Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Fabio Ferraz Jorge

Memória Virtual do Win98x

Recommended Posts

Pessoal,

Reinstalei o win98 do meu micro no modo tradicional. Após isso, alterei a configuração da memória virtual a fim de melhorar o desempenho mas ao invés disso, aparece um erro de operação ilegal sempre que estou executando algo "pesado" no micro, me obrigando a reiniciar o micro para normalizá-lo. Pois bem, todos já devem saber que o arquivo win386.swp, localizado no diretório raiz, é que é o responsável pela memória virtual do windows. Normalmente o arquivo tem um tamanho de 98Mb e o windows gerencia o uso desse arquivo. Se você for em propriedades de Meu Computador, desempenho e memória virtual, irá aparecer a opção de personalizar esse gerenciamento. Eu coloquei o tamanho mínimo de 200 e o máximo manteve o valor que estava pois não aumenta mas do que isso. Após reiniciá-lo, o sistema alterou o tamanho do arquivo para 200Mb. Como os erros foram frequentes, diminui para 100 mas o problema persistiu. Agora se eu desabilitar essa personalização e deixar o windows gerenciar, o arquivo de permuta ( .swp ) vai para 2,4Mb ou então ele desaparece do diretório raiz e fica na pasta Windows e qualquer programa que abro, aparece erro de memória insuficiente ou operação ilegal. poxa, no winxp todos nós podemos alterar o tamanho mínimo e o máximo sem problema algum e sem precisar reiniciar o micro, agora no win98 é uma DROGA!!!

Pensei até em reinstalar o windows mas achei um exagero e gostaria de dividir esse "problema" com vocês, no intuito de tê-lo como resolvido.

Obs.: Para quem não sabe, o tamanho de 2,4Mb é correspondente a descrição do arquivo de permuta em memória virtual: C:\2463MB Livres na opção Disco Rígido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Fábio,

Eu uso deste artifício e dá resultado.

Só que eu deixo o mínimo e o máximo iguais em ~200MB. Tenho 128 de RAM.

Depois utilizo o speed disk do norton e mando alocar o arquivo win386.swp no início do HD e ele não se move e claro, não muda de tamanho.

Inicialmente esse arquivo fica no diretório do windows.

Depois da otimização ele vai para o diretório raiz.

:bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Tudo bem, eu entendi o que você quis dizer mas só que no máximo, o windows não me deixa colocar o valor de 200, ele altera para o valor citado o tópico anterior.

    Aguardo retorno...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caro fábio,

    Se ocorre isso que você está dizendo, o seu Windows ou seu PC está com algum outro problema.

    Uma curiosidade: o que é "modo tradicional" (isso é muito subjetivo) ?

    você formatou? instalou do zero? reinstalou sobre o antigo? houve alguma anomalia durante a (re)instalação?

    :goff:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ivor, o modo tradicional que falo é criar nova partição, formatar o hd e instalar o sistema e os programas. Vem cá, essa dica tua você fez em seu micro? Apresentou um desempenho melhor? Colocando 200 em mínimo e máximo, como o windows considera o tamanho do arquivo de permuta?

    Aguardando retorno e opiniões de outros leitores.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá.

    Sim, eu fiz no meu micro e tb faço no de clientes, principalmente micros mais antigos e RAM pequena.

    Naturalmente, o desempenho não aumenta tanto quanto o desejado, mas percebe-se uma melhora sim (não usei programas de medição, nem confio muito neles).

    O arquivo de troca não sendo gerenciado pelo Windows e estando fixo em xxxMB no início do HD não sofre desfragmentações, daí eu acredito na melhora de desempenho, porque este arquivo é utilizado sempre que a memória principal está "lotada" e é encontrado num local favorável.

    O Windows considera o tamanho que você fixar.

    Eu tb apreciaria a opinião dos demais colegas.

    :bye:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ivor,

    Consegui amenizar o problema. Limpei os contatos dos pentes de memória e configurei a memória virtual para 98, tanto o mínimo quanto o máximo, e as telas de erro acabaram, pelo menos até agora. Só não fiz a acolação do arquivo pelo norton!

    Alerta: Estou com um novo tópico em Windows Xp, gostaria que desse uma lida e respondesse com a sua opinião.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado Originalmente por Fabio Ferraz Jorge@20 de abril de 2005, 13:04

    Alerta:  Estou com um novo tópico em Windows Xp, gostaria que desse uma lida e respondesse com a sua opinião.

    Olá Fábio,

    Vi o tópico, mas infelizmente, não sei e não posso te ajudar.

    :bye:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×