Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual boot contrato rentável


flavioac

Posts recomendados

eai galera, bom estou a ponto de pegar um serviço bem rentável, só que é um pouco complicado, tenho que instalar 8 win98SE nestas 8 máquinas, mas o problema é que elas já possuem o win xp instalado em hd´s de 20gb, são todas iguais inclusive o espaço que está sobrando em cada um é de 14 GB. Qual a melhor maneira, particionar?acho que esta é a única já que o xp está instalado no sistema NTFS. Alguma dica, não posso perder nenhum dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... particionar e criar uma partição em fat32 seria, na minha opinião, o ideal, no entanto para isso você vai precisa usar o Partition Magic e terá q insta-lo nas maquinas com xp, pois se você tentar usar o disco de dos dele, ele não irá funcionar, pois a partição inicial em Ntfs não pode ser alterada pelo PM em modo DOS.

No entanto, a possibilidade de perda de dados existe, isso é inevitável, além do q quando você instalar o win98, provavelmente perderá o boot do XP... sendo assim eu tenho 3 sugestões...

1ª - você cria duas partições em fat32 em cada maquina... usa o xp para copiar os dados da partição atual para a fat32 q ficará com os arquivos, depois você poderá instalar o win98 na 2ª partição fat32 e usa o PM depois para excluir e redimensionar as partições.

2ª - você cria uma nova partição fat32 com td o espaço restante possivel... depois inverte as unidades, deixando a nova partição como ativa, instala o win98, inverte novamente as partições, e usa o xp para copiar os arquivos, depois usa o PM para excluir e redimensionar o tamanho das partições...

Essa segunda opção não sei se vai funcionar como imaginei, eu mesmo prefiro a 1ª opção...

3ª - você copia td o conteudo de um Hd para algum outro... depois, você formata esse e cria duas partições fat32, instala o win98, copia os arquivos de volta para ele, ligando-o como slave da outra maquina, e faz isso com todos, vai passando o conteudo de uma para outra e formata o hd vazio mudando a partição de ntfs para fat32... como essas maquinas, provavelmente estão ligadas em rede, esse trabalho pode ficar ainda mais fácil... visto q você não precisaria estar ligando o hd nas outras maquinas como slave, e poderia copiar o conteudo de diversas maquinas ao mesmo tempo... já podendo formatar metade delas e instalar o novo SO, copiando os arquivos de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eai josé obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos, estou aqui no local com meu notebook , acho que vou optar pela 1° opção só que o dono de última hora quer que eu coloque mais um hd  (10gb) em cada máquina para servir de backup, a minha pergunta é a seguinte? como 99% dos programas vão rodar no winxp, somente um program do dos ele roda no 98(indispensável) eu não poderia instalar o win98 neste segundo HD? acho que já vi um software em que você escolhe em qual sistema você pode dar o boot? o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...