Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Olá, Galera, estou viajando, por isso com pouco tempo para a Interent. Isso ái, Milo....viu?...que Lindo?.... Para produzir esse arquivode áudio de 2,08min usei nada mais nada menos que 25 arquivos diferentes!!! Tudo mixado: Sào vôos de aviões de guerra, são bombas, metralhadoras, tiroteiros diversos, Uma grnade explosão nuclear...uma mesagem falada, para mostrar o canal central exclusivo, e os pássaros para mostrar que depois da Guerra, vem e sempre virá a Paz!!! Minha composição e homenagem a PAZ!!! Mostrando o Poder de criação do Áudio 5.1!!

Realmente esse software que você usou é uma boa opção para a reprodução de um AC3...ele reproduz também DTS... posso fazer uma versão em DTS!!

Monstro, temos que ir devagar, gosto de fazer Mixagens de Música também, em 5.1, aliás tenho mais 3 arquivos (Vinicius de Moraes, Beth Carvalho e Caetano Veloso) já mixados em 5.1 que fiz para dar um exemplo aqui. Mas estou com dificuldades de deixar para Download, pois a UOL está bloqueando...logo quando posto, se é capazde baixar os arquivos, horas depois a UOL bloqueia...

Não vou fazer um TUTORIAL agora do SONAR, é preciso que apareçam mais visitantes aqui e que mostrem realmente um crescimento no assunto, para então chegarmos a esse ponto. Se eu fizer um TUTORIAL do SONAR agora, com certeza vou perder a visitação do tópico, pois poucos irão acompanhar.... Vamos começar bem devagar...criando no 5.1 no Premiere Pro, depois que todos estiverem afiados, partiremos para o SONAR e o NUENDO e até mesmo o Pro Tools, vontade de ensinar não me falt (falta tempo, mas conto com a paciência de vocês!!!)...

Mas o mais importante disso, é que eu sei fazer e não tenho nenhum problema para ensinar.....faço com prazer....mas meu pagamento para isso, é ter a certeza que as pessoas aprenderam....

Por isso, vamos fazer desse tópico um grande MURAL...quem for produzindo, vai deixando seu arquivo para download para todos ouvirem....e vamos mostrar em detalhes como foi feito!!!!

Contem comigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Galera, estou tentando "dar um jeito no UOL" e deixar o arquivo que eu criei e mixei, para download!!! Vamos lá, mais uma tentativa...me avisem se ser pau!!!

http://somaniaco.sites.uol.com.br

Baixe e grave o arquivo, que deve vir com uma extensão "com"

Depois, RENOMEIE o arquivo para ". rar" e DESCOMPACTE-O, aí você terá o arquivo em ".ac3"pronto para ser reproduzido em 5.1

Estou tentado outra opção, mas faço a página, aponto o arquivo para download.... No começo fica liberado, mas depois o UOL bloqueia. Quando estiver de volta ao Rio , agora na sexta-feira, entrarei em contato om UOL e quero que me liberem isso, afinal de contas pago essa droga de provedor, então quero usá-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho,

Você poderia me da uma dica?

Qual player eu devo usar para ouvir aquele som que você montou? Eu fiz o download mas não conseguí ouvir no WMP. Acho que estou precisando aprender alguma coisa.

Abraços,

Sidney

O Milo de Cretona, no próprio tópico informa que o DVD audio creator faz um DVD(vídeo) contemdo arquivos de áudio...

Qualquer Player que reproduza AC3: Creative Media source, WMP com plugin AC3... mas lembre-se, para ouvir as divisões de canais, é preciso que seu PC essteja equipado com conjunto de caixas 5.1 ou ligado a um receiver multicanais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sidneimartins@23 de junho de 2005, 16:38

Dinho,

Você poderia me da uma dica?

Qual player eu devo usar para ouvir aquele som que você montou? Eu fiz o download mas não conseguí ouvir no WMP. Acho que estou precisando aprender alguma coisa.

Abraços,

Sidney

O Milo de Cretona, no próprio tópico informa que o DVD audio creator faz um DVD(vídeo) contemdo arquivos de áudio...

Qualquer Player que reproduza AC3: Creative Media source, WMP com plugin AC3... mas lembre-se, para ouvir as divisões de canais, é preciso que seu PC essteja equipado com conjunto de caixas 5.1 ou ligado a um receiver multicanais.

