Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CD-ROM Explosivo


Posts recomendados

Certa vez, estava jogando Ace combat 3 através do emulador VGS 1.4 e utilizando uma unidade Creative de 52x, quando de repente eu ouvi um estouro ensurdecedor que mais parecia um curto-circuito, cheguei até a pensar que havia acontecido algo com o estabilizador ou com a fonte do micro, mas quando percebi ambos estavam ligados e funcionando, foi aí que eu percebi que tinha acontecido algo de errado em meu drive. Desmontei a CPU, retirei a unidade Creative e à desmontei, podendo constatar que havia inúmeros e minúsculos fragmentos do CD-Rom que eu estava rodando. Foi a minha primeira experiência com este acontecimento. De lá para ca, pude constatar outros fatos semelhantes em alguns de meus clientes, onde à maioria deles possuiam uma unidade Creative ou gravadora LG, passei a envestigar as possíveis causas para este problema, e pude constatar três coisas:

1- A velocidade de reprodução.

2- Boa parte dos acidentes, os clientes relataram que havia uma pequena rachadura, que se estendia do orificio central do CD, em direção a borda.

3- Pude também constatar, que na maioria das unidades onde aconteceram estes acidentes, o apôio ao orificio central era pequeno, comparado as outras unidades onde não aconteciam estes problemas, ou seja o apôio central das unidades com maior frequência de acidantes, limitava-se apenas ao encaixe, não se extendia pelas bordas proporcionanado menos apôio a parte transparente proxima ao orificio, já com as que haviam menos ocorrências acontecia ao inverso, as bordas do apôio se estendiam por toda parte transparente proxima do orificio central, proporcionando uma maior fixação.

4- Observei também nas unidades onde haviam mais acidentes, que o imã utilizado para auxiliar ao apôio do orificio central havia pouco poder de atração, diminuindo assimo fixação do disco. Este imã na qual me refiro, fica localizado na parte superior da unidade, e quando fechamos a gaveta com o disco inserido, a Pick-up (conjunto onde há o motor de tração e a lente) é levantada encaixando o apôio no orificio central do disco e o imã adere a este apôio central fixando o disco.

Portanto as marcas que menos possuem os dois ultimos problemas acima citados são:

HP

Benq

samsung

Sony

LTN

E alguns modelos mais genéricos

Abraços!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caros amigos,

Acabei de ler a matéria e o tópico.

E infelizmente, passo por um problema parecido.

Sou técnico, e recentemente um cd meu explodiu dentro de uma unidade de CDRW da marca BRAVIEW, de um pc de uma cliente.

http://www.braview.com.br/cdrw.html

A loja não quer dar garantia, e eu não considero o meu CD como o causador do problema.

Meu CD não possuia rachaduras, ou qualquer outro defeito. Pelo contrário, todos os meus cds - trabalho com manutenção - já foram utilizados em vários tipos de tocadores.

E meu CD que explodiu era um dos mais recentes que eu possuia. Já tinha sido usado umas 15 vezes pelo menos. A mídia com certeza era boa.

Tenho vários outros CDs, de melhores e piores marcas, muito mais velhos, muito mais usados, e de qualquer forma, isso nunca me aconteceu.

Eu já joguei fora alguns cds, que foram rachados por um drive de CD! Principalmente, Creative e outras marcas mais obscuras.

Drive rachar CD, eu já vi.

E acho que esse drive, não apenas rachou... quebrou meu CD.

Guardo todos os meus CDs, dentro de uma mesma pasta.

E por armazenamento, apenas esse rachar... é difícil...

Obviamente, um CD rachado em alta velocidade, se quebra. Mas um cd em bom estado?!

Gostaria de mais informação sobre o assunto.

Segunda-feira vou à loja!

(Obs.: Esses drives que racham cds, não podem quebra-los também?! )

Muito obrigado e Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:angry: Estava instalando Medal of Honor original hoje, quando de repente ouvi tipo uma explosão. Fiquei procurando o que podia ser, porque o pc continuou funcionando, não travou nada e a janela de instalação estava por baixo das outras coisas que eu estava fazendo. Resolvi verificar o gravador de DVD, normal e quando fui olhar a instalação, tinha dado um erro em 14%. Quando abri o gravador de CD, o CD estava todo espedaçado :cry: . Tirei o drive, todos os pedacinhos, liguei de novo e o gravador está funcionando direitinho agora.

Meu gravador é LG 52x 32x 52x e meu pc é um Athlon 1.8. Que eu me lembre não tinha nenhuma rachadura no CD.

Por sorte tenho outro Medal original, adoro jogar pela internet.

Valeu!

Beijos... Cláudia

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acredito que seja apenas em cds rachados.

Infelizmente, não encontrei nenhuma informação técnica da rotação dos cds...

Gostaria de saber em RPMs a rotação em cada aparelho...

