Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Desmistificando o Áudio 5.1 Canais!!!

Bom, Amigos, chegou a hora!! Eu estava devendo um Tópico sobre este assunto e minha falta de tempo tornava isso impossível. Não que agora esteja com tempo, muito ao contrário... Mas caminhando pelo Fórum, vi Posts do meu amigo Milo de Cretona, que talvez seja o meu mais antigo “cobrador” deste assunto... Amigo, vamos lá!!!

Criando um Áudio 5.1 Canais Reais!

A Criação de áudio multicanais é hoje algo indispensável para um bom resultado de um trabalho de qualquer VideoMaker. Com o advento do Home Theater e sua popularização, torna-se indispensável que sejam produzidos vídeos com base no áudio Multicanais.

Num Home Theater você possui um conjunto de 6 caixas: Duas Frontais, uma central , duas transeiras fazendo o surround e um Subwoofer, daí o termo 5.1 ( o ponto 1, é referente ao sub woofer, que é uma caixa de som específica para reprodução dos sons de baixa freqüência, geralmente os baixos e as explosões de filmes).

Na Internet encontram-se vários filmes com áudio AC3 5.1 ( que é o 5.1 da Dolby Digital) porém quando se reproduz o MALEDETO filme num Home Theater vê-se claramente que NÃO é reproduzido o 5.1... Que enganação!!!! Não, não é enganação, apenas falta de conhecimento!! Se você tem algum programa de conversão de som stéro (dois canais) para 5.1, tipo o Besweet, e depois de convertido, continua sendo preproduzido Stéreo...não está errado, ele agora é Dolby Digital, apenas NÃO foi mixado em Multipista para ser repoduzido em Multicanais!!!

- Bom, eu falei “MULTIPISTA” de propósito!!! O conceito de Multipista é similar a Edição NÃO Linear de vídeo, ou seja, várias TRILHAS de vídeos, editadas para gerar um único vídeo!!! Pois é, é assim também o Conceito de MULTIPISTA, que são várias PISTAS,( como se fossem as TRILHAS de vídeo num Programa de Edição de Vídeo) de áudio para serem Mixadas e darem a saída de um único arquivo de Áudio. Esse é resumidamente o conceito de Multipista, que é fundamental para a criação de um Áudio real de Multicanal. E esclarendendo o óbvio, Multicanal é o processo do áudio ser reproduzido em canais diferentes de áudio (entenda-se aqui que cada canal é igual a uma caixa de som).

Para quem tem horror a programas que possuem a interface parecida com o painel de um Boeing 767 (Né, Milo?) vai er um pouco de problema para trabalhar com essa área maravilhosa. A grande maioria dos programas de Edição de áudio são programas bem Complexos. Para facilitar nosso trabalho e ser possível a criação de uma trilha simples de 5.1 canais reais iremos trabalhar com os programas mais simples e competentes para isso, mesmo que não sejam aquele “simples” que a grande maioria espera!!

- Criando um Áudio 5.1 real no Premiere Pro.

É indispensável salientar que para você monitorar, ouvir, seu áudio em 5.1 canais reais, é preciso você ter uma Placa de áudio compatível com o sistema assim como o Driver ASIO referente a sua Placa, assim como o conjunto de caixas 5.1 ligadas.

Vamos imaginar que você possua um filme com um bom áudio Stéreo e queira tornar seu filme em 5.1 canais reais.

Vamos começar transformando esse seu áudio estéro em 2 arquivos distintos MONO com formato wave, sem os diálogos. Um bom caminho para isso é usar o SoundForge 7

- Abra o Sound Forge, importe seu arquivo estéreo.

- Vá em Process->Channel Convert -> Stereo to stereo – Vocaal Cut (com isso transformamos seu arquivo estéro em outro arquvio estéreo sem diálogos.

Agora vamos separá-los em dois canais Monos, que ocuparam os Dois canais frontais

- Marque o canal direito e vá em Process-> Channel Convert ->Stereo to Mono – 50%

- e grave o arquivo como Canal Direito

-Repita o processo para o canal esquerdo e grave o arquivo como Canal Esquerdo

Vamos agora criar o canal de Diálogos, que geralmente é o canal central.