Amigos, esta foi uma MP que o amigo me passou e eu respondi e pedi para ele publicar no Tópico... Se alguém tiver problema para reproduzi seu AC3, isso já é um problema, pois significa que sua Placa de Áudio 5.1 está desconfigurada e com falta de codec. Pois um AC3 só é reproduzido se seu PC tiver uma Placa de áudio 5.1, devidamente configurada e com codecs. No caso da Sound Blaste Creative, o Player é o Media Source e reproduz direto o AC3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Lauro, obrigado pela disponibilidade e se eu não conseguir resolver com o UOL, voltarei a você. Não arquivos de vídeo e sim de áudio Dolby Digital 5.1 criados e mixados por mim, com finalidades didáticas. Eu estava usando o GmailHost, mas o Google tirou este site do ar.... apesar de termos mais de 2 gb de espaço no Gmail, não conseguimos fazer um link de um arquivo para download diretamente. o Gmailhost fazia isso..mas era um site de terceiro, e o Google detonou.... Cansei de fazer pelo UOL, onde tenho conta e mais de 2gb de espaço.... e eles estão bloqueando.....dei um jeito, dessa última forma que coloquei para download, mas terá que renomear o arquivo.... vou resolver, pois nada me impede de liberar arquivos de minha área particular para download...eu pago por isso há mais de 8 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Dinho, finalmente eu consegui ouvir o audio. Ele baixou acho que como .com, renomeei-o como ac3 mas não imaginava que era .rar. Bem descompactei pelo winrar e consegui ouvir.

Dicas:

Quem tem a placa pixelview, acho que tem la um pacote Power DVD producer que ja tem o codec AC3 pois ele abre os vobs diretamente no cd ou no micro e pode ouvir o som sem problemas mesmo em duas caixas claro que vai perder boa parte da coisa.

Na minha placa de video radeon 9200 veio de brinde um pacote WinDVD e eu abri com ele o arquivo e pude ouvir numa boa. Acho que outras placas de video tambem devam fornecer algum pacote parecido ja que hoje o DVD virou moda.

No MidiaPlayer abriu depois de emitir uma mensagem não reconhecendo a extensão e questionando a procedência do arquivo.

Parabens e sucesso. A proposito eu criei no portal uma pasta para downloads acessado pelo http://www.labgraphic.com.br/downloads so que os mane la do provedor limitaram o upload pra 2MB pode? Eu já reclamei com eles e eles disseram que era norma da empresa e que arquivos superiores a isso so podiam ser enviados via FTP. Aqueles #####. Acho que vou trocar de provedor logo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro você ouviu o arquivo com conjunto de caixas de som 5.1?

NÃO ADIANTA OUVIR ESSE ARQUIVO EM ESTÉREO, pois você não terá a minima noção do que realmente é o resultado de um áudio 5.1. Você perderá os canais de surround que não serão reproduzidos, assim como os efeitos de subwoofer, e a central "poderá" ter seu áudio divididos nos 2 canais frontais... Ou seja, ouvirá um outro áudio, diferente daquele que criei em 5.1

Vou resolver o problema dos downloads e colocarei mais 3 arquivos produzidos por mim, só que serão de músicas, uma homenagem minha a Beth Carvalho, Caetano Veloso e Vinicus de Moraes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to com preguissa de tirar o subwoofer do dvd e colocar no micro. To vendo no mercado livre um pra comprar so para o micro. Eu tenho uma boa ideia da qualidade 5.1 mas vou colocar as caixas no micro e ouvir nos 5 canais. Eu tentei fazer umas brincadeiras no Premiere Pro mas não consigo gravar em AC3 so abre para Wave Undescompressed 5.1 as demais opções so stereo ou mono. Isso seria limitação do Premiere pelo fato de ser trial?

Eu instalei o SurCode mas peguei uma versao demo. Seria isso talvez? Achei estranho pois nos pdfs do SurCode mostra janelas diferente no premieire.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza é limitação da sua versào Trial. O Premiere Pro Full, já vem com o SurCode, porém limitado em 5 vezes o uso, depois disso, só comprando o direito do uso!!!....

Depois que eu perceber que já temos pessoas suficientes que já estejam usufruindo da criação do 5.1 real, farei outros Tutoriais rápidos para a criação de 5.1 em outros programas. Uma outra excelente opção é o Encoder do Scenarist.

Bom, quando você ligar suas caixas d som e reproduzir este arquivo, saberá do que estou falando!!!

