Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compreendendo um FlyBack


Tranzorb

Posts recomendados

Saudações pessoal

Gostaria que dessem uma olhada nesse trecho de circuito, com maior atenção nos quadros vermelhos:

flyback3gd.gif

É um trecho de um flyback, mais especificamente a parte de chaveamento do primário do transformador.

Conheço um cara que tem uma empresa de automação industrial. O cara faz fontes chaveadas assim brincando. Olhando ele, nem parece que é tão difícil... e por isso estou pensando em projetar a minha.

Perguntei a ele qual o papel dessas partes do circuito que apresento. Ele explicou bem, mas, pra não tomar muito o tempo do cara, eu acabei deixando pra lá, sem ter entendido bem.

Gostaria de saber se algum dos colegas conhece a função desses dois blocos grifados em vermelho.

Obrigado a todos,

Tranzorb.

PS.: 1: conheço as dificuldades relacionadas aos projetos de fontes chaveadas e já estou preparado, já sei que é difícil, que tem que enrolar muitas voltas de fio no transformador etc, etc...; 2: Omiti o restante do circuito pois SEI que ele não é de suma importância para o entendimento desses dois blocos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois blocos vermelhos são para proteger o circuito, da contra-eletromotriz após o fim da condução do FET e também para atenuar transientes(harmonicas) do processo de chaveamento.

Eu conheço um livro muito bom sobre fontes chaveadas:

"Análise e Projeto de Fontes Chaveadas"

Editora: Érica

ISBN: 8571943753

Ano: 1996

Edição: 1

Número de páginas: 488

Deve ter uma edição nova :D

AQUI tem uma apostila com o básico sobre fontes chaveadas, para quem quiser conhecer ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...