Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GNU: O que quer dizer a sigla o porque um Gnu?


Mr Burns

Posts recomendados

GNU significa isso mesmo: Gnu is Not Unix :huh:

hehehe por incrivel que pareça..!

Nada mais nerd que uma sigla recursiva hein? :D

A brincadeira com o animal só torna o negócio mais nerd! hehehehe

Mas na boa, essa sigla tem por trás um bocado de gente boa né? Acima de ser "de graça" é tudo software livre, algo muito bom e que representa ideais bastante bonitos e que poderiam se estender para áreas além da informática!

é isso aí!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em Linux, muito se comenta do Projeto GNU, da licença GPL, do termo de software livre, entre outros tópicos.

O projeto GNU (www.gnu.org) foi iniciado em 1984 por Richard Stallman, com o objetivo de desenvolver um sistema operacional compatível com o Unix mas completamente livre: o sistema GNU

fonte: www.gnu.org

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 anos depois...

GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários.[1] Foi concebido por Richard Stallman em 1983, como um sistema operacional que seria montado por pessoas que trabalhavam juntas pela liberdade de todos os usuários de software para controlar sua computação.[1] O objetivo primário e contínuo do GNU é oferecer um sistema compatível com Unix que seria um software 100% livre. O nome do sistema, o GNU, é um acrônimo recursivo que significa GNU's Not Unix, uma maneira de prestar homenagem às ideias técnicas do Unix, enquanto ao mesmo tempo diz que o GNU é algo diferente. Tecnicamente, o GNU é como o Unix. Mas ao contrário do Unix, o GNU dá aos usuários liberdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bom o GNU é um projeto que teve como objetivo inicial juntar programas livres com a finalidade de formar um único sistema, de forma que esse sistema fosse um sistema completo. Como você mesmo disse GNU é um acrónimo para GNU is not Unix e o fato do símbolo ser um Gnu é justamente porque existe um mamífero no continente africano com esse mesmo nome e por isso ele foi escolhido como mascote do projeto GNU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Mr Burns, tudo bem?

Então de maneira direta a sigla significa exactamente isso: GNU is Nota Unix. Mas o que exatamente isso quer dizer?

Então, essa sigla GNU represente o movimento de programas Livres criado por Richard Stallman, criador também do FSF (Fundação de Software Livre) em 1985. 

Stallman, trabalhou em laboratórios de inteligência artificial do MIT e fazia parte de um grupo de programadores que distribuíam livremente seus códigos-fontes de programas. Devido a esse ambiente, Ele então resolver lançar as bases filosóficas do Software Livre, que fornecia liberdade para executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e aperfeiçoar. Para colocar então essa ideia em prática, surgiu o projeto GNU. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...