- Importe seu arquivo original no sound Forge 7

- Aqui é bom fazer uns acertos no Mixer do Sound Forge para tornar as vozes mais altas e os efeitos mais baixos. Não vou ensinar isso, pois seria um outro tópico enorme!!!

-Uma vez mixado, acerto o tom de vozes

- Process ->Channel Convert -> Stereo to Mono 50%.

Antes de fazer a gravação definitiva de cada canal, é bom NORMALIZAR esse áudio, então logo depois do pocesso de conversão , vá em

-Process – Normalize.

Outro ponto importante é verificar se não há Clipping que são distorções nos canais ( Tools -> Detect Clipping), caso apareçam Clipping você poderá corrigir usando o Efeito Envelop, baixando o ganho do áudio.... Faça uma nova detecção de Clipping, estando tudo ok, faça a Normalização do áudio!!!

Pronto, você já tem 3 canais de áudio distintos, equalizados e normalizados, prontos para serem usados nos 3 canais principais de reprodução de um sistema 5.1.

Para fazer os dois canais surround eu aconselho que se obtenha pacotes de efeitos sonoros da Waner, Sony, Fox, Disney ou até mesmo, cortar pedaços dos seus canais frontais para serem usados no processo de criação do 5.1. Lembre-se de dar o nome de Surround Direito e Surround Esquerdo. Os efeitos desses pacotes de Efeitos que eu citei, geralmente são Mono, mas pode ser que também sejam Estéro, e sim assim for, siga o processo acima descrito para os canais frontais, para separar os efeitos nos canais surround. Estes efeitos são sons de “segundos”, pequenos trechos, por exemplo: passos de pessoas, canto de pássaros, bombas, vôo de avião, helicóptero...infinito sons. Eu tenho uma biblioteca de mais de 5 mil efeitos para surround e que acabo inclusive usando também nos canais frontais.

Sendo assim, admito que você tenha obtido seus arquvios de áudio distintos....

Vamos agora mixá-los num processo de Multipista e para isso usaremos simplesmente o Premiere Pro.

Abra seu projeto normalmente. E vamos criar o Mixer Máster de 5.1 canais, vamos fazer isso numa nova seqüência, para não mudar os Pressets originais do Programa.

- File -> New -> Sequence, vai abrir uma janela para você completar

- Dê um nome tipo- Trilha de Multicanais

- Em Áudio Máster, marque 5.1

- Em áudio Mono, digite 5

- Áudio Stereo, digite 1 (é sempre bom ter uma trilha estéreo)

- Dê Ok

Você já viu que na time line aparecem 5 pistas Mono, 1 pista estéreo e o máster é 5.1, estão criadas suas Pistas de 5.1 canais.

Agora importe seu vídeo para a TimeLine que é para poder se ter uma perfeita sincronia de áudio e vídeo.

Importe todos os seus arquivos waves criados no soudForge 7 e quantos arquvios de efeitos sonoros quiser, pois eles serão espalahdos durante todo o filme pelos canais surround.

- Agora, em seqüência, puxe para a timeline de áudio os arquivos do Canal Central, colocando numa pista Mono; em seguida o canal Direito, em outra pista Mono, ou Esquerdo em outra pista Mono... assim você já tem o básico: Os canais frontais e o central de diálogos!

Espalhe em uma trilha mono os efeitos que escolheu para o surround direito e em outra trilha mono outros efeitos para o surround esquerdo!!!!

É importante fazer um monitoramento desses efeitos para que tenham a ver com a cena do filme, é claro!!!

Agora, é só fazer os Links desses canais no Mixer do Premier..

Vá em:

- Windowa -> Áudio Mixer, com isso aparecer o Mixer de 5.1 canais, se for preciso abra mais a janela do mixer para poder ver todos os canais.

