Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan frontal ou lateral?


Maxwell_Smart

Posts recomendados

Beleza de forum

Já acompanhava o forum há algum tempo e muitas dúvidas resolvi só de consultar os tópicos. Bem, mas agora eu estou em dúvida sobre como equilibrar a circulação de ar na minha máquina, que andou com problemas de aquecimento.

As alternativas são as seguintes:

1- tenho duas baias de 5,25" livres na frente e pensei em por um fan botando ar para dentro combinado com outro fan no fundo puxando ar pra fora;

ou

2- tava muito afim de abrir um buraco na lateral e colocar um fan jogando ar em cima do cooler da cpu combinado com outro buraco em cima com outro fan puxando ar para fora;

Motivos e complicadores (?)

a. quero fazer um over no meu 1700 para ver até aonde ele vai;

b. vou comprar uma seventeam 420 bkv que já tem um fan de 12cm puxando ar para fora;

c. sinto que a minha geforce (o dissipador tá bem quentinho) está gerando muito calor

d. no futuro, vou botar uma placa de captura de vídeo e uma gravadora de DVD

Outras informações:

-Já lapidei meu cooler, ficou muito bom... aliás através de um tutorial deste forum

-tinha uns cabos ide "de bobeira" e já transformei em rounded cable ... também através de outro tutorial do forum

-Atualmente as temperaturas da minha máquina são as seguintes:

Case com a lateral e baias de 5,25 (frontais) fechadas, temperatura ambiente 25º:

CPU - 46º

placa-mãe - 39º

Case com a lateral aberta, temperatura ambiente 25º:

CPU - 42º

placa-mãe - 36º

Não tem fans extras, só o da fonte que joga ar para fora

É isso gente. Gostaria de ouvir a experiência daqueles que já passaram por isso. Pesquisei no forum alguns tópicos, mas não achei nada que pudesse aplicar para o meu caso.

Apreciaria muito qualquer análise da situação

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente bem vindo!

Bem, em se tratando de overclock, eu colocaria o fan jogando ar na lateral jogando ar em cima do processador, porém daria mais trabalho pelo fato de ter que cortar ferro, mas um cooler na frente ajudaria bastante. se voce quer colocar um fan para jogar ar para fora pode colocar na parte superior (retia que cortar ferro também) ou então na parte de traz do gabinete (se teu gabinete tiver local e furacoes especificos para isso facilitaria bastante)...

espero ter ajudado

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro rasta_man:

Minhas dúvidas são quanto à turbulência, cfm, eficiência... tipo se o pessoal já fez ou conhece alguém que fez de um jeito ou do outro e que resultados obteve (em termos de resfriamento da CPU e placa-mãe)

Eu tava muito inclinado a meter a mão na massa e cortar a lateral e a parte superior e tascar 2 fans. Mas uma coisa é a gente imaginar o resultado; outra é o resultado prático (real) de tudo isso.

Agradeço as dicas, vou estudar com mais calma e ver o que decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro rasta_man:

Minhas dúvidas são quanto à turbulência, cfm, eficiência... tipo se o pessoal já fez ou conhece alguém que fez de um jeito ou do outro e que resultados obteve (em termos de resfriamento da CPU e placa-mãe)

Eu tava muito inclinado a meter a mão na massa e cortar a lateral e a parte superior e tascar 2 fans. Mas uma coisa é a gente imaginar o resultado; outra é o resultado prático (real) de tudo isso.

Agradeço as dicas, vou estudar com mais calma e ver o que decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Maxwell_Smart@25 de março de 2005, 01:49

Caro rasta_man:

Minhas dúvidas são quanto à turbulência, cfm, eficiência... tipo se o pessoal já fez ou conhece alguém que fez de um jeito ou do outro e que resultados obteve (em termos de resfriamento da CPU e placa-mãe)

Eu tava muito inclinado a meter a mão na massa e cortar a lateral e a parte superior e tascar 2 fans. Mas uma coisa é a gente imaginar o resultado; outra é o  resultado prático (real) de tudo isso.

