Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como eu faço para instalar driver da Geforce


marcioikeda

Posts recomendados

No site da Nvidia tem as intruções. Qualquer coisa, faça uma busca no fórum, pois tem muitos tópicos ensinando.

PS.: Só uma dica: você pode arrumar problemas com a moderação se continuar postando esses heeeeeeeeeeeeeein e perguntando de novo em pouco tempo. Ainda mais que é feriado prolongado, muita gente viaja, vai passear, coisa e tal... Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai como instalar o driver da Nvidia:

Primeira coisa e crucial: o Linux deve estar em modo texto puro. Só o konsole não adianta. Se tentar, não danifica sistema nem nada. Somente irá ser apresentado um erro solicitando para ir ao modo texto. Para ir, é só dar o comando, como root no konsole,

telini 3

Isso fará ir para o modo texto puro. Caso não esteja logado, logue como root. Depois disso, vá para o diretório onde o driver está e digite:

chmod +x nome_do_arquivo_de_driver

Ele irá extrair e motrar a licença do produto. Agora vem uma coisa: caso o micro já esteja conectado na internet, ele pode ser capaz de fazer download nos ftps da Nvidia por drivers já empacotados pro seu sistema. Caso contrário, dê Não. Após isso ele irá compilar os módulos da Nvidia, testará se está Ok e instalará para o seu kernel atual.

Pronto? Não. o driver agora precisa de apenas alguns ajustes simples.

Caso esteja usando o sistema de vídeo XORG (distribuições mais novas), abra o arquivo xorgconf que fica no diretório /etc/X11. Caso seja Xfree86 (distribuições antigas e poucas atuais como Debian Sarge, Kurumin...) o arquivo fica no mesmo diretório, mas o nome é xf86config-4. É simples:

vi /etc/X11/xorg.conf

É só procurar a parte que tem detalhes de seu vídeo e mudar a chave driver, que deve estar para "nv", para "nvidia". Além disso, remova essas linhas, caso existam:


       Load  "dri"
       Load  "GLcore"

E tenha certeza que tenha isso aqui:

 Load   "glx"

Aí é só dar um telinit 5 pra voltar o modo gráfico. Se aparecer o símbolo da nvidia grandão, é que está tudo OK. Caso contrário, refaça os passos de edição do arquivo de configuração do X.

Mais detalhes:

Documentação oficial da Nvidia

Dicas de instalação e configuração no Viva O Linux

OBS.: Os telinits podem ser diferentes de uma distro para outra. Por exemplo, no Debian sei que é diferente, mas ainda não testei pra ver quais são.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando aparece o símbolo da Nvidia é que o driver está carregado e funcionando. Se não aparece que dizer que, ou não instalou direito ou, o mais provável, X11 (servidor de vídeo do Linux) não está usando o driver devido a configurações erradas ou até mesmo não feitas. Pra testar e confirmar isso, basta comparar o desempenho de aplicações OpenGL. Com o driver ativado ficam muito mais rápidas. Usar proteção de tela 3D então do Linux é muito louco hehehe. A mais doida são das vacas que pulam na tela hahahahah :P:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Uma pergunta: Esse valores no glxgears, rodando KDE 3.3.2 numa Geforce 2 32MB, em 24bit color e 1152x867 pixels está bom?

2051 frames in 5.0 seconds = 410.200 FPS
2552 frames in 5.0 seconds = 510.400 FPS
2554 frames in 5.0 seconds = 510.800 FPS
2551 frames in 5.0 seconds = 510.200 FPS

E aqui com o glxgears com a tela 3D maximizada:

311 frames in 5.0 seconds = 62.200 FPS
304 frames in 5.0 seconds = 60.800 FPS
311 frames in 5.0 seconds = 62.200 FPS
310 frames in 5.0 seconds = 62.000 FPS
311 frames in 5.0 seconds = 62.200 FPS
311 frames in 5.0 seconds = 62.200 FPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Mr Burns vê se você me ajuda, baixa o drive NVIDIA-linux-x86-1.0-7676-pkg1.run e salvei no pasta home/fernando dei crtl+alt+F2 e como root dei o comando:

Fernando: /home/fernando# chmod +x nvidia-linux-x86-1.0-7676-pkg1.run

e dá erro dizendo arquivo ou diretório inválido, já confirmei o nome do arquivoe o diretorio é esse mesmo, o que fiz de errado??

obs.:uso kernel 2.8.6, será que tenho que alterar meu kernel, meu pc é esse da assinatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Yaew gente boa!

MR. Burns suas dicas sao muito boas, maaaas meu problema começa antes disso.

