Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Enéias

Clock do GPU e da MEMO diferente!

Recommended Posts

Pessoal seguinte.....

Tinha uma Radeon 9600pro em que os clocks no programa everest e no power strip do gpu e da memo eram respectivos iguais.....

Nessa nova PV minha..., geforce fx 5600XT..., os clocks aparecem diferentemente...., e outra..., na Radeon eu alterava o clock do gpu e da memo em incrementos de 1mhz no programa power strip...., putz..., estou sem saber qual dos dois clocks mostrados em ambos os programas são os verdadeiros.....

screen do programa everest e do power strip....

http://geocities.yahoo.com.br/vatofoz/clock.JPG

PS - não alterei os clocks pelo programa...., esta em defaut no screen...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enéias Antunes Ramos,

a sua 9600pro deve ser capada com clock de 400/400, por isso o clock da GPU é igual a da memoria...

o clock certo da fx600xt é 250/400

falou

-Fumiko-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Fumiko@13 de junho de 2005, 07:43

    Enéias Antunes Ramos,

    a sua 9600pro deve ser capada com clock de 400/400, por isso o clock da GPU é igual a da memoria...

    o clock certo da fx600xt é 250/400

    falou

    -Fumiko-

    No screen dos dois programas que mostrei então FUMIKO, o power strip esta mostrando os clocks verdadeiros???

    Tipo, na minha Radeon os dois programas como disse, mostra os clocks um igual ao outro( tanto no everest quanto no powerstrip )..., e nessa minha FX não...

    Exemplo:

    POWER STRIP mostra = GPU 234mhz e MEMO 399mhz

    EVEREST mostra = GPU 124mhz e MEMO 106mhz(212DDR)

    Abraços.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Esqueça do everest para ver clocks da sua placa de vídeo.

    Para alguns modelos ele é totalmente bugado.

    Em minha outra máquina também tenho uma FX5600 XT que fica com as informações de clocks tão malucos quanto as suas no Everest.

    Pode confiar nas informações que o PowerStrip está mostrando, pois se você instalar o RivaTuner, verá que elas se confirmam.

    Abraços.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    realmente o everest não le certo os clocks da fx 5600 não...

    depois que coloquei a minha fx aqui ele mostra o gpu com 160 mhz quando deveria ser 300 e a memo com 204 mhz quando deveria ser 400

    o programa riva tunne é um bom programa para descobrir o clocks.....

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pessoal obrigado pelas informações..., baixei o RivaTuner e realmente o clock mostrado pelo powerstrip é o verdadeiro.....

    Para não criar um outro tópico...., tenho uma segunda pergunta pessoal....

    Tipo o clock da minha memo mostrado é de 399mhz...., mas vendo no artigo no professor Gabriel Torres sobre overclock e tive a seguinte informação:

    " Primeiramente você precisa saber qual é o clock máximo dos chips de memória da sua placa de vídeo. Você pode descobrir essa informação dando uma olhada no próprio chip de memória. A velocidade está decalcada sobre o chip na forma de um número localizado após um traço (ex: -40, -50, -5, etc). Esse número é o clock da memória expresso em nanosegundos. Para achar o clock máximo em megahertz, divida mil por esse número. No caso de um número com dois dígitos como 40, 45, 50, use um ponto decimal para separar os dois dígitos. Assim, no cálculo você usaria os números 4.0, 4.5 e 5.0, respectivamente. Os chips de memória fabricados pela Samsung marcados como 2A são na verdade chips de 2.8 ns, e não de 2 ns como poderíamos pensar. "

    A memo da minha PV é da Hynix de 4 nanosegundos...., então o clock real da minha memo deveria ser de 250mhz..., mas nos programas dão como 399mhz...., a pergunta é a seguinte...., será que a memo da minha PV veio com OC de fábrica????

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@13 de junho de 2005, 14:40

    Pessoal obrigado pelas informações..., baixei o RivaTuner e realmente o clock mostrado pelo powerstrip é o verdadeiro.....

