Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso provar que sou inocente!


wlademir

Posts recomendados

Um P III 600 MHz, placa mão da PCCHIPS..... Eu mudei o FSB de 66 para 100 MHz no setup da bios ( isso era recomendado pelo manual da placa mãe para processadores PIII) e o PC travou... Passei o dia interio mexendo na máquina e descobri algumas coisas....

A bateria da bios tinha acabado; O Cooler estava quase parando de tão mal conservado e mal lubrificado ...

resultado:

Agora o PC só funciona aberto com um ventilador direto na CPU, senão ele trava em poucos minutos...

Gente, preciso saber se foi o mal funcionamento do cooler ou se fui eu mesmo quem estragou tudo.

É importante dizer que:

Apesar de o processador ser de 600 MHz, ele só funcionava quando era configurado para 400 MHz, e o PC vinha apresentando um desempenho cada vez menor nos ultimos meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí wlademir, bem vindo ao Clube do Hardware.

Bom vamos as suas dúvidas...Ao meu ver você é inocente. Explico...

Quando você alterou o FSB, você aumentou sua freqüência de tranalho. Com isso, o seu P3 começou a trabalhar em velocidade normal. Antes disso, o seu computador estava apenas subdimensionado, ou seja, rodando em underclock, ou seja, em uma velocidade ABAIXO DA NORMAL. Em um regime de underclock, o processador dissipa pouca energia, ou seja, esquenta menos. Quando ele voltou a funcionar em velocidade normal, a dissipação de potencia aumentou muito. Isso culminou com o mal funcionamento do cooler, que estava com sua capacidade de dissipação térmica comprometida...provocando instabilidades. O fato do computador parar de funcionar se não houver um ventilador por perto acontece devido a proteção térmica existentes nos processadores P3. Quando a temperatura chega em um nível crítico, simplesmente ele DESLIGA SOZINHO, voltando a funcionar normalmente quando as temperaturas se normalizarem. Isso ocorreu devido a ineficiencia do cooler.

O computador funcionava antes em 66MHz, por isso que eu expliquei....como havia pouca dissipação térmica, mesmo com um cooler ineficiente, ele funcionava, pois a temperatura não ultrapassava esse limite de proteção.

E pra finalizar, o desempenho desse computador foi caindo nos ultimos meses, devido a chegada do verão. O ambiente ficou mais quente...o cooler não ajudava...acarretando em perdas de desempenho.

O que fazer agora?

Troque a bateria da BIOS, limpe o dissipador com um pincel. Troque esse cooler por um novo. E quando você for remontar o cooler, passe uma pasta térmica (tem vários tutoriais ensinando a fazer isso no fórum cooler's e dissipadores, procure lá...) na base do mesmo.

E uma dica....nunca ligue ventiladores perto dos computadores, pois eles liberam energia eletromagnética, que são nocivas aos circuitos digitais presentes nos computadores.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wlademir@19 de abril de 2005, 01:22

... Passei o dia interio mexendo na máquina ...

Então, isso responde as dúvidas. Se você mexeu no PC, algum cabo pode estar mal encaixado, memórias e processadores idem.

E se você não foi cuidadoso ao mexer nos componentes do micro, isso pode ser causa da eletricidade estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...