Agradeço as dicas, vou estudar com mais calma e ver o que decidir.

E ai Maxwell_Smart, bem vindo ao Clube do Hardware. Eu passei por uma experiencia como a sua. No meu caso melhorou muito. Vamos por partes:

CFM

Quanto a questão do CFM, existe 2 regras básicas. A primeira é que os cooler que injetam ar (ventiladores), devem ficar na parte de baixo, e no meio. E os que tiram o ar (exaustores) sempre devem ficar em cima (isso porque sabemos que o ar quente é mais "leve" que o ar frio. Então a tendencia dele é subir.

A segunda regra e mais importante é que todo volume de ar que entrar, deverá sair. Na pratica, se você tem 2 cooler's de 80mm jogando ar, você também deve ter 2 cooler's de 80mm tirando o ar. E TODOS ELES DEVEM ESTAR FUNCIONANDO NA MESMA VELOCIDADE!!! Essa é a teoria do CFM. A resolução de um caso PRATICO talvez ajude você.

Caso prático / CFM

Turbulencia

É difícil de acontecer. Mas você pode contornar isso, usando um controlador de fans, para reduzir um pouco a velocidade, e consequentemente a vibração. Ou você também pode usar o PAXMATE, um produto desenvolvido pela AKASA que reduz o barulho e a vibração produzidas por cooler's. Procure por esse nome no site da AKASA.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ferreira

Em primeiro lugar, gostaria de me desculpar por ter postado a mesma resposta 2 vezes. É que a internet tinha ficado lento naquele momento e fiquei sem saber se o envio da resposta tinha sido concretizado ou não. E aí... :looka:

Segundo, entendi e concordo quanto ao balanço de entrada e saída de ar. Mas tem um complicante no caso da seventeam que eu vou comprar: parece que ela tem um sistema automático que diminui a rotação quando a temperatura tá mais baixa. Se eu colocar ar entrando, como vou dimensionar a saída, sabendo que será variável por causa do fan da fonte?

Terceiro, tenho dúvidas quanto à posição do fan lateral: devo centrar o eixo dele com o eixo do cooler ou colocá-lo em outra posição, descentrada do eixo do cooler para que o ar resfrie o chipset ou a geforce. Aí que tenho dúvidas também. Será que o ar injetado em um sentido pelo fan da lateral não vai se "chocar" com o ar circulando em outro sentido vindo do cooler? Isso é turbulência, não é mesmo? E nesse caso a massa de ar ao invés de circular mais rápido circularia mais devagar do que deveria? Bem, isso tudo é especulação teórica minha.

Quarto, procurei serra copo pra fazer os furos no case, mas só encontrei prá madeira e prá acrílico. E ela precisa ser prá metal. Onde posso encontrar a serra copo pra metal?

Agora vai uma sugestão para o forum: nesta área a gente aprende muito na base da tentativa e erro. Ao consultar o forum em muitas oportunidades vi sugestões sendo dadas para os mais diferentes problemas. E em muitos casos não deu pra saber se o cara fez, não fez, que resultados obteve? Uma ideia (de girico, do ponto de vista do trabalho que daria para o administrador do forum) seria a de catalogar as experiências que deram certo e também as que deram errado e nos casos que uma solução foi oferecida saber se o cara fez, não fez, o que aconteceu afinal? Talvez isso até já exista e eu é que não soube procurar.

To adorando participar!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Maxwell_Smart, beleza...quantas dúvidas...isso é bom.

Vamos lá. Com relação a turbulencia, esse é um assunto MUITO COMPLICADO. De um modo muito prático, você deve entender turbulencia como uma corrente/fluxo de ar. Quanto maior for a turbulencia, melhor sera a dissipação de calor por conducao. Se você for levar esse assunto pelo "rigor formal" você teria que se basear em estudos sobre Difusão de escoamentos laminar e turbulento, modelos turbulentos da familia k-e (núcleo turbulento). Alem disso, na parte mais prática, você deveria utilizar séries de Taylor...ou seja, se for pensar com rigor nisso...isso seria o mesmo que "procurar cabelo em ovo". Se você começar a especular demais, cedo ou tarde você tera de entrar no campo dos fluidos. ninguém que instala um cooler desses, pensa nisso. Ou seja, não esquenta.