Cada canal recebe o nome de Áudio 1, Áudio 2 , Áudio 3.....sucessivamente. É um mixer para cada canal isolado e cada canal deve ser linkada para a pista de áudio que você colocou na timeline, assim, o Áudio 1, refere-se o Áudio 1 da Time line, o Áudio 2 é o Áudio 2 da Time line....

Vamos admitir que você importou para a timeline seus arquivos na seguite seqüência

Audio1 – canal Direito frontal

Áudio 2 –canal Esquerdo frontal

Áudio 3 – canal central

Áudio 4 – surround esquerdo

Áudio 5 – surround direito.

Vá no míxer, sobre o comando deslizande de cada canal, há um quadrado com um ponto no centro. Então para linkar o Áudio 1 para o canal Direito frontal, clic nesse ponto central e arraste-o para o canto superior direito e solte. Assim o ponto preto fica lá no canto do quadrado num local certo.

Repita o processo para o canal Esquerdo frontal (Áudio 2), arrastando o ponto para o canto superior esquerdo.

Para o canal central (Áudio 3), arrante o ponto para a parte superiror central, alocando o ponto na reentrância certa.

Coloque o Áudio 4, no surrund esquerdo, colocando o ponto no canto inferior esquerdo e para o Audio5, surround direito, puxe o ponto para o canto inferior direito.

Vá em cada canal, ao lado desse quadrado com o ponto, há dois botões, um sobre o outro, o botão de baixo, com a marcação de uma Interrogação ao contrário, é onde você dirá qual o percentual de baixas fequencias que deverão ir para o Subwoofer, deixe os 2 canais frontais e o Central marcado em 50%, ou seja 50% da baixas freqüências desses canais deverão ir para o subwoofer....

Pronto.... Está pronto o seu Áudio Real em 5.1 Canais.

Para exportar esse Filme com o áudio em 5.1 Doby Digital real, é preciso que seu Premiere Pro esteja com o SurCode Dolby Digtal habilitado.

Em File-> Export -> Adobe Mediea Encore -> Para o Áudio escolha os Pressets de 5.1 canais.

E mande gravar....

Você criou um arquivo de áudio em 5.1 canais reais em Dolby Digital (AC3 5.1) que poderá ser exportado separadamente do vídeo em .m2v e ambos serem usados num programa de Autoração de DVD como o MAESTRO ou o SCENARIST.

É importante reproduzir esse DVD, depois de Autorado, num sistema de Home Theater, para que se possar ouvir realmente a Clareza dos Canais.

É isso ái Galera!!! Acabou o Suspense e o Mistério de se criar um Áudio em 5.1 canais reais!!!

É claro que aqui fiz uma explanação bem rápida e é preciso que se conheça os programas usados e que principalmente se tenha talento para a criação de efeitos e mixagem de áudio!!!

Normalmente eu não uso o Premiere Pro para a criação das minhas trilahs de 5.1 canais, pelo simples motivo dele não ser um programa próprio para isso, mas é o mais simples para efeitos didáticos.

Os programas que eu uso para a criação das trilhas de multicanais são o SONAR 4 e o NUENDO 2 e 3, são programa bem profissionai e que te permitem uma infinidade de recuros e efeitos diretamente nas 5 pistas. Eles trabalham com todos os arquivos de uma única vez, juntamente com o vídeo, e você executa todo o trabalho descrito acima em uma única tarefa, num único programa. Tanto o NUENDO como o SONAR exportam o arquivo AC3 5.1 ou as 6 trilhas separadas para que sejam encodadas num Encoder Externo, sendo o melhor Encoder ao meu ver é o do Scenarist!!!!

Bom, está aberto o canal....

Só peçam que venham com calma, pois além deste tópico também coordeno o Tópico do DVD MAESTRO e ando meio sem tempo!!!!! Mas estarei presente...

Boa sorte!!!