    Para não criar um outro tópico...., tenho uma segunda pergunta pessoal....

    Tipo o clock da minha memo mostrado é de 399mhz...., mas vendo no artigo no professor Gabriel Torres sobre overclock e tive a seguinte informação:

    A memo da minha PV é da Hynix de 4 nanosegundos...., então o clock real da minha memo deveria ser de 250mhz..., mas nos programas dão como 399mhz...., a pergunta é a seguinte...., será que a memo da minha PV veio com OC de fábrica????

    mas esse clock ( 250 ) é o clock real e não o efetivo... o clock efetivo é dado bele calculo ddr ou seja 250 x 2 que seria 500!... mas sua vga deve ter vindo com um "underclock" de fábrica...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por MysticPower@13 de junho de 2005, 15:44

    mas esse clock ( 250 ) é o clock real e não o efetivo... o clock efetivo é dado bele calculo ddr ou seja 250 x 2 que seria 500!... mas sua vga deve ter vindo com um "underclock" de fábrica...

    Não não meu caro..., este clock de 399mhz é o clock real..., o programa powerstrip ele da o clock real e não o clock efetivo:

    Por Gabriel Torres

    " É importante notar que atualmente as memórias de vídeo utilizam tecnologia DDR (Double Data Rate), que trabalha transferindo dois dados por pulso de clock em vez de apenas um, como ocorre nas memórias tradicionais, oferecendo o dobro de desempenho. Por isso que placas de vídeo com memórias DDR são rotuladas com um clock duas vezes maior do que elas realmente possuem. Por exemplo, uma placa de vídeo com memória DDR trabalhando a 200 MHz é rotulada como sendo de “400 MHz”.

    No programa PowerStrip, entretanto, o clock mostrado é o clock real. Os 337 MHz mostrados na Figura 1 é o clock real com que o processador de vídeo acessa a memória de vídeo, e não 674 MHz (2x 337 MHz), como essa placa poderia ser rotulada."

    Link:

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/547

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    mas foi o que eu falei la em cima... o clock que você calcula com o nanos é o clcok real.....você disse que sua memo é 4 nanos... ou seja 250 mhz... , esses 250 mhz que são o clock real da memo..... agora para saber o clock efetivo da memo tem que multiplicar por 2... que ai fica 500, mas como sua vga ta com clock de 400 mhz e não de 500 mhz ela veio com underclock...

    ps* ------ 399 pode ser considerado 400

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por MysticPower@13 de junho de 2005, 16:35

    mas foi o que eu falei la em cima... você disse que sua memo é 4 nanos... ou seja 250 mhz... , esses 250 mhz que são o clock real da memo..... agora para saber o clock efetivo da memo tem que multiplicar por 2... que ai fica 500, mas como sua vga ta com clock de 400 mhz e não de 500 mhz ela veio com underclock...

    ps* ------ 399 pode ser considerado 400

    Acho que o nobre colega não esta me entendendo....

    No artigo do professor Gabriel..., ele diz que o clock dado pelo programa powerstrip.., é o clock real.....

    Seguinte:

    É mostrado então no programa que a memo da minha PV tem clock de 399mhz(800mhz DDR então)......

    Olha no screen acima que postei..., esta dando pelo programa o clock de 399mhz....

    Pelo que entendi no artigo no professor..., este clock dado pelo programa como ja disse na resposta anterior..., é o clock real e não o clock EFETIVO.... :goff:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@13 de junho de 2005, 15:42

    Acho que o nobre colega não esta me entendendo....

    No artigo do professor Gabriel..., ele diz que o clock dado pelo programa powerstrip.., é o clock real.....

    Seguinte:

    É mostrado então no programa que a memo da minha PV tem clock de 399mhz(800mhz DDR então)......

    Olha no screen acima que postei..., esta dando pelo programa o clock de 399mhz....