A posição onde você coloca o cooler na janela, é opção sua. O importante é que ele estará jogando ar frio para dentro, forçando o aparecimento de "turbulencia", forçando a circulação de ar. No caso dos chipsets, existem dissipadores e mini cooler's proprios para eles. Quanto a sua Geforce, não se preocupe. Ela ja é dotada de cooler, dimensionada de fábrica para ela. você pode trtocar o seu cooler somente se ela estiver rodando em over. No meu caso, eu deixei o cooler no centro da janela. E melhorou bastante.

Quanto a serra copo...a serra de madeira não consegue cortar o metal, pois os "dentes" utilizados para madeira são maiores do que os utilizados para o metal. você deve comprar uma propria para aço. Existe! você deve procurar. Se você mora em SP, procure na Rua Florence de Abreu.

Quanto ao caso do sensor, vou pensar um pouco.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente, Ferreira

Pô e eu que pensava que turbulência era ruim :rolleyes: Santa ignorância.

Bem, acabei de comprar uma ST-420BKV no ML por R$199,00.

No site do e-armazem é afirmado que ela tem um sensor que controla o fan de acordo com a temperatura. Mas resolvi ir no site da Seventeam pra checar as especificações dela, mas muita coisa é grego pra mim ali. De repente você poderia analisar pra saber se existe este sensor ou não. Olha só:

"ATX 12V V2.0 Series ST-420BKV

--------------------------------------------------------------------------------

Features

‧ EFFICIENCY: 65 TYPICAL, FULL LOAD CONDITION AT 115/230 VAC INPUT.

‧ POWER GOOD SIGNAL: ON DELAY TIME 100 ~ 500 ms, OFF DELAY TIME 1ms.

‧ HOLD UP TIME: 17ms AT 25℃ FULL LOAD CONDITION AT 115/230 VAC INPUT.

‧ OPERATING TEMPERATURE RANGE: 0℃ ~ 50℃.

‧ REMOTE ON/OFF CONTROL: THE POWER SUPPLY OUTPUT SHALL BE ENABLED WITH AN

‧ ACTIVE-LOW TTL SIGNAL. WHEN TTL SIGNAL IS LOW, THE DC OUTPUTS ARE TO BE ENABLED.

‧ WHEN TTL SIGNAL IS HIGH OR OPEN CIRCUITED, THE DC OUTPUTS ARE TO BE DISABLED.

‧ OVER POWER PROTECTION: AT 115/230 VAC INPUT THE POWER SUPPLY WILL SHUT DOWN

‧ ALL DC OUTPUT WITH IN 105 TO 140 OF FULL LOAD.

‧ OVER VOLTAGE PROTECTION: +5V → 6.5V, +12V → 14.5V, +3.3V → 4.5V.

‧ EMI REQUIREMENT: FCC PART 15 SUB PART J CLASS B AT SYSTEM LOAD, CISPR 22 CLASS B.

‧ CE,BSMI.

‧ SAFETY: UL+C, TUV, CCC.

‧ DIMENSION: 150 (D) x 140 (W) x 86 (H) mm.

‧ COOLING: ONE 120mm DC FAN.

‧ ACTIVE POWER FACTOR CORRECTION: EN 61000-3-2: 1995+A1+A2: 1998, CLASS D.

Specification

‧VOLTAGE: 90 VAC ~ 132 VAC OR 180 VAC ~ 264 VAC

‧FREQUENCY: 50 -60 HZ

‧INPUT CURRENT: 10.0 A (RMS) FOR 115VAC 6.0A(RMS) FOR 230 VAC

‧INRUSH CURRENT: 80 A MAX "

Se eu estou certo esta fonte tem PFC ativo, não é? Interessante é que os vendedores afirmam que ela não tem!

Mas eu não vi o sensor que controla a rotação do fan (ou não soube ler)... :stupid:

o link para o site é

http://www.seventeam.com.tw/frontend/pro_line02.asp?ID=59

Era isso!

