Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Tranzorb

Compreendendo um FlyBack

Recommended Posts

Saudações pessoal

Gostaria que dessem uma olhada nesse trecho de circuito, com maior atenção nos quadros vermelhos:

flyback3gd.gif

É um trecho de um flyback, mais especificamente a parte de chaveamento do primário do transformador.

Conheço um cara que tem uma empresa de automação industrial. O cara faz fontes chaveadas assim brincando. Olhando ele, nem parece que é tão difícil... e por isso estou pensando em projetar a minha.

Perguntei a ele qual o papel dessas partes do circuito que apresento. Ele explicou bem, mas, pra não tomar muito o tempo do cara, eu acabei deixando pra lá, sem ter entendido bem.

Gostaria de saber se algum dos colegas conhece a função desses dois blocos grifados em vermelho.

Obrigado a todos,

Tranzorb.

PS.: 1: conheço as dificuldades relacionadas aos projetos de fontes chaveadas e já estou preparado, já sei que é difícil, que tem que enrolar muitas voltas de fio no transformador etc, etc...; 2: Omiti o restante do circuito pois SEI que ele não é de suma importância para o entendimento desses dois blocos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois blocos vermelhos são para proteger o circuito, da contra-eletromotriz após o fim da condução do FET e também para atenuar transientes(harmonicas) do processo de chaveamento.

Eu conheço um livro muito bom sobre fontes chaveadas:

"Análise e Projeto de Fontes Chaveadas"

Editora: Érica

ISBN: 8571943753

Ano: 1996

Edição: 1

Número de páginas: 488

Deve ter uma edição nova :D

AQUI tem uma apostila com o básico sobre fontes chaveadas, para quem quiser conhecer ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×