    Pelo que entendi no artigo no professor..., este clock dado pelo programa como ja disse na resposta anterior..., é o clock real e não o clock EFETIVO.... :goff:

    ou o programa ta com defeito ou sua xt é uma monstra...

    acho meio improvável esse clock

    ps.. não conheço esse programa .... uso so o riva tunner....

    aaa... e eu tenho certeza que o riva tunner mostra o clock efetivo

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Talvez essa seja uma versão mais atual que mostre o clock efetivo e não o real... minhas memos tb são de 4ns e o clock efetivo que veio na minha é de 513mhz... não existe a possibilidade dessa memória chegar a 800mhz...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    acabei de baixar o power strip aqui e o clock mostra é o clock efetivo.... agora se o Professor disse o contrário.... sinto em dizer mas ele está errado... porque realmente o clock mostrado pelo programa é o clock efetivo... o clock rela é 200 mhz....

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por fcontato+13 de junho de 2005, 17:25-->
    Talvez essa seja uma versão mais atual que mostre o clock efetivo e não o real... minhas memos tb são de 4ns e o clock efetivo que veio na minha é de 513mhz... não existe a possibilidade dessa memória chegar a 800mhz...

    MysticPower@13 de junho de 2005, 17:30

    acabei de baixar o power strip aqui e o clock mostra é o clock efetivo.... agora se o Professor disse o contrário.... sinto em dizer mas ele está errado... porque realmente o clock mostrado pelo programa é o clock efetivo... o clock rela é 200 mhz....

    O programa esta na sua mais nova versão sim...

    Mas o professor..., fez testes de OC com essa mesma versão.....

    Atualizado em 31 de maio de 2005:

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/547

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@13 de junho de 2005, 16:42

    O programa esta na sua mais nova versão sim...

    Mas o professor..., fez testes de OC com essa mesma versão.....

    Atualizado em 31 de maio de 2005:

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/547

    Então ele se enganou amigo... esse clock de 400mhz é impossível ser o real para uma memo de 4ns...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    acho que o professor deve ter usado outra versão .... porque o power strip, pelo menos o 3.6 mostra o clock efetivo

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por MysticPower@13 de junho de 2005, 17:53

    acho que o professor deve ter usado outra versão .... porque o power strip, pelo menos o 3.6 mostra o clock efetivo

    É o 3.60 mesmo amigo que o professor usou nos testes....

    Putz.., mas o professor fazendo testes ele ia se enganar....., por isso fiquei surpreso..., mas deve ser o clock efetivo mesmo....

    Abraços.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    o artigo foi atualizado mas talvez ele pode ter se esquecido de atualizar a screen(Gabriel Torres não é o pai da verdade ok?ele tambem pode errar).

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Fabio Luiz@13 de junho de 2005, 18:01

    o artigo foi atualizado mas talvez ele pode ter se esquecido de atualizar a screen(Gabriel Torres não é o pai da verdade ok?ele tambem pode errar).

    Em nenhum momento amigo eu disse que o professor Gabriel é o dono da verdade..., pois errar é HUMANO..TODOS ESTAMOS SUJEITOS A TAL.....

    Eu apenas quis tirar minhas dúvidas sobre o assunto em referido.....

    Obrigado a todos pelas respostas.....

    Abraços.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Pode ter certeza que os 399Mhz (ou melhor, 400Mhz) é o clock efetivo.

    O real é 200Mhz.

    O que acontece é que essas placas costumam vir com underclock de fábrica.

    A 5600XT da minha esposa também veio com 400Mhz, mas as memórias são Samsung de 4ns.

    O que eu fiz?

    Meti a placa em testes constantes, tanto em jogos, como em programas para benchmark, rodando no clock real do chip, que seria 500Mhz.

    Depois que vi ter ficado super estável, atualizei a bios da placa de vídeo, alterando através do programa NiBiToR os clocks de memória para ficarem constantemente a 500Mhz.

    Ficou perfeito :joia:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×