PS: desculpe o tamanho da mensagem :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, so agora vi que você esta no sul...que ruim, eu havia sugerido uma loja aqui em SP para você comprar a serra copo...

Bom eu também não identifiquei nenhum sensor. Mas não tem problema...Se tiver, você vai perceber, pois o cooler vai diminuir de velocidade.

Quando a fonte chegar você testa.

No caso do controle das velocidades, uma solução primitiva, que ainda preciso pensar muito a respeito é você utilizar 2 sensores iguais, um para o cooler que joga o ar para dentro e o outro para o cooler da fonte.

Aí você conseguiria sincronizar as rotações deles, equilibrando o CFM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi dar um passo de cada vez...

Coloquei um fan na traseira (out), deixei fechada a lateral e abri 2 baias 5,25" na frente, só prá ver o que aconteceria... e, bah, não é que já diminuiu bastante a temperatura do processador. De 46º caiu prá 41º e a temperatura ambiente continua em 24-25º! :palmas:

Isso que a minha Seventeam ST-420BKV ainda não chegou e que tem um fan (out) de 12 cm!! :P

Quando ela chegar :goff: vou colocar um kit (Baia Fan 3x1) vendido na spon pra aumentar a circulação interna, já que vou ter 2 fans em out.

Acho que o projeto do fan lateral vai ter que esperar ... não abandonei, ainda. Vamos ver quando começar com o overclock.... :hehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente chegou a minha fonte Seventeam (ST420BKV). :palmas:

Porreta, de mais, essa fonte. :chicote: As voltagens da minha genérica anterior eram uma serrilha no gráfico do asus probe. Agora virou uma linha reta...

Bem, o que tem a ver essa fonte com a questão dos fans? É que o fan dela de 12 cm joga uma montanha de ar prá fora. O processador baixou mais um grau, de 41º caiu pra 40º, e a motherboard caiu 2 graus, de 32º passou pra 30º. A temperatura ambiente tá estável em mais ou menos 24º. Isso em atividade normal que eu classificaria como idle (uso da cpu <10%).

Por enquanto não vou nem comprar o kit baia fan da spon. Vou deixar apenas as baias abertas mesmo, considerando também que aqui no sul já já começa a esfriar e aí penso que as temps vão cair ainda mais. Tipicamente no inverno a temperatura ambiente pode baixar até a 12-15º.

Meu problema tá resolvido. Agradeço ao Ferreira e ao rasta_man pelas sugestões.

Moderador pode fechar o tópico!

Max

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, com essa história toda, surgiu-me uma dúvida.

A frente de plástico do meu gabinete é toda fechada, no entanto, tem dois buracos em baixo de aproximadamente 2cmx5cm cada.

Dentro do gabinete há lugar para 2 fans de 80x80 na frente. Há ainda um lugar para outra fan de 80x80 na parte de trás.

Pois bem, usei esse lugar atrás para colocar um fan retirando o ar do gabinete. Com isso fiquei com o cooler da fonte e esse novo cooler retirando ar e nenhum colocando ar para dentro. Com isso a temperatura da CPU (de acordo com o AsusProbe) caiu de 60º para 53º quando em uso.

Perguntas: Parece que está tudo bem, mas será que está mesmo? Se eu colocar mais uma fan de 80x80 na frente a situação melhora? Meu medo é de que os buracos existentes não dêem vazão para entrada de ar requerida pela fan e com isso eu acabe fazendo o ar quente circular dentro do gabinete em vez de ser jogado para fora.

Fiz-me entender?

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, com essa história toda, surgiu-me uma dúvida.

A frente de plástico do meu gabinete é toda fechada, no entanto, tem dois buracos em baixo de aproximadamente 2cmx5cm cada.

Dentro do gabinete há lugar para 2 fans de 80x80 na frente. Há ainda um lugar para outra fan de 80x80 na parte de trás.

Pois bem, usei esse lugar atrás para colocar um fan retirando o ar do gabinete. Com isso fiquei com o cooler da fonte e esse novo cooler retirando ar e nenhum colocando ar para dentro. Com isso a temperatura da CPU (de acordo com o AsusProbe) caiu de 60º para 53º quando em uso.

