Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe: qual o melhor chipset a escolher?


vagner.marks

Posts recomendados

Tenho verificado em muitas literaturas, sites especializados aqui e no exterior que o chipset passa a ter fundamental importância na tomada de decisão para montagem (ou compra) de um micro ou motherboard. Muitos alegam que é pelo chipset que poderá se ter um grande diferencial em compatibilidade com os diversos componentes de uma motherboard. Mas, não obtive explicações coerentes e que me levassem a optar por uma ou outra placa mãe. Afinal, o chipset é ou não mais importante (ou tão quanto) do que o processador? Como faço para escolher entre uma placa mãe com um Athlon e um P4 tomando por base o chipset ? É ele também fator de desempenho e durabilidade? (nVIDIA, VIA, SIS, ULI ATI, Intel, quais característivas que levam o usuário a considerá-los em uma tomada de decisão?)

Vagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente há pouca diferença de performance de um chipset pra outro, como podemos ver na comparaçao dos chipsets da VIA, SYS e nVidia para os Athlon64.

No entanto em placas mais antigas, os chipsets fazem as vezes bastante diferença.

Veja um comparativo de 3 chipsets para A64 no tom's hardware

e também um comparativo de140 chipsets

Tem mais coisa por lá, se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kickass@13 de junho de 2005, 18:51

para AMD 64 NVIDIA, VIA ainda estão na briga por lideranca.

Em desempenho tanto Nvidia, VIA e ULi são semelhantes.

Em acessórios e capacidade de overclock a vantagem é da Nvidia com o Nforce 4 SLI.

A ULi possui soluções interessantes, por exemplo, Chipsets com suporte a PCI-EXPRESS e AGP real e não extensão do PCI como acontece em outros Chipsets com slot AGP e PCI-EXPRESS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...