Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrigir bad clock


Fabio Gomes

Posts recomendados

Bom, meu problema é o seguinte, estou com um HD Maxtor de 40GB, ele está apresentando alguns Bad Blocks(cerca de 10). O que fiz então, tentei passar o software do fabricante para correção, e passei também o scandisk. O scandisk marcou as areas defeituosas e consegui formatar o HD e estou instalando os programas novamente, torcendo para não aparecer mais nenhum setor defeituoso. Acontece que o fornecedor que me vendeu o HD afirma que consegue recuperar o HD corrigindo os Bad Blocks, ou arrastando todos os erros para o final do disco? Minha pergunta é isto é possivel? Como arrastar para o final do disco se é um erro fisico? Minha pergunta final é ,, estou ficnado louco, ou realmente isto é impossivel?

Desde já agradeço pela ajuda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahahahahahhah :laugh:

Essa é boa....É como retirar o braço direito e passar para o esquerdo.... :laugh:  Eu não tenho conhecimento de uma ferramenta capaz de fazer isso, Fábio...Na minha opinião é impossível.

O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física NÃO FORMATAM fisicamente o disco. Eles possuem utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco.

A função destes programas é apenas atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" na FAT, embora os setores defeituosos CONTINUEM existindo no disco.

Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que da pra fazer é o seguinte, nesse caso.

1 - Fazer o que você fez, que foi formatar em baixo nivel, com o software do fabricante. Fiz isso com um Quantum que funciona a 2 anos sem aparecerem bads.

2 - Particionar o HD, de forma que a parte defeituosa, fique sem uso, por exemplo. Os bads estão no inicio do disco, você cria uma partiçao, a partir do espaço bom, deixando fora o espaço defeituoso.

Que eu sei, são essas as opções, se alguem souber outra, postai.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cgomes@01 Abril 2003,11:27

ahahahahahhah :laugh:

Essa é boa....É como retirar o braço direito e passar para o esquerdo.... :laugh:  Eu não tenho conhecimento de uma ferramenta capaz de fazer isso, Fábio...Na minha opinião é impossível.

O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física NÃO FORMATAM fisicamente o disco. Eles possuem utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco.

A função destes programas é apenas atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" na FAT, embora os setores defeituosos CONTINUEM existindo no disco.

Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore.

Isso aí Cgomes!!!

Os caras ainda abrem o HD com a mao pra mover os bads do lugar... aahuahauahau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o Cgomes falou sobre ignorar bad, aparentando estar tudo limpo no scandisk é o que eu sempre pensei e sabia, mas depois de um tempo soube de outra coisa que pode ser o que o vendedor tenha querido dizer: os hds saem das fábricas com alguns clusters no final do disco não marcados, como se fossem "sobresalentes", que entram em cena quando o formatador de baixo nível detecta um BB e desmarca este cluster e em seu lugar passa a usar um desses clusters extra. Ficaria algo como:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 [extras]que muda para:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 X 13 14 15 16 17 18 19 20 12 [extras]

Ainda que seja verdade, penso que seria melhor do 11 pular para o 13, pois o acesso ao HD fica bem mais lento se eu desfragmentar o disco e os dados sejam alocados em setores contínuos, mas se isso realmemte acontecer, a cabeça ao invés de ler a sequencia junta, vai lê-la em pedaços no começo e no fim do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal também não acreditei na conversa, como disse acima, mas fazer o que , acabou a garantia, não tenho muito o que fazer, deixei o HD na mão dele, deve me devolver hoje no fim do dia,, vamos ver qual a solução que ele deu,, assim que eu tiver noticia, posto aqui qual a magica que ele fez no HD...rs..

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas,

Me corrijam se eu estiver errado... um bad block ocorre quando o HD não consegue determinar se determinada região (cluster) é "0" ou "1", certo?

Se sim, programas como o Zero Fill, da Quantum e o MaxLLF, da Maxtor, deveriam corrigir o problema, pois ele atribuem o valor lógico "0" em todo o disco! Entretanto, alguns disseram que a formatação de baixo nível não corrige os bad blocks...

Qual é a verdade sobre esses programas?

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shuen, a questão do zero fill realmente enche o HD de zeros, impossibilitando que programas de recuperação tenham acesso aos dados, mesmo que o disco tenha sido formatado. Essa operação deveria ser feita quando se vende um disco usado, para garantir a privacidade dos dados do dono anterior. Ou em empresas que queiram manter sigilo sobre seus projetos, etc.

Um bad block pode ser uma dificuldade de ler um cluster, seja por bit corrompido (aconteceu muito com os IBM 75GXP) ou por falha física na mídia. Aí nem o zero fill consegue escrever o zero naquele cluster e o marca como ruim.

Quanto aos programas que você citou, a menos que sejam falhas lógicas, de dados corrompidos, não há nada que recupere os bad blocks. O máximo que acontece é passar um programa desses que irão marcar o cluster como danificado e serão removidos da FAT. E quando o scandisk faz o exame de superfície, que é orientado pela FAT, não haverá BBs, parecendo que foram removidos, mas eles ainda existem, só que não aparecem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...