Estou tentando instalar o driver de video no Debian 3.0 R1 (a unica versao q tenho acesso por enquanto), para minha gf FX5200 funcionar. Baixei aquele instalador do site da nvidia. A inteface grafica nem esta instala ainda.

acontece o seguinte: digito "sh NVIDIA-Linux*.run" e dai sou pego com uma mensagem assim:

"ERROR: Unable to find the kernel source tree for the currently running kernel. Please make sure you have installed the kernel source files for your kernel; on Red Hat Linux systems, for example, be sure you have the 'kernel-source' rpm installed. If you know the correct kernel source files are installed, you may specify the kernel source path with the'--kernel-source-path' commandline option."

Precisaria de um "kernel-interface da nvidia" mas como não tenho o programa tenta compilar e ai acontece o erro.

Aí que instalei os pacotes kernel-source, mas o erro persiste. Usei o "dselect" para instalar o pacote e lá acusa q esta instalado mas não funciona!

O que falta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh, você instalou o kernel-source, correto? Mas aí tem uma coisa: o Debian instala o pacote bz2. Ele não descompacta ele, coisa que acho que deveria fazer e já outras... Bom, mas é simples. Entre em /usr/src e descompacte o source. Aí, como root, crie um link simbólico para esta pasta assim:


ln -s caminho_completo_do_kernel-source linux

Note que pus caminho completo, o que quero dizer é /usr/blá/blá...

E tem mais um lance que estou na dúvida que é se o Debian Woody, sua versão, instala os pacotes de desenvolvimento. O Sarge não faz isso por padrão, então não dá pra compilar nada... Tem que baixar algumas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh, você instalou o kernel-source, correto? Mas aí tem uma coisa: o Debian instala o pacote bz2. Ele não descompacta ele, coisa que acho que deveria fazer e já outras... Bom, mas é simples. Entre em /usr/src e descompacte o source. Aí, como root, crie um link simbólico para esta pasta assim:

CODE

ln -s caminho_completo_do_kernel-source linux

Note que pus caminho completo, o que quero dizer é /usr/blá/blá...

E tem mais um lance que estou na dúvida que é se o Debian Woody, sua versão, instala os pacotes de desenvolvimento. O Sarge não faz isso por padrão, então não dá pra compilar nada... Tem que baixar algumas...

Legal! :joia: Obrigado pela dica. Vou tentar fazer isso. Tenho mais umas duvidas:

Parece que se a versão do "kernel-source x kernel" for diferente não dá certo é verdade? Se eu compilar o mais novo kernel, não tem o pacote source correspondente, e aí? Para achar o caminho é só usar o "find"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de dá sh NVIDIA-Linux-x86x1-1.0-7676-pkg1.run ele tenta entrar na instalação e dá esse erro:

ERROR:you appear to be running an server; please exit X before installing.For further details,please see the section INSTALLING THE NVIDIA DRIVE IN THE README available on the linux driver download pageat www.nvidia.com

obs.: tentei dando o comando init 3, telinit 3 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me ajudem por favor, sou um "usuário beta" no mundo Linux. Bom, digitei no konsole "sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-7676-pkg1.run" e após descomprimir aparece a seguinte mensagem de erro:

"ERROR: Unable to find the system utility `ld`; please make sure you have the

package 'binutils' installed. If you do have binutils installed,

then please check that `ld` is in your PATH."

E agora, o que eu faço pra instalar esse driver...?

Valeu!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

notei hoje que depois que instalei o drive da nvidia versão 1.0-7676 e quando vou sair da sessão fica uma listra vermelha meio manchada em cima e depois de unsa 04 segundos ele sai da sessão pra gente fazer a troca entre o gnome e o kde, o que pode ter acontecido?

obs.: é só quando sai da sessão, se eu pedir para reiniciar ou desligar a listra não aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DWall@06 de outubro de 2005, 12:17

Pessoal, me ajudem por favor, sou um "usuário beta" no mundo Linux. Bom, digitei no konsole "sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-7676-pkg1.run" e após descomprimir aparece a seguinte mensagem de erro:

"ERROR: Unable to find the system utility `ld`; please make sure you have the

         package 'binutils' installed.  If you do have binutils installed,

         then please check that `ld` is in your PATH."

E agora, o que eu faço pra instalar esse driver...?

Valeu!!!  :bandeira:

Amigo, uni seu tópico com esse que já é o tópico para discutir sobre dúvidas durante a instalação da Nvidia no Linux. Este tópico faz parte desta lista de tópicos sobre coisas interessantes e muito procuradas sobre Linux. Gostaria de pedir a colaboração de você e de todos para utilizar a ferramenta de pesquisa e consultar a lista em destaque antes de abrir um novo tópico. Faço isto para manter o fórum mais limpo, sem ter tópicos repetidos, proporciando a todos vocês maior facilidade para encontrar as coisas, OK?

Espero que tenham me entendido.

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tô tentando instalar o driver de vídeo da nvidia pra rodar uns games aqui mas aparece uma mensagem de erro dizendo que a máquina não tem "libc header files" instalado, e que falta também o "libc development package" da minha distribuição... O que preciso fazer agora?? Instalar algum pacote a mais? Qual? :help::help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...