Em 20K RPM... um CD durante um breve tempo pode explodir.

Acima de 22K dentro de 20Seg, um CD já pode explodir...

Os testes que li... referiam-se a própria estrutura de coesão do CD. Sem nenhum outro fator externo eles explodem.

Naturalmente, um cd em alta rotação gera ondulações, que não necessarimente o destroem... mas o ponto que acredito... é que não é preciso que as ondulações sejam grandes o suficiente para que um CD exploda. Mas que a ondulação seja o suficiente para que HAJA contato com o interior do DRIVE! E assim, o cd exploda.

Mas falta dados...

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

bom.... experiencia nem um pouco agradavel..... porém interessante...

estava eu instalando um jogo, um cd q não era original + usado frequentemente....

dexei o jogo instalando e fui pra sala...

depois d um tempo d terminada a instalação eu voltei para o meu quarto e selecionei a opção finalizar a gravçao....

no tempoq eu fiquei fora do meu quarto o cd já tinha parado d vira...

apos o fim da instalaçso o cd foi rodar pra abri a tela inicial do jogo

ai foiqdo ocorreu a "explosao", realmente, um som d explosao d bombinha 1000

fiquei paralizado na hora...

afinal era um gravador d DVD da Samsung d 48x!!!!

desliguei a maquina a abri a gaveta do drive.... cacos e + cacos caiam d lá d dentro para o meu desespero

não abri ele por inteiro tendo uma esperança q a garantia ira cobrir

não sei ainda c ele esta funcionado ou não...

mas enfim foi a a experencia q eu tive..

OBS.:não lembro d nenhuma rachadura nem nd do tipo no cd...

vou colocar umas fotos do q aconteceu por fora do drive

falou t++

post-48949-13884909851515_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava passando pelo site e vi o tópico do CD explosivo... estava lendo os comentários e também vou deixar um caso de CD Explosivo que aconteceu comigo...

Comprei uma gravadora nova de DVD da LG que lia Cd´s a 52X, estava precisando reinstalar meu OS e decidi testar ela para ver se a instalação seria mais rápido, pois minha antiga gravadora de cd lia a 32X.

Um detalhe muito importante, O CD do OS tinha uma pequeno racho na parte central do CD (plastico transparente), ele estava lá já amuito tempo e nunca tinha dado problema no 32X, mas logo quando coloquei na gravadora de DVD, o OS começou a instalar e deu erro no meio da instalação, retirei e quando vi, o racho tinha se alongado até quase e extremidade de fora do CD.

Salvei minha Gravadora de um dano inrreversivel, e ela tinha apenas 2 dias ainda de uso.

Essas histórias de ser a gravadora, ou um processador o problema é balela, e sim é a midia que é pessima. Veja só... meu CD Player (Microssistem, toquei Cds nele durante o dia todo, coloquei um Cd nele de qualidade não tão boa e quando chegou na metade do Cd ele não tocava mais, Quando fui ver, a midia estava estão quente que entourou e estava danificando meu leitor...

CONCLUSÃO: PAREI DE COMPRAR MIDIAS DE R$1,00

ATÉ MAIS....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodrigopalacio@23 de abril de 2006, 15:41

Essas histórias de ser a gravadora é balela, e sim é a midia que é pessima. Veja só... meu CD Player (Microssistem, toquei Cds nele durante o dia todo, coloquei um Cd nele de qualidade não tão boa e quando chegou na metade do Cd ele não tocava mais, Quando fui ver, a midia estava estão quente que entourou e estava danificando meu leitor...

CONCLUSÃO: PAREI DE COMPRAR MIDIAS DE R$1,00

Veja bem,

Você teve uma experiência e já tirou uma conclusão.

Eu trabalho com manutenção. Vejo muitos tipos de CD-ROM.

Já vi aparelhos racharem CDs. Aqui já foram relatados casos de CDs originais.

Possuo diversas marcas de CD, e isso me ocorreu apenas uma vez.

Claro que um cd danificado em alta rotação irá explodir.

O que estamos discutindo é a ausência de informação técnica consistente para podermos analisar cada caso.

Você usou um cd sabidamente ruím, e tão logo chegou a uma conclusão.

Novamente, me refiro que não ocorreram problemas apenas com cds ruíns!

Enviei um e-mail sobre o fato a Braview, eles me retornaram informando que um cd de baixa qualidade pode gerar tal problema.

Mas não me informaram nada mais técnico do que isto.

Ainda não me dei por completamente informado neste assunto.

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Como já foi dito antes não é só cds com rachaduras no anel central que causa esse efeito do CD explosivo pois aconteceu isso comigo e a midia já tinha sido gravada há algum tempo mas estava bem conservada sem arranhões e sem rachaduras.