Link para download de tutorial sobe Audio 5.1 no Adobe Premiere

MiniTutorial-Som5-1-AdobePremierePro1-5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, Dinho, sua contribuição é enorme pra nós pobres leigos que dispomos de poucos recursos mas temos uma ganância enorme no aprendizado. Eu estava tentando algo com o Maven 3D Pro mas estava desistindo porque me parece ele não deixa importar o video e trabalhar so no audio sem er imagens é um tiro no escuro. Não sei se voce o conhece mas ele tem 64 pistas e trabalha em stereo , 4 canais ou 5.1. Não tive muito tempo de fuçar nele mas vou dar uma boa olhada no manual em PDF que baixei pra ver se tem alguma opção de trabalhar junto com o video. Até o soundforge tem essa opção o 7 pelo menos.

Felizmente aqui no forum temos pessoas como você outros preciosos colaboradores que realmente abrem o jogo porque na net so tem nego querendo vender tutoriais que nunca passam do básico.

Um grande abraço a você e todos que de alguma forma procuram dividir seus conhecimentos com a galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe o fora mas falei uma besteira, olhando o manual do Maven, ele abre sim o video com mostra no indice do manual:

Chapter 13 Video Files.........................................................189

13.1 Video Bar........................................................................................................................189

13.2 Open Video File..............................................................................................................190

13.3 Playback Control............................................................................................................192

13.4 View Video Properties....................................................................................................192

13.5 Synchronize with Video.................................................................................................193

13.6 Extract Audio from Video File......................................................................................194

13.7 Change Audio in Video..................................................................................................195

Esse programa me parece bem compacto não conheco os outros mas acho que vale a pena dar uma fuçada nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não perca seu tempo com o Maven, se vai aprender agora, então comece com um programa já de ponta, aconselho o Nuendo 2, pois é mais simples e um pouco mais leve!!!

Já me deparei com muita gente querendo vender Tutorial, quando comecei também passei por isso, e este é um dos motivos que abro mesmo o jogo!!!! Não vivo disso, é apenas Hoby...então quero é que todo mundo saiba fazer.....mas para isso precisa de dedicação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas te aconselho a começar pelo Premiere Pro e o Sound Forge, como mostrei no Tutorial....para você se familizarizar com o processo....depois parta para um programa único Multipista Profissional, pois são realmente uma pauleira, bem difíceis e é preciso você ter uma boa nocão de música e mixagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho-Somaníaco,

Sou professor e trabalho com treinamento de profissionais da área da educação no uso das chamadas novas tecnologias (vídeo, computador etc) como ferramentas pedagógicas. Tenho, portanto, uma certa experiência na organização e planejamento de cursos e preparo de material didático (tutoriais, apostilas...).

Digo tudo isso, porque em mais de dez anos nesta atividade, conheci poucas pessoas com sua capacidade de clareza na transmissão de informação. Seus textos são limpos e didáticos, mas nunca são simplistas. O que é essencial sempre está lá. E o que é acessório e secundário, também, só que no lugar e na medida certa.

Estou para fazer estas observações desde quando li o tutorial do Maestro. Fui adiando até hoje quando li o post que abre este tópico, um verdadeiro primor. Parabéns!

É isto.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Dinho!!!

Aeeee, valeu por este enorme presente pra nós!!!

Uma contribuição galáctica pra quem está engatinhando em tudo, como eu neste aprendizado de edição de vídeo e agora de áudio...

Se engatinhava quanto a edição de vídeos, quanto ao áudio estou ainda em estado embrionário !

Geralmente a gente sempre começa com vídeo,dando mais atenção ao que vê, e tem aquele pensamento se a imagem tá boa tá tudo bem! E dane-se o áudio, assim a gente vai levando... mas deparei que edição de áudio é uma coisa totalmente diferente, e por eqto, mais difícil quanto ao vídeo.

Não se sabe o przer além de conseguir uma boa imagem(vídeo), você conseguir fazer um áudio para ele a sua altura. Poder assistir em home theater, todos os efeitos sonoros criados, dando-lhe a impressão de você estar dentro de um estádio vendo um show ou dentro de um tiroteiro, essa engenharia é fantástica!

Um completa o outro não dá para a gente só se aprofundar em aprender a parte do vídeo sem dar a devida atenção ao áudio, isso é impossível.

