Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Virtual do Win98x


Fabio Ferraz Jorge

Posts recomendados

Pessoal,

Reinstalei o win98 do meu micro no modo tradicional. Após isso, alterei a configuração da memória virtual a fim de melhorar o desempenho mas ao invés disso, aparece um erro de operação ilegal sempre que estou executando algo "pesado" no micro, me obrigando a reiniciar o micro para normalizá-lo. Pois bem, todos já devem saber que o arquivo win386.swp, localizado no diretório raiz, é que é o responsável pela memória virtual do windows. Normalmente o arquivo tem um tamanho de 98Mb e o windows gerencia o uso desse arquivo. Se você for em propriedades de Meu Computador, desempenho e memória virtual, irá aparecer a opção de personalizar esse gerenciamento. Eu coloquei o tamanho mínimo de 200 e o máximo manteve o valor que estava pois não aumenta mas do que isso. Após reiniciá-lo, o sistema alterou o tamanho do arquivo para 200Mb. Como os erros foram frequentes, diminui para 100 mas o problema persistiu. Agora se eu desabilitar essa personalização e deixar o windows gerenciar, o arquivo de permuta ( .swp ) vai para 2,4Mb ou então ele desaparece do diretório raiz e fica na pasta Windows e qualquer programa que abro, aparece erro de memória insuficiente ou operação ilegal. poxa, no winxp todos nós podemos alterar o tamanho mínimo e o máximo sem problema algum e sem precisar reiniciar o micro, agora no win98 é uma DROGA!!!

Pensei até em reinstalar o windows mas achei um exagero e gostaria de dividir esse "problema" com vocês, no intuito de tê-lo como resolvido.

Obs.: Para quem não sabe, o tamanho de 2,4Mb é correspondente a descrição do arquivo de permuta em memória virtual: C:\2463MB Livres na opção Disco Rígido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fábio,

Eu uso deste artifício e dá resultado.

Só que eu deixo o mínimo e o máximo iguais em ~200MB. Tenho 128 de RAM.

Depois utilizo o speed disk do norton e mando alocar o arquivo win386.swp no início do HD e ele não se move e claro, não muda de tamanho.

Inicialmente esse arquivo fica no diretório do windows.

Depois da otimização ele vai para o diretório raiz.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro fábio,

Se ocorre isso que você está dizendo, o seu Windows ou seu PC está com algum outro problema.

Uma curiosidade: o que é "modo tradicional" (isso é muito subjetivo) ?

você formatou? instalou do zero? reinstalou sobre o antigo? houve alguma anomalia durante a (re)instalação?

:goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivor, o modo tradicional que falo é criar nova partição, formatar o hd e instalar o sistema e os programas. Vem cá, essa dica tua você fez em seu micro? Apresentou um desempenho melhor? Colocando 200 em mínimo e máximo, como o windows considera o tamanho do arquivo de permuta?

Aguardando retorno e opiniões de outros leitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Sim, eu fiz no meu micro e tb faço no de clientes, principalmente micros mais antigos e RAM pequena.

Naturalmente, o desempenho não aumenta tanto quanto o desejado, mas percebe-se uma melhora sim (não usei programas de medição, nem confio muito neles).

O arquivo de troca não sendo gerenciado pelo Windows e estando fixo em xxxMB no início do HD não sofre desfragmentações, daí eu acredito na melhora de desempenho, porque este arquivo é utilizado sempre que a memória principal está "lotada" e é encontrado num local favorável.

O Windows considera o tamanho que você fixar.

Eu tb apreciaria a opinião dos demais colegas.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivor,

Consegui amenizar o problema. Limpei os contatos dos pentes de memória e configurei a memória virtual para 98, tanto o mínimo quanto o máximo, e as telas de erro acabaram, pelo menos até agora. Só não fiz a acolação do arquivo pelo norton!

Alerta: Estou com um novo tópico em Windows Xp, gostaria que desse uma lida e respondesse com a sua opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fabio Ferraz Jorge@20 de abril de 2005, 13:04

Alerta:  Estou com um novo tópico em Windows Xp, gostaria que desse uma lida e respondesse com a sua opinião.

Olá Fábio,

Vi o tópico, mas infelizmente, não sei e não posso te ajudar.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...