Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas de principiante


Igor Rizzo

Posts recomendados

Bom pessoal, aqui vão algumas duvidas que eu tenho:

1 - Como liberar a placa de som para usuarios comuns? O alsa-base fez a configuração do dispositivo sozinho, mas so consigo usar o som como root. Seria so dar um chmod no /dev/dsp? Ou tem outro jeito melhor?

2 - Evidentemente: onde eu troco o layout do teclado para o sistema todo, e não somente para o XFree?

3 - Como abro duas instancias do XFree ao mesmo tempo?

4 - Pela primeira vez estou usando Linux com modem roteado. Para me conectar dou os comandos:

ifconfig eth0 10.1.1.3 netmask 255.255.255.0 up
route add default gw 10.1.1.1

Como faco para iniciar a conexao automaticamente sem ter que fazer scripts de inicializacao com estes comandos, ou seja: quais arquivos devo editar?

Vale lembrar que estou usando o Debian Pure64 Netinst, ou seja: nada de utilitarios graficos.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lá vem o Chaves, Chaves, Chaves!!!.....

respostas:

1 - cara você precisa rodar algum utilitário q configure td e carregue os módulos de áudio cada vez q você bootar. uns utilitários bons são o soundcardconfig e o alsaconfig. detalhe: rode como usuário comum

2 - cara você precisa pegar um patch p/ caracteres especiais, tipo ç, ã e é. eu vi isso num site em portugues do Debian, mas esqueci o nome do pacote (acho que é patch_pt...deb)

3 - isso é mais fácil q mastigar água:

- vai noutro terminal (ctrl + alt + f2)

- faça login, com qualquer usuário

- digite: xinit -- :8

ele vai iniciar uma seção X no tty8, pra você alternar entre eles é só teclá ctrl + alt + f7 (o X de antes) e ctrl + alt + f8 (o X novo). pra fechar vai no tty2 (ctrl + alt + f2) e dê um ctrl + c.

e, antes que você me pergunte:

pra iniciar um ambiente gráfico noutra janeloca é assim:

xinit -e <ambiente> -- :8

sendo <ambiente> igual á "startkde", "windowmaker", "xfce"... qual você quiser.

o sistema fica lerdão, mans é um recurso mtu útil.

próxima por favor....

4 - digite netcardconfig, se não funcionar digite netconfig mesmo.

- IP: coloque seu IP

- broadcast: o teu IP

- gateway: IP do router

- usa DNS? não

- máscara: 255.255.255.0

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissso, isso, isso!!

tinha que ser o Chaves mesmo!! hahahahahahahahahahaha....

flwzs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pelas respostas CyberFox. Lá vai o contra-ataque:

1 - Os módulos já estão sendo carregados automaticamente. Eu até consegui ouvir uma musiquinha no XMMS, mas como root. Quando tento tocar uma música como usuário comum, o XMMS dá aquela mensagem de erro genérica. Quanto a rodar o alsa_conf como usuário comum, eu já tentei, mas faltou permissão.

2 - Vou procurar esses patches, mas não há um lugar onde fica definido o layout do teclado? Não seria só o caso de mudar de US para International?

3 - Essa eu não conhecia mesmo. Vou testar. Mas você tem certeza quanto a este 8? Porque o meu echo $DISPLAY retorna 0:0.

Essa de abrir outro X numa janela parece interessante.

4 - Não sei se eu vou ter esses scripts, porque eu baixei o CD de instalação mínimo. Você sabe me dizer quais os arquivos que eles editam? Se você tiver esses scripts, pode ser que as manpages deles mencionem os arquivos na seção FILES. Teria como você postar?

Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tinha que ser o Chaves mesmo!!! hehehehehehehehe....

lá vai o contra-contra-ataque!

1 - cara tente incluir o teu usuário normal no grupo "audio", "snd", "sound", "midi", "mp3".... ou qualquer coisa do gênero. também tente rodar o "soundcardconfig" como user normal.