Sempre cogitava em como transcodificar um áudio strereo, ou qualquer um de dois canais para crirar um 5.1 totalmente personalizado, mas não sabia por onde.

Fazer um ac3 2.0 ou 2.1 até que estava conseguindo fazer, mas criando 5 canais para ele sem chance. Outra coisa legal que estou conseguindo é fazer o áudio já original ac3 em 5.1de um filme, para passar para DTS, mas só consigo para 5.0, utilizando o Surcode, mas era a partir de uma fonte original em 5.1.

estava quebrando a cabeça através de um tutorial em inglês de como fazer isso, utilizando o adobe audition 1.5, que consistia mais ou menos igual ao seu processo: tirava o vocal, fazia dois monos para os canais frontais, mesclava os dois canais com mais evidência na voz para o canal central, fazia o canal para o LFE, e quanto ao surronds, o tutorial ensinava dar somente um delay dos canais frontais e criando os dois surronds, e pronto assim com 6 faixas de áudio em mono, faz tipo um script para o besweet e você abre ele carrega o script aí o besweet criaria o ac3 5.1 ou wave 5.1. Falar é fácil né, mas não consegui ainda por em prática e ter sucesso.. : (

Amigo, é verdade, é um verdadeiro horror quando abro aqueles programas de áudio!

Me sinto como um passageiro que foi chamado para pilotar um Boeing como última esperança de vida de todos do avião! :)

É a mesma sensação que sentia quando da primeira vez, abria o adobe premiere (que drogas de monte de janelas eram aquelas!!) ou quando abria o DVDMaestro, era de se arrepiar! Mas com o tempo pelo menos em 1% estou conseguindo dominar estes programas! Hahaha

O Adobe Audition, parece mais um painel de nave espacial e surrealista, coisa de doido, quando abri o maven3D igualmente, parece programas de louco!

Algumas partes do tutorial ainda parecem estar em grego como em mixar no sound forge “para tornar as vozes mais altas e o efeitos mais baixos” ou “para fazer os dois canaissurround eu aconselho que se obtenha pacotes de efeitos sonoros da Warner, Sony, Fox Disney...” mas aos poucos vou me emmpenhar, e frisar novamente que também isso tudo para mim é um hobby que adoro muito, e vou fazer de tudo para ter tempo para logo mexer nestes processos (e tentar não fazer muitas perguntas, pois vai ser difícil amigo)

Quanto a configuração eu tenho a placa de som da Creative SoundBlaster 5.1, deve servir não? Não chega a ser uma “Audgy” mas tomara que dê para quebrar o galho.

Como dá para saber se eu tenho o “Driver ASIO” no computador?

Quanto as caixas somente uso as duas frontais do computador, é extremamente necessário ter 6 caixas?

Em relação aos programas tenho a versão 8 do SoundForge que já estou baixando, é necessário a versão 7 de que você citou?

Quanto ao premiere, devido a algumas cabeçadas minhas há alguns anos na tentaiva de instala-lo, o programa deixou uns flags no computador de modo que não consigo mais instalalo nem mesmo a versão full, pois ele diz que se passou os dias necessários que tinha que registra-;lo e por isso não dá mais para coloca-lo, qualquer coisa vou ter que formatar o HD para tentar instalalo de novo... >)

Estou baixando o Adobe Premiere 1.5, haveria problemas de trabalhar com ele ou ate a versao 6.5 ao invés da versão 7, qual a diferença entre eles?

Amigo Dinho, novamente muito obrigado por esta outra grande cooperação para nós, alem do Maestro e Scenarist, qual tentaremos trabalhar nele para fazer um REAL áudio de 5.1 canais.

Abraços, Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos!!! Buque, obrigado aí pelas palavras amigas!!! Minha tendência para a didática nasceu há muito tempo atrás (Hoje faço 43!!!!!), quando já lecionava num Curso para programação Basic em 1985....Daí veio a engenheria, e tudo mais que é indispoensável na formação emntal de um LOUCO!!!! heheheheheh!! Obigado mesmo, amigo

Milo, eu sei que você está há algum tempo a espera desse TUTORIAL, mas, amigo, eu andava e anda muito ocupado, com muitas viagens e compromissos em grande parte desse Brasil!!!