Eu acho que deveriamos a continuar pesquisando sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tive um cd explodido quando estava criando uma imagem de um cd de playstation original (gran turismo2) pelo nero6 na velocidade max. quando de repente aos 14% POOWW!!!! escuto um estouo forte e bem alto, pensei até que fosse o estabilizador explodindo... a bandeija do cd até abriu com o estouro e a parte plastica onde poe o cd rachou e estava cheia de marcas de arranhados... o drive era uma LG COMBO 52x32x52 16xDVD a loja não deu garantia pois a gravadora amassou todinha, então eles disserao que ela estava com sinais de violação da garantia, então eu mesmo abri a gravadora tirei todos os pedaços de cd, colei a bandeja, desamassei, coloquei umas coisas que tinha saido fora do lugar. O drive funcionou mas não gravava mais nenhum cd(danificava todas as midias) e ficava muito lenta para ler e os dvd direto quando estava assistindo um filme do nada ela parava de ler ou o player ficava dando buffer por causa da velocidade muito baixa. Em fim comprei outra (uma LG CD-RW 48x16x48 /DVD-RAM 16x

Obs. Sempre comprei midias baratas nunca tive problemas com elas; continuo comprando; continuo gravando minhas midias na velocidade maxima e nenhum outro cd explodiu.

com certeza não é minha forma de gravar nem as midias e sim a gravadora.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.estava lendo aqui os posts,e infelizmente eu sou mas um nessa enorme lista de

casos.No meu caso comprei um CD de game da revista FULLGAMES e me deparei com uma

situação inorte,perdi um CD-RW da A-OPEN .

Como ninguém quer assumir a responsabilidade (Fullgame/Revendedor da revista)levei os

cacos do CD junto com o CD-RW e registrei um B.O na delegacia.

Pra orientar vocês o Leitor de CD roda automaticamente com a velocida já estipulada no CD seja

ele original ou não,o que acontece e que mesmo que você olhe o fundo do CD se existir alguma

rachadura plana não da pra ver a olho-nu e necessário um aparelho infra-vermelho junto a

outro aparelho ultra-violeta,esses aparelhos geralmente so existe no local onde se produz o CD.

O que acontece e que Empresas compram este CD e levam para o processo de co-produção onde

o CD sera submetido a 75.6X de gravação(o estipulado normal).So que o básico não e feito que e

a verificação da "Planagem".seria muito caro um exemplo:um cd de musica custa 50,00R$

sem "Planagem" se submetido a uma verificação de planagem custaria 150,00 R$ .Como não e

obrigatorio a 'Planagem' ninguém se submete a uma alta de custos em seus produtos dai o orientado e

que se você comprou um CD original ou ele veio como parte integrante de um Kit comprado .

Va ao local onde foi efetuada a compra do CD,e peça uma reparação aos produtos danificados

se a loja ou outro local onde você comprou o CD não se responsabilizar pelo dano no mesmo dia

registre um B.O na delegacia mas proxima.

A responsabilidade sobre o produto e do ultimo revendedor,por isso tenha sempre a nota fiscal

de compra do produto.

O proximo passo e esperar que um representante da pericia verifique o aparelho danificado

junto ao CD ou seus cacos que devera ficar retido na delegacia junto ao B.O como prova para

fins de periciamento.

Obs.Em caso do ultimo revendedor reparar seu prejuízo,so entregue o produto danificado quando

o mesmo lhe entregar um produto novo ou um comprovante do revendor,que você so deve assinar

quando estiver com o produto em mãos,nunca assine nada sem ter um produto novo em mãos ou

um produto reparado.Se o produto não for entregue no prazo estipulado exija 2% do valor do

produto por cada 24 horas de atraso ou leve o mesmo a justiça e procurem um org.de defesa ao

consumidor...LEBRE QUE O PREJUIZO DEVE SER REPARADO POR QUEM LHE VENDEU O PRODUTO

SE ELES FALAREM QUE O PROBLEMA E DO FABRICANTE,NÃO ACREDITE VA A DELEGACIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 10 meses depois...

Pessoal

Esse problema não pode ser causado também pelo "desbalanceamento" do CD? Exemplo: se deixarmos um cd de música original, gravado industrialmente, no box plástico original, dentro de um carro, sob um sol de 35 graus (dentro do carro deve chegar a 50 Cº), não pode "entortar" o cd? Nesse caso, com a rotação do leitor, o cd aguentaria?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

bem, esta discussão já é bem antiga, estamos em setembro/2008, porém tive o mesmo problema com meu cd original Age Of Empire III, rigorosamente mantido em boas condições sendo q por usar as expansões do jogo este cd foi utilizado somente pra instalação. Além disso uso mini iso pra dia-a-dia... pelo meu perfil dá pra saber q eu mantenho todos os cuidados pra manter meus cds, eis o motivo de discordar dessa teoria do problema ser originado no cd em más condições. Segue as imagens

IMG_0069.jpg

IMG_0070.jpg

Meu driver é um Samsung

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...