Milo, cadê você, cara? Já sei, aprendeu tudo e deve está fazendo mil e um sons multicanais...heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza Dinho, eu tenho um subwoofer 5.1 da genius mas ta ligado no DVD eu sei bem do que você ta falando. Eu adoro assistir filmes em 5.1 é o máximo. Acho que amanha devo comprar ou sub 5.1 pra ficar direto no micro. Eu andei dando uma fuçada no Sonar 4, caramba como voce se acha naquele painel de nave espacial. Vou mandar um screenshot pro nosso amigo zodiaco. ele vai gostar - rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, eu liguei o subwoofer no micro e ficou show de bola. Um dia ainda eu chego lá bem rapidinho garanto pois já to fazendo umas brincadeiras no soundforge tipo passar o efeito de um canal para outro assim posso alternar o efeito entre o FL e o FR ou o FL e o RL. Uma duvida ficou no ar. Eu consegui entender legal como funciona o audio no premiere embora não consiga exporta-lo como ac3 mas só como wave 5.1, eu não consigo exporta-lo para ac3 no beSweet. Ele sempre da a mensagem de arquivo de entrada inválido. Outros formatos eu consigo passar. Vou tentando descobrir até que possa obter um premiere pro full. Voltando um pouco o assunto, voce captura o video, transforma em m2v e edita no premiere, depois exporta o video como m2v novamente está correto ?

Infelizmente acho que o meu trial não vai permitir isso pois quando clico em export aparece somente Video Frame e Audio, em video só AVI mesmo depois que instalei o mconcepct. Bem mas isso não é o maior problema pois eu posso gerar m2v no ulead. Primeiro preciso descobrir esse pau do beSweet.

Estou com algumas ideias de produzir um pequeno trecho em 5.1. Esse final de semana vou ter mais tempo pra brincar nisso ai eu posto pra download la no meu portal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o BeSweet apenas convert o formato do arquivo, ele NÀO cria áudio em 5.1 canais!!! Não é porque o arquivo se torna AC3 que ele seja 5.1 canais!! O BeSweet é o pior caminho para esse trabalho! Ele é apenas um conversor e de baixa qualidade!!!...E talvez não importe wave multicanais.

Se você já está mixando em 5.1 e consegue através do Premiere exportar em wave 5.1, é preferível reproduzir esse arquvio em wave 5.1 mesmo!!! O WMP já tem plugin para reprodução de wave multicanais!!

Não esqueça de postar aqui seu arquivo multicanal para download, para que possamos dividir com você essa experiência!!! É bom criar, melhor ainda quando as pessoas testemunham essa criação!!!

O Mundo do Áudio Multicanal é um mundo fascinante e totalmente aberto para aquele que é criativo!!!! Você é capaz de criar toda uma cena onde todos entendam o que você quis mostrar, apenas com o áudio, sem nenhuma imagem, e até mesmo sem diálogo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, não to entendo uma coisa: Eu instalei o premiere 1.5 full, la aparece todas as opções que mencionou mas acontece uma coisa muita estranha: Eu coloco os demos da placa e escuto o som separado em cada caixa assim como o demo que voce criou. porém eu crio o mesmo no premiere e quando gero o ac3, alguns efeitos aparecem somente nas caixas surround ja o audio que separei no soundfore acaba saindo nas quatro caixas no mesmo volume praticamente. A caixa centra está completamente muda embora eu tenha colocado la um audio de diálogo. Eu setei direitinho no mixer cada pista com cada saída. Não sei o que pode estar acontecendo. voce tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ter voce de volta Milos. Espero que consiga normalizar tudo por ai e volte logo ao aprendizado.

Bem, eu removi o 1.5 trial e instalei o premiere 1.5 pro, removi alguns plugins que tinha instalado antes que estava so enchendo o saco. Deu umas panes na maquina aqui o canal central parou literalmente de funcionar, estranho que funcionava com mp3 mas quando carregava um ac3 ficava completamente mudo. Dei um reset na maquina e tudo voltou ao normal. Estranho sei la é no premiere quando testo o audio, os canais L e R sai tambem no RL e no RR mas depois que gero o ac3 o som sai normal. So não sei porque os canais RR e RL ficam mais baixos que os FR e FL sendo que os ajustes la estão em 100% e 50% para o subwoofer como o Dinho menciona.

Bem eu consegui fazer um pequeno demo. Não levem muito em consideração a qualidade pois afinal estou aprendendo também e ainda não domino bem a técnica de equalização do Soudforge. Ah Milos falando em soundforge eu tenho as tres versões: 4.5, 7 e 8. A 8 é quase idêntica a 7. Não é multipista e mesmo com o serial se não for ativado o programa para em 60 dias.

Para esse demo, cacei pelo micro todo e pelos cds que tinha por aqui atras de wave, achei muita porcaria e tentei aproveitar algumas coisas. Pelo menos saiu alguma pra ficar mais animado. O ac3 de mais ou menos 2 min gerou um arquivo de quase 5 MB e coloquei no meu portal pra quem se habilitar a dar uma ouvida:

Clique aqui para baixar demo

Aceito críticas e sugestões e waves tambem se alguem se propuser a mandar.

Abração a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, Galera, Voltei!!!