Pelo meu Nick Name (Somaniaco) já se percebe, que mesmo adorando o vídeo, o meu grande AMOR é realmente o áudio!!!

Por isso eu ficava meio preocupado em tentar mostrar um caminho e complicar mais ainda a Galera, pois trabalhar com áudio não é fácil!!! Principlamente quando se trata de áudio de grande performance como o Multicanal!!!

O Adobe Premiere é o caminho mais fácil para a criação de uma trilha real 5.1 em Dolby Digital. Infelizmente a Adobe ainda não tem convêncio para o encodamento em DTS, mesmo existindo o SurCode DTS, através do qual faço minhas trilhas nesse maravilhoso sistema.

É importante ter em mente que o som MULTICANAIS é "criado", composto!! Logo, é indispensável se ter criatividade. Perco longas horas diante dos PCs para criar poucos minutos de um som envolvente!!! Mas o resultado é sempre maravilhoso!!!

Sei que o Tutorial que postei aqui, é muito resumido, porém a minha intenção é despertar para o assunto e chegarmos juntos aqui na solução, trabalhando!!! Podem contar comigo!!

Milo, o SoundForge 7 já é o necessário, a versão 8 já é multipista e te confesso que ainda não tive tempo de testá-la, mas é um programa maravilhoso e rápido!!!

Os programas de Edição de áudio realmente são Bem complexo "Painel de Boing"!! Mas é que eles tentam, e fazem, reproduzir todas as mesas de mixagem e criação de áudio!!! Ter um programa com uma mesa, por exemplo de 64 canais, não significa que você terá uma saída de áudio em 64 caixas não!!! Cada canal de uma mesa pode ser traduzida pelo tempo e o tipo de som que irá reproduzir para ser inserida na música final, seja em Estéreo, seja em 5.1.

Precisaremos nos acostumar com palavras como VTI, ASIO,VST, PIN, PAN, etc...da mesma forma que dominamos os termos do vídeo!!!

As Placas de 5.1 da SoundBlaster são muito boas, e todas já vem com o driver ASIO. Se você não tiver o conjunto de 5.1 de caixas instalado em seu PC, você só poderá testar se seu áudio ficou bom, depois de convertido en AC3 e reproduzido em seu Receiver, o que poderá te fazer perder bastante tempo!!! Uma boa opção é fazer a ligação de sua Placa de áudio, diretamente para o receiver, via saída SPDIF, isso evitará voc~e ter que gravar um CD ou DVD para testar seu áudio!!!

Quando falo para trabalhar com pacotes de efeitos de Áudios já prontos, é que eles são excelentes e economizam bastante tempo, por exemplo: imagine que você quer colocar um cahorro latindo no surround esquerdo, e um gato miando na surround direita, esses pacotes, já trazem vários tipos de latidos e de miados de gatos e cachorros...isso é só um exemplo!!! Há milhares de tipo de efeitos: Palmas, gritos, freadas de carro...etc,tec....produzidos especialmente para o cinema!!!

Para você desisntalar seu Premiere completamente do seu PC você precisará apagar os registros: vá em INICIAR->EXECUTAR-> digite "regedit" -> vá em localizar-> digite "premiere" e saia apagando os regitros referentes ao Premiere!!! Cuidado para não apagar registros errados, pois poderá perder acesso ao windows!!! Veja também as configuraçãoes de PERMISSÃO para que você possa alterar todos os registros referentes ao Premiere.

É que hoje estou meio enrolado aqui com meu aniversário (Putz, cheio de convidados,e eu aqu no PC!!!) mas vou fazer umas mixagens pequenas, reais, em 5.1 e vou postar aqui para download, para servir de CAMINHO... aí mostrarei detalhadamente com as fiz!!!!!

ÁUDIO TEM QUE SER 5.1!!!

