desculpar, em nenhum momento você me ofendeu ou foi discordial. Inclusive apreciei a sua resposta. Meu objetivo não era dizer que a eletrônica analógica não serve pra consertar equipamentos. Só me referi ao fato de que para entender a eletrônica digital não era necessário saber a analógica. Mas o que você postou, eu tb concordo, o conserto de equipamentos eletrônicos(que em geral são constituídos de partes analógicas e digitais) necessitam de conhecimento amplo tanto de analógica e digital.

Um dia abro um tópico para postar o básico de ambas as eletrônicas pra quem quiser começar, e te convido a me ajudar.

[]s

PS - quanto à bancada, é bom se possuir um osciloscópio tb(apesar de caros), mas é algo a se adquirir apó possuir alguma experiência na área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...