Legal, Milo... A tua máquina é mais protegida que as fotneiras da Casa Branca!!!!..Eu uso simplesmente o Panda Platinum e NUNCA peguei um virus!!! Os spy eu removo com o AntiSpay da Microsoft que é muito bom!!!..As diferenças do Premiere Pro 7 e do 1.5, ainda não pude verificá-las, pois uso o 7 e evito mexer no bicho, atualizações, pois tenho que fazer uns backups primeiro..(pior que nunca chega esse dia, eta preguiça!!!!)

Eu já havia lido o Tutorial do gringo lá...O cara não é bobo, ele tem una noção legal, mas peca nos programas que usa!!! ....Gosto do 5.1 (ou superior, pena que ainda nâo existem encoder para áudio 7.1, pois são fáceis de criá-los, mas não conseguimos aindo encodá-los). Gosto do áudio voltado ao Cinema, mesmo fazendo mixagem de músicas, mas prefiro ainda o cinema, sendo assim o caminho que o gringo segue deixaria todo mundo no escuro, pois como você disse não haveria a sincronia com o vídeo.

Mas é isso ái...estamos aguardando seu resultado!!!!

Vamos começar com o Premiere, mas SÓ COMEÇAR, pois depois vai piorar...hehehehh

Lauro, tô gostando de ver!!!! Antes de tudo quero te avisar que seu link está quebrado e não consigo fazer o download!!!

Quando você estiver mixando na timeline do Premire, antes de encodar para AC3, o áudio não será reproduzido em multicanais, na divisão exata das caixas, isso se deve ao fato do arquivo ainda não ter um algoritimo multicanal, o que só acontecerá depois do encodamento do Arquivo pelo SurCode, aí sim, ele passará a ser reproduzido canal por canal, como você criou....É o mesmo caso do teste da placa de áudio em multicanal, se você fizer o teste, os sons não serão reproduzidos em 5 canais, pois o áudio é analógico e não digital (AC3)...acho isso um grande vacilo da Creative....Mas a gente perdoa!!!!

Lauro, corrija a sintase do seu LINK, esse é o motivo dele está quebrado.....

Eu corrigi aqui, baseado no link anterior que você postou e consegui baixar o arquivo!!!( me explica, como você conseguiu Upar 4,5Mb se seu máximo era 2Mb, como havia falado?...ainda não resolvi meu problema no UOL!!!)

PERFEITO!!!! Você acertou na Mosca!!!! É exatamente isso!!! Fico muito ffeliz de saber que consegui passar os ensinamento!!! Você tirou 10 na Prova final!!! Viu, não há nenhum segredo!! Porém há sim, a grande necessidade de ser criativo!! Saber que efeito entrar, em qual parte do filme, a intensidade, como começar e como terminar, acertande na intensidade de volume similar a intensidade do áudio original do filme....Bom, isso é só o começo!!! MAS É SHOW!!!! O Premiere Pro faz muito bem esse recurso, porém ele é muito limitado na questão da mixagem, nos permitindo apenas o controle de volume de cada canal e NÃO cria um canal exclusive de SubWoofer, pegando uma percentagem de cada canal para a criação do Subwoofer....em Nossos próximos passos, partiremos para prgramas que nos permitam a mixar os canais diretamente, não só volume, mas todos os efeitos e plugins, diretamente em cada canal, além da criação de uma canal EXCUSIVO de Subwoofer....aí, as EXPLOSÕES poderão ser diretas no Subwwofer..... Putz, me animei!!!!!

Vamos lá, Milo, só vou partir para o próximo passo depois de receber seu arquivo pelo Premiere Pro!!! Estamos te esperando!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem resolvi problema do link quebrado, ufa!!!

Como te falei o meu portal ta à sua disposição la tem até scripts para upload para o problema la é que o pessoal da bigHost não libera uploads acima de 2M. Eu já liguei la reclamando e me falaram que era norma da empresa e que a unica forma de enviar arquivos acima disso seria através de ftp. Espaço la tem de sobra pois tenho 500MB de espaço pro site e so to usando uns 450MB. Das duas uma, voce mandaria os exemplos acima de 2MB pelo meu msn que eu faria o ftp pra la e você so colocaria o link da forma http://www.labgraphic.com.br/downloads/nomedoarquivo. Beleza?

Estou à disposição caso necessite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Lauro, mas vou resolver com a UOL na segunda-feira!!!! De qualquer forma, já consegui fazer funcionar, e o arquivo está sendo baixado normalmente, o problema é que tem que renomear depois de baixar..... mas não tenho limite nem de tempo nem de espaçõ, tenho 2Gb de espaço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Dinho parece que o link para download está fora do ar:

"Service Temporarily Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later."

Enfim baixei o SForge 8 e o Premiere Pro 1.5, vou instá-los!

Lauro consegui baixar seu audio tbém, vou testá-lo!

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...