TECNOLOGIA DIGITAL!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@19 de junho de 2005, 09:30

É que hoje estou meio enrolado aqui com meu aniversário (Putz, cheio de convidados,e eu aqu no PC!!!) mas vou fazer umas mixagens pequenas, reais, em 5.1 e vou postar aqui para download, para servir de CAMINHO... aí mostrarei detalhadamente com as fiz!!!!!

Poxa Dihho hoje é seu aniversario?

Parabens ai!

Muita saude antes de tudo!

Tenha mais sucesso ainda em sua vida alem do que você já tem!

que seus alunos aqui sempre possam contar com seus ensinamentos por muitos e muitos anos!

Feliz aniversario, uma otima comemoraçao para você! merecida!

Abraços, Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Dinho!

Não poderia deixar de manifestar as minhas congratulações pela a passagem de seu aniversário.

Parabéns e que Deus continue lhe dando ânimo para nos ajudar a entender de áudio e vídeo. Não se esqueça de que você é muito importante para nós.

Meus parabéns e um grande abraço!!!

Sidney

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Galera, produzi um arquivo de áudio em Dolby Digital 5.1 (REAIS) usando técnicas de Efeitos sonoros. Este arquivo de Áudio tem 2.08min de duração, deve ser reproduzido num Equipamento de Home Theater com 5.1 canais ou no Computador com as caixas 5.1, mas para isso você deve ter um Player com decoder de 5.1 AC3 e sua Placa de áudio tem que ser compatível!!!

Bom, vejam o que vocês também podem produzir: Programas usados: 100% Adobe Premiere Pro + SurCode Dolby Digital:

Criação: SOMANIACO

http://somaniaco.sites.uol.com.br

após baixar o arquivo, renomei-o com a extensão ".rar"e descompacte-o, assim ele se tornará um arquivo ".ac3" Assim reproduz o arquivo num Player compatível com AC3, com um conjunto de caixas 5.1 ligadas ao seu PC

Vou tentar um caminho mais simples, mas esses provedoras a cada hora mudam a forma de download de arquivos. O Gmail já bloqueou o Host

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Rapaz, parabens pelos seus 4.3 eu tenho 4.9 faço 5.0 este ano. Mas isso não importa né, o que realmente importa é o que esta dentro da gente e sinceramente eu me sinto com vinte e poucos anos.

Eu tive que buscar esse post selecionando pelo autor. sumiu das primeiras paginas do forum porque?

Trava ele la em destaques porque é muito importante.

Valeu, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba dinho que loucura!

Me senti na guerra! hahaHA

isso porque só ouvi aqui no computador com duas caixas, tô louco pra colocar no hometheater, só que aí pensei como vou gravar este audio multicanal, é fazendo um DVD-AUDIO?

Mas aí lembrei que meu dvd player não lê DVD-AUDIO, nem mesmo meu receiver! como posso gravá-lo?

Aí pensei tenho que colocar um video (sem audio) colocar o seu ac3 rolando, é... eu vou fazer isso, acho que dá certo, agora vou fazer uma academia, mas na volta eu vou gravar assim para ver os efeitos REAIS.

mILO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso....se você tiver um DVD Player tipo o Phillips 642, grave como DVD de dados e mande reproduzir o arquivo....

Todo esse arquivo foi criado em alguns minutos, enquanto eu conversava com o Marcio S(h)ell, nosso Moderador, ia mixando o arquivo...com a finalidade didática, para mostrar que é muito fácil criar algo tão maravilhoso... Não é George Lucas....´"é nóis na fita mesmo"....hehehehh

Milo, DVD ÁUdio é uma coisa totalmente diferente de um DVD vídeo!!! Não é pelo fato de trmoa aprenas uma trilha de áudio em 5.1, que será um DVD Áudio. o DVD Áudio tem freqüência diferente da freqüência de gravação de um DVD Vídeo e é isto que o faz ser diferente para a reprodução.... Também produzo DVD Áudio, mas este será motivo para um NOVO Tópico daqui há algum tempo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá somaniaco :palmas:

Deixo aqui meus sinceros votos pela passagem do seu aniversário(meio que atrasado mais espero estar valendo) e quanto a seu tuto muito legal e bem definido, pelo menos, acredito que vai ajudar bastante ao pessoal do fórum e estamos aqui pra isso, que, o interessante disso tudo é você passar experiências suas para as pessoas que através dos tutos e instruções saiba que muitas pessoas que conheço pegam experiência aqui para seu proprio trabalho do dia a dia, tornando válido até na sua profissão.

valeu IRMÃO :palmas:

QUALQUER COISA ESTAMOS AI! :joia:

PODE CONTAR COMIGO

ABÇOS :bandeira:

DRIK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho que loucura muito bem feito!