2 - bom... que existe existe. onde? não sei, tb estou procurando... :P

3 - cara esse DISPLAY aí é a variável pra onde ele vai mandar as mensagens do display. tipo se tivesse aí DISPLAY=0:1 ele ia jogar todas as frescuragens do X no tty1, e como ninguém gosta de encher a tela com besteira (eu acho) é feito esse desvio. pode ver quando você iniciar um outro X como ele vai encher de tranquera lá no tty2.

4 - cara caso num dê certo coloque aquela primeira linha no final do arquivo /etc/init.d/acpid. não é o melhor lugar pra isso, mas a gambiarra funciona que é uma belezura. aí coloque aquele IP lá no arquivo /etc/resolv.conf. reinicie o micro, e seja feliz!

á propósito: é verdade que você tem um 486 dentro do barril? hahahahahhaha....

se você conseguir resolver td eu pago um sanduíche de presunto pra você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, senhor Cyberfox, vamos ao feedback:

1 - Quando li sua sugestão a respeito dos grupos, pensei: "Era exatamente isso que faltava", mas não foi possível fazer isso, porque no meu sistema só tenho os grupos root e users. Não tenho nenhum grupo relacionado ao áudio, não saberia como criar um grupo pro áudio, que permissões a que arquivos deveria dar. E não quero colocar meu usuário comum no grupo root. Então, o problema persiste.

2 - Problema suspenso por enquanto. Quem precisa de acentos? Depois de resolver os outros resolvo este.

3 - Para abrir outra instância do XFree foi fácil. Agora, para abrir especificando qual gerenciador de janelas não foi possível com o argumento -e. Precisei usar o .xinitrc. E para abrir o XFree numa janela não consegui pelo script xinit. Googlei um pouco e vi outra forma, usando o Xnest. O que acontece de peculiar é que se estou logado no XFree principal como igor e tento abrir um XFree numa janela pelo Xnest como root, recebo um aviso de erro por falta de permissão. Mesmo sendo root. Ou seja, só consigo abrir a instância aninhada com o mesmo usuário que está na instância principal. E isso de certa forma tira o propósito de usar uma instância aninhada para mim. Tem alguma ideia?

4 - Como quero evitar gambiarra, resolvi procurar os scripts que você mencionou, mas não os encontrei. Vou procurar um pouco no Google, e se não encontrar, parto para a gambiarra.

Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, pois é, pois é.....

vamo re-re-responde o Chaves aê!

1 - well, esse esquema aí de permissão por grupos já é um padrão adotado na maioria das distros, já vem de desde os tempos em q o RedHat vinha c/ StarOffice (uma tartaruga aqui, parecia o Windows 95, mas isso já é outra história...). se tu apagou os grupos meus pêsames... se não tente descobrir qual é o dispositivo de bloco q acessa teu baguiu de som (geralmente é o /dev/dsp0), linkeie ele pra /dev/dsp, crie um grupo "audio" e coloke o link p/ ser dono root e grupo audio e dê permissão de leitura p/ o grupo sobre o link. aí você adiciona teu user no grupo audio e fim d papo! hehehehehe...

2 - tá bom, tomara q tu num lembre dele mais! heheheheh....

3 - cara... lamento t informar mas o xinit não é um script, ele é O aplicativo principal do servidor gráfico. aqueles X, .xinitrc e cia ltda é td script adaptado. se não deu certo aí então é sinal q tu antow tunando teu linux e apago algumas coisa q num devia. se não funciona pelo xinit então a coisa tá feia. ah, o Xnest é tipo um servidorzinho X que funciona dentro do X, ele é bom pra você testar umas implementações no windowmaker sem sair do KDE e etc....

4 - cara o linux já é por si só um imenso conglomerado de gambiarras feito por alguns loucos da informática que seguiram uma utopia de ter um sistema bom e de graça. e pelo jeito conseguiram. então não se surpreenda se você achar outras 10 formas de resolver isso cara, não tem um jeito "padrão" de fazer X ou Y coisa no linux.

muito d nada pela ajuda! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...