Perguntas: Parece que está tudo bem, mas será que está mesmo? Se eu colocar mais uma fan de 80x80 na frente a situação melhora? Meu medo é de que os buracos existentes não dêem vazão para entrada de ar requerida pela fan e com isso eu acabe fazendo o ar quente circular dentro do gabinete em vez de ser jogado para fora.

Fiz-me entender?

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Ita, beleza...então entendi...bom, não precisa se preocupar com a vazao. E mais. O ar dentro do seu gabinete ja se encontra em movimento dentro do seu gabinete. Isso devido a movimentaca ar provocado pelas diferencas termicas. Se você instalar um cooler na frente, a situacao se tem a melhorar, pois você vai acabar, como você mesmo disse, aumentar a circulacao de ar. E Quanto maior for a turbulencia/circulacao, melhor sera a dissipação de calor por conducao.

você pode baixar mais a temperatura do processador. Essa temperatura de 53 graus estaria alta ate para os processadores P4 Prescott!!! O meu processador, essa da assinatura apresenta temperatura de 32 graus em full (medidos pelo Aerogate).

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CFM

Quanto a questão do CFM, existe 2 regras básicas. A primeira é que os cooler que injetam ar (ventiladores), devem ficar na parte de baixo, e no meio. E os que tiram o ar (exaustores) sempre devem ficar em cima (isso porque sabemos que o ar quente é mais "leve" que o ar frio. Então a tendencia dele é subir.

A segunda regra e mais importante é que todo volume de ar que entrar, deverá sair. Na pratica, se você tem 2 cooler's de 80mm jogando ar, você também deve ter 2 cooler's de 80mm tirando o ar. E TODOS ELES DEVEM ESTAR FUNCIONANDO NA MESMA VELOCIDADE!!! Essa é a teoria do CFM. A resolução de um caso PRATICO talvez ajude você.

cara eu jum entendo muito de fisica javascript:emoticon(':stupid:')

smilie(se e q isso e fisica!!!) mas se você tem 3 coolers exaustores e dois admitindo ar você vai ter mais ar saindo do q entrando certo?

mas você falou q isso criaria um desequilibrio no cfm..

pelo q sei quando tenho ar saindo ker dizer q tenho ar ta entrando então mesmo se tivesse mais exaustores do q admissores(?), o ar q sai forcaria a entrada da mesma qnt de ar q sai a mais ( a não ser q fosse criado vacuo dentro do gabinete, o q acho ser impossivel acontecer utilizando "ventiladores" ). nesse caso não teria problema ter esse desequilibrio q você diz.

não to querendo dizer q ce ta errado, mesmo porque não tenho certeza se estou certo, mas gostaria que você me explicasse se e assim q funcina ou sou maluko mermo e to viajandojavascript:emoticon(':tantan:')

smilie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Slpk, legal que você perguntou...quando falamos em deficit nos valores de CFM, logo de cara, ERRONEAMENTE associamos isso a uma falta ou excesso de ar dentro do gabinete. Quando digo que se é necessário ter um cooler como exaustor e outro como admissor, você cria uma passagem de ar "canalizada". Aí o ar frio entra, retira o calor por condução, da placa-mãe, dissipadores, memórias e sai numa temperatura acima da que entrou. Ou seja, uma corrente de ar se forma.

Se você não tiver, por exemplo, os coolers de admissão, como você mesmo disse pelo seu "exemplo-dúvida", você NÃO vai ter uma falta de ar (vácuo), porque o ar continuaria a entrar pelas "frestas" do gabinete. Mas entrando por essas frestas, você não teria uma "entrada concentrada" de ar, impossibilitando a formação de uma passagem de ar canalizada. Como o ar entra de forma homogenea pelas frestas, teremos uma velocidade de ar muito baixa na admissão, e uma velocidade alta na saída, prejudicando a circulação direta do ar, consequentemente aumentando a temperatura do gabinete.

Entendeu...

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...