Consegui escutar o exemplo do audio que você criou no hometheater!

é como estar no Judgment Day fugindo do T-1000 hahah :)

Começa com o som rasante de uma nave no canal esquerdo em seguida de tiros no surround esquerdo, depois metralhadoras no surrond direito com mais ataques de naves do lado da caixa direita fazendo transições para o canal da caixa esquerda, o vocal na caixa central e pra terminar a gente parece estar dentro de uma gaiola cheia de pássaros por todos os lados! incrível!

Me confirma uma coisa: os primeiros tiros começam pela esquerda não é isso? é porque quando eu escutei no computador todo começou pela direita, ha então deve estar trocadas de lado as minhas caixas do computador. :looka:

Deu para se ter uma nítida ideia de como é lindo trabalhar com esse áudio multipista! Estou ansioso, mais ainda tenho que fazer aquele esquema de limpar todos os registros do premiere que instalei tempos atrás para reinstalá-lo pois vi que é indispensável ter ele de novo na máquina!

Dinho veja que interessante, eu escutei seu ac3 5.1 criado por um programa chamado Audio DVD Creator, com ele dá a possibilidade de escutar somente o som sem precisar reproduzir o vídeo, dá para gravar inclusive várias horas de mp3 no DVD, achei muito legal, mas segue o mesmo esquema ele deixa uma imagem estática por baixo e o som que você quer ouvir fica rolando olha o "read me" dele:

_______________________

1. Introduction

________________________

Audio DVD Creator is a revolutionary tool that changes the way

you listen to your favorite music. You can create DVD disc

compiled from normal Audio CDs and MP3 files, and play it on

any DVD player since it's DVD-Video compliant. You can choose the

audio format from high quality (up to 6 hours PCM 48kHz/16bits)

or high quantity (up to 45 hours AC3 192kbps).

Please note: Audio DVD should not be confused with DVD-Audio,

for which you need a special player and discs!

Audio DVD Creator creates not just DVDs: it lets you also create Audio CD,

and play it in your car or on your home stereo.

Features:

1) Put several (about 5-6) Audio CDs on one DVD with perfect audio quality.

2) Put thousands of MP3 files on one DVD.

3) Create DVD menu automatically.

4) Create up to 99 DVD titles.

5) Burn the Audio DVD to DVD-R/RW and DVD+R/RW.

6) Export the Audio DVD to hard disk folder.

7) Output format is DVD-Video compliant, so it can be played by any DVD player.

8) Rip Audio CD to WAV files, and import them to Audio DVD directly.

9) Import 96kHz/24bits WAV files, and keep the superb quality.

10) Import Windows Media Format(.wma, .wmv, .asf), Real Media(.rm), OGG,

FLAC, AC3 and AVI files via DirectShow Filters.

11) Preview shows an overview of your audio DVD.

12) Save/Load your project, and edit it anytime.

13) Blazing fast, only need about 30 minutes to create a PCM format Audio DVD.

For AC3 format, it may need several hours.

14) Easy to use: the wizard will guide you step by step - very suitable for beginners!

15) Create Audio CD.

16) Import AC3 5.1ch or AC3 2ch files, and export it to Audio DVD without quality loss.

17) Use Matrix Mixer to convert 2ch audio input to AC3 5.1ch output.

Isso dái é para aqueles (que nem eu) que não tem um DVD para escutar o áudio como dados ou DIVX como tentei no meu sem sucesso (Pionner DV354 não lê DVD de dados) diferente do DV642, como citado.

Té logo, Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...