Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de Cooler com Fan Invertida


Posts recomendados

Refiz o teste que já havia feito a algum tempo atrás de inverter o sentido do fluxo de ar do dissipador do processador e obtive os seguintes resultados no micro da assinatura:

Soprando ar para o processador:

11/06/2005: temperatura ambiênte 26ºC

Gabinete aberto:

Processador: 38;

Placa-mãe: 32;

Velocidade da Fan: 2.950;

Gabinete Fechado:

Processador: 43;

Placa-mãe: 28;

Velocidade da Fan: 2.984;

Aspirando ar (invertida):

12/06/2005: Temperatura ambiênte 26ºC

Gabinete aberto:

Processador: 42;

Placa-mãe: 28;

Velocidade da Fan: 3.068;

Gabinete Fechado:

Processador: 42;

Placa-mãe: 28;

Velocidade da Fan: 3.125;

Analisando os resultados percebe-se algumas coisas interessantes. Porque a placa-mãe ficou mais quente na primeira situação com o gabinete aberto ainda é uma icógnita, mas o processador ficou bem melhor refrigerado com o gabinete aberto na lateral esquerda. Isso demonstra que um túnel de vento seria uma excelente solução para meu micro. Com a ventoinha invertida as rotações aumentaram demonstrando que há menos disponibilidade de ar na superfície da placa-mãe o que faz a velocidade aumentar. Quanto as temperaturas, ficaram estáveis tanto com o gabinete aberto como com ele fechado.

Lembrando que este teste é com a fonte Seventeam com ventilador embaixo. Meu micro era muito melhor refrigerado com a fonte Maxxtro com ventilador traseiro e tomada de ar na frente da fonte (entre a fonte o o CD), portanto a localização da tomada de ar da fonte pode influenciar sobremaneira a temperatura do processador e é um item a ser considerado na aquisição de fonte e gabinete, pois, para essas fontes com ventiladores embaixo um gabinete com túnel de ar seria bem mais eficiênte.

Conclusão: vou continuar usando a ventoinha no sentido normal (soprando para o processador), pois caso precise de refrigeração adicional, bastará abrir a tampa esquerda do gabinete para baixar 5ºC na temperatura do processador o que não é nada despresível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!